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O alumínio e as propriedades organolépticas

 

06/10/2010

Autor e Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Ensino Médio Geografia Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar e caracterizar substâncias
  • Identificar as características das propriedades organolépticas
  • Reconhecer as propriedades do alumínio
Duração das atividades
De 3 a 5 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saibam identificar os elementos químicos na tabela periódica.

Estratégias e recursos da aula

Para esta aula, os alunos devem trazer os seguintes produtos: sal, açúcar, óleo diesel, gasolina, 01 pedaço de alumínio e 01 estanho.

Mostre aos alunos dois recipientes sem identificação. Um deve conter açucar, outro sal. Pergunte a eles que produtos estão contidos nos recipientes. A identificação deve ocorrer pelo paladar (gosto doce ou salgado). Explique que há duas situações em que as coisas são comuns.Conhecer os produtos e não saber identificar dados que apresentam aspectos semelhantes.

2ª etapa: Repita a ação com outros dois recipientes. Um recipiente deve conter óleo diesel e em outro gasolina. É pela aparência que os produtos devem ser identificados.

3ª etapa: Mostre um pedaço de alumínio e um pedaço de estanho e peça que os identifiquem. Certamente o farão pelo tato e pela visão. Explique que foi possível identificá-los porque o alumínio é mais claro e prateado enquanto o estanho é mais escuro e amarelado. Informe também que para a identificação de todos os produtos não utilizaram método especial, apenas o que diz respeito às propriedades organolépticas e que estas não devem ser desprezadas na identificação das substâncias.

4ª etapa: Diga-lhes que se estiverem de posse de um frasco que contém cloreto de potássio e em outro cloreto de sódio, os dois produtos no estado físico de pó branco, não apresentando cheiro será um impedimento para que sejam identificados pois não será possível prová-los. Nestas circunstâncias as propriedades organolépticas não são úteis pois, algumas propriedades só podem ser aferidas através de sofisticados equipamentos.

Como diferenciar o cloreto de sódio do cloreto de potássio? Explique a eles que se pode obter a resposta utilizando-se de uma das propriedades organolépticas (visão). Basta misturar um pouco de álcool a eles e colocar fogo. A chama do sódio tem cor de laranja e a do potássio violeta.

Explique à turma que denominamos substância química os átomos ligados entre si (moléculas).

Substâncias simples: são aquelas formadas por um único tipo de elemento químico. Exemplo: O3, H2, O2, P4, Cl2, etc..

Substâncias puras: é a substância (ou composto) que apresenta exclusivamente partículas (moléculas ou aglomerados) quimicamente iguais. Exemplo: Na água destilada há somente moléculas da substância água (H2O).

Atividade 1

Na sala de aula, explique aos alunos que, como vimos anteriormente, é possível identificar um pedaço de alumínio pelo seu aspecto e desde que se conheça suas propriedades. Sabe-se que é perfeitamemte possível descobrir se um objeto é de alumínio ou de aço pelo brilho. Proponha aos alunos o desenvolvimento desta atividade cujo objetivo é identificar e caracterizar substâncias puras ou simples. Há duas opções para que se possa desenvolver a atividade:  

Na sala de aula: Organize os alunos em duplas. Entregue cópias do texto "Substâncias Puras ou simples? Entenda essa classificação". Link http://educacao.uol.com.br/quimica/ult1707u46.jhtm .

No laboratório de informática, os alunos podem ocupar os computadores disponíveis e acessar o link indicado acima.

Roteiro: Solicite que façam a leitura do texto, discutam sobre o assunto, anotem o fruto das interações no caderno, criem um blog e disponibilizem as informações.  

Atividade 2

A partir desta atividade os alunos podem identificar e reconhecer as propriedades do alumínio. Organize-os no laboratório de informática de maneira que ocupem os computadores disponíveis. A simulação a ser manuseada está disponível  no link abaixo apresenta o processo de produção de latinhas de refrigerante. Eles devem se orientar pelo roteiro. Roteiro: acessar, navegar e responder as indagações presentes na própria simulação. Fazer anotações no caderno posteriormente a utilizem para desenvolver a Catarse.

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=12490 

O processo do alumínio 

Na sala de aula, organize os alunos em duplas e explique sobre as propriedades organolépticas. Para que saibam relacionar as propriedades dos objetos como o alumínio e ainda identificar as características das propriedades organolépticas explique que as propriedades específicas podem ser classificadas em três grupos:

Propriedades físicas: é todo o aspecto de um objeto ou de uma substância que pode ser medido ou percebido sem mudar sua identidade;

Propriedades químicas: é uma propriedade qualificada das substâncias, ou seja, varia de substância para substância, seja ela simples (elemento) ou não (composto). Seria, por assim dizer, uma propriedade acidental e não essencial.

Propriedades organolépticas: características de uma substância que podem ser percebidas com nossos sentidos.

