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A Rotina Diária dos Estudantes: Construindo e Interpretando um Fluxograma

 

06/11/2010

Autor e Coautor(es)
Edite Resende Vieira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ Universidade Federal do Rio de Janeiro

Armando Tramontano, Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes da Cunha, Raquel Cupolillo Simões de Sousa, Rita Maria Cardoso Meirelles, Victor Cesar Paixão Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Gestão e Negócios Técnico em Operações Logísticas
Ensino Médio Matemática Tecnologia para a matemática
Ensino Fundamental Final Matemática Tratamento da informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Pesquisar e coletar dados.

Interpretar e representar informações em um fluxograma.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Leitura e interpretação

Noções de sequência

Estratégias e recursos da aula

Professor, inicie a aula conversando com os alunos sobre as “ações rotineiras” que processamos diariamente. Discuta com os alunos sobre suas rotinas e, em seguida, proponha a atividade abaixo.

Atividade 1:

1.1) Peça para os alunos registrarem em seus cadernos o que fazem rotineiramente desde o ato de acordar até o de almoçar.   

1.2) Identifique com a colaboração da turma, as atividades comuns dos alunos nesse período.

Exemplo de ações comuns: Acordar, fazer a higiene pessoal, tomar café da manhã, ir para a escola, voltar para casa e almoçar   

1.3) Construa no quadro de giz uma forma gráfica de representação esquemática desse processo, que favoreça a visualização e a compreensão da sequência das ações.   

Nota: O professor deve adaptar essa rotina comum para o turno (horário) de aula dos alunos.

Imagem da autora.

Informe aos alunos que essa representação esquemática é chamada de fluxograma.   

Fale também sobre as padronizações de utilização dos boxes (retângulo e elipse):

Imagem da autora.

Obs: As setas entre os boxes indicam a sequência das ações.   

Solicite que os alunos registrem o diagrama e os significados dos boxes em seus cadernos.   

Dê uma definição para o termo.

Fluxograma é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem.

Podemos entendê-lo, na prática, como a documentação dos passos necessários para a execução de um processo qualquer.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fluxograma 

Atividade 2:

2.1) Proponha a expansão do fluxograma da atividade 1, para que seja possível representar também um dia sem aula.   

Obs: Novamente, faça o levantamento das ações comuns da turma em uma manhã sem aula (do acordar até o almoçar).   

Professor, para expandir o fluxograma, consideramos que eles aproveitem a manhã sem aula para o lazer (jogar bola, ir à praia, bater papo pela Internet etc.).  

2.2) Proceda como na atividade 1.3, construindo o fluxograma.

Imagem da autora.

Descreva a padronização de utilização do box “losango”:

Imagem da autora.

 

Chame a atenção do aluno para a sequência: LAZER — ALMOÇAR ou LAZER — VOLTAR PARA CASA. Explique que essa “dupla” seta, propicia as duas alternativas: lazer em casa ou fora de casa.

2.3) Verifique se a turma compreendeu a sequência, a partir de perguntas como:

a) Pergunte qual é a ação que vem depois de tomar o café da manhã.

Nota: O aluno deve perceber que a quarta ação pode ser lazer ou ir para a escola.

b) Que ações são processadas diariamente e que independem do dia?

Resposta: Acordar, fazer a higiene pessoal, tomar café da manhã e almoçar.

  

Professor, ao apresentar o fluxograma da atividade a seguir, provavelmente será necessário informar aos alunos o significado de SPO2.   

SpO2 é a quantidade de oxigênio que está sendo realizado pelo glóbulo vermelho no sangue. É dado como um percentual normal, para cerca de 96%.   

Caso você queira obter mais informações sobre o assunto, acesse o link: http://en.wikipedia.org/wiki/Oxygen_saturation  

Informe também que a temperatura a que se refere o fluxograma corresponde à temperatura corporal.   

Para maiores detalhes, acesse os links: http://www.copacabanarunners.net/temperatura-corporal.html e http://www.infoescola.com/medicina/febre/    

Atividade 3:

Apresente o fluxograma abaixo para a turma e peça que os alunos, individualmente e em silêncio, façam uma leitura e interpretação do mesmo.

Fonte: http://mimwiki.med.up.pt/index.php/Imagem:Exemplo_de_fluxograma2.png#filehistory 

Proponha os questionamentos abaixo e, a seguir, com a participação da turma, verifique as soluções encontradas pelos alunos.   

3.1) Quais ações são realizadas antes da primeira tomada de decisão?

3.2) Qual tomada de decisão é realizada quando verifica-se que a SPO2 é maior ou igual a 90%?

3.3) Que ação é realizada quando a temperatura é inferior a 36ºC?

3.4) Que ação é realizada quando a temperatura está entre 36 e 39ºC?

3.1) Ler temperatura e ler SPO2   

3.2) Verificar temperatura  

3.3) Lança Alarme   

3.4) Não Lança Alarme

Professor, sugira que os alunos conversem com o professor de Biologia e até mesmo com profissionais da área de saúde, para maiores esclarecimentos sobre o assunto.

Caso considere pertinente, propicie à turma, em um segundo momento, a troca das informações obtidas.

Antes de propor a atividade 4, converse com a turma sobre os avanços da tecnologia, como, por exemplo, fazer compras pela Internet. Comente o fato de que essa prática já é rotina de grande parte da população.

