07/10/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno seja capaz de identificar numerais de 1 a 30, bem como a quantidade que cada um representa. Além disto, que saiba expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.
1ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, inicie a atividade dialogando com os alunos da turma sobre o que eles sabem a respeito de números ordinais. Observe se sabem que os números também indicam ordem.
Após esse levantamento é importante que os alunos saibam que os números ordinais, ou simplesmente ordinais, são números usados para assinalar uma posição numa sequência ordenada: primeiro, segundo, terceiro, quarto, etc.
Convide seus alunos para copiar e interpretar a cantiga de roda Terezinha de Jesus. Para isso você deverá registrar a letra da cantiga na lousa.
Informe a eles que Cantiga de Roda é um tipo de canção popular, que está diretamente relacionada com a brincadeira de roda. A prática é comum em todo o Brasil e faz parte do folclore brasileiro. Consiste em formar um grupo com várias crianças, dar as mãos e cantar uma música com características próprias, como melodia e ritmo equivalentes à cultura local.
Fonte da imagem: http://recordacoesbyelizete.blogspot.com/2008/10/brincadeiras-de-roda-criana-feliz.html (acesso 06/09/2010)
Terezinha de Jesus deu uma queda
Foi ao chão
Acudiram três cavalheiros
Todos de chapéu na mão
O primeiro foi seu pai
O segundo seu irmão
O terceiro foi aquele
Que a Tereza deu a mão
Terezinha levantou-se
Levantou-se lá do chão
E sorrindo disse ao noivo
Eu te dou meu coração
Dá laranja quero um gomo
Do limão quero um pedaço
Da morena mais bonita
Quero um beijo e um abraço
Depois que os alunos copiarem a letra da cantiga faça com eles uma simulação do acontecido com a Terezinha.
Escolha uma criança para ser a Terezinha e outras três para serem os cavalheiros. Os demais colegas farão uma roda, no centro dela deverá ficar a Terezinha. Os três cavalheiros ficarão fora da roda e entrarão n
a medida em que forem sendo apresentados na cantiga.
A princípio você poderá fazer a leitura do texto, depois apresente a música. Se algum aluno souber cantar peça que lhe ajude. Você poderá utilizar o CD 26 Cantigas de roda: para brincar e manter viva a cultura popular, Fundação Vitor Civita. São Paulo: G 4 Editora.
Neste momento ressalte que as palavras: primeiro, segundo e terceiro caracterizam ordem e posição.
Depois de realizada a brincadeira de roda peça aos alunos que ilustrem o texto copiado.
Professor, você poderá solicitar aos alunos que copiem a cantiga no caderno de Língua Portuguesa ou de Matemática.
2ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos
Professor, retome a cantiga trabalhada na atividade anterior. Relembre a posição que cada um dos três cavalheiros foi até Terezinha.
Você poderá utilizar o Laboratório de Informática para que eles assistam vídeos sobre a cantiga trabalhada.
Imagem- Fonte: CD Cliparts & Cia - Número 05
Para assistirem o vídeo Teresinha de Jesus acesse o sítio http://www.youtube.com/watch?v=porOx00eXLg
No sítio http://www.youtube.com/watch?v=QwMisXps7N0 você encontrará apenas a melodia da música Teresinha de Jesus.
Aproveite a oportunidade para realizar alguns jogos de corrida que apresentam a temática: números ordinais. Eles estão disponíveis nos sítios:
http://www.aulavaga.com.br/jogos/corridas/camera-killer/
http://www.jogosfantasticos.com/jogos/Rural-Racer.html
http://www.planetajogos.com/games/baliza.html (acesso em 06/09/2010)
Ao finalizar as apresentações questione os alunos sobre o que acharam de participar desta atividade.
3ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos
Professor, peça que os alunos façam uma fila, poderá ser uma fila alternando meninos e meninas ou primeiro as meninas e depois os meninos (faça como você achar conveniente, desde que seja uma fila única). Solicite que continuem a sequência numérica. O primeiro da fila dirá um, o seguinte dois, até chegar ao último. Caso você tenha vinte e oito alunos o último dirá o número 28.
