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O uso das listas no nosso cotidiano

 

19/10/2010

Autor e Coautor(es)
Mirian Chaves Carneiro
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Atividades produtivas e as relações sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.

  • Escrever diferentes tipos de listas (lista de compras, lista de nomes de pessoas, nomes de cidades, instrumentos de trabalho, animais, etc.).
  • Ordenar listas por ordem alfabética. Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.
  • Compreender e seguir instruções verbais.
  • Elaborar listas classificatórias e ordenativas estabelecendo diferentes  critérios de organização.
Duração das atividades
03 horas/ aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber ler e escrever com alguma eficiência.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

  • aula interativa;
  • debate;
  • texto impresso;
  • produção de texto;
  • trabalho em grupos;
  • trabalho em duplas;
  • montagem de um livro.

DESENVOLVIMENTO

1ª atividade:     

1-     O professor apresenta a imagem abaixo e solicita que os alunos falem sobre ela, o que  representa, se alguém conhece esse fruto.

OBS: Ouvir as sugestões e incentivar os comentários até que acertem: trata-se do fruto Anis estrelado.

http://www.plugbr.net/medicamento-tamiflu-para-combater-virus-h1n1-da-gripe-suina-e-a-teoria-do-anis/

 

2-     Com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre o anis estrelado e sua importância no tratamento da gripe, o professor propõe a  leitura silenciosa com controle de tempo (estratégia para melhorar fluência). Para isso, organiza a turma em duplas e entrega as orientações abaixo:   

a)      Cada dupla lerá o texto de duas maneiras: silenciosamente e oralmente;

b)     Cada  membro da dupla marcará, no quadro,  o tempo que  seu colega usou para ler silenciosamente e depois oralmente;

c)      Após essa primeira fase,  a dupla deverá repetir as leituras, em uma segunda tentativa, buscando diminuir o tempo de leitura, tanto silenciosa quanto oral, procurando não cometer tropeços e erros, mas manter leitura com compreensão.

Leitores

Primeira tentativa de leitura silenciosa

Primeira tentativa de leitura oral

Segunda tentativa de leitura silenciosa

Segunda tentativa de leitura oral

Leitor 1 Tempo mim

Leitor 2 Tempo mim

Anis estrelado

Descrição: O anis-estrelado é uma árvore que pode chegar a até 10 metros de altura produzindo pequenas flores amarelas. Suas folhas são largas e de verde muito intenso, e o que mais caracteriza esta planta são seus frutos na forma de estrela, sendo que no interior de cada “ponta” existe uma semente. Esta árvore parece com o pé de eucalipto, e pode produzir até 4.000 frutos por colheita. Possui coloração marrom e forte aroma característico, sendo muito mais forte que a erva-doce ou o funcho. A parte utilizada do vegetal são os frutos com suas sementes. Muito rico em óleos essenciais, são utilizados principalmente como aromatizantes.   

Propriedades:É muito parecida com as ações da “erva-doce”, sendo muito empregado como digestivo e principalmente como carminativo, ou seja, facilita a eliminação de gases estomacais e intestinais, além de ser um excelente anti-espasmódico. É muito comum o chá para cólicas intestinais em recém-nascidos, mas deve-se tomar cuidado com os excessos, pois pode intoxicar as crianças.  Outros usos: Não temos muitas aplicações do anis-estrelado em nossa cultura, mas pode-se preparar um delicioso chá para ser tomado tanto quente quanto gelado. Pode-se ferver leite com alguns frutos do anis e empregar este leite na produção de bolachas, pães ou outros produtos. Usa-se também para a produção de licores. Os chineses utilizam apenas um fruto para temperar pedaços grandes de carne, e acreditam que se cozidos juntamente com os frutos do mar evitariam possíveis envenenamentos. É muito empregado pela indústria farmacêutica, de bebidas e perfumaria.   

