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Os gráficos como chaves de leitura

 

19/11/2010

Autor e Coautor(es)
Mirian Chaves Carneiro
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Utilizar títulos, ilustrações e outros elementos gráficos como chaves de leitura para prever conteúdos de gráficos e tabelas.
  • Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.
  • Buscar e selecionar textos e/ou dados de acordo com suas necessidades e interesses.
  • Compreender e seguir instruções verbais.
  • Elaborar gráficos a partir de dados  apresentados em tabelas lidas e discutidas.
  • Definir conceitos.  
  • Reconhecer, descrever, ler e interpretar informações apresentadas em tabelas simples, tabelas de dupla entrada, gráficos de barra, gráficos de linha, gráficos de setor.
  • Traduzir em textos os dados apresentados em gráficos e tabela, evidenciando a compreensão das informações.
  • Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.
Duração das atividades
03 horas/ aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Dominar o processo da leitura.

- Conhecimentos básicos da escrita.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

  • aula interativa;
  • leitura de gráficos;
  • trabalhos em grupos;
  • trabalhos em duplas;
  • jornais;
  • revistas;
  • debate.

  DESENVOLVIMENTO

1ª ATIVIDADE: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO -  DESCOBRINDO OS GRÁFICOS  

1)      O professor apresenta os dois textos abaixo solicitando a leitura dos mesmos.

Taxa de analfabetismo de pessoas de 15 anos ou mais de idade Brasil

   1970  

33,60%

1980

25,50%

1991

20,10%

2000

13,60%

Fonte: Síntese de Indicadores Sociais 2000.

http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/pesquisas/educacao.html  

http://www.veja.com.br/imagem/tabela-correios.jpg 

2)      Em seguida propõe uma discussão a partir das questões:   

a)      Que textos são esses?

b)      Quais as diferenças entre um e outro?

c)      Para que serve cada um deles?

d)      Em que situações da nossa vida cotidiana encontramos esses dois textos?

e)      Quais as informações contidas em cada um deles?

f)        Quais os elementos que cada um dos textos apresenta?

3)      Após a discussão anterior, o professor propõe que coletivamente elaborem um conceito para gráfico e outro para tabela.

 OBS:  Gráfico é a tentativa de se expressar visualmente dados ou valores numéricos, de maneiras diferentes, assim facilitando a compreensão dos mesmos. Deverá ter título, dados, legenda e fonte e a esse conjunto de saberes foi dado o nome de Tratamento da Informação, e nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática faz parte da alfabetização.   

Segundo Sérgio Roberto Costa, em Dicionário de gêneros textuais, tabela é um quadro sistematicamente organizado em colunas, enumeradas  ou não, usado para diversos tipos de consulta: de dados, de pessoas, etc... Sua função é apresentar informações de maneira clara e de rápida leitura. Deve ser atraente e conter informações exatas redigidas de forma concisa.  

4)      O professor apresenta o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.

Analfabetismo Funcional Analfabeto funcional é a pessoa que possui menos de quatro anos de estudos completos. Na América Latina, a UNESCO ressalta que o processo de alfabetização só se consolida de fato para as pessoas que completaram a 4ª série. Entre aquelas que não concluíram esse ciclo de ensino, se tem verificado elevadas taxas de volta ao analfabetismo (Boletim: Projecto Principal de Educação en America Latina e el Caribe, 1993).

De acordo com essa definição, em 2002 o Brasil apresentava um total de 32,1 milhões de analfabetos funcionais, o que representava 26% da população de 15 anos ou mais de idade). Confira na tabela as diferenças das taxas de analfabetismo funcional entre as Grandes Regiões.

Taxa de analfabetismo funcional das pessoas

de 15 anos ou mais de idade,

segundo as grandes regiões - 2002

1992

2002

BRASIL

36,9%

26%

NORTE

33,2%

24,7%

NORDESTE

55,2%

40,8%

SUDESTE

29,4%

19,6%

SUL

28,9%

19,7%

CENTRO-OESTE

33,8%

23,8%

http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/pesquisas/educacao.html 

5)      Em seguida, organiza a turma em grupos e solicita que cada um apresente os dados da tabela utilizando outra representação gráfica. Nesse momento é importante não fazer muitas intervenções porque o objetivo é sondar os conhecimentos dos alunos a respeito dos diferentes tipos de gráficos.

6)      O professor socializa as produções, faz os comentários necessários e propõe a realização da próxima atividade.