Ao término da contagem pergunte à turma se sabe o que ela significa. Espera-se que chegue à conclusão de que os números estão em ordem crescente.
Aproveite para dizer o nome da criança e que posição ocupa, para isso questione:
a- Quem é o número 1?_____ Então ele é o primeiro.
b- Quem é o número 2?_____ Então ele é o segundo.
Faça os questionamentos até o momento que todos os alunos tenham a possibilidade de (re) descobrir o lugar que ocupa na fila.
Ao final faça o registro abaixo:
Imagem- Fonte: CD Cliparts & Cia - Número 05
NÚMEROS ORDINAIS
Pensando nas atividades que realizamos nas aulas anteriores escreva o que já sabemos sobre números ordinais. Veja como se escreve os números ordinais do 1o ao 30o.
CARDINAL |
ORDINAL |
um |
primeiro |
dois |
segundo |
três |
terceiro |
quatro |
quarto |
cinco |
quinto |
seis |
sexto |
sete |
sétimo |
oito |
oitavo |
nove |
nono |
dez |
décimo |
onze |
décimo primeiro |
doze |
décimo segundo |
treze |
décimo terceiro |
quatorze |
décimo quarto |
quinze |
décimo quinto |
dezesseis |
décimo sexto |
dezessete |
décimo sétimo |
dezoito |
décimo oitavo |
dezenove |
décimo nono |
vinte |
vigésimo |
vinte e um |
vigésimo primeiro |
vinte e dois |
vigésimo segundo |
vinte e três |
vigésimo terceiro |
vinte e quatro |
vigésimo quarto |
vinte e cinco |
vigésimo quinto |
vinte e seis |
vigésimo sexto |
vinte e sete |
vigésimo sétimo |
vinte e oito |
vigésimo oitavo |
vinte e nove |
vigésimo nono |
trinta |
trigésimo |
Concluído o registro, proponha que os alunos resolvam a seguinte atividade:
1- Observe o número de pontos obtidos por algumas crianças em duas partidas de um jogo e complete a tabela.
Nome da criança |
Luana |
Mayck Túlio |
Igor |
Vitor Hugo |
Clara |
Adriana |
Número de pontos da 1a partida |
42 |
39 |
47 |
45 |
53 |
60 |
Número de pontos da 2a partida |
45 |
50 |
41 |
54 |
44 |
30 |
Número total de pontos |
87 |
89 |
88 |
99 |
97 |
90 |
2- Escreva o nome das crianças, de acordo com o total de pontos.
1o ____________________ 2o _____________________ 3o _____________________
4o ____________________ 5o _____________________ 6o ____________________
3- Observando a tabela, responda:
a- Quem fez mais pontos na primeira partida?
b- Quem fez menos pontos na primeira partida?
c- Qual foi a diferença de pontos entre o primeiro e o último colocado durante a primeira partida?
d- Durante a segunda partida quem ficou classificado em terceiro lugar? Qual foi sua pontuação?
e- Qual foi a classificação de Adriana durante a segunda partida?
4- Observe os carrinhos de corrida.
Imagem- acervo da autora
O carro de número 7 ocupa a 6a posição. Complete a tabela escrevendo o número dos carros que ocupam as posições indicadas.
POSIÇÃO |
NÚMERO DO CARRO |
1a |
|
2a |
|
3a |
|
4a |
|
5a |
|
5- Escreva por extenso os números ordinais.
8o _____________ 12o _____________ 21o _____________
30o _____________ 29o _____________ 15o _____________
6 – Os últimos colocados da corrida estão terminando a prova.
O carro dourado (Número 2) está em 25o lugar. Veja.
Imagem- acervo da autora
a- Qual é o lugar do carro verde nesta corrida?
b- Qual é a cor do carro que chegou em 28o lugar?
c- O carro branco chegou em que lugar?
4ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos
ATIVIDADE LÚDICA
MESTRE MANDOU COM NÚMEROS ORDINAIS
Professor, para fixação das noções de posição, organize os alunos sentados em uma fila para um jogo que explora os números ordinais.