Indicações: Eliminação de gases estomacais e intestinais, cólicas intestinais em recém-nascidos. Digestivo, carminativo (redução dos gases intestinais.), anti-espasmódico (é uma droga que suprime a contração do tecido muscular liso).  

http://www.quinari.com.br/loja/index.php?page=shop.product_details&flypage=shop.flypage&product_id=319&category_id=7&manufacturer_id=0&option=com_virtuemart&Itemid=44&vmcchk=1 

O medicamento mais procurado no mundo hoje em dia, Tamiflu, também vem de uma planta, o anis estrelado ou anis estrelado chinês (Illicium verum), uma árvore que pode ter altura de mais de 8 metros, folhas largas, verde forte com flores de cor amarela e frutos com aparência de estrela contendo uma pequena semente no interior de cada ponta da estrela, veja foto. Esta é a planta que oferece o princípio ativo que está sendo usado largamente nos últimos meses. Possui aroma forte, característico. o fruto em forma de estrela é a parte utilizada para extrair o ácido xiquímico, material de partida para síntese do oseltamivir, conhecido comercialmente como Tamiflu.

O uso de ervas é alternativo e complementar, poderá ser até eficaz, mas jamais substitui a assistência médica necessária, pois vários casos de gripe suína – A H1N1 apresentam evolução crítica, requer internação hospital.

O chá realizado com o anis-estrelado, além de saboroso e aromático, age como estimulante gastrintestinal no combate a azias, cólicas estomacais e catarros crônicos.  

http://www.plugbr.net/medicamento-tamiflu-para-combater-virus-h1n1-da-gripe-suina-e-a-teoria-do-anis/ 

3-     Em seguida, o professor, o professor discute com os alunos:

a)       O que ocorreu em relação ao tempo gasto, na segunda tentativa de leitura?

b)      Melhorou o tempo?

c)      E a leitura melhorou, ficou mais rápida?

d)       O que podemos concluir?

OBS: Espera-se que, com mais tentativas de  leituras, o tempo gasto diminua e a leitura fique mais fluente.

4-     Após a discussão anterior, o professor propõe que, coletivamente, façam a relação dos 10 alunos que gastaram menos tempo na segunda tentativa de leitura.   

5-     Com os nomes registrados no quadro, o professor propõe a construção de uma lista em que  esses nomes sejam organizados em ordem alfabética.   

OBS: Nesse momento, o professor deverá chamar a atenção dos alunos para a função de uma lista: organizar dados e facilitar a leitura dos mesmos.

6-      O professor deverá retomar o texto lido, propondo uma  discussão a partir das questões:

 a)      O que já sabiam sobre o anis estrelado?

b)       O que aprenderam de novidade?

c)       O que sabiam sobre o Tamiflu?

d)      Quais as indicações para o anis estrelado?  

7-     Após a discussão das idéias do texto, o professor propõe que os alunos falem sobre o que fazem para combater a gripe.   OBS: Enquanto os alunos se manifestam, o professor vai listando as ações apresentadas pela turma (chá, repouso, uso da vitamina C, escalda pé, etc).   

8-     Em seguida, o professor propõe que a turma, coletivamente, organize em forma de lista,  as ações apresentadas na atividade anterior, obedecendo o critério da ordem crescente em relação à  eficiência para melhorar os sintomas da gripe.   

OBS: Nesse momento o que vai definir a ordem crescente é a experiência da turma. É importante mostrar aos alunos que as listas, em nosso cotidiano, se organizam também,  a partir de critérios estabelecidos pelo autor das mesmas.  

2ª atividade:   

1-     O professor providencia a cópia de cada uma das receitas abaixo, entregando-as a cada grupo de alunos. Solicita-os que façam a leitura das mesmas.   

ANIS ESTRELADO

Para uma xícara de infusão de anis-estrelado, você irá precisar de:

- Cerca de 8 estrelas de anis-estrelado, de preferência trituradas.

