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Macrófagos: comendo para proteger

 

17/11/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Cláudia Bastian Machado
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ccomo os mecanismos de defesa de nosso organismo funcionam;
  • Reconhecer algumas das doenças que atacam as células do sistema imunológico;
  • Identificar fatores que influenciam o sistema imunológico.
Duração das atividades
1 aula de 45 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É intressante que o aluno tenha noções básicas de citologia para melhor aproveitar a aula

Estratégias e recursos da aula

Nosso organismo é constantemente exposto a agentes invasores e potencialmente prejudiciais, por este motivo, o nosso corpo é dotado de vários mecanismos de defesa que nos protegem de diferentes formas. A nossa maior barreira protetora e também a mais visível é a pele, que nos protege contra a penetração de microrganismos ou substâncias invasoras, logo depois temos as mucosas (“pele interior”) que revestem as vias digestiva, respiratória ou urogenital, que produzem substâncias que prendem os invasores e enzimas que destroem os microrganismos invasores. No entanto, estes mecanismos não são infalíveis. Por isso o nosso corpo conta ainda com um complexo mecanismo de defesa – o sistema imunitário. Este sistema é composto por vários elementos – órgãos, tecidos e agentes – distribuídos por todo o organismo.

Como nosso organismo se defende dos microorganismos invasores? Quais são as nossas barreiras de defesa frente as diferentes doenças?

Construa uma webquest para que seus alunos procurem as informações sobre como funciona o sistema imunitário. É importante que percebam as diversas formas de barreiras e diferentes formas de defesa do organismo (barreiras físicas, produção de substâncias, e resposta imunológica).

Um bom espaço para criar sua webquest de forma gratuita é através do site http://www.webquestbrasil.org/criador/ (Acessado em 10/08/2010), e um tutorial para auxiliar na criação passo a passo, pode ser encontrado em http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf.  (Acessado em 10/08/2010) 

Existem vários espaços que já possuem webquest prontas e que podem servir como modelo ou servir como exemplo de webquests que podem ser interessantes, como: http://webquesst.blogspot.com/2006/05/exemplos-de-webquest.html  (Acessado em 10/08/2010), http://cristiane.wikispaces.com/Exemplos+de+WebQuests (Acessado em 10/08/2010),  http://www.clubedoprofessor.com.br/webquest/  (Acessado em 10/08/2010).     

Alguns sites que podem ser interessantes para auxiliar neste trabalho:

http://www.afh.bio.br/imune/imune1.asp (acessado em 08/09/2010).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_imunitário (acessado em 08/09/2010).  

http://saude.hsw.uol.com.br/sistema-imunologico.htm (acessado em 08/09/2010).  

http://www.infoescola.com/biologia/sistema-imunologico/ (acessado em 08/09/2010). 

Atividade 1

Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos para que realizem a pesquisa pela webquest sobre o sistema imunitário.  Após realizarem a pesquisa, peça aos grupos que façam uma apresentação de slides com as informações sobre o sistema imunitário. Para que as apresentações não se tornem repetitivas, seria interessante que cada um dos grupos apresentasse uma parte do sistema de defesa. Um grupo poderia apresentar como agem os anticorpos, enquanto outro grupo apresenta sobre a resposta inflamatória. A sugestão para o software de apresentações é o Impress, uma opção em software livre que pode ser obtida no site do Broffice (disponível em http://www.broffice.org acessado em 10/08/2010).  Link para tutorial do Impress:   http://www.cospa-project.org/Assets/documents/Guides/Cospa_Impress_Tutorial-PT.pdf (acessado em 10/08/2010). Outro software que também tem a função de criação de apresentações multimídia é o Microsoft power point (acessado em 10/09/2010) parte do conjunto de ferramentas de escritório proprietário Microsoft Office.      

Após conhecerem o sistema imunitário, vamos focar a atenção nos monócitos e macrófagos.

Imagem da célula cancerosa sendo atacada por macrófagos, disponível em http://vivaavida.files.wordpress.com/2008/07/800px-macs_killing_cancer_cell.jpg (acessado em 08/09/2010)

Explique como os macrófagos fazem a defesa por fagocitose.

Apresente os vídeos com animações sobre a ação destas células de defesa.

http://www.youtube.com/watch?v=DEazWRXmURA(acessado em 08/09/2010).

http://www.youtube.com/watch?v=qrlNwsaUXZ4 (acessado em 08/09/2010).

http://www.youtube.com/watch?v=MdR9ctxzab4 (acessado em 08/09/2010). 

http://www.youtube.com/watch?v=Jg8Dob35Rp4 (acessado em 08/09/2010). 

