14/10/2010
Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
O aluno, na faixa etária de cinco anos, poderá aprender a:
Noção do conceito de "carnaval".
ATIVIDADE 1 - Localizar o Maranhão na região Nordeste.
1º MOMENTO: O professor combinará com as crianças de iniciarem um estudo sobre o carnaval maranhense, uma das festas mais alegres e bonitas do nosso país. Entretanto, será necessário que eles identifiquem onde se localiza o estado do Maranhão na região Nordeste. Então, o professor pedirá aos alunos que observem atentamente o mapa do Brasil, que estará dividido por regiões.
2º MOMENTO: Em seguida, o professor lançará alguns questionamentos:
3º MOMENTO: O professor entregará para cada aluno um mapa do Brasil dividido por regiões e pedirá a todos que, observando o mapa do país exposto, pintem o mapa por regiões, apenas tomando o cuidado de pintar cada região de uma cor diferente da outra. Quando todos tiverem acabado, o professor irá, juntamente com a turma, recortar o mapa e confeccionar um quebra-cabeça.
4º MOMENTO: O professor mostrará o mapa do Maranhão, identificando a Capital, São Luís, e localizando os Lençóis Maranhense. A pesquisa poderá ser feita na carta cartográfica, globo terrestre ou Google Earth.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/brasil-mapas/mapa-do-maranhao.php
ATIVIDADE 2 - Conhecendo o Maranhão
1º MOMENTO : O professor solicitará como atividade de casa uma pesquisa sobre a origem do Maranhão, evidenciando sua bandeira, pratos tipicos, festas culturais e pontos turisticos, para tanto os alunos deverão contar com ajuda dos seus familiares, salientando os meios de informação como internet, revistas e livros.
2º MOMENTO: Já com o fruto da pesquisa em mãos, o professor irá dividir a turma em grupos, sendo que cada grupo ficará encarregado de abordar um determinado aspecto da cultura maranhense, construindo um cartaz com fotos para facilitar o entendimento. No transcorrer das apresentações, o professor deverá lançar questionamentos para as crianças a fim de fazer elas refletirem sobre os conhecimentos adquiridos durante a pesquisa.
Obs.: A pesquisa poderá ser realizada através do site http://pt.wikipedia.org/wiki/Maranh%C3%A3o que fala sobre a história do Maranhão.
http://www.quatrocantos.com/clipart/bandeiras/bandeira/bandeiras_estados.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Lencois_Maranhenses_3.jpg fotos da Faixada e dos Lençois Maranhense
ATIVIDADE 3 - O que é Tambor de Crioula.
1º MOMENTO: O professor explicará aos aos alunos que deverão fazer uma pesquisa em casa, auxiliados pelos pais, sobre o Tambor de Crioula e que, por meio desta pesquisa, deverão, ainda com a ajuda dos pais, responder algumas perguntas básica sobre essa dança maranhense. Também pedirá que tragam as fotos que encontrarem sobre o tema da pesquisa.
2º MOMENTO: O professor, na aula seguinte, começará a fazer perguntas sobre a atividade pedida:
E assim, dialogando com as crianças, o professor irá saber se elas conseguiram, de fato, cumprir a tarefa, bem como tomar parte das informações obtidas, além, obviamente, de fazer cada criança oralizar e, automaticamente, socializar saberes. No fim, o professor fará uma explicação sobre a dança em questão, condensando o material conquistado pelos alunos.
De acordo com o site http://pt.wikipedia.org/wiki/Tambor_de_crioula Tambor de crioula ou punga é uma dança de origem africana praticada por descendentes de escravos africanos no estado brasileiro do Maranhão, em louvor a São Benedito, um dos santos mais populares entre os negros. É uma dança alegre, marcada por muito movimento dos brincantes e muita descontração.
3º MOMENTO: O professor irá sugerir uma exposicão da pesquisa realizada, a qual deverá ser colocada no mural da escola, explicando, com detalhes, as informações sobre essa tão alegre e encantadora dança. Para isso, a turma será dividida em grupos, ficando cada um encarregado por determinada atividade. Por exemplo, um grupo irá dar o acabamento na cartolina onde serão colodas as fotos, rasgando as extremidades da cartolina, outro grupo se encarregará de colar as fotografias nos cartazes, enquanto outro grupo irá escrever as legendas, e o outro grupo irá se responsabilizar pela montagem da exposição no mural.
