15/12/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conhecer a dinâmica geral do Ultimate Frisbee;
Vivenciar possibilidades de variações do Ultimate Frisbee;
Ampliar o conhecimento acerca das manifestações esportivas existentes.
Não são necessários conhecimentos prévios específicos sobre esta temática.
Iniciar a aula convidando a turma para aprender um esporte diferente chamado Ultimate frisbee. Perguntar se eles já ouviram falar ou se já assistiram na TV. Em seguida, apresentar os seguintes vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=8dqrMxsDCfQ
http://www.youtube.com/watch?v=erRqDpMDFFo
http://www.youtube.com/watch?v=lZhtTg83ahM
(Acessos em 19/09/2010).
Após apresentação dos vídeos, explicar que trata-se de um esporte que utiliza um disco que é lançado entre os jogadores. No Ultimate, o objetivo é chegar com o Frisbee ou disco em uma Zona de Gol (parecida com a de futebol americano). Duas equipes de 7 jogadores cada, competem para marcar o maior número de gols possível. Os integrantes da equipe atacante passam o Frisbee de jogador para jogador. Ao recebê-lo, devem fixar um pé de pivô (ao estilo do Basquete) e passá-lo antes de 10 segundos. Os integrantes da equipe de defesa devem impedir que os atacantes recebam o Frisbee na Zona de Gol. Importante destacar que este é o único esporte no mundo que não possui árbitros. O Ultimate tradicionalmente conta com um espírito de nobreza esportiva que delega a responsabilidade do jogo limpo para cada jogador. Mesmo sendo um jogo animado e altamente competitivo, não se perde o respeito mútuo entre os jogadores, e a adesão às regras do jogo estabelecidas é a alegria básica do jogo. Todos os jogadores de Ultimate assumem a responsabilidade de não violar intencionalmente as regras; não existem penas severas para as infrações inadvertidas. Existe assim, um código de honra e respeito mútuo entre todos. Claro que o esporte de alta competitividade é estimulado, mas nunca à custa da perda destes valores.
Neste momento, o professor poderá destacar que o esporte Ultimate frisbee foi criado a partir das diversas brincadeiras de jogar discos. Dizem ainda que o jogo com disco nasceu numa fábrica de tortas americana chamada Frisbie's. Os funcionários ficavam brincando de arremessar a forma da torta um para o outro, daí nasceu o Frisbee.
EQUIPAMENTO E CAMPO DE JOGO PARA PRÁTICA DO FRISBEE:
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ultimate_field.png
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Frisbee-1.jpg
(Acessos em 19/09/2010).
As regras do Ultimate frisbee podem ser encontradas em:
http://www.frisbeebrasil.com.br/Docs/regras.pdf
(Acesso em 19/09/2010).
Nessa atividade, o professor convidará a turma para participar das seguintes brincadeiras com o disco:
Obs: O disco de plástico pode ser facilmente encontrado em lojas de brinquedo e seu custo é baixo.
1) Em duplas, lançar o disco para o colega;
2) Em círculos de mais ou menos 6 crianças, lançar o disco uns para os outros;
3) Demarcar um campo para o jogo com uma zona de pontuação na extremidade de cada lado do campo (como mostra a figura acima). Dividir a turma em times de seis ou sete crianças, propor um jogo no qual o objetivo central seja levar o disco até a zona de pontuação. No entanto:
http://www.frisbeebrasil.com.br/Docs/regras.pdf
(Acesso em 19/09/2010).
Faça um texto apresentando como, por que e onde o Frisbee foi criado e explicando em linhas gerais a dinâmica deste esporte.
Três estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/11/2011
Uma estrelaeeu acho que vocês deveriam explicar mais , eu não entendi nada '-'
20/12/2010
Cinco estrelasParabéns pela iniciativa de aula. A Federação de Disco está à disposição dos alunos e interessados. Teremos em 2011 o Campeonato Paulista Escolar de Ultimate Frisbee em São Paulo, cidade à ser definida. Vamos participar???