Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Sistema indo arábico

 

25/10/2010

Autor e Coautor(es)
Gilka Silva Pimentel
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a origem do sistema de representação  indo arábico.
  • Identificar os usos e funções do sistema indo arábico através da cultura e modo de vida dos árabes.
  • Conhecer a representação e a transformação do sistema de numeração indo arábico.
  • Perceber a base 10 como o modo de funcionamento do sistema de representação indo arábico.
  • Reconher alguns elementos da cultura dos hindus tais como: deuses, simbolos, monumentos, escultura.
Duração das atividades
6 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • História do número.
  • Sistema de representação indo arábico.
  • Função do número.
  • funcionamento do sistema indo arábico. 
  • cultura e modo de vida dos árabes.
  • Produção de texto.
  • Tratamento de informação.
Estratégias e recursos da aula

Primeira atividade

Professor(a) possibilite situações significativas  para as crianças pensarem sobre o nosso sistema de representação númerica. Começe por perquntas sobre a função do número na nossa sociedade. Faça um levantamento com as crianças de situações em que o número está presente. Registre as falas das crianças e depois solicite que respondam sobre as questões conversadas na roda. Esta atividade pode ser feita em dupla ou individualmente. As crianças nos dão respostas em que demonstram seu espirito observador e arguto sobre os acontecimentos e fatos da vida social.

  1. Em que situações encontramos o número?
  2. Para que serve os números?
  3. Os números sempre foram escritos desse jeito?
  4. Com quantos sinais escrevemos os números?

fonte: O Mundo Mágico da Leitura.NEI/UFRN.2001.p.87

idéias prévias

O que pensam as crianças sobre a função e uso do número na vida?

Fonte: Nossa Arte, Nossos Contos.NEI/UFRN.2000.

Fonte: Nossa Arte, Nossos Contos.NEI/UFRN.2000.

Segunda atividade 

clik no site abaixo e conheça um pouco sobre a cultura dos hindus.

 

Fonte: http://cassiafiletti.spaces.live.com/Blog/cns!4158DAB97160D397!1198.entry 

Contextualize trazendo informações através de revistas, livros, fotografias, gravuras sobre os hindus e os árabes. Proponha  que escolham alguns deuses e deusas, simbolos, monumentos, esculturas hinhus para fazer pinturas e/ou desenhos com diferentes técnicas. Essa é uma excelente atividade expressiva e plástica que as crianças gostam muito de realizar.

  • Quem foram os hindus e os árabes?
  • Onde viveram?

Sugestão de Livro

 fonte: http://www.americanas.com.br/AcomProd/1472/2592267

Título  : Deuses e Deusas Hindus - Autor: Sunita Pant Bansal - Editora: Best Seller

Resenha

Deuses e deusas hindus é um trabalho inspirador que retrata os deuses do panteão hindu de forma simples e atraente. O livro explica como surgiram os deuses mais famosos do panteão e como eles se relacionam com a natureza, além de oferecer informações básicas sobre cada divindade e suas inúmeras formas. Este belo guia ilustrado ainda revela a riqueza da cultura artística indiana a partir de esculturas em pedra, miniaturas, metal, madeira e argila. Uma obra que nos ajuda a desvendar a misteriosa Índia e compreender o simbolismo do panteão hindu.

Terceira atividade

Na roda de conversa leia o texto sobre a história do sistema indo arábico. Após a leitura, problematize na roda: O que acontece quando mudamos a posição dos numeros? Distribua vários numerais e solicte em duplas que formem os seguintes numerais: 12, 13,14,15. Sugria que  mudem a posição do 1 em cada um dos números formados. Perqunte se eles permanecem com o mesmo valor. Registre numa tabela o resultado da descoberta.

O que acontece quando mudamos a posição do número?

12

13

14

15

21

31

41

51

sistema de numeração indo arábico

Um pouco de história

Clik na imagem do portal e localize no mapa o local onde viviam os hinhus.

De onde vieram os números? Quem os criou?

Tudo começou com os hindus que viviam no vale do  Rio Indo, onde hoje é o Paquistão. Eles conseguiram desenvolver um sistema  de numeração que reunia as diferentes características dos antigos sistemas.

