Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CARNAVAL BAIANO: AXÉ E TRIO ELÉTRICO.

 

14/10/2010

Autor e Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno, na faixa etária dos cinco anos, poderá aprender a:

  • Localizar a Bahia no mapa do Brasil;
  • Conhecer a origem do carnaval baiano;
  • Identificar as principais características do carnaval baiano;
  • Diferenciar o carnaval da Bahia do carnaval de Olinda;
  • Comparar o Axé com o Afoxé;
  • Conhecer as fantasias utilizadas no carnaval baiano.
Duração das atividades
Quatro aulas, cada uma com quarenta minutos de duração.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noção do conceito de "carnaval".

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01 - Localizando a Bahia no mapa do Brasil.

1º MOMENTO: O professor proporá aos alunos  um estudo  sobre o carnaval baiano. Mas, antes de tudo, será necessário que eles  localizem a Bahia no mapa do Brasil. Para isso, antecipadamente, o professor deverá providenciar pelo menos quatro mapas do Brasil grandes e coloridos (quebra-cabeça). Em seguida, dividirá a turma na mesma quantidade de mapas disponíveis, solicitando que cada grupo cole o mapa em uma cartolina e recorte-o nas linhas que separam os estados, de modo que as partes se encaixem uma na outra.

2º MOMENTO: Depois de confeccionado o quebra cabeça, as peças  serão dispostas nas mesas e todos do grupos  poderão ajudar na montagem, com o desafio de localizarem a Bahia e o estado onde moram. No mapa, poderão constar as siglas dos estados ou não, como também o mesmo poderá ser dividido por regiões ou somente por estados, isto vai depender do grau de desafio que o professor irá propor.

http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=mapa%20do%20brasil%20estados&rlz=1R2SKPB_pt-BRBR383&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=wi&biw=1260&bih=535 

3º MOMENTO: Já com o mapa montado, o professor alertará para que todos prestem atenção na exata localização da Bahia e, apenas oralmente, fará comparações entre a Bahia e os demais estados, através de perguntas:

  • Se o Rio de Janeiro está aqui e o Rio Grande do Norte está aqui. De qual estado a Bahia está mais perto?
  • Se São Paulo está aqui e Minas Gerais está aqui. Qual estado está mais distante da Bahia?

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/brasil-mapas/ 

4º MOMENTO: Agora, o professor proporá às crianças que, observando o mapa do Brasil oficial exposto na parede, peguem algumas tarjas com os nomes dos estados dentro de uma caixa previamente confeccionada e tentem, por meio de comparação, colocar cada nome no seu devido lugar. Depois que os nomes estiverem distribuídos, o professor, junto com os alunos, irão averiguar se realmente cada tarja foi colocada adequadamente em seu lugar.

ATIVIDADE 02 - Descobrindo as origens do carnaval baiano.

1º MOMENTO: O professor solicitará que o grupo inicie uma pesquisa sobre o carnaval baiano, para que possam construir um painel fotográfico através de uma linha de tempo. Como se fosse um grande álbum fotográfico,  contendo fotos, gravuras, cronologicamente datadas e legendadas sobre a história do carnaval baiano (ver site para pesquisa). Abaixo, alguns tópicos que podem nortear o álbum:

1 - A folia dos negros na Baixa dos Sapateiros;

2 - O surgimento do trio elétrico na década de 50.

3 - O surgimento da Axé music.

Obs.: Obviamente o professor irá mediar todo o processo de elaboração e construção dessa linha de tempo, que irá representar a história do carnaval baiano.

http://www.redetec.org.br/inventabrasil/trioel.htm 

http://www.culturatododia.salvador.ba.gov.br/vivendo-polo.php?cod_area=1&cod_polo=124 

2º MOMENTO:  Agora, o professor apresentará para os alunos duas fotografias ampliadas: uma do primeiro trio elétrico e a outra de um  trio elétrico atual e lançará perguntas:

  • Quais as diferenças nas estruturas dos dois trios?
  • O que eles têm de semelhantes?
  • Por que será que teve está grande mudança nos trios elétricos?
  • Daria para uma banda se apresentar em cima do primeiro trio elétrico?
  • O que há de direfente nas estruturas dois dois trios?

http://andersondealmeida.blogspot.com/2009/07/60-anos-do-trio-eletrico-ganham.html 

http://anuncioexpress.net/trio-eletrico-carnaval/

3º MOMENTO: Chegou a vez de todos colocarem mãos à obra, isto é, o professor lançará a tarefa de, juntos, construírem um prquenino trio elétrico. Para isso terão, no entanto, que se organizarem em grupos: um grupo ficará responsável pelas rodas, outro pela carroceria superior, outro pela carroceria frontal, outro pela decoração carnavalesca do trio, enfim, todos trabalharão na realização desta maquete. Porém deverão, antecipadamente, efetuar o desenho do carro que será confeccionado.

http://www.gartic.com.br/words_gallery.php?word=trio+el%E9trico 

Obs.: Para a elaboração, construção e decoração do trio, pode-se usar: garrafas pet, caixas de pasta de dentes, sabonetes, sapatos, isopor, cartolina, papelão, tinta guache cores variadas, lápis, régua, cola, tesoura, papel crepon, lantejoulas, CD's, tecidos, cola colorida, palitos de picolé e de churrasco. 

ATIVIDADE 03 - Conhecendo as principais características do carnaval baiano.

 1º MOMENTO: O professor comunicará as crianças que assistam a um vídeo.

