19/10/2010
Sulamita Nagem Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Corpo humano e suas necessidades |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Atividades produtivas e as relações sociais |
Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.
Saber ler e escrever com alguma eficiência.
As estratégias a serem utilizadas são:
DESENVOLVIMENTO
1ª atividade:
1- O professor apresenta a imagem abaixo e solicita que os alunos falem sobre ela, o que representa, se alguém conhece esse fruto.
OBS: Ouvir as sugestões e incentivar os comentários até que acertem: trata-se do fruto Anis estrelado.
2- Com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre o anis estrelado e sua importância no tratamento da gripe, o professor propõe a leitura silenciosa com controle de tempo (estratégia para melhorar fluência). Para isso, organiza a turma em duplas e entrega as orientações abaixo:
a) Cada dupla lerá o texto de duas maneiras: silenciosamente e oralmente;
b) Cada membro da dupla marcará, no quadro, o tempo que seu colega usou para ler silenciosamente e depois oralmente;
c) Após essa primeira fase, a dupla deverá repetir as leituras, em uma segunda tentativa, buscando diminuir o tempo de leitura, tanto silenciosa quanto oral, procurando não cometer tropeços e erros, mas manter leitura com compreensão.
Leitores |
Primeira tentativa de leitura silenciosa |
Primeira tentativa de leitura oral |
Segunda tentativa de leitura silenciosa |
Segunda tentativa de leitura oral |
Leitor 1 Tempo mim |
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Leitor 2 Tempo mim |
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Anis estrelado
Descrição: O anis-estrelado é uma árvore que pode chegar a até 10 metros de altura produzindo pequenas flores amarelas. Suas folhas são largas e de verde muito intenso, e o que mais caracteriza esta planta são seus frutos na forma de estrela, sendo que no interior de cada “ponta” existe uma semente. Esta árvore parece com o pé de eucalipto, e pode produzir até 4.000 frutos por colheita. Possui coloração marrom e forte aroma característico, sendo muito mais forte que a erva-doce ou o funcho. A parte utilizada do vegetal são os frutos com suas sementes. Muito rico em óleos essenciais, são utilizados principalmente como aromatizantes.
Propriedades:É muito parecida com as ações da “erva-doce”, sendo muito empregado como digestivo e principalmente como carminativo, ou seja, facilita a eliminação de gases estomacais e intestinais, além de ser um excelente anti-espasmódico. É muito comum o chá para cólicas intestinais em recém-nascidos, mas deve-se tomar cuidado com os excessos, pois pode intoxicar as crianças. Outros usos: Não temos muitas aplicações do anis-estrelado em nossa cultura, mas pode-se preparar um delicioso chá para ser tomado tanto quente quanto gelado. Pode-se ferver leite com alguns frutos do anis e empregar este leite na produção de bolachas, pães ou outros produtos. Usa-se também para a produção de licores. Os chineses utilizam apenas um fruto para temperar pedaços grandes de carne, e acreditam que se cozidos juntamente com os frutos do mar evitariam possíveis envenenamentos. É muito empregado pela indústria farmacêutica, de bebidas e perfumaria.
Indicações: Eliminação de gases estomacais e intestinais, cólicas intestinais em recém-nascidos. Digestivo, carminativo (redução dos gases intestinais.), anti-espasmódico (é uma droga que suprime a contração do tecido muscular liso).
O medicamento mais procurado no mundo hoje em dia, Tamiflu, também vem de uma planta, o anis estrelado ou anis estrelado chinês (Illicium verum), uma árvore que pode ter altura de mais de 8 metros, folhas largas, verde forte com flores de cor amarela e frutos com aparência de estrela contendo uma pequena semente no interior de cada ponta da estrela, veja foto. Esta é a planta que oferece o princípio ativo que está sendo usado largamente nos últimos meses. Possui aroma forte, característico. o fruto em forma de estrela é a parte utilizada para extrair o ácido xiquímico, material de partida para síntese do oseltamivir, conhecido comercialmente como Tamiflu.
O uso de ervas é alternativo e complementar, poderá ser até eficaz, mas jamais substitui a assistência médica necessária, pois vários casos de gripe suína – A H1N1 apresentam evolução crítica, requer internação hospital.
O chá realizado com o anis-estrelado, além de saboroso e aromático, age como estimulante gastrintestinal no combate a azias, cólicas estomacais e catarros crônicos.
3- Em seguida, o professor, o professor discute com os alunos:
a) O que ocorreu em relação ao tempo gasto, na segunda tentativa de leitura?
b) Melhorou o tempo?
c) E a leitura melhorou, ficou mais rápida?
d) O que podemos concluir?
OBS: Espera-se que, com mais tentativas de leituras, o tempo gasto diminua e a leitura fique mais fluente.
4- Após a discussão anterior, o professor propõe que, coletivamente, façam a relação dos 10 alunos que gastaram menos tempo na segunda tentativa de leitura.
