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Caatinga e suas adversidades

 

13/10/2010

Autor e Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina M. Gumerato Fernandes, Lérida Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Demonstrar as riquezas deste ecossistema.
  • Denunciar a influência humana na Caatinga.
  • Conhecer a importância deste ecossistema na preservação de espécies de seres vivos.
Duração das atividades
2 a 3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário ter conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Professor, promova um debate em sala de aula, principalmente em caráter interdisciplinar, a respeito da Caatinga e suas adversidades. Esta aula poderá ser trabalhada em vários locais da escola. Primeiramente, o professor poderá utilizar a própria sala de aula para iniciar o debate sobre a Caatinga. Em um segundo momento, o professor necessitará de um aparato tecnológico (computador ou data show) para assistir, juntamente com os alunos, os episódios da produção Tom da Caatinga, para fortalecer ainda mais a discussão do assunto. Em um terceiro momento, o professor trabalhará uma música, com o intuito de exercitar uma reflexão mais densa a respeito deste bioma singular que é a Caatinga.

A interdisciplinaridade poderá acontecer abordando esse assunto da seguinte forma:

Português: Construção e interpretação de textos, leitura de livros voltados a essa temática, trabalhar com literatura de cordel;

Matemática: Calcular a área de devastação da Caatinga;

História: Ocorrência histórica no Brasil que permitiu que acontecesse  a invasão da Caatinga, principalmente abordar a respeito da exploração das riquezas naturais brasileiras;

Geografia: O professor poderá trabalhar com mapas geográficos, hidrográficos, trabalhar a localização dos estados que abrangem o bioma e principalmente trabalhar a respeito do ciclo político e econômico que envolve estas áreas;

Artes: Retratar as imagens da Caatinga, técnicas de xilogravuras, filmes temáticos da região entre outros;

Língua Estrangeira: A influência do estrangeirismo na Caatinga;

Ciências: Trabalhar a flora e a fauna da Caatinga, a sua devastação e a preservação das matas remanescentes;

Para realizar esta atividade, o professor deverá passar o filme, utilizando para tanto a sala de vídeo, ou projetá-lo no data show, na própria sala de aula. Os alunos deverão assisti-lo para depois resolverem as atividades propostas para esse momento. O professor deverá instigar os alunos a prestarem muita atenção nas imagens de fundo de cada episódio, na sistemática de apresentação e em todo o contexto da exposição do assunto proposto.

Tom da Caatinga

 No endereço http://miriamsalles.info/wp/?p=6865 estão disponíveis três episódios da série Tom da Catinga. Num projeto produzido com apoio da Fundação Roberto Marinho, em parceria com o Instituto Antonio Carlos Jobim, Furnas Centrais Elétricas e o ministério da cultura. A série mostra como a música e outras manifestações culturais estão entrelaçadas com a paisagem no semi-árido brasileiro.Produzido pela Pindorama Filmes e apresentado por Targino Gondim, um dos maiores sanfoneiros do país, os episódios abordam temas como:  Ecologia; Sertanejos e Sertanejas; São Francisco; Seca e Êxodo; e Fé e Festas.

Atividade 1

Após assistir os três episódios, a sala deverá se dividir em grupos com 3 ou 4 alunos. Cada grupo deverá discutir entre si as questões referentes ao filme que eles acabaram de assistir e, então, fazerem anotações nos locais destinados para entregar ao professor. Esta atividade tem como objetivo trabalhar a atenção e a memória fotográfica, e principalmente a retenção de situações que podem contribuir para o desenvolvimento cognitivo do aluno, além de dar subsídios para um aprendizado ainda maior a respeito da Caatinga.

Perguntas referentes aos episódios do filme Tom da Caatinga

Comentários dos alunos a respeito dos episódios do filme

1) Qual é a aproximação da música Asa Branca, de composição de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, com o bioma da Caatinga?

2) Qual é o maior drama do sertanejo que vive no semi-árido brasileiro?

3) Como o narrador e músico Targino Gondim descreve a Caatinga?

4) Qual a importância do conhecimento produzido pelos habitantes da Caatinga em seu cotidiano?

5) Explique a frase de Targino Gondim no filme: "Não só de seca vive o sertão".

6) Qual a origem da palavra Caatinga e qual é o seu significado?

7) Quanto tempo dura o período de seca na Caatinga?

8) Explique qual é o Clima na Caatinga?

9) A Caatinga possui cerca de 800.000km2 de extensão. Quais são os estados brasileiros que tem como vegetação a Caatinga?

10) Explique a frase: "A Caatinga é a única vegetação totalmente brasileira".

11) Qual a grande contribuição do cantor e compositor Luiz Gonzaga para o reconhecimento do bioma Caatinga no Brasil?

12) Como o sertanejo consegue sobreviver no sertão da Caatinga?