Atividade 2

Após assistirem ao vídeo  divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e construam uma wiki comparando as funções e funcionamento dos macrófagos com as outras células de defesa do organismo, como leucócitos e linfócitos. Uma wiki, é uma ferramenta colaborativa que permite a criação de documentos que são editados coletivamente por meio de um navegador web. Nestes endereços você poderá criar suas wikis http://wiki.org/ (acessado em 10/09/2010) e http://www.wiki.com (acessado em 10/09/2010). Um bom tutorial sobre uso de wikis pode ser encontrado em http://www.youtube.com/watch?v=gy_MM97R5QI  (acessado em 10/09/2010). O acesso para a criação de wikis no pbworks, citado no tutorial, pode ser encontrado em https://pbworks.com/ (acessado em 10/09/2010).       

Alguns sites podem auxiliar com informações para os alunos:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Macrófago (acessado em 08/09/2010). 

http://www.sbimunologia.com.br/sbinarede/SBInarede12/mac.htm (acessado em 08/09/2010).  

http://ioh.medstudents.com.br/ric2.htm (acessado em 08/09/2010). 

http://www.virtual.epm.br/material/tis/curr-bio/trab2004/2ano/imuno/c11.htm (acessado em 08/09/2010).  

http://www.fo.usp.br/lido/patoartegeral/patoartedeg5c1.htm (acessado em 08/09/2010).  

Mesmo as células de defesa de nosso organismo não são imunes a ataques de outros organismos e doenças. O exemplo mais conhecido é a AIDS, onde os linfócitos T são atacados pelo vírus HIV. O macrófago também é suscetível a alguns micro-organismos, como a Leishmania.

Macrófago X leishmania - dormindo com o inimigo http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=25541 (acessado em 10/09/2010)  

Atividade 3

Para esta atividade você irá precisar de cartolina e canetinhas.

Em grupos de 4 a 5 alunos, construam em cartolina folders explicativos sobre a leishmaniose. Depois de fazer os folders, realize uma mostra do material produzido para o restante da turma.

Para encontrar informações sobre esta enfermidade, os alunos podem procurar nos site e no documento abaixo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Leishmaniose (acessado em 10/09/2010).  

http://lineu.icb.usp.br/~gwunder/4Leishmanioses.ppt (acessado em 10/09/2010).   

Atividade 4

Agora os alunos já sabem como age o sistema imunológico e como é a ação dos macrófagos como células de defesa. Como atividade final, divida a turma em 2 grupos. O primeiro deve pesquisar sobre a importância da prética de esportes para o sistema imunitário enquanto o segundo deverá pesquisar sobre a influência da alimentação para o mesmo. Cada um dos grupos deverá apresentar uma pequena peça teatral ou sketch com as informações pesquisadas.

Estes sites podem oferecer material para a realização desta atividade final.

http://saude.hsw.uol.com.br/sistema-imunologico.htm (acessado em 10/09/2010).  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_imunitário (acessado em 10/09/2010).  

http://www.afh.bio.br/imune/imune1.asp (acessado em 10/09/2010).  

http://www.rgnutri.com.br/sp/dicas/siea.php (acessado em 10/09/2010).  

http://www.tratamentodear.com.br/Purificador-Ar-Alergia.html (acessado em 10/09/2010).   

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Macrófago X leishmania - dormindo com o inimigo Áudio
Recursos Complementares

Estes vídeos sobre a ação do sistema imune e dos macrófagos podem ser úteis ao professor como recurso adicional. Estes vídeos estão em inglês.

http://www.youtube.com/watch?v=FLOt1jXvIF0 (acessado em 10/09/2010).  

http://www.youtube.com/watch?v=tPT_bG6ASGs (acessado em 10/09/2010). 

Avaliação

Para que a avaliação atinja seu objetivo de realmente apontar como o conteúdo pode ser aproveitado pelos alunos, recomenda-se que o professor estabeleça os critérios de avaliação junto com a turma, para vincular o comprometimento deles com o processo. Para que a avaliação seja estabelecida de forma participativa, deixe claro que os critérios devem estar ligados ao processo como um todo. O fato de participarem e de vivenciarem as relações do conteúdo com seu cotidiano, sentindo a aplicabilidade do que foi aprendido em seu contexto desperta o interesse pelo conteúdo.

Alguns critérios que podem ser sugeridos para que sejam observados durante a avaliação:

  • participação das pesquisas e no desenvolvimento das atividades;
  • registro de forma concisa das atividades práticas experenciadas;
  • comprometimento com os colegas durante a realização das atividades em grupo;
  • capacidade de aplicar os conceitos obtidos, relacionando a os macrófagos e o sistema imunológico na defesa do organismo;

A avaliação dos alunos poderá ser feita no decorrer das atividades a partir da pesquisa, produção e apresentação dos alunos.

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