Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O FESTIVAL DE PARINTINS.

 

13/10/2010

Autor e Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno, na faixa etária de cinco anos, poderá aprender a:

  • Localizar Parintins na região amazônica;
  • Conhecer a cultura da região;
  • Conhecer a origem do festival de Parintis;
  • Conhecer uma entoada;
  • Conhecer algumas fantasias utilizadas no festival de Parintins;
  • Comparar o boi Garantido com o boi Caprichoso;
  • Conhecer a arte plumária.

Duração das atividades
Quatro aulas, cada uma com quarenta minutos de duração.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noção do conceito de "carnaval".

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 - Conhecendo a cidade de Parintins.

1º MOMENTO: O/a professor/a combinará com as crianças um estudo interessante sobre o festival de Parintins. Inicialmente, apresentará um mapa grande do Estado do Amazonas, pedindo aos alunos que, através de uma cuidadosa observação, identifiquem a cidade de Parintins. Durante a atividade o/a professor/a poderá dar dicas de localização, letra inicial igual ao nome de alguma criança. O/a professor/a poderá lançar algumas perguntas, tais como:

  • Parintins fica perto de que outras cidades?
  • Parintins fica perto de Manaus?
  • Existe algum rio perto da cidade de Parintins?
  • Parintins é maior ou menor que Manaus?

http://www.embracat.org/AMAZONAS-CAT.htm 

O mapa deverá ficar afixado no mural da sala para que as crianças tenham acesso a carta cartográfica.

2º MOMENTO: O/a professor/a deverá solicitar como tarefa de casa uma pesquisa sobre a cidade de Parintins, elegendo alguns pontos como: sua história, geografia, relevo, clima, vegetação, pesca, agricultura, transportes, cultura, comidas tipicas, artesanato e festas típicas.

3º MOMENTO: Quando as crianças estiverem com o resultado da pesquisa em mãos, o professor pedirá que elas se agrupem e conversem, trocando informações sobre o objeto pesquisado. Em seguida, o professor com as crianças construírão um texto coletivo, condensando os saberes obtidos acerca da cidade de Parintins.

http://www.clubedatoada.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=352&Itemid=201

Segundo o site acima citado Parintins é um município brasileiro  do estado do Amazonas. Com uma população de 107.250 mil habitantes, se configura como a segundo maior cidade do estado e um dos pontos turísticos mais importantes da Amazônia. Trata-se de um dos principais Patrimônios Culturais e Festivais da América Latina devido ao Festival Folclórico de Parintins.Todos os anos ocorre o tradicional Festival Folclórico de Parintins, com o desfile dos bois Caprichoso e Garantido . Sua padroeira é Nossa Senhora do Carmo. O festival é uma manifestação folclórica conhecida no Norte do país como Boi Bumbá. Está localizada à margem direita do rio Amazonas, na ilha Tupinambarana.

As fotos abaixo foram retiradas do site http://www.clubedatoada.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=352&Itemid=201 

Foto do festival de Parintins 

 

Foto da Bandeira de Parintins

ATIVIDADE 2: Comparando Boi Garantido com Boi Caprichoso.

1 MOMENTO:  O/a professor/a fixará na parede dois cartazes (um azul, representando o Boi Caprichoso e um vermelho, representando o Boi garantido), os quais terão dados a serem preenchidos, tipo: data de fundação, cor, quantidade de títulos, entre outros. Em seguida, pedirá às crianças que o ajudem, através da leitura coletiva de um texto informativo, a preencher corretamente os dados dos dois cartazes. E assim, o professor lerá calmamente o texto e, simultaneamenrte, completará os cartazes com os dados necessários. Ao término no preenchimento, o professor levantará alguns questionamentos, como:

  • Qual o Boi mais velho?
  • Qual o Boi que foi mais vezes campeão?

http://www.emtempo.com.br/site/conteudo.php?not=1303 

http://nmarieroses.blogspot.com/2008_06_01_archive.html 

2º MOMENTO - Agora, o professor pedirá a turma que assista aos seguintes vídeos atenciosamente.

Videos do festival de Parintins - Boi Garantido

http://www.youtube.com/watch?v=7T_xi2LXreg 

http://www.youtube.com/watch?v=QZ3QCXpgTlo&feature=related 

Videos do Festival de Parintins - Boi Caprichoso

http://www.youtube.com/watch?v=2kyM2dCRfbA&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=IOmMmQZOGD0&feature=related 

Logo em seguida, fará algumas perguntas sobre o que assistiram:

  • De que trata o primeiro vídeo?
  • O que as pessoas estão fazendo em cada vídeo?
  • Como elas estão vestidas?
  • Como elas se apresentam?
  • O que há de parecido entre os vídeos?
  • O que há de diferente?

ATIVIDADE 3: ARTE PLUMÁRIA

1º MOMENTO: O professor mostrará várias fotografias de peças decoradas por plumas, aproveitando a oportunidade para passar mais informações sobre a arte plumária. Existem informações importantes no site: http://www.mundoeducacao.com.br/artes/a-arte-plumaria.htm

2º MOMENTO: Fazendo arte plumária. O professor ensinará as crianças a tingirem as penas da galinha.

  1. Pegar penas de galinha na avicultura.
  2. Selecionar as penas e lavar.
  3. Secar as penas dentro de um saco de algodão ou dentro de um lençol.
  4. Tingir as penas com anelina e álcool.
  5. Colocar as penas para secar dentro de um saco de algodão ou dentro de um lençol.                                                                                                     

http://portuguese.alibaba.com/product-free-img/dyed-feathers-217806530.html 

http://www.flickr.com/photos/28659481@N03/2723007990/ 

2º MOMENTO:  Cada grupo terá a liberdade de escolher sua produção: máscaras, petecas, braceletes, brincos, colar, cocar ou outros adornos. O/a professor/a deverá organizar a sala para a elaboração e confeccão dos objetos, disponibilizando os materiais: penas coloridas, cola, tesoura, cartolina, barbante, linha, agulha, tecidos, tiaras, jornal, lantejoulas, papel laminado, tinta guache, caixas e embalagens diversas.

Máscara de arte plumária

Foto Profa. Ms. Nayde Solange Garcia Fonseca

ATIVIDADE 4: Exposição do material.

1º MOMENTO: O/a professor/a deverá propor uma dança com um boi, para tanto o grupo poderá confeccionar um boi , que poderá ser de caixa de papelão. Depois o grupo  escolherá uma cor para o boi, em seguida a turma irá selecionar uma música para animar a dança. O grupo poderá escolher um figurino que poderá ser decorado com as penas coloridas.

2º MOMENTO: O/a professor/a juntamente com os alunos montarão uma exposição para divulgarem o trabalho realizado. Para tanto deverão elaborar os convites e divulgar a exposição com cartazes espalhados pela escola.

Recursos Complementares
Avaliação

O aluno será avaliado:

  • Pelo conhecimento adquirido sobre o festival de Parintins;
  • Por seu desempenho na realização das atividasdes;
  • Pela sua oralidade no  momento de perguntar ou contribuir durante todo o processo.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.