   

2ª ATIVIDADE: CONHECENDO AS REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS   

1)  O professor apresenta em cartazes as imagens dos diferentes tipos de gráficos e as respectivas tabelas, para que com sua ajuda, a turma consiga definir as características de cada um deles e perceber como transformar as informações de uma tabela em gráficos.

1. Gráfico de segmentos:                

O gráfico de segmento é utilizado principalmente para mostrar crescimento, decréscimo ou estabilidade.

http://www.brasilescola.com/upload/e/1(17).jpg 

2. Gráfico de Barras e de colunas

A tabela a seguir mostra o desempenho em Matemática dos alunos de uma determinada série:

http://www.brasilescola.com/upload/e/2(12).jpg 

  3. Gráfico de setores

http://www.brasilescola.com/upload/e/4(11).jpg 

Por Marcos Noé - Graduado em Matemática   - Equipe Brasil Escola Representações gráficas:   http://www.brasilescola.com/matematica/graficos.htm 

2)  O professor organiza a turma em grupos e entrega a cada um deles uma revista e um jornal, orientando-os para a seguinte atividade:

a)      Recortar das revistas e jornais os gráficos e as tabelas;

b)      Colar o material coletado em uma cartolina;

c)      Traduzir, em forma de texto, as informações dos gráficos e das tabelas.   

3)  O professor socializa as produções, faz os comentários necessários e organiza a exposição dos trabalhos no espaço da sala.

3ª ATIVIDADE: CRIANDO  GRÁFICOS   

1)     Ainda com a turma em grupos, o professor apresenta as tabelas abaixo e  solicita que cada equipe:

a)      Escolha uma das tabelas;

b)      Analise as informações apresentadas e escolha o tipo de gráfico mais adequado para representá-las;

c)      Construa o gráfico em uma cartolina. 

Tabela 1: Na tabela abaixo, você encontra as proporções de crianças e jovens que freqüentam escola, segundo as faixas etárias, para o Brasil e as cinco grandes regiões:

Taxa de freqüência à escola ou creche da população residente

Total

0 a 6 anos

7 a 14 anos

15 a 17 anos

Brasil

31,7%

36,5%

96,9%

81,5%

Nordeste

35,5%

37,7%

95,8%

79,9%

Sudeste

29,2%

38,6%

97,8%

83,8%

Sul

29,3%

33,6%

97,8%

78,8%

Centro-Oeste

32,5%

30,7%

97,1%

80,3%

                                          Fonte: Síntese de Indicadores Sociais 2003.                                       http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/pesquisas/educacao.html 

  

Tabela 2: Tabela  Progressivo aumento do acesso à escola.

No período 1981-1997 foi progressiva e regular a expansão do acesso dos jovens de 7 a 14 anos ao ensino fundamental. Quanto ao atendimento para a faixa etária de 15 a 17 anos, as taxas são regulares e crescentes a partir dos anos 90.

http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/pesquisas/edu_taxa_de_escolarizacao.html 

Tabela 3: IDEB - Resultados e Metas http://sistemasideb.inep.gov.br/resultado/ 

Tabela 4: Situação fundiária do Brasil atual.

Eletrobrás, citado na Gazeta Mercantil, 22 de maio de 1998. P.2

http://ricafonte.com/historia/textos/Historia_Brasil/Imp%C3%A9rio/Economia%20e%20propriedade%20no%20Imp%C3%A9rio%20exe_arquivos/image002.jpg

2)     O professor socializa as produções, faz os comentários necessários e organiza a exposição do material no espaço da sala.

Recursos Complementares

Gráficos:

Os vários tipos de representação gráfica constituem uma ferramenta importante, pois facilitam a análise e a interpretação de um conjunto de dados. Os gráficos estão presentes em diversos meios de comunicação (jornais, revistas, internet) e estão ligados aos mais variados assuntos do nosso cotidiano. Sua importância está ligada à facilidade e rapidez com que podemos interpretar as informações. Os dados coletados e distribuídos em planilhas podem ser organizados em gráficos e apresentados de uma forma mais clara e objetiva.

http://www.brasilescola.com/matematica/graficos.htm    

Outras informações e gráficos:  

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/pesquisas/default.shtm      

http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&source=hp&biw=&bih=&q=tabelas+mec&btnG=Pesquisa+Google&aq=f&aqi=&aql=&oq=tabelas+mec&gs_rfai=&fp=fe850e2ebc1ebb37 http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&source=hp&biw=&bih=&q=tabelas+mec&btnG=Pesquisa+Google&aq=f&aqi=&aql=&oq=tabelas+mec&gs_rfai=&fp=fe850e2ebc1ebb37      

Como criar gráfico no Microsoft Excel:

Criação de gráficos

Um gráfico pode ser definido como uma alternativa diferenciada para se representar informações visualmente, tornando muito mais fácil e rápida a compreensão dos dados envolvidos. A utilização de gráficos pode ser aplicada para a tomada de decisões em inúmeras áreas de atividades, possibilitando evidenciar a previsão, relação, comparação, entre outras variáveis existentes para a análise de valores. Na maioria das vezes, os gráficos do Excel são gerados a partir de dados dispostos em tabelas, que por sua vez estão inseridas dentro de planilhas eletrônicas.