5- Com os nomes registrados no quadro, o professor propõe a construção de uma lista em que esses nomes sejam organizados em ordem alfabética.
OBS: Nesse momento, o professor deverá chamar a atenção dos alunos para a função de uma lista: organizar dados e facilitar a leitura dos mesmos.
6- O professor deverá retomar o texto lido, propondo uma discussão a partir das questões:
a) O que já sabiam sobre o anis estrelado?
b) O que aprenderam de novidade?
c) O que sabiam sobre o Tamiflu?
d) Quais as indicações para o anis estrelado?
7- Após a discussão das idéias do texto, o professor propõe que os alunos falem sobre o que fazem para combater a gripe. OBS: Enquanto os alunos se manifestam, o professor vai listando as ações apresentadas pela turma (chá, repouso, uso da vitamina C, escalda pé, etc).
8- Em seguida, o professor propõe que a turma, coletivamente, organize em forma de lista, as ações apresentadas na atividade anterior, obedecendo o critério da ordem crescente em relação à eficiência para melhorar os sintomas da gripe.
OBS: Nesse momento o que vai definir a ordem crescente é a experiência da turma. É importante mostrar aos alunos que as listas, em nosso cotidiano, se organizam também, a partir de critérios estabelecidos pelo autor das mesmas.
2ª atividade:
1- O professor providencia a cópia de cada uma das receitas abaixo, entregando-as a cada grupo de alunos. Solicita-os que façam a leitura das mesmas.
ANIS ESTRELADO
Para uma xícara de infusão de anis-estrelado, você irá precisar de:
- Cerca de 8 estrelas de anis-estrelado, de preferência trituradas.
- Cerca de 200 ml de água
PREPARAÇÃO
- Ferva a água e adicione-a aos frutos (estrelas) de anis-estrelado.
- Deixe em infusão por cerca de dez minutos (para obter uma dose eficaz em substâncias ativas)
- Beba uma xícara, várias vezes ao dia, se possível após cada refeição, em caso de distúrbios digestivos. O chá de Anis estrelado é indicado para Gripes, cólicas, gastrites, enterites, gases, espasmos gastrintestinais, tosses, bronquite, calmante, expectorante.
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090819163750AAsAoFh
GENGIBRE E ALHO
Um pedaço pequeno de gengibre
3 dentes de alho
1 limão
1 e meia xícara de água
Lave bem os ingredientes. Em uma panela, coloque o gengibre picado e a água. Leve ao fogo. Deixe ferver por cinco minutos, acrescente o alho picado e desligue o fogo. Adicione o limão em rodelas ou apenas o suco e abafe. Quando estiver morno, coe e beba. Atenção: Nunca ferva o limão, para evitar o gosto amargo, nem guarde o chá por muitas horas.
http://curapelanatureza.blogspot.com/2008/02/chs-para-gripe-e-resfriado.html
EUCALIPTO
Este chá é excelente para tomar antes de dormir.
2 folhas de eucalipto
Uma colher de chá rasa de alecrim
Algumas folhas de hortelã
1 e meia xícara de água
Lave bem as ervas, coloque-as em uma panela, adicione a água e leve ao fogo. Quando ferver, desligue o fogo e deixe abafado.
Tome morno.
http://curapelanatureza.blogspot.com/2008/02/chs-para-gripe-e-resfriado.html
LIMÃO
Preparo:
01 limão galego (conhecido como laranjinha).
Cortar em 04 e colocar em meio copo de água para ferver por 05minutos (tomar morno).
Referências: Receita Caseira http://www.lyndha.com/plantas/receita.htm
ALECRIM
Modo de preparo: Coloque em uma xícara (chá) vazia, 1 colher (chá) de ramos frescos ou secos de alecrim. Complete com água fervente, tampe e deixe abafado por 10 minutos. Coe, adoce com mel a gosto e tome 2 xícaras por dia.
http://www.idealdicas.com/27-chas-milagrosos/
CANELA
Modo de preparo: Leve ao fogo, em uma panela, 1 xícara (chá) de água, 1 canela em pau e 1 rodela de limão. Desligue quando começar a borbulhar. Espere amornar, coe e beba uma xícara (chá) a cada 8 horas.
http://www.idealdicas.com/27-chas-milagrosos/
EUCALIPTO
Modo de preparo: Em uma panela, coloque 2 colheres (sopa) de folhas secas de eucalipto com 1 litro de água e leve ao fogo até começar a ferver. Deixe amornar, coe e tome 1 xícara (chá) a cada 6 horas.
GENGIBRE
Modo de preparo: Coloque, em uma panela vazia, 3 colheres (sopa) de gengibre fresco picado. Despeje 1 litro de água fervente por cima e tampe. Deixe abafado por 15 minutos e coe. Adoce com mel e beba 1 xícara (chá) a cada 8 horas.