Tratava-se de um sistema posicional decimal. Posicional porque um  mesmo símbolo representava valores diferentes, dependendo da posição ocupada e decimal porque eram  feitos agrupamentos de dez em dez. Esse sistema  posicional decimal, criado pelos hindus, corresponde ao nosso atual sistema  de numeração. Ele teve sua popularização com os árabes, e por isso é conhecido como sistema de numeração indo-arábico. Os dez símbolos, utilizados para  representar os números, denominam-se algarismos indo-arábicos.

 As principais mudanças ocorridas nos símbolos indo-arábicos, ao longo do tempo.

 fonte: http://www.programandoomundo.com/Sistema%20Indo-Arabico.htm   

Os hindus não utilizavam o zero. A criação de um símbolo para o nada, ou seja, o zero, foi uma das grandes invenções dos hindus.Quando foi criada pelos hindus a base 10, cada dezena, cada centena e cada milhar, recebeu um nome individual:

 10 = dasa

100 = sata

1.000 = sahasra

10.000 = ayuta

100.000 = laksa

1.000.000 = prayuta

10.000.000 = koti

100.000.000 = vyarbuda

1.000.000.000 = padma

O sistema de numeração posicional indiano surgiu por volta do século V. Este princípio de numeração posicional já aparecia nos sistemas dos egípcios e chineses.

Notação (ou valor) posicional é quando representamos um número no sistema de numeração decimal, sendo que cada algarismo tem um determinado valor, de acordo com a posição relativa que ele ocupa na representação do numeral.

Quando mudamos a posição de um algarismo, alteramos o valor do número. Por exemplo: o número 12. Mudando as posições dos algarismos teremos 21 e 12.

Um dos grandes problemas do homem começou a ser a representação de grandes quantidades. A solução para isto foi instituir uma base para os sistemas de numeração. Os numerais indo-arábicos e a maioria dos outros sistemas de numeração usam a base dez, isto porque o princípio da contagem se deu em correspondência com os dedos das mãos de um indivíduo normal. .......... Na base dez, cada dez unidades é representada por uma dezena, que é formada pelo número um e o número zero: 10. A base dez já aparecia no sistema de numeração chinês. Os sumérios e os babilônios usavam a base sessenta.

Os indianos reuniram as diferentes características do princípio posicional e da base dez em um único sistema numérico. Este sistema decimal posicional foi assimilado e difundido pelos árabes e por isso, passou a ser conhecido como sistema indo-arábico.    

Quarta atividade

Depois de todas as informações que as crianças construiram sobre o sistema indo arábico é o momento de organizar o conhecimento construido.

Proponha um texto coletivo. Atue como escriba valorizando a fala das crianças e o que elas aprenderam de mais significativo durante o estudo.

Organize o texto em partes para que elas possam desenhar.Proponha uma exposição na escola com as produções das crianças durante todo o estudo. 

Fonte: O Mundo mágico da leitura. NEI/UFRN.2001

Recursos Complementares

Sistema de numeração indo arábico.

http://www.programandoomundo.com/Sistema%20Indo-Arabico.htm 

Acesse o site e conheça a india e seus simbolos.

http://cassiafiletti.spaces.live.com/Blog/cns!4158DAB97160D397!1198.entry

Assista o vídeo sobre a história do número:    Das pedras ao computador

 http://www.youtube.com/watch?v=a_9DPJpLvCE&feature=related 

Avaliação

 Verificar através dos registros escritos e da participação das crianças se:

  • Conseguem identificar os usos e funções do sistema indo arábico através da cultura e modo de vida dos árabes.
  • Identifiicam a transformação do sistema de numeração indo arábico através da história lida na sala.
  • Percebem o valor posicional do sistema de representação indo arábico através da atividade realizada.
  • Reconhem alguns elementos da cultura dos hindus tais como: deuses, simbolos, monumentos, escultura.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 8 classificações

  • Cinco estrelas 7/8 - 87.5%
  • Quatro estrelas 1/8 - 12.5%
  • Três estrelas 0/8 - 0%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.