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Grau dos substantivos: aumentativo e diminutivo

 

07/10/2010

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer os mecanismos linguísticos para a formação do aumentativo e diminutivo;
  • Reconhecer o emprego adequado de aumentativo e diminutivo nas diferentes situações de uso da língua;
  • Conhecer os significados afetivos na utilização do aumentativo ou do diminutivo;
  • Identificar e classificar os substantivos quanto o grau;
  • Resolver atividades utilizando palavras no aumentativo e diminutivo;
  • Interagir com os pares no jogo proposto para sistematização do grau dos substantivos.
Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos – seis (6) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno esteja no nível silábico alfabético da escrita e tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR 

Professor, inicie a atividade dialogando com os alunos da turma sobre o que sabem a respeito dos termos diminutivo e aumentativo. Após esse levantamento é importante que os alunos percebam que nem sempre as palavras no aumentativo e no diminutivo indicam tamanho. Muitas vezes existe uma intencionalidade no uso do aumentativo e do diminutivo. Essa intenção pode ser afetiva ou pejorativa. Você poderá utilizar os quadrinhos abaixo para exemplificar essa questão.

Fonte: BANZATO, Maria Amália Forte, GODINHO, Maria Cristina Portugal,  EL-KADRI, Rosana Correa Pereira. Pensar e construir: português – 2a série, São PAULO: Scipione, 2002., p.148.

Após o diálogo registre na lousa o texto “Xadrez” de Cláudia Scatamacchia.

Nesse texto há palavras escritas no diminutivo e no aumentativo permitindo o estudo do grau do substantivo.

Peça que os alunos copiem o texto e façam a sua ilustração. O texto deverá ser copiado no caderno de Língua Portuguesa.

“Xadrez”                                               

É branca a gata gatinha

é branca como farinha.   

É preto o gato gatão

é preto como carvão.   

E os filhos, gatos gatinhos

são todos aos quadradinhos.   

Os quadradinhos branquinhos

fazem lembrar mãe gatinha

que é branca como a farinha.

Os quadradinhos pretinhos

fazem lembrar pai gatão

que é preto como carvão.   

Se é branca a gata gatinha

e é preto o gato gatão,

como é que são os gatinhos?   

Os gatinhos eles são,

são todos aos quadradinhos.   

Fonte: SCATAMACCHIA, Cláudia. A televisão da bicharada. São Paulo: Global, 1997, p 8.

2ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos

Convide a turma para fazer a leitura do texto copiado na aula anterior. Peça que observem as palavras que foram escritas no final de cada verso (cada uma das linhas que constituem um poema). Dê um tempo para a realização da leitura e em seguida pergunte:

a-Quais são as palavras que estão escritas no final de cada verso?

b-O que vocês perceberam nestas palavras?

c-Quais palavras terminaram com ão?

d-Quais palavras terminaram com inho/a?   

Informe à turma que as pessoas, os objetos ou os animais podem apresentar variações de tamanho. Para isso apresente algumas imagens.

                 

Imagem- Fonte: CD Cliparts & Cia - Número 05

A essas variações de tamanho dos substantivos damos o nome de grau. São dois os graus do substantivo: grau diminutivo e grau aumentativo.

 Após suas explicações convide novamente a turma para fazer uma leitura em forma de jogral (um coral falado, mas falado dentro de uma ordem, o que confere musicalidade e ritmo à declamação).

Você ou um aluno começará a leitura, porém quando a palavra estiver escrita no grau  diminutivo as meninas deverão ler e quando estiver escrita no grau aumentativo quem deverá ler são os meninos.  

Imagem- Fonte: CD Cliparts & Cia - Número 05  

Professor, utilize o caderno de Língua Portuguesa para fazer o seguinte registro.

DIMINUTIVO E AUMENTATIVO

Descobrimos que as pessoas, os objetos ou os animais podem apresentar variações de tamanho. E que essas variações de tamanho dos substantivos damos o nome de grau. São dois os graus do substantivo: grau diminutivo e grau aumentativo.

1- O grau diminutivo indica uma pessoa, objeto ou animal de tamanho pequeno.

         gatinho

         dedinho                                     

        garotinho

2- O grau aumentativo indica uma pessoa, objeto ou animal de tamanho grande.

        gatão

        dedão                         

        garotão   

Para finalizar, proponha que os alunos façam uma pesquisa em casa, em livros, jornais ou conversando com seus familiares, dentre outros,  sobre palavras no diminutivo e aumentativo que são utilizadas no dia a dia das pessoas e registrem numa folha em branco.

Você poderá fazer assim:

TAREFA DE CASA               

Pesquise palavras que são escritas no diminutivo e aumentativo. Veja como fazer:  

PALAVRA

DIMINUTIVO

AUMENTATIVO

chinelo

chinelinho

chinelão

3ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos

Professor, retome a atividade realizada em casa.

