25/10/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | História | Tempo cronológico |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Professor(a) possibilite situações significativas para as crianças pensarem sobre o nosso sistema de representação númerica. Começe por perquntas sobre a função do número na nossa sociedade. Faça um levantamento com as crianças de situações em que o número está presente. Registre as falas das crianças e depois solicite que respondam sobre as questões conversadas na roda. Esta atividade pode ser feita em dupla ou individualmente. As crianças nos dão respostas em que demonstram seu espirito observador e arguto sobre os acontecimentos e fatos da vida social.
fonte: O Mundo Mágico da Leitura.NEI/UFRN.2001.p.87
O que pensam as crianças sobre a função e uso do número na vida?
Fonte: Nossa Arte, Nossos Contos.NEI/UFRN.2000.
Fonte: Nossa Arte, Nossos Contos.NEI/UFRN.2000.
clik no site abaixo e conheça um pouco sobre a cultura dos hindus.
Fonte: http://cassiafiletti.spaces.live.com/Blog/cns!4158DAB97160D397!1198.entry
Contextualize trazendo informações através de revistas, livros, fotografias, gravuras sobre os hindus e os árabes. Proponha que escolham alguns deuses e deusas, simbolos, monumentos, esculturas hinhus para fazer pinturas e/ou desenhos com diferentes técnicas. Essa é uma excelente atividade expressiva e plástica que as crianças gostam muito de realizar.
Sugestão de Livro
fonte: http://www.americanas.com.br/AcomProd/1472/2592267
Título : Deuses e Deusas Hindus - Autor: Sunita Pant Bansal - Editora: Best Seller
Deuses e deusas hindus é um trabalho inspirador que retrata os deuses do panteão hindu de forma simples e atraente. O livro explica como surgiram os deuses mais famosos do panteão e como eles se relacionam com a natureza, além de oferecer informações básicas sobre cada divindade e suas inúmeras formas. Este belo guia ilustrado ainda revela a riqueza da cultura artística indiana a partir de esculturas em pedra, miniaturas, metal, madeira e argila. Uma obra que nos ajuda a desvendar a misteriosa Índia e compreender o simbolismo do panteão hindu.
Na roda de conversa leia o texto sobre a história do sistema indo arábico. Após a leitura, problematize na roda: O que acontece quando mudamos a posição dos numeros? Distribua vários numerais e solicte em duplas que formem os seguintes numerais: 12, 13,14,15. Sugria que mudem a posição do 1 em cada um dos números formados. Perqunte se eles permanecem com o mesmo valor. Registre numa tabela o resultado da descoberta.
12 |
13 |
14 |
15 |
21 |
31 |
41 |
51 |
Clik na imagem do portal e localize no mapa o local onde viviam os hinhus.
Tudo começou com os hindus que viviam no vale do Rio Indo, onde hoje é o Paquistão. Eles conseguiram desenvolver um sistema de numeração que reunia as diferentes características dos antigos sistemas.
Tratava-se de um sistema posicional decimal. Posicional porque um mesmo símbolo representava valores diferentes, dependendo da posição ocupada e decimal porque eram feitos agrupamentos de dez em dez. Esse sistema posicional decimal, criado pelos hindus, corresponde ao nosso atual sistema de numeração. Ele teve sua popularização com os árabes, e por isso é conhecido como sistema de numeração indo-arábico. Os dez símbolos, utilizados para representar os números, denominam-se algarismos indo-arábicos.
As principais mudanças ocorridas nos símbolos indo-arábicos, ao longo do tempo.
fonte: http://www.programandoomundo.com/Sistema%20Indo-Arabico.htm
Os hindus não utilizavam o zero. A criação de um símbolo para o nada, ou seja, o zero, foi uma das grandes invenções dos hindus.Quando foi criada pelos hindus a base 10, cada dezena, cada centena e cada milhar, recebeu um nome individual:
10 = dasa
100 = sata
1.000 = sahasra
10.000 = ayuta
100.000 = laksa
1.000.000 = prayuta
10.000.000 = koti
100.000.000 = vyarbuda
1.000.000.000 = padma
O sistema de numeração posicional indiano surgiu por volta do século V. Este princípio de numeração posicional já aparecia nos sistemas dos egípcios e chineses.
Notação (ou valor) posicional é quando representamos um número no sistema de numeração decimal, sendo que cada algarismo tem um determinado valor, de acordo com a posição relativa que ele ocupa na representação do numeral.
Quando mudamos a posição de um algarismo, alteramos o valor do número. Por exemplo: o número 12. Mudando as posições dos algarismos teremos 21 e 12.
Um dos grandes problemas do homem começou a ser a representação de grandes quantidades. A solução para isto foi instituir uma base para os sistemas de numeração. Os numerais indo-arábicos e a maioria dos outros sistemas de numeração usam a base dez, isto porque o princípio da contagem se deu em correspondência com os dedos das mãos de um indivíduo normal. .......... Na base dez, cada dez unidades é representada por uma dezena, que é formada pelo número um e o número zero: 10. A base dez já aparecia no sistema de numeração chinês. Os sumérios e os babilônios usavam a base sessenta.
Os indianos reuniram as diferentes características do princípio posicional e da base dez em um único sistema numérico. Este sistema decimal posicional foi assimilado e difundido pelos árabes e por isso, passou a ser conhecido como sistema indo-arábico.
Depois de todas as informações que as crianças construiram sobre o sistema indo arábico é o momento de organizar o conhecimento construido.
Proponha um texto coletivo. Atue como escriba valorizando a fala das crianças e o que elas aprenderam de mais significativo durante o estudo.
Organize o texto em partes para que elas possam desenhar.Proponha uma exposição na escola com as produções das crianças durante todo o estudo.
Fonte: O Mundo mágico da leitura. NEI/UFRN.2001
Sistema de numeração indo arábico.
http://www.programandoomundo.com/Sistema%20Indo-Arabico.htm
Acesse o site e conheça a india e seus simbolos.
http://cassiafiletti.spaces.live.com/Blog/cns!4158DAB97160D397!1198.entry
Assista o vídeo sobre a história do número: Das pedras ao computador
http://www.youtube.com/watch?v=a_9DPJpLvCE&feature=related
Verificar através dos registros escritos e da participação das crianças se:
Quatro estrelas 8 classificações
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21/02/2016
Cinco estrelasEXCELENTE AULA, MUITO COMPLETA
21/05/2013
Cinco estrelasEu achei muito ótimo *--*
21/05/2013
Cinco estrelaseu achei muito bom o ensino.
24/02/2013
Cinco estrelasmanda pro meu facebook ,por favor
16/02/2012
Cinco estrelasgostei muito da aula...
26/04/2011
Cinco estrelasExcelente!!!
21/04/2011
Quatro estrelasótimo aula muito boa !!!!!!!!!! agora gostaria de favorsinho da pra manda a tabela dos números indo-arabicos obrigado!!!!!!!
27/03/2011
Cinco estrelaseu gostei muito da suas ajuda