Dependendo do número de alunos, organize três ou quatro filas para brincarem de forma independente. Neste caso, você ou outro aluno que estiver fazendo o papel de mestre, deverá apontar a fila a qual a ordem está sendo dada.
Nessa brincadeira, as crianças devem seguir só as instruções que forem precedidas pela frase “O mestre mandou”. O mestre poderá ser o professor ou outro elemento do grupo.
Convide os alunos para brincar de O mestre mandou, perguntando: Vocês farão tudo o que o mestre mandar? Depois que os alunos responderem sim, faça as seguintes solicitações:
Cada um deve descobrir que lugar ocupa na fila;
* O primeiro da fila, bata palma;
* Quem está logo atrás do primeiro da fila, dê um assobio;
* Quem está logo na frente do primeiro, fique de pé. (Nesse caso, nenhum aluno deverá responder a ordem);
* O último da fila levante a mão;
* Quem está logo na frente do último, deve cantar uma música;
* Quem está logo atrás do último da fila, levante um pé. (Nesse caso, nenhum aluno deverá responder a ordem);
* Fique em pé quem está entre o décimo quarto e o décimo sexto;
* Diga alô quem é o vigésimo;
* Faça tchau quem está logo atrás do vigésimo quarto;
* Diga o nome de um amigo que está logo na frente do décimo.
O jogo deverá durar até que todos os alunos tenham realizado alguma tarefa e/ou enquanto mostrarem interesse.
Imagem- Fonte: CD Cliparts & Cia - Número 05
Para o registro do jogo você poderá fazer um texto coletivo.
Os alunos vão falando suas ideias enquanto você escreve o texto na lousa. Depois, juntos, fazem a revisão do texto e, finalmente, copiam a versão final.
Solicite que escrevam sua opinião sobre a atividade realizada e que façam a ilustração do texto.
Durante a elaboração do texto e o registro você deverá observar os alunos no sentido de avaliá-los numa dimensão formativa continuada, tendo uma função diagnóstica, capaz de indicar os níveis de escrita já consolidados pelos alunos, o desenvolvimento da oralidade e a sequencia lógica dos fatos.
Nos sítios abaixo você terá outras informações sobre números ordinais.
http://www.fichasedesenhos.com/nmeros-ordinais.html
http://www.pedagogia.com.br/atividade.php?id=91
http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/03/atividades-com-numerais-ordinais.htm
http://educacao.uol.com.br/matematica/ult1692u6.jhtm
http://www.profabeatriz.hpg.ig.com.br/gramatica/classes/numeral.htm
http://www.youtube.com/watch?v=3mwTNrxOIRA (acesso 06/09/2010)
Professor, avalie a turma durante as diferentes atividades propostas. Observe se os alunos foram capazes de: compreender que os números que indicam ordem, posição ou lugar são chamados números ordinais e resolver situações problemas envolvendo números ordinais. É importante que seja verificado ainda a interação entre os pares durante a realização das atividades lúdicas que foram desenvolvidas e também se os alunos têm domínio sobre a ordem crescente dos números.
Quatro estrelas 8 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/05/2014
Cinco estrelasSou uma pesquisadora de ideias novas e diferenciadas. Por isso, sempre abro neste site porque admiro os materiais e os profissionais apresentados.
25/09/2013
Cinco estrelasmE AJUDOU MUITO NOS ESTUDOS COM MINHA FILHA DE 6 ANOS MUUUUITTOOOOO OBRIGADA.
22/09/2013
Cinco estrelasSimplismente AMEIiiiii
20/05/2013
Cinco estrelasmuito didático e ao mesmo tempo lúdico.Valeu!
10/02/2013
Cinco estrelasMeus e minhas amigas, vcs estão de parabéns, espero que continuem sempre assim, pois precisamos de aulas explicativas e concretas como estas!!! muito obrigado e parabéns!!!
22/03/2012
Uma estrelaeu adorei esta aula posso fazer de novo por favor deixe-me fazer de novo eu prometo que nao vou errar desta vez
16/03/2012
Cinco estrelasÓtima
01/12/2011
Cinco estrelasboa aula