18/10/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Ensino Fundamental Inicial | História | Tempo cronológico |
Primeira atividade
Nessa fase da vida as crianças não conhecem a complexidade que envolve o sistema de troca na sociedade capitalista. Quando estudamos a história do número uma das formas de abordar o tema é possiblitar que as crianças conhecam como as civilizações antigas estabeleciam as trocas num tempo em que não havia o dinheiro. Perqunte as crianças:
Após a conversa leia o texto na sala para as crianças.
Os povos primitivos faziam seu comércio na forma de escambo, e ainda hoje, entre os índios e alguns grupos africanos, esse sistema é usado. No Brasil. As trocas entre os índios do litoral brasileiro e os europeus, no início do séc. XVI, eram na forma de escambo. Os índios davam o pau-brasil aos portugueses, franceses e espanhóis em troca de mercadorias como facas, machados e quinquilharias (espelhos, colares, pentes e miçangas). Em relação aos escravos, também era praticado o escambo. Embora os escravos fossem vendidos por dinheiro no Brasil, eram obtidos na África, em muitos casos, por meio de escambo. Os produtos mais usados no escambo de mão-de-obra negra eram o fumo e a aguardente. No período colonial, boa parte do fumo plantado no Brasil e da produção de aguardente destinava-se à obtenção de escravos na África.
http://www.mundovestibular.com.br/articles/629/1/BRASIL---PERIODO-PRE-COLONIAL/Paacutegina1.html
Uma pessoa que tivesse mais peixe do que o necessário, trocava por milho com outra que estava precisando e que tinha milho a mais.
Os primeiros grupos humanos, em geral nômades, não conheciam a moeda e recorriam às trocas diretas de objetos quando desejavam algo que não possuíam. Esses grupos, basicamente, praticavam uma exploração primitiva da natureza e se alimentavam por meio da pesca, caça e coleta de frutos.
Há dois mil anos, no século VII antes de cristo os comerciantes começaram a trocar as mercadorias por pequenos discos de ouro e prata. Na mesopotâmia, hoje o Iraque as pessoas utilizavam metais preciosas para trocar pelo que queriam.
Os egípcios usavam ouro, prata e cobre cortado em barras como forma de pagamento. As placas de metal tinham o símbolo do rei, representado por um leão.
Em Roma, há muitos anos atrás o sal que tempera a comida era muito caro e importante. Por isso, uma parte do pagamento dos soldados era feita com esse mineral. A palavra salário nasceu daí. O gado foi uma moeda mercadoria muito importante que pela sua utilidade, era usada como moeda para fazer trocas.
fonte: http://www.coladaweb.com/economia/evolucao-historica-da-moeda
Depois das crianças entenderem o que é escambo. Sugira que registrem por meio do desenho os diversos produtos que eram usados para trocar entre os indios, os egípcios, os romanos.
Desafie as crianças pensarem em um modo de vivenciar o escambo na sala. Podemos sugerir organizar um bazar com diversos objetos tais como: livros, brinquedos, fantasias, com a finalidade de troca.
FALANDO SOBRE O ESCAMBO
Fonte : http://fundamental1novaescola.blogspot.com/
"Tudo aconteceu assim: chegando na classe começou o escambo. Eu trouxe um iôiô, um relógio e dois brinquedos do Ben 10. Andei pela classe e me interessei por uma corda que era do meu amigo Giovanni, então ele se interessou pelo meu iôiô e aí fizemos o escambo, o meu ioiô pela corda dele.Foi assim que nossa classe entendeu o que era escambo e pode compreender melhor como essa atividade era realizada entre os povos nativos do Brasil e os portugueses no período colonial brasileiro.”
http://fundamental1novaescola.blogspot.com/
fonte: http://davibarrosqueiroz.spaces.live.com/blog/
Organize uma feira de escambo na escola envolvendo as crianças de outras salas. Para esta atividade planeje cada momento do processo.Combine com sua turma como vai ser a feira do escambo.
