20/10/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conhecer a dinâmica geral do badminton;
Conhecer em linhas gerais a origem do badminton;
Vivenciar possibilidades de variações do badminton;
Ampliar o acervo pessoal e coletivo acerca das manifestações esportivas existentes.
Não são necessários conhecimentos prévios específicos sobre esta temática.
Iniciar a aula convidando a turma para aprender um esporte diferente chamado badminton. Perguntar se eles já ouviram falar ou se já assistiram na TV. Em seguida, apresentar os seguintes vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=v6vJOjaCxOMA
http://www.youtube.com/watch?v=BV1-43kHD7A
(Acessos em 17/09/2010).
Após a apresentação dos vídeos, explicar que trata-se de um esporte normalmente disputado em quadras cobertas, sendo a quadra dividida por uma rede. O jogo pode ser disputado em duplas ou individual. Seu objetivo é, usando a raquete, rebater uma peteca sobre a rede para a quadra do adversário, sem deixá-la tocar no chão. Aquele que deixar a peteca cair dentro do seu lado da quadra, ou rebate-la para fora da quadra, perde a jogada. Se o jogador (ou parceiro) que ganha a jogada for o que a iniciou, então marca-se um ponto e começa uma nova jogada; se não, passa a ser o adversário quem dá o saque, e é esse que ganha o ponto (igual às atuais regras do Volei, onde os pontos são corridos). O primeiro jogador a atingir 21 pontos ganha o jogo.
Neste momento, o professor poderá explicar à turma que as práticas corporais em geral, e os esportes em particular, são criados em diferentes momentos históricos e atendendo a algum tipo de interesse e necessidade. No caso do badminton, alguns estudos mostram que sua origem se deu na Grécia onde era chamado tamborete e peteca. Era jogado por adultos e crianças e o objetivo era rebater a peteca com um taco. Na Índia, um jogo semelhante ao Badminton moderno era chamado de Poona. Oficiais ingleses a serviço neste país, gostaram do jogo e levaram-no para a Europa. O nome atual foi adaptado na década de 1860, com origem na Badminton House, a residência campestre do Duque de Beaufort em Gloucestershire na Inglaterra. Os convidados do Duque divertiam-se em bater uma peteca de um lado para o outro, com uma raquete, por cima de uma rede. A partir de então passou a ser conhecido como "o jogo de Badminton". O jogo continuou a ser praticado com as regras trazidas da Índia até 1887, quando um grupo de jogadores decidiu fundar um clube e ajustar as regras de hoje em dia.
Para maiores informações sobre este esporte consultar:
http://www.cob.org.br/esportes/infograficos/BD/index.html
http://www.badminton.org.br/regras.asp
http://www.badminton.org.br/r02/index.php?option=com_content&view=article&id=55&Itemid=60
(Acessos em 17/09/2010).
EQUIPAMENTOS PARA PRÁTICA DO BADMINTON
http://www.tenisclubelamego.com/Badminton.htm#0
(Acessos em 17/09/2010).
http://www.tenisclubelamego.com/Badminton.htm#0
(Acessos em 17/09/2010).
Nessa atividade, o professor convidará a turma para experimentar o jogo de badminton. Para tal, poderá questioná-los: De que forma podemos adaptar esse esporte em nossa aula? As adaptações sugeridas devem ser analisadas pelo professor para que a essência do esporte não seja modificada.
Sugerimos as seguintes adaptações:
Do material:
1) A peteca pode ser construída pelas crianças da seguinte forma:
O material necessário é: um saquinho de leite (vazio e lavado), um pouco de retalhos de pano ou jornal, uma tesoura sem ponta e um pedaço de barbante.
Os passos para construção da peteca são:
a) Abra o saquinho de leite cortando na lateral;
b) Coloque uma bolinha de jornal no meio;
c) Embrulhe a bolinha “como se fosse um ovo de páscoa” e amarre com barbante;
d) Picote a parte de cima da peteca (imitando peninhas).
Obs: A peteca precisa ficar leve e pequena!
2) A raquete também pode ser construída pelas crianças da seguinte forma:
O material necessário é: um velho cabide de arame e uma meia-fina feminina.
Os passos para construção são:
a) Desmonte o cabide e o remodele na forma de uma raquete;
b) Corte a parte de uma perna da meia fina referente ao pé (com mais ou menos 20 cm de comprimento);
c) Encaixe o "pé da meia" na raquete de cabide e amarre bem firme na extremidade de baixo (para que a meia fique bem esticada e facilite a rebatida).
(Imagens do arquivo do departamento de educação física do Colégio de Aplicação João XXIII – UFJF)
Do jogo:
a) Desenhar no chão com giz pequenas “quadras”, divididas ao meio por uma corda (ou similar) estendida simulando uma rede;
b) Propor à turma que o jogo seja feito em duplas (cada 2 duplas ocuparão uma quadra);
c) Combinar com a turma qual será o número máximo de pontos para ganhar a partida;
d) O ponto é marcado sempre que a peteca cai no chão, seja no campo adversário, ou quando o próprio jogador a rebate para fora da quadra;
e) Quem marca ponto tem direito de realizar o saque, que deve ser feito na diagonal da quadra.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/badminton/badminton.php
http://www.tenisclubelamego.com/Badminton.htm#0
(Acessos em 17/09/2010).
PARA RESPONDER:
1) Você sabe porquê o badminton recebeu este nome?
2) Você sabe dizer o nome de um jogo antigo que deu origem ao badminton?
Faça um desenho sobre como é praticado o esporte que você aprendeu nesta aula.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!