Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cigarro: um desastre para a vida

 

13/10/2010

Autor e Coautor(es)
Mirian Chaves Carneiro
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Discutir os cuidados necessários de atenção à saúde dos adultos enquanto indivíduos e enquanto trabalhadores.
  • Reconhecer os argumentos apresentados na defesa de uma posição, avaliando a pertinência dos exemplos e informações que o fundamentam
  •  Analisar criticamente mensagens publicitárias.
  • Pesquisar temas  selecionando informações relevantes.
  • Conhecer os riscos do consumo de drogas que provocam dependência física (tabaco, álcool, psicotrópicos).
  • Posicionar-se em relação a diferentes temas tratados.
  • Identificar os recursos visuais utilizados em diferentes textos  e compreender sua função: tipo e tamanho das letras, cores, ilustrações, tamanho do papel.
  • Analisar oralmente a linguagem usada em textos de propaganda quanto à clareza e objetividade.
  • Coletar e organizar dados e informações.   
  • Construir  gráfico simples.
Duração das atividades
04 horas/ aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Dominar o processo da leitura.

- Conhecimentos básicos da escrita.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

  • aula interativa;
  • debate;
  • texto impresso;
  • produção de texto;
  • trabalho em grupos;
  • trabalho em duplas;
  • montagem de um livro.

DESENVOLVIMENTO

1ª atividade:     

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4c/Fuma%C3%A7a.JPG 

  2-     Em seguida, propõe uma discussão acerca do texto a partir das questões:   

a)      Onde podemos encontrar esse texto?

b)      Para que ele serve?

c)      Quem é o provável leitor desse texto?

d)      Que outros textos semelhantes a esse vocês conhecem?

e)      Onde os encontram?   

3-     Após a discussão anterior, o professor propõe, com o objetivo de sintetizar o que foi dito, que o quadro abaixo  seja preenchido coletivamente e copiado por todos.

PLACA/IMAGEM

SIGNIFICADO

ONDE PODE SER ENCONTRADA

OBS: Nesse momento, os textos semelhantes e listados pela turma, deverão fazer parte do quadro que deverá ser colocado em uma cartolina e afixado em sala de aula.     

2ª atividade:   

1-     O professor organiza a turma em grupos e propõe que cada equipe formule duas perguntas que gostaria de saber sobre o cigarro e seus efeitos.

2-     As perguntas elaboradas deverão ser socializadas, registradas no quadro e copiadas por todos.

3-     Em seguida, o professor entrega o texto abaixo para que o grupo  possa, após a leitura do mesmo, procurar as respostas para as perguntas elaboradas pela turma.

CIGARRO: UM DESASTRE  PARA A VIDA                                         

O cigarro (do espanhol cigarro) é uma pequena porção de tabaco (ou fumo) seco e picado, enrolado em papel (mortalha) fino ou em palha de milho (cigarro de palha), para se fumar, sendo que o primeiro é industrializado e o segundo, manufaturado. O cigarros podem, ou não, dispor de um sistema de filtro, geralmente de fibras de acetato de celulose. http://pt.wikipedia.org/wiki/Cigarro 

Nicotina                     

O cigarro é uma grande engenharia de veiculação, disponibilização e entrega do alcalóide de nicotina. Essa é a grande responsável pela sensação quase que imediata de prazer, facilitando a instalação da dependência. Quanto mais rápida uma substância psicoativa chega ao cérebro, maior é o seu potencial de criar a dependência. A nicotina consegue em apenas 10 segundos fazer todo o percurso de ser inalada, absorvida pelo pulmão, passar para a corrente sanguínea e desencadear um impacto cerebral, liberando a dopamina, uma substância que propicia uma imensa sensação de prazer. Essa rapidez de impacto cerebral só é comparada com a cocaína.                      

A maioria dos cigarros contém até 10 miligramas de nicotina, porém em cada tragada o fumante absorve de 1 a 2 miligramas. A quantidade absorvida depende da característica individual da tragada que pode ser suave ou forte, com maior ou menor força de compressão dos lábios sobre o filtro. Assim cada fumante desenvolve sua forma peculiar de tragar, satisfazendo-se com a sua dose necessária de nicotina.                      

A vida média da nicotina no sangue é inferior a 2 horas, quando esse tempo se esgota, a concentração de nicotina no sangue reduz, surgindo os sintomas desagradáveis de abstinência, desencadeando no fumante o desejo de um novo cigarro.                     

Em 1997 a nicotina foi considerada pela Organização Mundial de Saúde uma droga psicoativa, responsável por causar dependência física. Para reduzir o potencial de instalação da dependência, os cigarros teriam que ter uma diminuição em torno de 95% no seu teor de nicotina.                     