13) Por que a Floresta Nacional do Araripe foi a primeira reserva florestal criada no Brasil?

14) Qual foi à definição de área sustentável, de acordo com o sertanejo? Você concorda com essa visão?

15) Como os produtores rurais devem proceder no campo para evitar a destruição da Caatinga?

16) A sertaneja do filme afirmou que a maior riqueza do mundo é a água. Você concorda com essa afirmação? Explique.

O primeiro selo do mundo, conhecido como Penny Black, surgiu na Inglaterra, em 6 de maio de 1840, dentro da reorganização promovida no serviço postal daquele país por Rowland Hill. Até essa data, o pagamento pela prestação do serviço de transporte e entrega de correspondências era feito pelo destinatário. A chegada do selo foi fundamental para o sucesso da reforma postal, que revolucionou os Correios no mundo inteiro. Os primeiros selos do mundo têm como figuração a efígie (como a da Rainha Vitória, no Penny Black), o brasão ou a cifra. O Brasil lançou seu primeiro selo em 1843 - a famosa série "Olho-de-boi" - e foi o segundo país do mundo a emitir selos. Seguiram-se os selos conhecidos como "Inclinados" (1844), "Olhos-de-cabra" (1850) e os "Olhos-de-gato" (1854). Os primeiros selos comemorativos foram emitidos em 1900 e celebravam o 4º Centenário do Descobrimento do Brasil, mas somente em 1906 foram feitas emissões comemorativas com repercussão no exterior, sendo alusivas ao 3º Congresso Pan-Americano. A partir da criação da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos), em 1969, artistas plásticos e desenhistas promissores foram contratados para melhorar a qualidade das nossas emissões comemorativas e a Casa da Moeda foi reequipada para garantir uma impressão compatível com o novo padrão, dentre as providências que foram adotadas para incrementar a Filatelia.Na Filatelia Brasileira merecem destaque, também, o primeiro selo do mundo com legendas em "Braille", emitido em 1974, e o segundo selo do mundo com imagens tridimensionais (holográfico), lançado em 1989. Em 1996, outro importante marco no processo de diversificação e melhoria do design das emissões filatélicas: o Concurso "Arte em Selo", realizado por ocasião da 23ª Bienal de Arte de São Paulo, selecionou, dentre 3000 artistas, os 50 melhores para trabalharem no processo de criação dos selos brasileiros. Em 1997, foram lançados produtos com nova concepção temática visual e tecnológica, como a folha de selos variados da campanha "Criança e Cidadania", e, para as máquinas de auto-atendimento, a cartela de selos auto-adesivos (série "Cidadania") e as etiquetas de franqueamento. Com a proposta de sempre oferecer selos de significativo apelo temático e artístico, em 1998 a ECT lançou, entre outros, uma folha de selos sobre o tema EXPO'98 - Oceanos, e outra para homenagear a XVI Copa do Mundo, tendo como tema o Futebol-Arte, demonstrando que a Filatelia sempre está ao lado dos mais importantes acontecimentos do Brasil e do exterior. Em 1999, importantes emissões foram lançadas, com destaque especial para a quadra alusiva aos "Parques Nacionais do Brasil - Prevenção a Incêndios Florestais", impressa em papel reciclado, com aroma de madeira queimada, visando conscientizar para a necessidade de preservar as riquezas do nosso meio-ambiente. Outra emissão que merece ser ressaltada é a que focalizou oito espécies de "Peixes do Pantanal - Aquário de Água Doce" que, além de forte apelo temático, representa a segunda emissão brasileira impressa com detalhes em holografia. Em 2002, a ECT lançou o primeiro selo redondo brasileiro, dentro da emissão conjunta "Campeões do Mundo de Futebol do século 20". Os países que já ganharam a Copa do Mundo - Argentina, Alemanha, Itália, França, Uruguai e Inglaterra - participaram desse grande projeto filatélico, junto com os Correios do Brasil Dando continuidade ao processo de diversificação, melhoria do design e utilização de inovações tecnológicas na produção filatélica , em 2003, foram lançados: o selo do Natal, no formato triangular e auto-adesivo, e o selo alusivo à luta contra o HIV/AIDS, no formato de coração. Em 2004, as principais novidades foram: a aplicação da retícula estocástica na emissão "Preservação dos Manguezais e Zonas de Maré", proporcionando efeitos de micropigmentação, e o recorte do selo de Natal, em formato de Papai Noel.

