06/11/2010
Armando Tramontano, Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes da Cunha, Raquel Cupolillo Simões de Sousa, Rita Maria Cardoso Meirelles, Victor Cesar Paixão Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Profissional | Gestão e Negócios | Técnico em Operações Logísticas |
Ensino Médio | Matemática | Tecnologia para a matemática |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Tratamento da informação |
Pesquisar e coletar dados.
Interpretar e representar informações em um fluxograma.
Leitura e interpretação
Noções de sequência
Professor, inicie a aula conversando com os alunos sobre as “ações rotineiras” que processamos diariamente. Discuta com os alunos sobre suas rotinas e, em seguida, proponha a atividade abaixo.
1.1) Peça para os alunos registrarem em seus cadernos o que fazem rotineiramente desde o ato de acordar até o de almoçar.
1.2) Identifique com a colaboração da turma, as atividades comuns dos alunos nesse período.
Exemplo de ações comuns: Acordar, fazer a higiene pessoal, tomar café da manhã, ir para a escola, voltar para casa e almoçar
1.3) Construa no quadro de giz uma forma gráfica de representação esquemática desse processo, que favoreça a visualização e a compreensão da sequência das ações.
Nota: O professor deve adaptar essa rotina comum para o turno (horário) de aula dos alunos.
Imagem da autora.
Informe aos alunos que essa representação esquemática é chamada de fluxograma.
Fale também sobre as padronizações de utilização dos boxes (retângulo e elipse):
Imagem da autora.
Obs: As setas entre os boxes indicam a sequência das ações.
Solicite que os alunos registrem o diagrama e os significados dos boxes em seus cadernos.
Dê uma definição para o termo.
“Fluxograma é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem.
Podemos entendê-lo, na prática, como a documentação dos passos necessários para a execução de um processo qualquer.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fluxograma
2.1) Proponha a expansão do fluxograma da atividade 1, para que seja possível representar também um dia sem aula.
Obs: Novamente, faça o levantamento das ações comuns da turma em uma manhã sem aula (do acordar até o almoçar).
Professor, para expandir o fluxograma, consideramos que eles aproveitem a manhã sem aula para o lazer (jogar bola, ir à praia, bater papo pela Internet etc.).
2.2) Proceda como na atividade 1.3, construindo o fluxograma.
Imagem da autora.
Descreva a padronização de utilização do box “losango”:
Chame a atenção do aluno para a sequência: LAZER — ALMOÇAR ou LAZER — VOLTAR PARA CASA. Explique que essa “dupla” seta, propicia as duas alternativas: lazer em casa ou fora de casa.
2.3) Verifique se a turma compreendeu a sequência, a partir de perguntas como:
a) Pergunte qual é a ação que vem depois de tomar o café da manhã.
Nota: O aluno deve perceber que a quarta ação pode ser lazer ou ir para a escola.
b) Que ações são processadas diariamente e que independem do dia?
Resposta: Acordar, fazer a higiene pessoal, tomar café da manhã e almoçar.
Professor, ao apresentar o fluxograma da atividade a seguir, provavelmente será necessário informar aos alunos o significado de SPO2.
SpO2 é a quantidade de oxigênio que está sendo realizado pelo glóbulo vermelho no sangue. É dado como um percentual normal, para cerca de 96%.
Caso você queira obter mais informações sobre o assunto, acesse o link: http://en.wikipedia.org/wiki/Oxygen_saturation
Informe também que a temperatura a que se refere o fluxograma corresponde à temperatura corporal.
Para maiores detalhes, acesse os links: http://www.copacabanarunners.net/temperatura-corporal.html e http://www.infoescola.com/medicina/febre/
Apresente o fluxograma abaixo para a turma e peça que os alunos, individualmente e em silêncio, façam uma leitura e interpretação do mesmo.
Fonte: http://mimwiki.med.up.pt/index.php/Imagem:Exemplo_de_fluxograma2.png#filehistory
Proponha os questionamentos abaixo e, a seguir, com a participação da turma, verifique as soluções encontradas pelos alunos.
3.1) Quais ações são realizadas antes da primeira tomada de decisão?
3.2) Qual tomada de decisão é realizada quando verifica-se que a SPO2 é maior ou igual a 90%?
3.3) Que ação é realizada quando a temperatura é inferior a 36ºC?
3.4) Que ação é realizada quando a temperatura está entre 36 e 39ºC?
3.1) Ler temperatura e ler SPO2
3.2) Verificar temperatura
3.3) Lança Alarme
3.4) Não Lança Alarme
Professor, sugira que os alunos conversem com o professor de Biologia e até mesmo com profissionais da área de saúde, para maiores esclarecimentos sobre o assunto.
Caso considere pertinente, propicie à turma, em um segundo momento, a troca das informações obtidas.
Antes de propor a atividade 4, converse com a turma sobre os avanços da tecnologia, como, por exemplo, fazer compras pela Internet. Comente o fato de que essa prática já é rotina de grande parte da população.