A nicotina é responsável pelo aumento do ritmo cardíaco, infarto agudo do miocárdio, derrame cerebral, angina, elevação da fração ruim do colesterol (LDL), menopausa precoce, gastrite, úlcera gástrica, enfisema pulmonar, bronquite crônica entre outras doenças.   http://www.meionorte.com/blogdoamigao,substancias-toxicas-do-cigarro,119266.html 

Efeitos: O pulmão e o coração

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Centrilobular_emphysema_865_lores.jpg 

Pulmão humano deteriorado pela enfisema pulmonar

O pulmão humano é composto de pequenos glóbulos chamados alvéolos. O fluxo de sangue e a irrigação sanguinia entre o coração e o pulmão são intensos. A fumaça do cigarro prejudica diretamente o funcionamento do sistema coração-pulmão. Com o passar do tempo os alvéolos pulmonares vão sendo cimentados pelos componentes da fumaça do cigarro, deixando de fazer sua função. O organismo então passa a ter menor oxigenação dos tecidos, resultando em maior facilidade de cansaço para o fumante. O cigarro também causa inúmeros danos ao coração, tal como infarto.   

Efeitos da fumaça sobre a saúde da criança

Se a mãe fuma depois que o bebê nasce, este sofre imediatamente os efeitos do cigarro.

Durante o aleitamento, a criança recebe nicotina através do leite materno, podendo ocorrer intoxicação em função da nicotina (agitação, vômitos, diarréia e taquicardia), principalmente em mães fumantes de 20 ou mais cigarros por dia.

Em recém-nascidos, filhos de mães fumantes de 40 a 60 cigarros por dia, observou-se acidentes mais graves como palidez, cianose, taquicardia e crises de parada respiratória, logo após a mamada.

Estudos mostram que crianças com sete anos de idade nascidas de mães que fumaram 10 ou mais cigarros por dia durante a gestação, apresentam atraso no aprendizado quando comparadas a outras crianças: observou-se atraso de três meses para a habilidade geral, de quatro meses para a leitura e cinco meses para a matemática.

Em crianças de zero a um ano de idade que vivem com fumantes, há uma maior prevalência de problemas respiratórios (bronquite, pneumonia, bronquiolite) em relação àquelas cujos familiares não fumam. Além disso, quanto maior o número de fumantes no domicílio, maior o percentual de infecções respiratórias, chegando a 50% nas crianças que vivem com mais de dois fumantes em casa.

É, portanto, fundamental que os adultos não fumem em locais onde haja crianças, para que não sejam transformadas em fumantes passivos.  

4-     Após a socialização das respostas, caso alguma pergunta não tenha sido respondida pelo texto, o professor propõe a realização de uma pesquisa com o objetivo de ampliar as informações sobre o assunto.   OBS: É importante definir com os alunos o que querem realmente saber e em que fontes buscarão essas informações:  livros,  médicos, pessoas, internet, jornais, revistas, etc...   

5-     O professor propõe a produção coletiva de um cartaz com as informações mais relevantes sobre o assunto, que poderão ser retiradas do texto ou dos conhecimentos dos próprios alunos.    

3ª atividade:   

1-     O professor apresenta a imagem abaixo propondo a leitura da mesma.

http://www.meionorte.com/imagens/2010/03/19/7a7713eb0d59fe13120ac9dd1b5685eb.gif

  2- Em seguida o professor propõe que o quadro abaixo ( que deve estar em uma cartolina) seja preenchido com os dados da imagem.    

OBS: Observe as cores utilizadas no índice – O importante aqui não é entender o que significa cada composto e sim perceber a quantidade e variedade de compostos prejudiciais à saúde contidos no cigarro.

COMPOSTOS DO CIGARRO

Gases tóxicos   

Substâncias cancerígenas

Metal tóxico  

Metais cancerígenos    

Gases cancerígenos 

2-     O professor apresenta os dois textos abaixo propondo a leitura dos mesmos:   

TEXTO 01:

Lei N° 9.294, DE 15 DE JULHO DE 1996.                                                                                   

                                       Dispõe sobre as restrições ao uso e à propaganda de produtos fumígeros, bebidas alcoólicas, medicamentos, terapias e defensivos agrícolas, nos termos do § 4° do art. 220 da Constituição Federal.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 2° É proibido o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígero, derivado ou não do tabaco, em recinto coletivo, privado ou público, salvo em área destinada exclusivamente a esse fim, devidamente isolada e com arejamento conveniente.

§ 1° Incluem-se nas disposições deste artigo as repartições públicas, os hospitais e postos de saúde, as salas de aula, as bibliotecas, os recintos de trabalho coletivo e as salas de teatro e cinema.

§ 2° É vedado o uso dos produtos mencionados no caput nas aeronaves e veículos de transporte coletivo, salvo quando transcorrida uma hora de viagem e houver nos referidos meios de transporte parte especialmente reservada aos fumantes.   

http://www.sociologia.ufsc.br/lei9294.html 

TEXTO 02:                                               

 Constituição Federal - CF - 1988

Título VIII

Da Ordem Social

Capítulo IV

Da Ciência e Tecnologia   

Art. 220 § 4º - A propaganda comercial de tabaco, bebidas alcoólicas, agrotóxicos, medicamentos e terapias estará sujeita a restrições legais, nos termos do inciso II do parágrafo anterior, e conterá, sempre que necessário, advertência sobre os malefícios decorrentes de seu uso.   

http://www.dji.com.br/constituicao_federal/cf220a224.htm 

3-     Após a leitura dos textos, o professor propõe que a turma faça uma discussão a partir das questões:

a)      Quem já conhecia a Lei?

b)     E o artigo da Constituição Federal?

c)       Como ficaram sabendo delas?

d)     Onde costumam vê-las?

e)      Vocês concordam ou não com as idéias dos textos?  Por quê?.   