Texto disponível em http://www.correios.com.br/selos/historico.cfm 

Imagem disponível em: http://www.correios.com.br/selos/prod_filatelicos/filatelia.cfm 

Atividade 2

Para iniciar esta atividade, o professor juntamente com os alunos deverão acessar o site http://www.correios.com.br/selos/inst_normativos.cfm . Neste site, está diponível as normas, critérios e procedimentos para a elaboração do programa anual de selos comemorativos e especiais da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT. Se a escola não possuir um laboratório de informática para levar os alunos para fazer a pesquisa no site do correios, o professor deverá acessar o site em outro  local e imprimir o texto para ler para os alunos. Após o conhecimento das normas, o professor deverá promover um concurso na sala de aula, propondo aos grupos de alunos que participem na elaboração de um novo selo, retratando a imagem da Caatinga. Esta atividade tem como objetivos mostrar aos alunos a importância dos selos, sua história e principalmente trabalhar a elaboração de uma proposta de criação de um novo selo brasileiro, já que o Ministério das Comunicações permite a participação da sociedade civil. De acordo com o Art. 4º as propostas para a emissão de selos serão captadas pela ECT, junto à sociedade civil e aos órgãos governamentais, até o dia 1º de junho de cada ano, devendo estar acompanhadas de histórico com justificativa para a emissão pretendida, bem como de sua importância no contexto nacional ou internacional.

Então vamos por a mão na massa...

Na sala de aula, os alunos deverão formar grupos de 4 alunos. Logo após, cada grupo deverá reunir entre si para estabelecer sua estratégia. O professor deverá estar sempre lembrando que o desenho terá que abordar o tema desta aula "Caatinga e suas adversidades".  Além do desenho, cada grupo elaborará um texto explicando a justificativa do desenho que o grupo gostaria que fosse escolhido para transformar em selo, bem como traduzir para a sociedade a grande importância deste desenho para o planeta.

Após o término dos trabalhos, os desenhos, juntamente com os textos, deverão ser socializados em sala de aula para serem avaliados. Se caso os alunos quiserem continuar o processo, eles poderão entrar no site do Correios http://www.correios.com.br/ e enviar o trabalho para apreciação da ECT. Quem sabe o trabalho seja escolhido para compor os selos impressos do próximo ano.  

Boa sorte...

Segue abaixo um exemplo de selo inspirado no bioma da Caatinga.

Imagem disponível em http://www.cvida.org.br/images/projetos_clip_image002.jpg 

Este selo, representado acima, foi uma parceria dos Correios com o Centro Vida Nordeste, que  lançou, no ano de 2.002, o selo Preservação da Caatinga Nordestina (300.000 unidades). O selo destaca a paisagem da caatinga Nordestina.

Para ir mais longe...

O professor poderá disponibilizar na sala de aula, por meio de um data show, ou na sala de informática um vídeo de apenas 39 segundos, porém muito rico para que os alunos deixem fluir a idéia para elaboração do selo.

Título: Caatinga preserve essa mata.

Disponível em: http://vimeo.com/4881924 

Descrição: O filme, Caatinga preserve essa mata, explora a educação ambiental, mostrando a importância de se preservar a mata Caatinga

Literatura de Cordel

Literatura de cordel é um tipo de poesia popular, originalmente oral, e depois impressa em folhetos rústicos ou outra qualidade de papel, expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome originado em Portugal, que tinha a tradição de pendurar folhetos em barbantes. No Nordeste do Brasil, o nome foi herdado (embora o povo chame esta manifestação de folheto), mas a tradição do barbante não perpetuou. Ou seja, o folheto brasileiro poderia ou não estar exposto em barbantes. São escritos em forma rimada e alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, o mesmo estilo de gravura usado nas capas. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores.

Texto retirado da Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_de_cordel 

Atividade 3

Professor, que tal propor aos alunos trabalharem com literatura de cordel para fixar a proposta desta aula? Então vamos lá, essa atividade vai necessitar de papel, lápis de cor, além de acesso internet para pesquisar imagens ou livros com fotos da Caatinga para inspirar os alunos a elaborarem o folheto no estilo de Cordel. O aluno poderá desenvolver seu trabalho no espaço abaixo e depois o professor deverá propor uma exposição do trabalho dos alunos no pátio. Obs.: Os trabalhos deverão ser expostos em varal de corda, de acordo com o estilo de cordel.

Poesia no estilo de cordel envolvendo o assunto Caatinga

Ilustração da poesia no estilo de cordel envolvendo o assunto Caatinga

Exemplo de uma poesia no estilo de Cordel

MIGRANTE - Cordel /Paulo Gondim17/02/2008

Lá onde eu nasci, não se sabe da sorte

Mas muito da morte, se sabe mais cedo

Mas logo se aprende, que a vida é uma só

Se o homem é de pó, não se pode ter medo

Assim, aprendi e com muita clareza

Só tive a certeza, que a vida era dura

Não tive saída, nem outra opção

Viver é ação, é tudo aventura

Andei por veredas, por muitos caminhos

Em meus desalinhos, meus sonhos perdi

Ganhei muitos calos nos pés e nas mãos

Segui a lição, no mundo eu vivi

E como exilado, no próprio país

Distante me fiz de tudo escondido

Fechado, isolado, fiquei tão sozinho

E nesse caminho, me vi mais perdido

Mas em todo canto por onde eu andei

Eu sempre lembrei de meu pobre lugar

E sei que a saudade um dia me alcança

Não perco a esperança de um dia voltar

Poesia disponível em: http://sitedepoesias.com/poesias/26433 

Exemplo de um desenho no estilo de cordel

Imagem disponível em: http://vivapernambuco.com.br/site/images/stories/cordel.jpg 