Alerte-os para o fato de que, caso os alunos façam uso dessa prática, busquem sempre por sites seguros. Existem os que prometem vantagens, quando, na verdade, utilizam-se de práticas criminosas como, receber o valor da compra e não enviar o produto para o cliente.
Uma loja virtual de departamentos vende seus produtos pela Internet e, após o cliente escolher a mercadoria e enviar pedido, o mesmo é submetido aos processos mostrados no fluxograma abaixo.
Imagem da autora.
Peça para os alunos fazerem uma leitura atenta das informações contidas no fluxograma, e proponha alguns questionamentos:
4.1) O cliente pode realizar a compra mesmo sem estar cadastrado?
4.2) O que acontece quando o crédito do cliente não é aprovado?
4.3) Seria possível a exibição da previsão de entrega da mercadoria ao cliente?
4.4) Quantas ações são processadas desde a aprovação do crédito até o cliente receber a mercadoria?
4.1) Não, o processo da compra só é feito após o cadastramento do cliente.
4.2) Em caso de crédito não aprovado, a loja envia mensagem ao cliente sobre a não aprovação da compra.
4.3) Sim, a loja poderia indicar o tempo previsto, por exemplo, desde a retirada da mercadoria do estoque até o envio para a transportadora.
4.4) Após a aprovação do crédito, existem três ações: retirar produto do estoque, embalar produto e enviar para a transportadora.
Nota: Para realização da atividade 5, tire cópias do arquivo disponível no link: http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/pdf/Atividade4Fluxograma.pdf e distribua para os alunos.
Solicite aos alunos que façam uma leitura e interpretação do fluxograma: pesca/cortar cabelo.
Mostre aos alunos que quando existem muitas ações em um fluxograma como este, utilizam-se “conexões” — indicadas por letras (ou números) dentro de círculos, com o objetivo de uma melhor visualização e compreensão da sequência das ações.
Fonte: http://www.fortium.com.br/faculdadefortium.com.br/romeu_mendes/material/Aula_Fluxograma.doc
Professor, essa atividade permite uma variedade de questionamentos enriquecedores que validam a compreensão do fluxograma. Entre outros, proponha os seguintes questionamentos aos alunos:
5.1) Que ação, ou decisão, representa a conexão A?
5.2) Quando a ação “Pegue o equipamento de pescar” é processada?
5.3) Que ação representa a conexão C?
5.4) Existe alguma ação obrigatória para se chegar ao Fim?
5.1) A conexão A leva à tomada de decisão: “O corte ficou bom?”
5.2) Caso haja negativa para a decisão “Precisa cortar o cabelo”, ou haja mais de três pessoas na fila do barbeiro, ou ainda, após a decisão “Veio de carro?”
5.3) “Corte o cabelo”
5.4) Sim, pescar
Nota: Comente com a turma, a utilidade da ferramenta na área de computação, onde é muito comum que um programador antes de sair escrevendo realmente sua aplicação, comece com algum esboço ou raciocínio de lógica sobre como sua aplicação funcionará, o que fará e por que.
Conforme o nível de ensino da sua turma, mostre um ou mais exemplos de uso da ferramenta, em aplicações na área de programação.
Para obtenção de exemplos interessantes, acesse o link: http://www.fea.unicamp.br/docentes/ortega/info/curso/exfluxos.htm
Obs: Não pretendemos que o aluno seja um expert na elaboração de fluxogramas e, sim, que ele possa ler e compreender as sequências de ações contidas em fluxogramas simples aos quais ele tem acesso.
Algumas atividades apresentadas nessa aula foram baseadas no livro Tratamento da Informação: Atividades para o Ensino Básico, do Projeto Fundão: Instituto de Matemática/UFRJ, coordenado pela Professora Maria Laura Mouzinho Leite Lopes. http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/images/stories/trat_eb_001.jpg
Fonte de pesquisa: http://mimwiki.med.up.pt/index.php/Fluxograma
Avaliar a participação dos alunos durante as atividades desenvolvidas.
Os alunos devem fazer a representação esquemática de um processo (fluxograma) a partir de pesquisa e coleta de dados. Cada aluno, ou grupo, escolherá um tema para pesquisar — com a supervisão do professor — e, após a finalização dos trabalhos, deverão ser apresentados e discutidos em aula.
Quatro estrelas 2 classificações
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13/11/2014
Quatro estrelasA aula permite o aprofundamento em diversos temas do curso de administração, como por exemplo logística, gestão de processos e gestão de projetos. O conteúdo é iniciado usando da realidade do aluno: sua rotina de vida. Com isso, o aluno consegue perceber que as atividades que ele realiza em seu dia-a-dia são na verdade processos, e que esses processos estão interligados sendo alguns dependentes e outros independentes. Isso facilita a compreensão da visão sistêmica dos processos.
19/02/2011
Quatro estrelasgostei facil assimilaçao melhor ainda se tivesse exemplos e casos praticos