07/10/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Pontuação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno esteja no nível silábico alfabético da escrita e tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.
1ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, inicie a atividade dialogando com os alunos da turma sobre o que eles sabem a respeito de formação de frases. Após esse levantamento é importante que os alunos saibam que as frases são formadas por palavras.
Exemplo: A menina é bonita.
E que frase é uma palavra ou conjunto de palavras que constitui um enunciado de sentido completo que seja capaz de transmitir, a quem nos ouve ou lê, tudo o que pensamos, queremos ou sentimos.
Exemplos:
Socorro!
Muito Obrigado!
Será que vai chover?
Hoje está um dia muito quente.
Por acreditarmos que atividades lúdicas – jogos, brinquedos e brincadeiras, facilitam o processo de ensino e aprendizagem, sugerimos as seguintes atividades para que você possa identificar como seus alunos estão elaborando o conceito de frase.
1a ATIVIDADE LÚDICA
Organize a turma em dois grupos, formados em colunas de frente para a lousa. Divida a lousa em duas partes.
Você deverá estipular uma palavra chave para que os grupos produzam uma frase a partir das letras dessa palavra. Deverá ir à lousa um aluno de cada vez, a fim de escrever a palavra correspondente à sua letra.
Dependendo do número de componentes, os alunos poderão ir à lousa mais de uma vez. Os artigos e preposições poderão ser usados como elementos de ligação.
O grupo vencedor será aquele que realizar a frase de melhor sentido.
Exemplo: palavra – ônibus Ontem ninguém imaginou que o belo urso sumiu.
2a ATIVIDADE LÚDICA
Professor, organize a turma em grupos de quatro ou mais elementos.
Escreva algumas palavras em diferentes pedaços de papel, poderão ser retalhos de papel em branco. As palavras poderão ser de algum conteúdo específico que estiver sendo trabalhando ou que tenha dificuldades ortográficas (palavras com encontros consonantais; palavras terminadas com l ou u; grafia de am/aõ, dentre outras).
Você deverá entregar para cada aluno dos grupos, um pedaço de papel, contendo uma palavra da frase que deverá ser formada. Explique aos alunos que na sua vez, sem comunicação entre os elementos de cada grupo, será dado um sinal e o grupo terá que montar a frase na lousa. O último a escrever deverá fazer a pontuação da frase.
Professor, quando o grupo terminar de escrever sua frase você e a turma verificará se a ela está correta.
Exemplo: frase - precisa - ter - toda - adequada – pontuação.
Toda frase precisa ter pontuação adequada.
Ao finalizar a atividade estabeleça um diálogo com a turma. Pergunte o foi possível aprender e quais foram as facilidades e dificuldades encontradas.
2ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos
Entregue para cada aluno uma folha de papel impressa com uma imagem que seja propícia para produção de frase. Se preferir você poderá providenciar diferentes imagens retiradas de recortes de revistas, jornais ou panfletos de propaganda.
Você poderá fazer assim: Observe as figuras e crie frases para elas.
Veja o modelo:
Imagem - Fonte: CD Clipart & Cia - Número 05
´
Quem é? |
Como é? |
O que usa? |
O que gosta de fazer? |
Carolina |
bonita |
camiseta cor de rosa calça azul claro
|
brincar de balançar |
Carolina é uma menina bonita.
Ela usa uma camiseta cor de rosa e uma calça azul claro.
Carolina gosta de brincar de balançar.
Imagem - Fonte: http://br1000.blogspot.com/2009/03/fotos-de-palhacos-de-circo.html (acesso 08/09/2010)
Quem é? |
Como é? |
O que usa? |
O que gosta de fazer? |
|
|
|
|
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
Imagem- Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/saude-chegada/tag/crianca/ (acesso 08/09/2010)
Quem é? |
Como é? |
O que usa? |
O que gosta de fazer? |
|
|
|
|
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
VARIAÇÕES
Professor, se os alunos demonstraram dificuldades para realizar as atividades anteriores você poderá incluir a seguinte atividade lúdica:
Entregue aos alunos uma quantidade igual de objetos pequenos: pedrinhas, tampinhas, botões, dentre outros.