O interessante de se gerar gráficos a partir de planilhas eletrônicas é que ao se alterar os valores contidos na planilha, o gráfico correspondente a estes dados é automaticamente atualizado. O Microsoft Excel possui um assistente para facilitar a geração de gráficos, onde o mesmo divide este processo em quatro etapas subseqüentes, apresentando a cada etapa apenas as opções diretamente relacionadas e necessárias para a conclusão do gráfico.

Para criar um gráfico com duas variáveis, primeiramente selecione os valores que serão relacionados pelo mesmo, que podem estar dispostos em (duas linhas) ou em (duas colunas) e em seguida, observe os passos necessários para abrir o assistente de gráficos: Pressione o Alt da esquerda para acessar a barra de menus.

Desloque com a seta para a direita até o menu Inserir. Por último, desça com a seta até o item Gráfico e tecle Enter.  

Com a janela do assistente de gráfico aberta, vamos realizar as ações sugeridas para cada etapa. 1. etapa 1 de 4 - tipo de gráfico:

Existem vários tipos e subtipos de gráficos que deverão ser aplicados conforme a necessidade e/ou formato das informações ao qual se deseja representar graficamente.

Observe alguns tipos de gráficos disponíveis no Microsoft Excel: Colunas, Barras, Linha, Pizza etc...

O tipo Pizza de gráfico apresenta os seguintes subtipos: Pizza - Exibe a contribuição de cada valor para um total. Pizza com efeito visual 3D.

Pizza de pizza - Pizza com valores definidos pelo usuário extraídos e combinados em uma segunda pizza.

Pizza destacada - Exibe a contribuição de cada valor para um total enquanto enfatiza valores individuais. Pizza destacada com efeito visual 3D.

Barra de pizza - Pizza com valores definidos pelo usuário extraídos e combinados em uma barra empilhada.

Para fins didáticos, vamos selecionar o tipo de gráfico Pizza e o subtipo Pizza destacada com efeito visual 3D como base para a realização dos nossos estudos, pelo fato deste ser um tipo de gráfico bastante explorado na representação de valores.

Após selecionar o tipo e subtipo indicados acima, pressione o botão Avançar para ir para a próxima etapa.

2. etapa 2 de 4 - dados de origem do gráfico:

As informações necessárias para a realização desta etapa são preenchidas automaticamente, pois as células que selecionamos inicialmente são identificadas como referência para os dados de origem do gráfico. Pressione o botão Avançar novamente, para acessar a próxima etapa.

3. Etapa 3 de 4 - opções de gráfico:

Nesta etapa você poderá definir informações referentes ao título, legenda e rótulos de dados do gráfico, onde cada um destes grupos de elementos está disponível em guias diferentes dentro da janela (use Control + Tab para alternar entre as guias, Tab para avançar e Shift + Tab para retornar pelos controles). Na guia Título, localize e informe no campo correspondente um título para o gráfico. Na guia Legenda, mantenha marcada a caixa de verificação Mostrar legenda e na caixa de opção Posicionamento, selecione o item: Abaixo.

Na guia Rótulos de dados, marque a caixa de verificação Porcentagem. Pressione o botão Avançar para ir para a última etapa na criação do gráfico.

4. etapa 4 de 4 - local do gráfico: Nesta etapa você definirá a localização do gráfico que pode ser: Como nova planilha - Você poderá alterar o nome "Gráf1" sugerido para a criação da nova planilha onde o gráfico será inserido. Como objeto em - Você poderá escolher em qual das planilhas padrões da pasta de trabalho atual, o gráfico será inserido.

É recomendado que você crie cada gráfico em uma nova planilha, para facilitar a sua identificação e seleção posteriormente.

Por último, desloque com o Tab até o botão Concluir e pressione o Enter para que o gráfico seja gerado.

Após ter concluído a criação do gráfico, o foco do cursor será posicionado sobre o mesmo, onde você poderá formatar algumas características dos seus grupos de elementos, como:

Área do gráfico,

Seqüências dos dados,

Rótulos dos dados,

Título do gráfico,

Código de legenda,

Legenda,

Área de plotagem.

