06/10/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Construção do espaço: os territórios e os lugares |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Ensino Médio | Geografia | Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas |
Saibam identificar os elementos químicos na tabela periódica.
Para esta aula, os alunos devem trazer os seguintes produtos: sal, açúcar, óleo diesel, gasolina, 01 pedaço de alumínio e 01 estanho.
Mostre aos alunos dois recipientes sem identificação. Um deve conter açucar, outro sal. Pergunte a eles que produtos estão contidos nos recipientes. A identificação deve ocorrer pelo paladar (gosto doce ou salgado). Explique que há duas situações em que as coisas são comuns.Conhecer os produtos e não saber identificar dados que apresentam aspectos semelhantes.
2ª etapa: Repita a ação com outros dois recipientes. Um recipiente deve conter óleo diesel e em outro gasolina. É pela aparência que os produtos devem ser identificados.
3ª etapa: Mostre um pedaço de alumínio e um pedaço de estanho e peça que os identifiquem. Certamente o farão pelo tato e pela visão. Explique que foi possível identificá-los porque o alumínio é mais claro e prateado enquanto o estanho é mais escuro e amarelado. Informe também que para a identificação de todos os produtos não utilizaram método especial, apenas o que diz respeito às propriedades organolépticas e que estas não devem ser desprezadas na identificação das substâncias.
4ª etapa: Diga-lhes que se estiverem de posse de um frasco que contém cloreto de potássio e em outro cloreto de sódio, os dois produtos no estado físico de pó branco, não apresentando cheiro será um impedimento para que sejam identificados pois não será possível prová-los. Nestas circunstâncias as propriedades organolépticas não são úteis pois, algumas propriedades só podem ser aferidas através de sofisticados equipamentos.
Como diferenciar o cloreto de sódio do cloreto de potássio? Explique a eles que se pode obter a resposta utilizando-se de uma das propriedades organolépticas (visão). Basta misturar um pouco de álcool a eles e colocar fogo. A chama do sódio tem cor de laranja e a do potássio violeta.
Explique à turma que denominamos substância química os átomos ligados entre si (moléculas).
Substâncias simples: são aquelas formadas por um único tipo de elemento químico. Exemplo: O3, H2, O2, P4, Cl2, etc..
Substâncias puras: é a substância (ou composto) que apresenta exclusivamente partículas (moléculas ou aglomerados) quimicamente iguais. Exemplo: Na água destilada há somente moléculas da substância água (H2O).
Na sala de aula, explique aos alunos que, como vimos anteriormente, é possível identificar um pedaço de alumínio pelo seu aspecto e desde que se conheça suas propriedades. Sabe-se que é perfeitamemte possível descobrir se um objeto é de alumínio ou de aço pelo brilho. Proponha aos alunos o desenvolvimento desta atividade cujo objetivo é identificar e caracterizar substâncias puras ou simples. Há duas opções para que se possa desenvolver a atividade:
Na sala de aula: Organize os alunos em duplas. Entregue cópias do texto "Substâncias Puras ou simples? Entenda essa classificação". Link http://educacao.uol.com.br/quimica/ult1707u46.jhtm .
No laboratório de informática, os alunos podem ocupar os computadores disponíveis e acessar o link indicado acima.
Roteiro: Solicite que façam a leitura do texto, discutam sobre o assunto, anotem o fruto das interações no caderno, criem um blog e disponibilizem as informações.
A partir desta atividade os alunos podem identificar e reconhecer as propriedades do alumínio. Organize-os no laboratório de informática de maneira que ocupem os computadores disponíveis. A simulação a ser manuseada está disponível no link abaixo apresenta o processo de produção de latinhas de refrigerante. Eles devem se orientar pelo roteiro. Roteiro: acessar, navegar e responder as indagações presentes na própria simulação. Fazer anotações no caderno posteriormente a utilizem para desenvolver a Catarse.
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=12490
Na sala de aula, organize os alunos em duplas e explique sobre as propriedades organolépticas. Para que saibam relacionar as propriedades dos objetos como o alumínio e ainda identificar as características das propriedades organolépticas explique que as propriedades específicas podem ser classificadas em três grupos:
Propriedades físicas: é todo o aspecto de um objeto ou de uma substância que pode ser medido ou percebido sem mudar sua identidade;
Propriedades químicas: é uma propriedade qualificada das substâncias, ou seja, varia de substância para substância, seja ela simples (elemento) ou não (composto). Seria, por assim dizer, uma propriedade acidental e não essencial.
Propriedades organolépticas: características de uma substância que podem ser percebidas com nossos sentidos.
Explique também que as características das propriedades organolépticas são: visão, cor, brilho, olfato, odor, tato, paladar e audição. Embora as propriedades organolépticas sejam úteis, não se deve em hipótese alguma cheirar ou provar substâncias desconhecidas dado que podem colocar a vida em risco. Roteiro: Concluida as explicações peça que leiam o texto e discutam nas duplas sobre o assunto. Esta ação deve servir de subsídio para que construam a atividade da Catarse.