4-     O professor organiza a turma em grupos e entrega a cada um deles uma imagem com as respectivas orientações:

1º grupo: - O grupo deverá ler a imagem procurando identificar:

a) Qual a mensagem que ela nos transmite?

b) Para que serve esse texto?

c) Quais os recursos utilizados para que o texto cumpra sua função?

d) Onde esse texto pode ser encontrado?

e) Quem é o provável leitor desse texto?

f) Vocês acham que esse texto cumpriu a função a que se destinou? Por quê?

http://www.saude.rs.gov.br/dados/1187895776121tabagismo%20outdoor%2024%20agosto.JPG

 

2º grupo:

- O grupo deverá ler a imagem procurando identificar:

a) Qual a mensagem que ela nos transmite?

b) Para que serve esse texto?

c) Quais os recursos utilizados para que o texto cumpra sua função?

d) Onde esse texto pode ser encontrado?

e) Quem é o provável leitor desse texto?

f) Vocês acham que esse texto cumpriu a função a que se destinou? Por quê?

http://portfoliodaju.files.wordpress.com/2008/04/outdoor.jpg 

3º grupo:

- O grupo deverá ler a imagem procurando identificar:

 a) Qual a mensagem que ela nos transmite?

b) Para que serve esse texto?

c) Quais os recursos utilizados para que o texto cumpra sua função?

d) Onde esse texto pode ser encontrado?

e) Quem é o provável leitor desse texto?

f) Vocês acham que esse texto cumpriu a função a que se destinou? Por quê?

http://www.saberebomdemais.com/wp-content/uploads/2009/08/propaganda-cigarro.jpg 

4º grupo:

- O grupo deverá ler a imagem procurando identificar:

a) Qual a mensagem que ela nos transmite?

b) Para que serve esse texto?

c) Quais os recursos utilizados para que o texto cumpra sua função?

d) Onde esse texto pode ser encontrado?

e) Quem é o provável leitor desse texto?

f) Vocês acham que esse texto cumpriu a função a que se destinou? Por quê?

http://lh5.ggpht.com/ronaldosalame/SDw0SOx49eI/AAAAAAAABzc/6OQdhg8XCq4/cigarro3_thumb%5B9%5D.jpg?imgmax=800 

5º grupo:

- O grupo deverá ler a imagem procurando identificar:

a) Qual a mensagem que ela nos transmite?

b) Para que serve esse texto?

c) Quais os recursos utilizados para que o texto cumpra sua função?

d) Onde esse texto pode ser encontrado?

e) Quem é o provável leitor desse texto?

f) Vocês acham que esse texto cumpriu a função a que se destinou? Por quê?

 http://alandavid.com.br/wp-content/uploads/2009/09/campanha-contra-o-fumo-3.jpg 

4ª atividade:  

 1-     O professor propõe que façam, coletivamente, o levantamento abaixo:   

a)      Numero de alunos na sala ______________   Data:  _____/____/_______

b)      Número de alunos que fumam cigarro comum   _________

c)      Número de alunos que fumam cigarro de palha  _________

d)      Número de alunos que fumam cigarrilha            _________

e)      Número de alunos que fumam cachimbo            _________

f)        Número de alunos que fumam outros               _________

g)      Número de mulheres fumantes na sala                _________

 h)      Número de homens fumantes na sala                 _________

2-     Com os dados do levantamento, o professor propõe a construção, coletiva,de um gráfico de barras que deverá ser feito em uma cartolina.   

3-     Em seguida, o professor propõe uma leitura do gráfico e a elaboração de frases que retratam a realidade da sala. será motivo para  discussão sobre os hábitos da turma em relação ao cigarro.   

OBS: Exemplos de frases que poderão  ser elaboradas  de acordo com os resultados do levantamento acima: Esta turma é nota 10 porque não tem fumantes nela. 20% dos alunos na sala são fumantes e parte deles deseja parar de fumar. Temos mais homens do que mulheres fumantes na sala, etc.

5ª atividade:   

1-     O professor organiza a turma em grupos e  cada um, usando canetinhas, lápis de cor, cartolina, revistas, deverá  criar uma propaganda, para ser colocada nas dependências da escola, com o objetivo de convencer às pessoas sobre os malefícios do cigarro.   

OBS: É importante ressaltar que todos devem contribuir e que a tarefa  não é um concurso de desenho  e sim a elaboração de uma propaganda ilustrada, onde todos participarão. A participação de todos é importante para completar o trabalho. “A união faz a ilustração”! Será um momento de descontração e de valorização da colaboração de cada um.   

2- O professor socializa  as produções, organiza a colocação das mesmas nas dependências da escola e faz os comentários necessários.  

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de leitura dos textos e imagens apresentadas, o preenchimento do quadro, a discussão das leis sobre o fumo, a criação da propaganda e questões apresentadas pelo educador, somadas às  intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.