GUACO
Modo de preparo: Ferva 3 folhas frescas de guaco em 1 xícara (chá) de água. Desligue o fogo, acrescente 1/2 colher (sopa) de folhas secas de poejo, 1 colher (chá) de gengibre ralado, tampe e deixe descansar por 5 minutos. Coe, adoce com 2 colheres (sopa) de mel e tome.
http://www.idealdicas.com/27-chas-milagrosos/
MIL FOLHAS
Modo de preparo: Em uma xícara (chá) vazia, coloque 1/2 colher (chá) de folhas secas de mil folhas. Complete com água fervente e deixe por 15 minutos. Coe e tome 1 xícara (chá) a cada 12 horas.
http://www.idealdicas.com/27-chas-milagrosos/
TANCHAGEM
Modo de preparo: Despeje 1xícara (chá) de água fervente sobre 1 colher (chá) de folhas de tanchagem. Tampe e deixe descansar por 15 minutos. Espere amornar e coe. Faça gargarejos de 3 minutos, com intervalo de 30 minutos entre cada gargarejo.
TOMILHO
Modo de preparo: Coloque, em uma xícara (chá) vazia, 1 colher (sopa) de ramos frescos de tomilho. Complete com água fervente, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Coe e tome 1 xícara (chá) 3 vezes por dia. Fonte: Revista Saúde de Bolso http://www.idealdicas.com/27-chas-milagrosos/
ANTIGRIPAL
Ingredientes: 04 folhas de hortelã 01 colher (chá) de mel 03 rodelas de limão 01 pedaço de gengibre com um cm mais ou menos 01 e 1/2 xícaras de água Modo de preparo: Pique grosseiramente o gengibre e coloque em uma pequena panela com o mel, limão, folhas de hortelã e água. Cubra com a água e leve ao fogo. Ferva por 3 minutos e deixe repousando por 5 minutos com a panela tampada. Coe e tome quente. Repita a receita duas vezes ao dia.
http://www.sempretops.com/saude/receita-de-cha-anti-gripal/
REMÉDIO CASEIRO CONTRA GRIPE
Ingredientes: 2 colheres(sopa) açúcar mascavo 1 colher (chá) de canela em pó 1 copo de leite integral Modo de preparo: Leve ao fogo o açúcar com a canela e mexa até o açúcar caramelar. Acrescente o leite e deixe ferver até ficar com o aspecto endurecido, mexendo sempre. Posologia: Beba antes de se deitar e evite tomar friagem no dia seguinte. Atenção: a canela é contra-indicada para gestantes e mulheres no período menstrual.
REMÉDIO CASEIRO CONTRA GRIPE
Ingredientes: 1 litro de água 6 colheres de mel Suco de 5 limões Modo de fazer: Após ferver a água, coloque o mel e o suco de limão, depois mexa por alguns segundos. Deve ser tomada quente para que os efeitos sejam mais eficazes.
http://www.sempretops.com/saude/receita-de-cha-anti-gripal/
2- Em seguida, propõe que coletivamente, organizem as receitas em ordem alfabética, observando o título de cada uma delas. À medida que os grupos se apresentam, o professor afixa no quadro o texto da receita, colocando-os lado a lado.
OBS: Nesse momento é importante que o professor chame a atenção para as letras iniciais dos títulos e problematiza quando surgirem duas receitas com o mesmo título, propondo que a turma estabeleça os critérios de ordenação.
3- Com as receitas afixadas no quadro, o professor organiza a turma em grupos e orienta-os para a atividade de montagem de um livro de receitas. Para isso, propõe que:
1º grupo: A equipe deverá fazer a capa do livro: título, autores, ilustrações...
2º grupo: A equipe deverá organizar, em ordem alfabética, o sumário do livro.
3º grupo: A equipe deverá organizar o texto de 05 receitas e fazer a ilustração das mesmas.
4º grupo: A equipe deverá organizar o texto de 05 receitas e fazer a ilustração das mesmas.
5º grupo: A equipe deverá organizar o texto de 05 receitas e fazer a ilustração das mesmas.
OBS: Esse material poderá fazer parte da biblioteca da sala.
Livro: O Ensino da Leitura - Diane Mc Guinness. Editora Artmed (Capítulo 7: Fluência em leitura)
Ensinando a fazer escalda pé: http://www.mulherbeleza.com.br/estetica/escalda-pes-relaxa-estimula-a-circulacao-alivia-o-estresse-e-o-cansaco-acumulado/
Chás: http://boaforma.abril.com.br/dieta/dietas-de-emergencia/dieta-chas-488591.shtml
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de leitura da imagem e do texto, as discussões e sugestões de como combater a gripe, a discussão das questões apresentadas, a elaboração das listas e do sumário, somados às intervenções do professor, a auto-avaliação dele e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
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