Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ordem e classe dos números

 

29/08/2008

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA RENATA PAULETO DO PRADO
imagem do usuário

BRASILIA - DF COL MADRE CARMEN SALLES

Maria Terezinha Jesus Gaspar

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
•A ordem e a classe dos números naturais; •Reconhecer que uma dezena é igual a dez unidades; •Representar numericamente, uma quantidade maior que 10.
Duração das atividades
Uma aula de 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula
CONHECENDO O PROGRAMA!!!

Professor nessa aula você vai trabalhar com um programa semelhante ao material dourado. Por isso, antes de trabalhar com os alunos você deverá conhecer um pouco mais do programa.

Nesse programa, aparecerá um quadro com quatro colunas, selecione duas colunas. Para isso, vá em “Columns” e clique na seta inferior até aparecer o número dois. Depois, clique em “Show a Problem” para aparecer um número que deverá ser representado com as peças nas colunas.

Por exemplo, se aparecer o número 5, clique em cima dos cubinhos que eles irão aparecer na coluna correta e o número aparece grande no menu ao lado. Quando aparecer um número que tenha dezena, se colocar mais de nove cubinhos, o número não aparece ao lado, então é preciso reagrupar dez cubinhos para se ter uma dezena, para isso segure botão esquerdo do mouse e selecione os cubinhos que eles se agrupam formando uma barrinha, quando colocada na coluna da dezena o número volta aparecer no menu ao lado.

 SALA DE AULA!

Professor, é bem provável que seus alunos já saibam contar um número de objetos maiores de 10, mas e a representação? Essa é que vamos trabalhar nessa aula.

Antes de levá-los ao laboratório de informática, separe os alunos em duplas e peça-lhes para contar uma certa quantidade de objetos (tampinhas, palitos de sorvete) maiores que 10 e façam uma anotação dessa quantidade em uma folha de papel. Nessa primeira atividade é interessante que as quantidades sejam iguais e menores que 20, pois assim você poderá comparar com os alunos as diferentes maneiras de representar a mesma quantidade.
Repita essa atividade mais duas ou três vezes e peça aos alunos que a medida que terminarem a contagem, escrevam no quadro o resultado encontrado. Converse com os alunos as diferentes formas escolhidas por eles de representar o número.
Professor, nesse momento, você terá que analisar com os alunos quais das formas escritas são usuais, caso haja uma representação com unidade e dezena. Pode ser que essa representação não esteja totalmente correta, por isso, é interessante que os alunos relatem como fizeram suas anotações. Por exemplo, 107 pode aparecer como uma representação do número 17.
Conclua com os alunos que é preciso usa r uma mesma anota ção para que todos possam entender. E para isso, você os levará até o laboratório de informática onde realizarão uma atividade.
 

 LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA!

Leve os alunos para o laboratório de informática e solicite que abram o site http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_152_g_1_t_1.html?from=topic_t_1.html.
Peça para os alunos selecionarem duas colunas, como indicado anteriormente, e antes de selecionarem um problema do programa, peça para peguem 17 cubinhos, por exemplo. Apenas indique que para representar os números deverão clicar em cima das peças (cubinhos ou barrinhas).
Chame atenção para os números que estão aparecendo ao lado, com certeza eles irão reconhecer os números. Quando colocarem o décimo cubinho esse número vai sumir, diga-lhes para não se preocuparem que esse número irá aparecer novamente.
Depois que colocarem todos os cubinhos, fale que aquela coluna está muito cheia e que seria melhor colocar um pouco na outra, deixe que eles tentem colocar alguns cubinhos na outra coluna, o programa não aceita esse tipo de ação, e irá retornar o cubinho. Conte então que existe uma regra para colocar na outra coluna, dê-lhes um tempo para tentarem descobrir. Escute as soluções dadas, se eles indicarem que precisam de dez cubinhos, ensine-os como fazer isso (com o mouse selecione os cubinhos) caso não apareça nada parecido com dez cubinhos apenas peça para que, usando o mouse selecione os cubinhos e vejam o que acontece. Eles terão a seguinte representação:
 

 Sugira então que tentem levar esses cubinhos para a outra coluna para ver se o programa aceita. Ao fazer isso, o número 17 irá aparecer novamente ao lado. Questione então qual é a regra usada. É provável que eles consigam dizer que é preciso 10 cubinhos para se formar uma barrinha.
Reforce esse conceito e peça para que represente mais alguns números, para isso você pode indicar quais deverão representar ou usar os que o programa mostra usando o menu “Show a Problem”.
Quando já estiverem mais a vontade com o programa, peça para que façam o registro desses números em uma folha.
Após representarem vários números, conte que essa barrinha como estão agrup ados 10 cubinhos é chamada de dezena e o cubinho de unidade, por isso, quando temos uma dezena e sete unidades, temos 10 cubinhos mais 7.
 

 DICAS E SUGESTÕES

Professor, você pode usar esse mesmo programa para definir centena e até unidade de milhar. É bem provável que essas representações serão mais fáceis, pois eles seguirão o modelo anterior.
 

Avaliação
Você pode usar como avaliação a participação nas atividades, as contribuições dadas, e a escrita correta dos números.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.