Asssista o vídeo: Trocando de Tudo na Feira do Escambo 2010 no http://www.youtube.com/watch?v=Y7DA9JSMTPw
http://paginasverdes.org/2010/06/07/feira-de-trocas-em-brasilia/
Depois de conhecer a forma como os antigos estabeleciam trocas para garantir os meios de sua subsistência, sugira conhecer a história da moeda. Leia o texto na sala. Se houver possibilidade de levar para a sala de aula moedas antigas brasileiras para as crianças conhecer mais de perto. Caso não seja possível o professor(a) dever buscar gravuras de moedas gregas, romanas e brasileiras para ser apreciada pelas crianças. Proponha uma oficina para confecção de moedas antigas.
Como fazer:
Materiais necessários:
Moeda grega
http://genealogiadoalgarve.blogspot.com/2009/01/moeda-ao-longo-da-histria.html
Moeda romana
Moeda brasileira
http://mgermina.blogspot.com/2009/06/em-leilao-colecao-com-22-moedas.html
Antigamente não existia dinheiro, as pessoas conseguiam as coisas através de um procedimento chamado ESCAMBO, o que tradicionalmente se assimila a troca. Com o passar do tempo surgiram as moedas. Originaram-se na Grécia espalhando-se pelo mundo inteiro.
ETIMOLOGIA:
Etimologicamente, o termo se atribui ao latim moneta, " moeda ", o lugar onde se cunhavam moedas em Roma, o templo Juno Moneta.
CONCEITO
Unidade representativa de valor aceita como instrumento de troca numa comunidade. A moeda corrente e a que circula legalmente num país. Moedas fortes são as que tem curso internacional, como instrumento de troca e reservas de valor.
FUNÇÕES DA MOEDA
Graças a moeda, pode o indivíduo generalizar seu poder de compra e obter da sociedade aquilo que sua moeda lhe da direito, sob a forma que melhor lhe convém. Classificando uma transação comercial em duas fases, uma de venda e outra de compra, a moeda facilita ambas as partes. Resumindo, e mais fácil ao vendedor de uma colheita achar quem lhe queira comprar parte dela do quem queira troca-la por outros produtos.
AS TROCAS E AS MOEDAS ANTES DA INTRODUÇÃO DOS METAIS:
Hoje em dia, a moeda parece ser uma coisa banal. Mas sua descoberta representou um notável avanço na historia da humanidade. Antes do surgimento da moeda, todos viviam a procura de novos instrumentos de troca capazes de medir o valor dos bens. Entre os inúmeros meios de troca já testados antes da criação da moeda, os animais têm lugar de destaque. Na Grécia, no século VIII a.C., faziam-se as contas tomando o boi como parâmetro: uma mulher valia de vinte a quarenta cabeças de gado; um homem, cem. Servindo como meio de pagamento, o sal circulava em vários países (dai vem o termo salário), como exemplo a Libéria, onde trezentos torrões compravam um escravo. Entre as versões primitivas de moeda, as conchas foram , sem duvida, as mais difundidas. Especialmente os cauris (espécie de búzio), que nos séculos XVII e XVIII virou a moeda internacional; metade do mundo entesourava e comprava cauris.
A INTRODUÇÃO DE CÁLCULOS CONSTANTES
Fixados na Babilônia e na Assíria por volta do quinto milênio a.C. , os Sumérios tiveram um importante papel na historia da moeda, ao criarem um calculo baseado em valores de referência constantes. Graças a esse povo, ainda, o ouro e a prata tornaram-se unidades de medida de preço. Esses metais, porem, não circulavam, permanecendo nos templos. Ou seja, os Sumérios inventaram o dinheiro, mas não a moeda.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-da-moeda/historia-da-moeda1.php
Sobre feira de trocas:
http://paginasverdes.org/2010/06/07/feira-de-trocas-em-brasilia/
Sobre as moedas acesse:
http://genealogiadoalgarve.blogspot.com/2009/01/moeda-ao-longo-da-histria.html
Verificar através dos registros escritos e da participação das crianças se :
Quatro estrelas 5 classificações
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04/05/2015
Cinco estrelasExcelente! Amei as orientações de como trabalhar o sistema monetário com a Educação Infantil.
09/07/2014
Cinco estrelasUma aula interdisciplinar muito boa, vou aproveitar para trabalhar com meus alunos.
01/04/2013
Cinco estrelasadorei
06/12/2012
Três estrelasfoi bom
03/11/2010
Cinco estrelasGostei muito me ajudou bastante com o meu trabalho de escola.