Cada aluno deverá receber um dos objetos escolhidos por você, ou seja, se optar por tampinhas, cada aluno deverá ganhar uma tampinha.
Um aluno deverá iniciar a elaboração de uma frase. Para isso pegará, por exemplo, uma tampinha e dirá a primeira palavra da frase.
O próximo aluno deverá repetir a palavra dita pelo colega anterior e acrescentar uma nova, dando sequência à frase. Durante cada nova palavra acrescentada também acrescentará uma tampinha.
O jogo continuará assim, cada aluno acrescenta uma palavra e repete as anteriores. Dessa forma a frase estará sendo produzida. O jogo continua e a frase continuará cada vez maior.
Caso algum aluno não consiga estruturar a frase, ou seja, dizer uma palavra que não dê sentido, você poderá ser o mediador fazendo indagações para que ele consiga (re) elaborar a palavra ou a frase.
Para a frase não ficar longa divida a turma em vários grupos, desse modo você terá várias frases.
Registre as frases na lousa para que os alunos possam copiá-las em outro momento.
Exemplo:
Eu...
Eu vou...
Eu vou amanhã....
Eu vou amanhã à noite....
Eu vou amanhã à noite no....
Eu vou amanhã à noite no aniversário....
Eu vou amanhã à noite no aniversário de ....
Eu vou amanhã à noite no aniversário de meu....
Eu vou amanhã à noite no aniversário de meu avô.
Ao final de cada frase faça um levantamento de quantas pedrinhas foram utilizadas para produzir a frase.
3ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos
Imagem- Fonte: CD Clipart & Cia - Número 05
Professor, para reforçar os conhecimentos sobre elaboração de frases agende um horário para que seus alunos possam executar alguns jogos sobre a temática.
Você poderá utilizar os sítios abaixo para ordenar palavras e formar frases:
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada_geral/jogo_frases_m/jogo_frases1.htm
http://ludotech.eu/jogos/portug/prover-1.htm
http://ludotech.eu/jogos/portug/prover-2.htm
http://ludotech.eu/jogos/portug/prover-3.htm
http://ludotech.eu/jogos/portug/prover-4.htm
http://ludotech.eu/jogos/portug/prover-5.htm
http://ludotech.eu/jogos/portug/prover-6.htm (acesso 08/09/2010)
Ao final da atividade pergunte aos alunos o que acharam. Quais foram as facilidades, as dificuldades encontradas e o que aprenderam.
4ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos
Professor, para ampliar os estudos sobre elaboração de frases você poderá incluir novos elementos. Isso poderá ser feito através de elementos indicadores de lugar, tempo, companhia, modo. Veja como fazer:
Observe as figuras e produza frases para elas. Produzi a primeira frase, você deverá produzir outras .Veja o modelo:
Imagem: acervo da autora
QUEM? |
FAZ O QUÊ? |
COMO? |
ONDE? |
COM QUEM? |
QUANDO? |
Nicole |
brinca de bola |
muito contente |
no quintal, |
sozinha |
pela manhã. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Agora é a sua vez!
Faça um desenho e em seguida produza frases sobre ele.
Você deverá produzir no mínimo cinco frases.
Nos sítios abaixo é possível ter outras informações sobre formação de frases.
http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/1089363
http://www.pciconcursos.com.br/aulas/portugues/frase-periodo-e-oracao
http://www.jurisway.org.br/v2/pergunta.asp?pagina=2&idarea=35&idmodelo=5714 (acesso 08/09/2010)
Professor, avalie o desempenho da turma durante as diferentes atividades propostas. Observe se os alunos foram capazes de compreender como elaborar frases a partir de instruções recebidas, se empregaram as palavras de forma coesa para formação de frases e se exercitaram a criatividade e a fluência verbal durante os diversos momentos vivenciados. É importante que seja verificada a interação entre os pares durante a realização das atividades lúdicas que foram desenvolvidas.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/10/2010
Cinco estrelasAdorei a sugestão da aula