ATIVIDADE 4 - Comparando a dança Tambor de Crioula com o Bumba Meu Boi.
1º MOMENTO: O professor pedirá a todos que assistam a quatro vídeos muito interessantes: os dois primeiros sobre o Tambor de Crioula e os dois restantes sobre o Bumba Meu Boi, outra dança típica do povo maranhense.
http://www.youtube.com/watch?v=SRCjJBusmfw&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=q76DHuGunJg&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=07UTOrhONH0
http://www.youtube.com/watch?v=kuqd9Itrtn8&feature=related
2º MOMENTO: Após a exibição dos vídeos, o professor levantará questionamentos sobre os vídeos assistidos:
3º MOMENTO: Aproveitando a oportunidade, o professor pesquisará com as crianças a origem do Bumba Meu Boi, compartilhando com elas algumas informações básicas.
De acordo com o site abaixo da Wikipedia - A essência da lenda enlaça a sátira, a comédia, a tragédia e o drama, e demonstra sempre o contraste entre a fragilidade do homem e a força bruta de um boi. Esta essência se originou da lenda de Catirina e Pai Francisco, origem nordestina, que sofreu adaptação à realidade amazônica. boi-bumbá ou pavulagem; em Pernambuco é boi-calemba ou bumbá; no Ceará é boi-de-reis, boi-surubim e boi-zumbi; na Bahia é boi-janeiro, boi-estrela-do-mar, dromedário e mulinha-de-ouro; no Paraná, em Santa Catarina, é boi-de-mourão ou boi-de-mamão; em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Cabo Frio e Macaé (em Macaé a o famoso boi do Sadi) é bumba ou folguedo-do-boi; no Espírito Santo é boi-de-reis; no Rio Grande do Sul é bumba, boizinho, ou boi-mamão; em São Paulo é boi-de-jacá e dança-do-boi.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Bumba_meu_boi)
http://escafandro.blogtv.uol.com.br/2008/06/06/sapateia-nordeste
4º MOMENTO: O professor, agora, irá apresentar fotografias de algumas fantasias, explicando para as crianças que são típicas do carnaval maranhense, como Cruz-Diabo, figura de um diabo espantoso, com máscara de chifre, usando camisolão vermelho e preto com mangas compridas e gola larga, tendo no peito uma cruz. Depois o camisolão foi substituído por roupa de meia toda vermelha, bem coladinha, com máscara do diabo empunhando um lança tridente. Embora exista em vários estados do Brasil, só no Maranhão é conhecido pelo nome de fofão. A fantasia consiste em um largo macacão de chita ou de seda com guizos nas extremidades da gola, das mangas e das pernas e uma horripilante máscara de borracha ou de papel machê com bocarra e calombos na fronte e bochechas.
(http://cmfolclore.sites.uol.com.br/velhoscarnavais.htm)
http://www.cultura.ma.gov.br/portal/sede/index.php?page=noticia_extend&loc=sede&id=118
5º MOMENTO: O professor deverá propor a elaboração e montagem da dança Tambor de Crioula. Para a montagem, poderá ser utilizado um CD com músicas utilizadas no Tambor de Crioula, porém, caso seja possível, seria interessante a presença de um músico para tocar o tambor, pois daria muito mais "ritmo" a apresentação. Outra preocupação deverá ser o figurino, meninas usam saias rodadas longas e estampadas, meninos de calça, camisa estampada e chapéu. Os movimentos deverão ser livres, as crianças tendo a liberdade de criarem sua propria coreografia.
O aluno será avaliado:
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
15/06/2012
Cinco estrelaslegall APREDIR MUITO SOBRE O MARANHAO GOSTEI DEMAIS DELE E MUITO MAIS DA CULTURA
04/11/2010
Quatro estrelasMuito boa sua aula, você foi capaz de contextualizar os diversos temas e para as crianças nessa faixa etária que gostam de fantasiar deve ter sido um sucesso! Parabéns!