 - Cerca de 200 ml de água

PREPARAÇÃO

- Ferva a água e adicione-a aos frutos (estrelas) de anis-estrelado.

- Deixe em infusão por cerca de dez minutos (para obter uma dose eficaz em substâncias ativas)

- Beba uma xícara, várias vezes ao dia, se possível após cada refeição, em caso de distúrbios digestivos. O chá de Anis estrelado é indicado para Gripes, cólicas, gastrites, enterites, gases, espasmos gastrintestinais, tosses, bronquite, calmante, expectorante.  

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090819163750AAsAoFh  

GENGIBRE E ALHO 

Um pedaço pequeno de gengibre

3 dentes de alho

1 limão

1 e meia xícara de água

Lave bem os ingredientes. Em uma panela, coloque o gengibre picado e a água. Leve ao fogo. Deixe ferver por cinco minutos, acrescente o alho picado e desligue o fogo. Adicione o limão em rodelas ou apenas o suco e abafe. Quando estiver morno, coe e beba. Atenção: Nunca ferva o limão, para evitar o gosto amargo, nem guarde o chá por muitas horas.

http://curapelanatureza.blogspot.com/2008/02/chs-para-gripe-e-resfriado.html 

 EUCALIPTO

Este chá é excelente para tomar antes de dormir.

2 folhas de eucalipto

Uma colher de chá rasa de alecrim

Algumas folhas de hortelã

1 e meia xícara de água

Lave bem as ervas, coloque-as em uma panela, adicione a água e leve ao fogo. Quando ferver, desligue o fogo e deixe abafado.

Tome morno.  

http://curapelanatureza.blogspot.com/2008/02/chs-para-gripe-e-resfriado.html 

LIMÃO     

Preparo:  

01 limão galego (conhecido como laranjinha).  

Cortar em 04 e  colocar em meio copo de água para  ferver por 05minutos (tomar morno).  

 Referências: Receita Caseira   http://www.lyndha.com/plantas/receita.htm    

  

ALECRIM   

Modo de preparo:  Coloque em uma xícara (chá) vazia, 1 colher (chá) de ramos frescos ou secos de alecrim. Complete com água fervente, tampe e deixe abafado por 10 minutos. Coe, adoce com mel a gosto e tome 2 xícaras por dia.   

http://www.idealdicas.com/27-chas-milagrosos/

  

CANELA

Modo de preparo:  Leve ao fogo, em uma panela, 1 xícara (chá) de água, 1 canela em pau e 1 rodela de limão. Desligue quando começar a borbulhar. Espere amornar, coe e beba uma xícara (chá) a cada 8 horas.  

http://www.idealdicas.com/27-chas-milagrosos/  

  EUCALIPTO   

Modo de preparo: Em uma panela, coloque 2 colheres (sopa) de folhas secas de eucalipto com 1 litro de água e leve ao fogo até começar a ferver. Deixe amornar, coe e tome 1 xícara (chá) a cada 6 horas.   

GENGIBRE   

Modo de preparo:  Coloque, em uma panela vazia, 3 colheres (sopa) de gengibre fresco picado. Despeje 1 litro de água fervente por cima e tampe. Deixe abafado por 15 minutos e coe. Adoce com mel e beba 1 xícara (chá) a cada 8 horas.   

GUACO

Modo de preparo:  Ferva 3 folhas frescas de guaco em 1 xícara (chá) de água. Desligue o fogo, acrescente 1/2 colher (sopa) de folhas secas de poejo, 1 colher (chá) de gengibre ralado, tampe e deixe descansar por 5 minutos. Coe, adoce com 2 colheres (sopa) de mel e tome.  

 http://www.idealdicas.com/27-chas-milagrosos/  

MIL FOLHAS   

Modo de preparo: Em uma xícara (chá) vazia, coloque 1/2 colher (chá) de folhas secas de mil folhas. Complete com água fervente e deixe por 15 minutos. Coe e tome 1 xícara (chá) a cada 12 horas.  

http://www.idealdicas.com/27-chas-milagrosos/  

TANCHAGEM   

Modo de preparo: Despeje 1xícara (chá) de água fervente sobre 1 colher (chá) de folhas de tanchagem. Tampe e deixe descansar por 15 minutos. Espere amornar e coe. Faça gargarejos de 3 minutos, com intervalo de 30 minutos entre cada gargarejo.   