Para saber mais a respeito da literatura de cordel entrar no site http://www.ablc.com.br/ 

Sugestão de leitura:

Livro: Aves da Caatinga  (Um fantástico guia, com todas as informações sobre as aves da Caatinga)

Autores: Rodrigo Castro, Luiz Gonzaga Sales Junior e Istvan Major

Livro: Caatinga: a paisagem e o homem sertanejo

Autor: Samuel Murgel Branco

 

Livro: Caatinga

Autores: Jarcilene S. Almeida-Cortez, Pedro Henrique M. Cortez, José Maria V. Franco, Armênio Uzunian

Livro: Biodiversidade da Caatinga

Autor: José Maria Cardoso da Silva

Livro: O olhar da águia, para o rosado da Caatinga

Autora: Ludimilla Carvalho

Livro: Quanto vale a caatinga?

Autores: Hartmut Teuchler e Alexandrino Sobreira de Moura

Livro: Árvores da Caatinga

Autora: Gerda Nickel Maia

Recursos Complementares

Revista: http://caatinga.ufersa.edu.br/index.php/sistema 

Artigo em Revista: http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/biomas-brasileiros-parte-5-caatinga-558287.shtml 

Site: http://nossosemiarido.blogspot.com/p/sertao-semi-arido-o-sertao-semi-arido.html 

Site: http://www.portaldocordel.com.br/cordelistaLuar.html 

Filme: O Auto da Compadecida

Filme: Narradores de Javé

Filme: Vidas secas

Filme: Lampião e o rei do cangaço

Filme: Lampião e Maria Bonita

Avaliação

A avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Poderão ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros e as discussões sobre as situações apresentadas, a elaboração da poesia de cordel e sua ilustração, o envolvimento das observações a respeito do filme Tom da Caatinga, bem como na elaboração do texto e do desenho do selo com a temática Caatinga. Sendo assim, é importante avaliar o desenvolvimento de cada aluno na elaboração e participação de todas as atividades propostas em sala de aula, seja ela individual ou em grupo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 5/7 - 71.43%
  • Quatro estrelas 2/7 - 28.57%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

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Opiniões

  • Antonio Soares, Estudante , Ceará - disse:
    bernardo.antoniosoares@gmail.com

    18/08/2012

    Quatro estrelas

    Este é um bom trabalho para pesquisa e tambem fazer divulgar uma cultura que aos poucos vem desaparecendo. Nós nordestinos nao devemos permitir que a nossa cultura seja trocada por outras de outros paises. Devemos manter a nossa cultura vida. evemos divulfar nas escolas e mostrar a importancia da cultura nordestina. Devereos fazer como os indios. Lutar pela nossa tradição e costumes.


  • paulo, respostas , Alagoas - disse:
    paulojose@hotmail.com

    22/10/2011

    Cinco estrelas

    queria todas as respostas das 16 questões acima..


  • NEIDE RAFAEL ROCHA, COLEGIO ESTADUAL DR LUIS ROGERIO DE SOUZA , Bahia - disse:
    neiderafaelrocha@hotmail.com

    31/08/2011

    Quatro estrelas

    Parabens pelo otimo plano de aula sobre esse bioma no qual está localizada a minha cidade e que é tema do meu projeto de estágio na area de Biologia.


  • elenilva pinheiro, Secretaria Municipal de Educação , Piauí - disse:
    elenilva.pinheiro@hotmail.com

    21/08/2011

    Cinco estrelas

    Adore!!! Gostaria de receber novidades sobre a caatinga e o nosso semiárido


  • odair, e.f , São Paulo - disse:
    odair@hotmaill.com

    18/08/2011

    Cinco estrelas

    legalzinho adorei!!(0_0)


  • MARTA MARIA DE OLIVEIRA, EEEFM 28 de novembro , Rondônia - disse:
    marolma36@hotmail.com

    23/05/2011

    Cinco estrelas

    Achei maravilhosa.


  • maria do c armo melo, escola munic.ensino fund.lions tambau , Paraíba - disse:
    ja_no_brasil@hotmail.com

    16/03/2011

    Cinco estrelas

    mazravilhosa! como me ajudou parabéns!


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