Organize os alunos em duplas e solicite que comparem as palavras escritas em suas pesquisas. Peça também que sublinhem as palavras que foram escritas nas duas pesquisas.

Para finalizar, reorganize a turma em um grande grupo. Instrua os alunos a lerem as palavras para que todos possam tomar conhecimento. Quando terminarem a leitura faça um painel colando as folhas que os alunos utilizaram para escrever as palavras.

4ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos                    

Imagem- Fonte: CD Cliparts & Cia - Número 05

Professor, convide seus alunos para fazerem uma atividade lúdica.

Acompanhe a turma até o Laboratório de Informática, a fim de realizar alguns jogos de dominó. Nosso objetivo nesse momento é entender como jogar dominó, para que os alunos confeccionem um jogo de dominó com a temática: aumentativo e diminutivo.

Sugerimos os sítios: http://www.jogosonlinegratis.org/jogoonline/domino-online/  

http://www.gojogos.com/jogos-online-gratis/858/domino.html  

Ao final da atividade pergunte aos alunos o que aprenderam. Quais foram as facilidades e as dificuldades encontradas.

5ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos

ATIVIDADE LÚDICA – CONSTRUINDO DOMINÓ                   

Informe aos alunos que eles irão confeccionar um jogo de dominó.

Para isso você deverá providenciar fichas de papel cartolina, medindo 12cm X 6cm.

Divida cada ficha ao meio, de um lado os alunos deverão desenhar imagens de objetos, pessoas ou animais e embaixo escreva a palavra referente à imagem desenhada. Do outro lado deverão escrever no diminutivo ou no aumentativo, uma das palavras desenhadas. Veja o modelo abaixo:

 

Imagem- Fonte: CD Cliparts & Cia - Número 05

Se você tiver carimbos com imagens que possam corresponder ao diminutivo e ao aumentativo poderá utilizá-los. Poderá também usar tabelas com imagens para os alunos colorirem.

Professor, instrua a turma para que utilizem palavras que foram descobertas na pesquisa realizada anteriormente (ver a terceira atividade).

Após a confecção do jogo peça-lhes que se organizem em pequenos grupos, poderá ser em duplas, para que joguem utilizando as cartas que confeccionaram.

6ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos

Professor, promova uma reflexão oral a partir das seguintes questões:

a-O que foi possível aprender nas atividades realizadas anteriormente?

b-Quais objetos de nossa sala de aula poderão ser ditos no grau aumentativo e no grau diminutivo?  

Após a reflexão proponha aos alunos as seguintes atividades:

1- No quadro abaixo aparecem muitas palavras terminadas em inho, inha e ão. Veja:

amorzinho – coleguinha – peixão - mesinha – grandão – vendedorzinho – mãozinha – gafanhotão -  

piolhão – agulhinha – carrão – jogadorzinho -  garotão – patão

 Desembaralhe as palavras e coloque-as no lugar certo.

DIMINUTIVO

 AUMENTATIVO

2- Escolha quatro palavras na atividade anterior e elabore uma frase para cada uma delas.   

3- Complete a fala da menina com um substantivo no diminutivo:

 Fonte da imagem: http://3.bp.blogspot.com/_3n-QBx0V0tY/SPUUA-YwejI/AAAAAAAAAHk/XNq6MWKwyo4/s1600-h/untitledkjh.bmp (acesso em 06/10/2010)

4- Observe a imagem e escreva uma única frase utilizando um substantivo no aumentativo e outro no diminutivo.

 Fonte da imagem: http://rlv.zcache.com/fishing_1_3_boy_blond_hair_sticker-p217567150444815335qjcl_400.jpg 

(acesso em 06/10/2010)

5- Escreva uma mensagem para uma pessoa querida utilizando palavras no aumentativo e/ou no diminutivo? Vamos tentar?

Não se esqueça: a mensagem deverá ter um caráter afetividade.

Imagem- Fonte: CD Cliparts & Cia - Número 05

Após a produção da mensagem, solicite que os alunos façam um círculo, o mesmo poderá ser com todos assentados no piso da sala de aula ou em suas cadeiras. Instrua para que todos, ou apenas os que desejarem façam a leitura de mensagem produzida.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, observe se os alunos identificam os graus do substantivo em textos e frases, se são capazes de reconhecer o emprego adequado de palavras no aumentativo e no diminutivo nas diferentes situações de uso da língua. Verifique também, se têm capacidade de resolver atividades utilizando palavras no diminutivo e aumentativo. Isso poderá ser realizado através das diferentes atividades e pelos registros feitos pelos alunos. Através destas, você terá material que poderá utilizar para sanar possíveis dúvidas dos alunos. Porém, não se esqueça: a avaliação da atividade deverá acontecer durante seu desenvolvimento, ou seja, observe a interação entre os pares, as facilidades e/ as dificuldades encontradas durante as atividades propostas.

Opinião de quem acessou

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