Para alternar entre os grupos de elementos estando com o gráfico selecionado, utilize:

SETA PARA BAIXO - Seleciona o grupo anterior de elementos em um gráfico.

SETA PARA CIMA - Seleciona o próximo grupo de elementos em um gráfico.

SETA PARA A DIREITA seguida de Tab - Seleciona o próximo elemento dentro de um grupo.

SETA PARA A ESQUERDA seguida de Tab - Seleciona o elemento anterior dentro de um grupo.

 Para que você possa realizar alguma alteração ou formatação Estando posicionado sobre um elemento ou um grupo de elementos do gráfico, pressione as teclas Shift + F10 para que seja exibido um menu de contexto com as opções correspondentes. Selecione com o uso das setas o item desejado e pressione Enter para ativar a janela de diálogo correspondente.

Lembre-se sempre de usar os comandos descritos abaixo para a movimentação do cursor dentro de uma janela: Tab - Avança para o próximo controle.

Shift + Tab - Retorna ao controle anterior.

Control + Tab - Caso haja, avança para a próxima guia de opções.

Control + Shift + Tab - Caso haja, retorna para a guia de opções anterior.

 Observe os passos necessários para a formatação da fonte do título do gráfico, pois outros elementos poderão ser formatados de forma semelhante: Selecione o elemento referente ao título do gráfico e pressione as teclas Shift + F10 para acessar o menu de contexto.

Tecle Enter no item "Formatar título de gráfico" para abrir a janela de diálogo (inicialmente, o foco será posicionado na guia Padrões).

Pressione Control + Tab para alternar para a guia Fonte e em seguida, tecle uma vez o Tab para acessar a caixa com a lista de fontes disponíveis.

Com o uso da seta para baixo ou para cima, selecione a fonte desejada.

Pressione o Tab e repita o procedimento para a seleção do estilo de formatação.

Pressione o Tab novamente e informe o tamanho da fonte.

Com o Tab, navegue pelos efeitos disponíveis e com o pressionamento da Barra de espaço marque ou desmarque as opções desejadas.

Por último, desloque com o uso do Tab até o botão OK e tecle Enter para aplicar a formatação ao título do gráfico.

Observação: Caso o Virtual Vision não fale automaticamente o item selecionado ao navegar pela lista de fontes ou estilos, utilize o Ponto do teclado numérico para obter esta informação. Para selecionar um gráfico incorporado anteriormente a uma planilha, você primeiramente deverá ativar a barra de ferramentas Desenho.

Para isso, siga estas instruções:

Pressione o Alt da esquerda para acessar a barra de menus.

Desloque com a seta para a direita até o menu Exibir.

Desça com a seta até o item Barras de ferramentas e tecle uma vez a seta para a direita.

Desça com a seta até a opção Desenho (caso esta opção esteja desmarcada, tecle Enter para ativá-la ou no contrário, pressione Esc para sair da barra de menus).

Agora com a barra de ferramentas Desenho ativada, siga os passos indicados abaixo para selecionar o gráfico:

Posicione-se na planilha onde o gráfico foi inserido (pressione Control + PGDN para avançar ou Control + PGUP para retornar pelas planilhas existentes na pasta de trabalho atual e Control + Num9 para que o Virtual Vision 4.0 lhe informe o nome da planilha selecionada).

Pressione o Alt da esquerda para acessar a barra de menus.

Pressione Control + Tab até ouvir Desenhar (este é um controle da barra de ferramentas Desenho).

Pressione Tab até o botão Selecionar objetos.

Conforme instrução anterior, já que na planilha selecionada somente existe como objeto um único gráfico, pressione Control + Enter para habilitar a seleção de objetos e em seguida Control + Enter novamente para que o gráfico seja selecionado.

Com o gráfico focalizado você poderá alterar as suas configurações ou formatar seus elementos.

 Atalho para selecionar o gráfico: 

Pressione as teclas Ctrl Y, Pressione a tecla Tab até o botão Especial,

Pressione a tecla Enter para selecioná-lo,

Pressione a tecla Seta para baixo até ouvir objetos

Tecle Enter e em seguida Ctrl Enter para selecioná-lo.  

http://www.fundacaobradesco.org.br/vv-apostilas/vv40ex2.htm 

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de leitura das tabelas, a atividade em dupla e em grupo de criação de gráficos, a discussão das questões apresentadas pelo educador, somadas às  intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

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