Video da cantora Daniela Mercury .no carnaval:  http://www.youtube.com/watch?v=V_b3aMxyYlg&feature=PlayList&p=7BC6DCB2C1655C98&index=0&playnext=1 

Depois, lançará alguns questionamentos: 

  •  De que trata o vídeo?
  •  Quem está cantando?
  •  Onde está cantando?
  •  Que tipo de música?
  •  É no Carnaval?
  •  Este estilo musical é de que estado do Brasil?
  •  Quem já foi ao carnaval da Bahia?
  • Quem gosta deste estilo musical?
  • Quem sabe cantar axé?

2º MOMENTO: O professor juntamente com as crianças fará uma pesquisa sobre o carnaval da Bahia, salientando os principais aspectos da festa, como a presença dos blocos carnavalescos, as vestimentas próprias do evento, o grande número de turistas presentes, o ritmo mais tocado (axé), a presença de grandes artistas, a importância deste evento para a economia do estado da Bahia. Enquanto a turma for trazendo o material, o professor deverá selecioná-lo e lê-lo na grande roda para as crianças. Depois deverão eleger quais dados serão expostos no mural da sala.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval_de_Salvador 

3º MOMENTO: Agora, o professor pedirá a turma que assista a outro vídeo.

Vídeo de apresentação de afoxé: http://www.youtube.com/watch?v=ZXzKnf_nMJg 

Após, lançará alguns questionamentos para os alunos:

  • Que tipo de música vocês acabaram de ouvir?
  • Alguém já tinha escutado algo parecido?
  • Vocês acham parecido com axé?
  • Quais as diferenças entre o afoxé e axé?
  • O que aparece nas imagens do vídeo?
  • De que assunto trata a letra da música?

4º MOMENTO: Aproveitando toda a discussão levantada pelo vídeo, o professor solicitará que as crianças façam uma pesquisa sobre o Afoxé. Segundo o site http://pt.wikipedia.org/wiki/Afox%C3%A9_(bloco) "O afoxé é também chamado de Candomblé de rua, é um cortejo de rua que sai durante o carnaval. Trata-se de uma manifestação afro-brasileira com raízes no povo iorubá, em que seus integrantes são vinculados a um terreiro de candomblé. O termo afoxé provém da língua iorubá. É composto por três termos: a, prefixo nominal; fo, significa dizer, pronunciar; xé, significa realizar-se. Segundo Antonio Risério, afoxé quer dizer o enunciado que faz acontecer. é um divertimento típico do Estado da Bahia; a dança, que é ligada ao camdonblé, acontece geralmente na época do carnaval, resgatando os principais aspectos ritmicos, linguísticos e religiosos da cultura africana. Já o axé é um gênerro musical nascido da união do afoxé, do forró, do maracatu e do frevo, é um ritmo tipicamente baiano, muito presente na época do carnaval, apesar de ter se espalhado pelo Brasil e pelo mundo com cantoras de sucesso como Daniela Marcury e Ivete Sangalo." 

Depois deverão elaborar e produzir cartazes expondo os ritmos AXÉ e AFOXÉ. Os cartazes poderão ser expostos na sala ou no mural da escola.

foto site acima

ATIVIDADE 04 - Conhecendo e construindo um "abadá".

1º MOMENTO: O professor mostrará algumas fotografias contendo trajes típicos de carnavais (do Rio de Janeiro, de Pernambuco, da Banhia...) e pedirá que as crianças especifiquem qual das fotografias exibe o "abadá", traje típico do carnaval baiano.  Depois disso, o professor solicitará que pesquisem a origem da palavra "abadá", que é um tipo de bata ou camisolão branco usado pelos mulçumanos que aqui aportaram com os escravos, a palavra é de origem africana, sendo trazida pelos negros malês para a Bahia. Também eram utilizados antigamente pelos lutadores de capoeira. Porém, o abadá atual não se assemelha muito ao traje original, é uma criação, com o intuito de substituir as antigas mortalhas, da década de 90, criada pelo designer Pedrinho da Rocha.

2º MOMENTO: Em seguida, o professora irá propor aos alunos que, juntos, confeccionem abadás. Para isso será avisado antecipadamente aos pais que, se possível, mandem uma camisa de manga, branca e de baixo custo. De posse das camisas, o professor, juntamente com as crianças, irá custumizar as camisas, transformando-as em abadás (site com dicas fáceis para se reformar abadás: http://carnaval.hlera.com.br/abadas.htm) . Depois disso, as crianças irão pintar, com tinta para tecido, seus abadás dando aquele toque pessoal e criativo.

http://fotowho.net/_kakazynha 

3º MOMENTO: Agora, é chegado o momento de "brincar carnaval baiano" na sala de aula. Ao som de músicas conhecidas de axé music, todos irão pular, dançar e cantar, imaginando que estão em pleno carnaval da Banhia. Este momento, se possível, poderá ser registrado por fotos ou filmagem.

Obs.: O professor deve ter cuidado ao selecionar as músicas utilizadas, no tocante à mensagem contida nas letras.  

Recursos Complementares
Avaliação

O aluno será avaliado:

  • Pelo conhecimento conquistado sobre o carnaval baiano;
  • Pela capacidade de fazer conexões entre o o assunto estudado e fatos do cotidiano;
  • Por sua expressão oral nos momentos de interação;
  • Pelo seu comprometimento na hora de realizar as atividades propostas.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Raquel, o que é isso? , São Paulo - disse:
    rah_raquell@hotmail.com

    13/02/2012

    Quatro estrelas

    muito legal!


  • cristiane bernardo do nascimento, escola municipal monteiro lobato , Bahia - disse:
    tianebernad@hotmail.com

    15/02/2011

    Cinco estrelas

    amei a metodologia proposta para se trabalhar carnaval nota 10 para os autores.agradeço desde ja pela iniciativa a qual ajudara os professores a nortearem suas ideias de aperfeiçoamento das aulas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.