25/10/2010
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Educação Escolar Indígena | Ciências | Corpo humano e a saúde |
não existem pré-requisitos para esta aula
Inicie sua aula perguntando aos alunos para que servem os pelos que possuem no corpo. Pergunte que outros animais possuem pelos e relacione este anexo epidérmico aos mamíferos. Peça para que relatem os diferentes comportamentos dos pelos diante de diferentes temperaturas e situações cotidianas. Desta forma os alunos irão compreender o tema desta aula dentro de seu contexto.
Para que servem os pelos? Qual a uilidade dos pelos para o funcionamento do nosso organismo? Que tipo de vantagens evolutivas os mamíferos obtiveram por possuirem pelos?
Para compreender o que são os pelos e seu papel em nosso organismo, mostre os recursos sobre as camadas da pele, e fale sobre os pelos como anexos da pele.
Camadas de célula da pele http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10200 (acessado em 08/09/2010)
Para que temos pele? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27659 (acessado em 08/09/2010)
Pêlo e estruturas anexas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10202 (acessado em 08/09/2010)
Vídeo sobre a fisiologia da pele e seus anexos http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=14448 (acessado em 08/09/2010)
Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/mylinks/singlelink.php?cid=5&lid=12077 (acessado em 08/09/2010)
Utilizando-se desses recursos, o professor consegue explicar o papel da pele para o organismo e anatomicamente mostrar de que forma o pelo está inserido na pele. Neste momento é possivel fazer com que seus alunos, ao observar a imagem e a simulação que apresenta o pelo, ressaltar que a pele é altamente vascularizada (informação que consta também no vídeo), e que por este motivo, muitas vezes quando arrancamos um pelo, podem sair pequenas gotas de sangue. Ao mesmo tempo, por este mesmo motivo, absorve facilment algumas substâncias, levando dirtament à corrente sanguínea, como é o caso dos adesivos de nicotina ou adesivos anticoncepcionais, que vão liberando as doses lentamente pela pele. É importante que os alunos consigam perceber a pele como um orgão que cobre todo o corpo. Pergunte à turma porque ficamos arrepiados com o frio? Explique o papel do pelo para buscar fazer uma camada isolante de ar, que próximo à pele, bem vascularizada, ajuda a esquentar. Pergunte por que ficamos vermelhos quando está muito calor ou quando realizamos atividades físicas? Explique a troca de calor que existe entre a pele e o meio.
Atividade 1
Divida a turma em grupos com 4 a 5 alunos e peça que construam um mapa conceitual englobando as principais características e funções da pele e seus anexos. Uma ferramenta livre interessante para a construção de mapas conceituais é o Cmap tool . Neste momento é importante estar atento às lacunas e conceitos equivocados que possam aparecer. Este mapa deverá ser complementado ao longo da aula com mais informações. Tutorial disponível em http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm (acessado em 10/09/2010)
Atividade 2
Entendendo a função dos pelos.
Ainda em grupos lance uma das questões para cada um dos grupos para que realizem uma pesquisa, sem que se torne repetitivo, fazendo trocas entre os grupos na socialização das informações.
Algumas dicas de sites com informações interessantes sobre o assunto:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pele (acessado em 08/09/2010)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pelo (acessado em 08/09/2010)
http://saude.hsw.uol.com.br/por-que-pelos-no-corpo.htm (acessado em 08/09/2010)
http://www.animalshow.hpg.ig.com.br/mamif.htm (acessado em 08/09/2010)
http://www.umsonhoparamim.hpg.com.br/mamiferos.htm (acessado em 08/09/2010)
Os grupos deverão construir uma apresentação de slides com as informações levantadas, e cada grupo terá cerca de cinco minutos para mostrar seu trabalho. A sugestão para o software de apresentações é o Impress, uma opção em software livre que pode ser obtida no site do Broffice (disponível em http://www.broffice.org acessado em 10/08/2010). Link para tutorial do Impress: http://www.cospa-project.org/Assets/documents/Guides/Cospa_Impress_Tutorial-PT.pdf (acessado em 10/09/2010). Outro software que também tem a função de criação de apresentações multimídia é o Microsoft power point (acessado em 10/09/2010) parte do conjunto de ferramentas de escritório proprietário Microsoft Office.
Agora os alunos já sabem o que são pelos e qual seu papel na fisiologia do organismo de mamíferos, bem como seu papel evolutivo. Como forma de fixar melhor o conteúdo trabalhado solicite aos grupos que pesquisem sobre o habitat de alguns mamíferos, relacionando o meio em que vive e a forma da pele e tipo de pelos que possuem.
Atividade 3
Para esta atividade será necessário providenciar cartolinas, canetinhas hidrocor, tesoura e cola. Imprimir imagens dos animais ou recortar imagens de animais de revistas também pode ser interessante.
Após a pesquisa, criem um jogo da memória que compare os animais, os diferentes ambientes e características tegumentares. Ao invés de fazer o jogo em pares de cartas, faça em trios. Esta atividade vai auxiliar na observação e fixação das características e conceitos aprendidos. Realize um torneio em sala, permitindo que todos os grupos se apresentem e experimentem com os demais colegas da classe a proposta. Ao final, coloque o resultado em votação.
Alguns sites que podem ser interessantes e auxiliar nesta pesquisa:
http://www.zoologico.sp.gov.br/mamiferos.htm (acessado em 08/09/2010)
http://www.octopus.furg.br/nema/mamiferosmarinhos/mamiferosmarinhos.htm (acessado em 08/09/2010)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mamíferos (acessado em 08/09/2010)
Estes sites contém informações adicionais sobre mamíferos, que podem ser úteis no desenvolvimento deste conteúdo.
http://www.saudeanimal.com.br/mami.htm (acessado em 08/09/2010)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mamíferos (acessado em 08/09/2010)
http://www.animalshow.hpg.ig.com.br/mamif.htm (acessado em 08/09/2010)
http://www.suapesquisa.com/mundoanimal/ (acessado em 08/09/2010)
http://www.grupoescolar.com/buscar/habitat_dos_mamiferos (acessado em 08/09/2010)
Para que a avaliação atinja seu objetivo de realmente apontar como o conteúdo pode ser aproveitado pelos alunos, recomenda-se que o professor estabeleça os critérios de avaliação junto com a turma, para vincular o comprometimento deles com o processo. Para que a avaliação seja estabelecida de forma participativa, deixe claro que os critérios devem estar ligados ao processo como um todo. O fato de participarem e de vivenciarem as relações do conteúdo com seu cotidiano, sentindo a aplicabilidade do que foi aprendido em seu contexto desperta o interesse pelo conteúdo.
Alguns critérios que podem ser sugeridos para que sejam observados durante a avaliação:
A avaliação dos alunos poderá ser feita no decorrer das atividades a partir da pesquisa, produção e apresentação dos alunos.
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