Explique também que as características das propriedades organolépticas são: visão, cor, brilho, olfato, odor, tato, paladar e audição. Embora as propriedades organolépticas sejam úteis, não se deve em hipótese alguma cheirar ou provar substâncias desconhecidas dado que podem colocar a vida em risco. Roteiro: Concluida as explicações peça que leiam o texto e discutam nas duplas sobre o assunto. Esta ação deve servir de subsídio para que construam a atividade da Catarse.

Link: http://educacao.uol.com.br/quimica/ult1707u54.jhtm 

Atividade 3

No laboratório de informática os alunos devem ocupar os computadores disponíveis para desenvolver esta atividade cujo objetivo é identificar as características das propriedades organolépticas. Roteiro: pesquisar nos sites indicados abaixo sobre

Conceito, características de substâncias

Link: http://www.worldlingo.com/ma/enwiki/pt/Physical_property   

Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Propriedade_qu%C3%ADmica 

Link: http://dicasdequimica.vilabol.uol.com.br/subst_pur_mist.html  

Link: http://www.brasilescola.com/quimica/mistura-e-substancias-puras.htm 

Link: http://www.algosobre.com.br/quimica/substancias-puras-e-misturas.html 

Link: http://educacao.uol.com.br/quimica/ult1707u46.jhtm 

Propriedades organolépticas: 

Link: http://menuexperimental.blogspot.com/2010/05/propriedades-organolepticas.html 

Link: http://petro.rc.unesp.br/mineralogia/prop_organolepticas.pdf 

Link: http://pt.wikilingue.com/es/Propriedade_organoléptica      

Link: http://www.conhecendoamadeira.com/articles/101/1/Propriedades-organolepticas/Page1.html 

Link: http://educacao.uol.com.br/quimica/ult1707u54.jhtm 

Finalizada a pesquisa, construir mapas conceituais (incluir exemplos de substâncias e propriedades organolépticas). Se necessário explique aos alunos o que é mapa conceitual, seu significado e os procedimentos para sua elaboração.

Para contribuir disponibilizamos um tutorial no link abaixo.

Link: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/      

Atividade 4

Esta atividade tem como objetivo identificar as propriedades, físicas, químicas e organolépticas. Deve ser desenvolvida no laboratório de informática com os alunos organizados em equipes de quatro pessoas. Roteiro: Copiar do quadro as questões abaixo, acessar sites e ou utilizar livros para desenvolver a ação. Após desenvolver as atividades os alunos devem criar blog e  inserir os resultados da pesquisa.

Questões a serem pesquisadas e respondidas: 

1) O que são propriedades organolépticas? R: Propriedades organolépticas são aquelas identificadas por meio da intervenção direta dos nossos sentidos.

2)  O que são propriedades físicas? R: Estas resultam da análise de fenômenos físicos.

3)  O que são propriedades químicas? R: São aquelas que resultam da análise de fenômenos químicos.

Para criar o blog disponibilizamos um tutorial no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013567.pdf 

Ciências: Nesta disciplina pode-se a partir dos diferentes produtos disponíveis na cantina da escola explorar sobre consumo da coxinha, refrigerantes, salgadinhos como (chips) e sua influência na saúde dos adolescentes.   

Biologia: tratar da questão do consumo de refeições que contém excesso de sal e ou açúcar pelos caminhoneiros que a cada dia se utilizam de diferentes locais para se alimentar. Pode-se explorar sobre doenças como a diabetes, colesterol, pressão alta, etc.

Catarse

Tendo como base as informações, interações com e na simulação, leituras dos textos e desenvolvimento das atividades, solicite aos alunos que criem Quizzes contendo questões sobre propriedades químicas, propriedades físicas e propriedades organolépticas. Quizzes ou Quiz se constituem de uma série de perguntas (geralmente de múltipla escolha) que tendem a revelar algum tipo de resultado relativo a diferentes tipos de categorias de análise (pessoa, objeto e ou situação). Podem se questões de múltiplas escolhas, que abordem determinado tipo de propriedade ou ainda exemplos para serem identificados. Para saber sobre Quizzes acesse o blog do Professor Marco no endereço: http://quizzesnaeducacao.blogspot.com/   

Professor faça um convite aos seus alunos para que elaborem e apresentem palestras sensibilizando a comunidade a implementar ações ecológicas com as latinhas de alumínio orientando o não-uso, re-uso e reciclagem do alumínio. Os alunos podem iniciar a ação posteriormente, convidar e sensibilizar a comunidade para que participem. Eles podem pesquisar se na cidade há instituições que possam ser parceiras nessa ação (empresas, prefeitura, organizações não-governamentais/ONG). Os textos produzidos pelos alunos podem ser utilizados nas campanhas ambientais destas instituições.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
O processo do alumínio Animação/simulação
Recursos Complementares
Avaliação

Consideramos que a avaliação deve ser formativa, diagnóstica e processual. Sugerimos alguns critérios que podem auxiliar no desenvolvimento do processo.

  • Participaram da atividade inicial, discutiram a questão? Colaboraram com os colegas? Contribuíram?
  • Participaram e contextualizaram o tema de forma a contribuírem para o desenvolvimento geral da aula?
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