Link: http://educacao.uol.com.br/quimica/ult1707u54.jhtm
No laboratório de informática os alunos devem ocupar os computadores disponíveis para desenvolver esta atividade cujo objetivo é identificar as características das propriedades organolépticas. Roteiro: pesquisar nos sites indicados abaixo sobre
Conceito, características de substâncias:
Link: http://www.worldlingo.com/ma/enwiki/pt/Physical_property
Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Propriedade_qu%C3%ADmica
Link: http://dicasdequimica.vilabol.uol.com.br/subst_pur_mist.html
Link: http://www.brasilescola.com/quimica/mistura-e-substancias-puras.htm
Link: http://www.algosobre.com.br/quimica/substancias-puras-e-misturas.html
Link: http://educacao.uol.com.br/quimica/ult1707u46.jhtm
Propriedades organolépticas:
Link: http://menuexperimental.blogspot.com/2010/05/propriedades-organolepticas.html
Link: http://petro.rc.unesp.br/mineralogia/prop_organolepticas.pdf
Link: http://pt.wikilingue.com/es/Propriedade_organoléptica
Link: http://www.conhecendoamadeira.com/articles/101/1/Propriedades-organolepticas/Page1.html
Link: http://educacao.uol.com.br/quimica/ult1707u54.jhtm
Finalizada a pesquisa, construir mapas conceituais (incluir exemplos de substâncias e propriedades organolépticas). Se necessário explique aos alunos o que é mapa conceitual, seu significado e os procedimentos para sua elaboração.
Para contribuir disponibilizamos um tutorial no link abaixo.
Link: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/
Esta atividade tem como objetivo identificar as propriedades, físicas, químicas e organolépticas. Deve ser desenvolvida no laboratório de informática com os alunos organizados em equipes de quatro pessoas. Roteiro: Copiar do quadro as questões abaixo, acessar sites e ou utilizar livros para desenvolver a ação. Após desenvolver as atividades os alunos devem criar blog e inserir os resultados da pesquisa.
Questões a serem pesquisadas e respondidas:
1) O que são propriedades organolépticas? R: Propriedades organolépticas são aquelas identificadas por meio da intervenção direta dos nossos sentidos.
2) O que são propriedades físicas? R: Estas resultam da análise de fenômenos físicos.
3) O que são propriedades químicas? R: São aquelas que resultam da análise de fenômenos químicos.
Para criar o blog disponibilizamos um tutorial no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013567.pdf
Ciências: Nesta disciplina pode-se a partir dos diferentes produtos disponíveis na cantina da escola explorar sobre consumo da coxinha, refrigerantes, salgadinhos como (chips) e sua influência na saúde dos adolescentes.
Biologia: tratar da questão do consumo de refeições que contém excesso de sal e ou açúcar pelos caminhoneiros que a cada dia se utilizam de diferentes locais para se alimentar. Pode-se explorar sobre doenças como a diabetes, colesterol, pressão alta, etc.
Tendo como base as informações, interações com e na simulação, leituras dos textos e desenvolvimento das atividades, solicite aos alunos que criem Quizzes contendo questões sobre propriedades químicas, propriedades físicas e propriedades organolépticas. Quizzes ou Quiz se constituem de uma série de perguntas (geralmente de múltipla escolha) que tendem a revelar algum tipo de resultado relativo a diferentes tipos de categorias de análise (pessoa, objeto e ou situação). Podem se questões de múltiplas escolhas, que abordem determinado tipo de propriedade ou ainda exemplos para serem identificados. Para saber sobre Quizzes acesse o blog do Professor Marco no endereço: http://quizzesnaeducacao.blogspot.com/
Professor faça um convite aos seus alunos para que elaborem e apresentem palestras sensibilizando a comunidade a implementar ações ecológicas com as latinhas de alumínio orientando o não-uso, re-uso e reciclagem do alumínio. Os alunos podem iniciar a ação posteriormente, convidar e sensibilizar a comunidade para que participem. Eles podem pesquisar se na cidade há instituições que possam ser parceiras nessa ação (empresas, prefeitura, organizações não-governamentais/ONG). Os textos produzidos pelos alunos podem ser utilizados nas campanhas ambientais destas instituições.
Nome | Tipo |
---|---|
O processo do alumínio | Animação/simulação |
Link: http://www.periodictable.com/Ref/013/index.html
Link: http://www.mundovestibular.com.br/articles/3268/1/PROPRIEDADE-ORGANOLEPTICAS/Paacutegina1.html
Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Propriedade_organoléptica
Há informações sobre as propriedades organolépticas da madeira.
Link: http://www.conhecendoamadeira.com/articles/101/1/Propriedades-organolepticas/Page1.html http://www.educacao.te.pt/jovem/index.jsp?p=115&idArtigo=5908
Neste site os alunos encontram exercícios.
Link: http://www.varginha.cefetmg.br/varginhaOLD/galerias/Arquivos_Varginha/Apostilas/QUIMICA.pdf
Consideramos que a avaliação deve ser formativa, diagnóstica e processual. Sugerimos alguns critérios que podem auxiliar no desenvolvimento do processo.
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