Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os egípcios e o sistema de numeração decimal

 

27/01/2011

Autor e Coautor(es)
Gilka Silva Pimentel
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o modo como os egípcios registravam o número.
  • Identificar os símbolos do sistema numérico dos egípcios.
  • Perceber a base 10 no sistema de  numeração dos egípcios.
  • Registrar os números dos egípcios.
  • Conhecer o modo de vida dos egípcios.
Duração das atividades
6 aulas com duração de 1 hora cada momento.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Modo de  vida dos egípcios( cultura, arte, religião, paisagem).
  • Sistema de numeração egípcio.
  • Notação dos  números egípcios.
  • Contagem e quantificação.
  • Tratamento da informação.
Estratégias e recursos da aula

Primeira Atividade

Antes de iniciar o estudo, converse com as crianças sobre os povos egípcios. Questione:

  • Vocês já ouviram falar sobre os egípcios?
  • O que vocês ouviram falar sobre esse povo?
  • Onde eles moram?
  • O que eles descobriram/inventaram?

Em seguida, apresente algumas curiosidades sobre os egípcios. Leia trecho de livros ou de informações pesquisadas na internet como o texto que sugerimos a seguir:

Durante muito tempo, o nosso campo da história da matemática mais rico repousava no Egito, devido à descoberta, em 1858, do chamado Papiro de Rhind, escrito por volta de 1650 a.C., mas que continha material ainda mais antigo.  Os Egípcios usaram o papiro e uma grande parte dos seus escritos conservou-se devido ao clima seco. A maior parte dos nossos conhecimentos sobre a matemática dos egípcios deriva de dois papiros: O Papiro de Rhind, que contém 85 problemas, e o chamado Papiro de Moscovo, talvez dois séculos mais antigo, que contém 25 problemas.  

Fonte: http://pessoas.hsw.uol.com.br/informacoes-egito.htm

Para desencadear o estudo sobre o sistema de numeração dos egípcios, desperte a curiosidade nas crianças com questionamentos. Solicite o registro de suas ideias.

  •  Existe outro jeito de escrever os números?
  •  Os números sempre foram escritos do jeito que conhecemos hoje em dia?
  • Vocês sabiam que há muito tempo atrás o povo que morava no Egito escrevia os números com desenhos que se pareciam com um bastão?

Converse sobre o modo de funcionamento do sistema de escrita egípcio. Leia o texto abaixo:

Desafie as crianças registrarem sua idade e a dos colegas da sala usando o sistema de numeração dos egípcios.

Instigue as crianças em duplas experimentarem a título de verificação escrever alguns numerais, por exemplo: 23, 12, 49, 50, 99, 100  no sistema egípcio. Depois compare com nosso sistema de notação que deve está fixado na sala.

Depois solicite que escrevam de 1 a 9  usando o sistema de notação dos egípcios.

 

Segunda atividade

Proponha a produção de um texto coletivo com o objetivo de registrar a história dos números. Depois do texto digitado, sugira o desenho para compor o texto. Dividia a turma em duplas. Vejamos um texto coletivo produzido por crianças de 5 e 6 anos.

Fonte: Nossa Arte, Nossos Contos. NEI/UFRN.2000.

Terceira Atividade

Selecione algumas imagens relacionadas a arte, a religião, as pirâmides, os deuses e apresente na roda para as crianças apreciarem. Sugira uma brincadeira simbólica representando os deuses e faraós. Combine que tragam de casa adereços e lençóis  brancos para usar como vestimenta.  

No dia em que fomos deuses e faraós do Egito

 fonte: http://gloria-ao-egito.blogspot.com/2009/09/musica-e-danca-no-egito-antigo.html

 

fonte: http://www.suapesquisa.com/historia/piramides/

Quarta atividade

Sugira a exibição do filme: O Príncipe do Egito. Oriente para que observem o modo de vida dos egípcios, as roupas, as paisagens. Após a exibição proponha um desenho dos personagens e das paisagens retratadas no filme.

Fonte: http://www.interfilmes.com/filme_14251_O.Principe.do.Egito-%28The.Prince.of.Egypt%29.html

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=BfUtnWi4oV4

O enredo trata da vida de Moisés desde seu nascimento e sua infância como príncipe do Egito até a sua escolha como guia do povo Hebreu na saída da terra do Egito. A história do filme é baseada no Êxodo e em tradições islâmicas.

Organize uma exposição na escola sobre o estudo. Ao lado dos desenhos das crianças coloque o  sistema de numeração dos egípcios, a localização e outras informações sobre o modo de vida do povo egípcio na antiguidade.

 

 Fonte: http://www.iep.uminho.pt/aac/sm/a2004/sistnum/recursos.htm

Fonte: Abracadabra: Fantásticas histórias de aventuras e sonhos. NEI/UFRN.2008.

Recursos Complementares

Sugestões de livros:

Livro - História dos Números, A - Hélio Gordon.Editora: FTD.

A base da nossa numeração foi criada no Neolítico. Mas a história da escrita numérica é mais longa, passando pelos egípcios, chineses, gregos, maias e, finalmente pelos hindus e árabes. O leitor está convidado a viajar pelos séculos XIII, XVIII e XIX e conhecer a história dos números inteiros positivos, dos fracionários positivos, dos números irracionais e dos demais conjuntos numéricos.

Portal matemático

http://www.somatematica.com.br/historia.php

Avaliação

Verificar através dos registros, da produção e participação das crianças se:

  • Perceberam o modo como os egípcios registravam o número.
  • Conseguiram identificar os símbolos do sistema numérico dos egípcios.
  • Perceberam o sistema de agrupamentos presente no sistema de  numeração dos egípcios ( base 10).
  • Registraram os números dos egípcios através das atividades propostas.
  • Perceberam alguns aspectos sobre o modo de vida dos egípcios( arte, religião, vestuário, adereços, paisagens).
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 1/5 - 20%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Susana Regina da Silva, EMEF. Germano Sperb , Rio Grande do Sul - disse:
    reginnah92@gmail.com

    16/04/2015

    Quatro estrelas

    Ótimas fontes.


  • angela, escola trenzinho da alegia , Pernambuco - disse:
    an-gel_pa-ty@hotmail.com

    20/03/2013

    Cinco estrelas

    ótima aula amei.


  • Glauce, Complexo Educacional Contemporâneo , Rio Grande do Norte - disse:
    glauce-costalima@hotmail.com

    22/09/2012

    Cinco estrelas

    Amei a sua aula! Meus alunos tem 5 e 6 anos, vou apresentar para eles suas ideias.


  • samara , racional , Minas Gerais - disse:
    vitorias2gatona@gmail.com

    09/03/2012

    Três estrelas

    gostei muito,muito obrigado adorei vc me ajudou muito na minha pesquisa


  • marcela, particular , São Paulo - disse:
    mvejesus@hotmail.com

    23/03/2011

    Cinco estrelas

    Olá! Sua estudante de pedagogia e li sua aula, e achei super interessante! Uma aula assim até eu queria assistir; ótimo saber que existem professores tão dedicados a tornar uma simples aula em algo tão prazeroso e fascinante! E na verdade o conteudo da sua matéria me ajudou para a entrega de um trabalho na facul hoje, valeu!!!!!!!! Tá de parabens professor!!!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.