Alerte-os para o fato de que, caso os alunos façam uso dessa prática, busquem sempre por sites seguros. Existem os que prometem vantagens, quando, na verdade, utilizam-se de práticas criminosas como, receber o valor da compra e não enviar o produto para o cliente.   

Atividade 4:

Uma loja virtual de departamentos vende seus produtos pela Internet e, após o cliente escolher a mercadoria e enviar pedido, o mesmo é submetido aos processos mostrados no fluxograma abaixo.

Imagem da autora.

Peça para os alunos fazerem uma leitura atenta das informações contidas no fluxograma, e proponha alguns questionamentos:

4.1) O cliente pode realizar a compra mesmo sem estar cadastrado?

4.2) O que acontece quando o crédito do cliente não é aprovado?

4.3) Seria possível a exibição da previsão de entrega da mercadoria ao cliente?

4.4) Quantas ações são processadas desde a aprovação do crédito até o cliente receber a mercadoria?

 

4.1) Não, o processo da compra só é feito após o cadastramento do cliente.

4.2) Em caso de crédito não aprovado, a loja envia mensagem ao cliente sobre a não aprovação da compra.

4.3) Sim, a loja poderia indicar o tempo previsto, por exemplo, desde a retirada da mercadoria do estoque até o envio para a transportadora.

4.4) Após a aprovação do crédito, existem três ações: retirar produto do estoque, embalar produto e enviar para a transportadora.

Nota: Para realização da atividade 5, tire cópias do arquivo disponível no link: http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/pdf/Atividade4Fluxograma.pdf   e distribua para os alunos.

Atividade 5:

Solicite aos alunos que façam uma leitura e interpretação do fluxograma: pesca/cortar cabelo.  

Mostre aos alunos que quando existem muitas ações em um fluxograma como este, utilizam-se “conexões” — indicadas por letras (ou números) dentro de círculos, com o objetivo de uma melhor visualização e compreensão da sequência das ações.

Fonte: http://www.fortium.com.br/faculdadefortium.com.br/romeu_mendes/material/Aula_Fluxograma.doc  

Professor, essa atividade permite uma variedade de questionamentos enriquecedores que validam a compreensão do fluxograma. Entre outros, proponha os seguintes questionamentos aos alunos:

5.1) Que ação, ou decisão, representa a conexão A?

5.2) Quando a ação “Pegue o equipamento de pescar” é processada?

5.3) Que ação representa a conexão C?

5.4) Existe alguma ação obrigatória para se chegar ao Fim?

5.1) A conexão A leva à tomada de decisão: “O corte ficou bom?”

5.2) Caso haja negativa para a decisão “Precisa cortar o cabelo”, ou haja mais de três pessoas na fila do barbeiro, ou ainda, após a decisão “Veio de carro?”

5.3) “Corte o cabelo”

5.4) Sim, pescar

Nota: Comente com a turma, a utilidade da ferramenta na área de computação, onde é muito comum que um programador antes de sair escrevendo realmente sua aplicação, comece com algum esboço ou raciocínio de lógica sobre como sua aplicação funcionará, o que fará e por que.   

Conforme o nível de ensino da sua turma, mostre um ou mais exemplos de uso da ferramenta, em aplicações na área de programação.

Para obtenção de exemplos interessantes, acesse o link: http://www.fea.unicamp.br/docentes/ortega/info/curso/exfluxos.htm   

Obs: Não pretendemos que o aluno seja um expert na elaboração de fluxogramas e, sim, que ele possa ler e compreender as sequências de ações contidas em fluxogramas simples aos quais ele tem acesso. 

Recursos Complementares

Algumas atividades apresentadas nessa aula foram baseadas no livro Tratamento da Informação: Atividades para o Ensino Básico, do Projeto Fundão: Instituto de Matemática/UFRJ, coordenado pela Professora Maria Laura Mouzinho Leite Lopes. http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/images/stories/trat_eb_001.jpg 

Fonte de pesquisa: http://mimwiki.med.up.pt/index.php/Fluxograma 

Avaliação

Avaliar a participação dos alunos durante as atividades desenvolvidas.   

Os alunos devem fazer a representação esquemática de um processo (fluxograma) a partir de pesquisa e coleta de dados. Cada aluno, ou grupo, escolherá um tema para pesquisar — com a supervisão do professor — e, após a finalização dos trabalhos, deverão ser apresentados e discutidos em aula.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • ERICA VALIM DE ALMEIDA HOLANDA, 0313023 ESCOLA MUNICIPAL HONORIO GURGEL , Rio de Janeiro - disse:
    ericavalim@gmail.com

    13/11/2014

    Quatro estrelas

    A aula permite o aprofundamento em diversos temas do curso de administração, como por exemplo logística, gestão de processos e gestão de projetos. O conteúdo é iniciado usando da realidade do aluno: sua rotina de vida. Com isso, o aluno consegue perceber que as atividades que ele realiza em seu dia-a-dia são na verdade processos, e que esses processos estão interligados sendo alguns dependentes e outros independentes. Isso facilita a compreensão da visão sistêmica dos processos.


  • CELIO MAURO BRASILEIRO DA SILVA , Faculdade Escritor Osman da Costa Lins , Pernambuco - disse:
    CELIOBRASILEIRO@HOTMAIL.COM

    19/02/2011

    Quatro estrelas

    gostei facil assimilaçao melhor ainda se tivesse exemplos e casos praticos


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