TOMILHO   

Modo de preparo:  Coloque, em uma xícara (chá) vazia, 1 colher (sopa) de ramos frescos de tomilho. Complete com água fervente, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Coe e tome 1 xícara (chá) 3 vezes por dia.   Fonte: Revista Saúde de Bolso   http://www.idealdicas.com/27-chas-milagrosos/     

ANTIGRIPAL   

Ingredientes:   04 folhas de hortelã   01 colher (chá) de mel   03 rodelas de limão   01 pedaço de gengibre com um cm mais ou menos   01 e 1/2 xícaras de água   Modo de preparo:   Pique grosseiramente o gengibre e coloque em uma pequena panela com o mel, limão, folhas de hortelã e água.   Cubra com a água e leve ao fogo. Ferva por 3 minutos e deixe repousando por 5 minutos com a panela tampada.   Coe e tome quente.   Repita a receita duas vezes ao dia.  

http://www.sempretops.com/saude/receita-de-cha-anti-gripal/   

 REMÉDIO CASEIRO CONTRA GRIPE     

Ingredientes:   2 colheres(sopa) açúcar mascavo   1 colher (chá) de canela em pó   1 copo de leite integral   Modo de preparo:   Leve ao fogo o açúcar com a canela e mexa até o açúcar caramelar. Acrescente o leite e deixe ferver até ficar com o aspecto endurecido, mexendo sempre.   Posologia:   Beba antes de se deitar e evite tomar friagem no dia seguinte.   Atenção: a canela é contra-indicada para gestantes e mulheres no período menstrual.   

REMÉDIO CASEIRO CONTRA GRIPE   

Ingredientes:   1 litro de água   6 colheres de mel   Suco de 5 limões   Modo de fazer:   Após ferver a água, coloque o mel e o suco de limão, depois mexa por alguns segundos. Deve ser tomada quente para que os efeitos sejam mais eficazes.    

http://www.sempretops.com/saude/receita-de-cha-anti-gripal/

     2-     Em seguida, propõe que coletivamente, organizem as receitas em ordem alfabética,  observando o título de cada uma delas. À medida que os grupos se apresentam, o professor afixa no quadro o texto da receita, colocando-os lado a lado.   

OBS: Nesse momento é importante que o professor chame a atenção para as letras iniciais dos títulos e problematiza quando surgirem  duas receitas com o mesmo título, propondo que a turma estabeleça os critérios de ordenação.

 3-     Com as receitas afixadas no quadro, o professor organiza a turma em grupos e orienta-os para a atividade de montagem  de um livro de receitas. Para isso, propõe que:   

1º grupo: A equipe deverá fazer a capa do livro: título, autores, ilustrações...

2º grupo: A equipe deverá  organizar, em ordem alfabética,  o sumário do livro.

3º grupo: A equipe deverá organizar o texto de 05 receitas e fazer a ilustração das mesmas.

4º grupo: A equipe deverá organizar o texto de 05 receitas e fazer a ilustração das mesmas.

5º grupo: A equipe deverá organizar o texto de 05 receitas e fazer a ilustração das mesmas.   

OBS:  Esse material poderá fazer parte da biblioteca da sala.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de leitura da imagem e do texto,  as discussões e  sugestões de como combater a gripe, a discussão das questões apresentadas, a elaboração das listas e do sumário, somados às  intervenções do professor, a auto-avaliação dele e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

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