Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Postura corporal, concentração e escola.

 

25/11/2010

Autor e Coautor(es)
LEANDRO REZENDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lucas Barbosa Resende, Elizabet Rezende de Faria.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar quais posturas corporais são corretas e quais são prejudiciais à saúde;

Identificar os fatores internos e externos que interferem na postura corporal;

Conhecer posturas corporais mais adequadas e sua relação com a concentração na escola.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio será necessário para realizar essa aula.

Estratégias e recursos da aula

O professor deverá acessar a internet e separar uma quantidade de imagens sobre postura corporal, proporcional, ao número de alunos. Essas imagens devem ser impressas em duplicidade (duas cópias para cada imagem), pois, as mesmas serão entregues aos alunos.

Caso o professor não tenha acesso à internet, pesquisar em revistas e jornais, imagens sobre postura corporal para serem apresentadas aos alunos.

Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_zKx9tkF-qpA/SD1OG3FlmEI/AAAAAAAAAac/dnZPfw_SMdA/s400/Leitura.jpg. Acesso em 18/09/2010.

Sugestões sites de imagens com diferentes posturas:

http://www.oreeducador.com.br/Images/Posturas.gif.Acesso em 18/09/2010. 

http://3.bp.blogspot.com/_9-JG_u0p99U/SwVgohD1MPI/AAAAAAAAAEs/ozp5hl6C-fo/s1600/TecnicaAlexander-1.gif. Acesso em 18/09/2010.  

http://danzahoy.com/pages/members/45_150705/imagenes/salud/01.jpg. Acesso em 18/09/2010. 

http://1.bp.blogspot.com/_hjI_PRioPpo/Sw3YQXu8ihI/AAAAAAAAAXk/ll6_cQ0LgJM/s1600/postura-thumb.jpg. Acesso em 18/09/2010. 

http://lh5.ggpht.com/_skKYahzAZ6A/SixUDJ4k61I/AAAAAAAAD40/FjKr-Q8jXHI/postura%201_thumb%5B2%5D.jpg?imgmax=800. Acesso em 18/09/2010. 

http://4.bp.blogspot.com/_Ocby1hCNXoE/S88-C2FzDbI/AAAAAAAACyI/iJBuyYvO1QE/s1600/ergonomia+logo.jpg. Acesso em 18/09/2010. 

Sugestões sites de imagens que indicam se as posturas estão corretas ou erradas:

http://imagehost.vendio.com/bin/imageserver.x/00000000/tecinfo/suporte_506_2.jpg. Acesso em 18/09/2010. 

http://www.saolucassaude.com.br/imagens_dicas_saude/04-05-09/coluna3.jpg. Acesso em 18/09/2010. 

http://ww3.acesso.net/mediacontrol/UserFiles/Imagens/coluna_131008.jpg. Acesso em 18/09/2010. 

http://saude.eb23-viatodos.rcts.pt/coluna_ficheiros/image024.jpg. Acesso em 18/09/2010. 

http://1.bp.blogspot.com/_OCRVtQauR5I/TAW_BUc8ikI/AAAAAAAAAIs/aj99Mhu3_-M/s1600/CERTO+ERRADO.jpg. Acesso em 18/09/2010. 

Aula 1

Reunir os alunos em sala e ao iniciar a aula, perguntar: O que é postura corporal?   

Solicitar aos alunos que expressem suas opiniões e à medida que eles vão respondendo, vá anotando no quadro negro o que eles entendem por postura corporal.

Em seguida, fazer outra pergunta: Existem posturas corporais corretas e erradas? Dê um exemplo. 

Da mesma maneira, deverão ser registrados no quadro negro, os exemplos de posturas corporais corretas ou erradas, relatadas pelos alunos.

Terminada a discussão sobre essa questão, dividir a turma em dois grupos iguais.

Para os alunos do primeiro grupo:

  1. Retirá-los da sala de aula e explicar que terão que fazer a atividade sem que os colegas do segundo grupo saibam que serão observados;
  2. Informar que deverão observar como seus colegas do segundo grupo manterão sua postura durante a realização da próxima atividade;
  3. Entregar as imagens que indicam se as posturas estão corretas ou erradas;
  4. Solicitar que, cada componente desse grupo, escolha um colega do segundo grupo para observar sua postura corporal;
  5. Solicitar que, durante a próxima atividade, observe e registre qual é a postura corporal que o colega escolhido está mantendo e, se ela está sendo ou não prejudicial a sua saúde.

Para os alunos do segundo grupo, mostrar as figuras das pessoas que estão realizando atividades com diferentes posturas corporais e, solicitar que os alunos desse grupo, identifiquem qual postura é a certa e qual prejudica a saúde.

Terminado a apresentação destas figuras, solicitar que os alunos do primeiro grupo, relatem suas observações e deem sugestões de como seu colega observado pode melhorar sua postura corporal.

Antes de terminar essa aula, manter os mesmos grupos, entregar uma folha para cada aluno e solicitar que anotem a seguinte pergunta:

  1. Grupo 1: No cotidiano escolar quais posturas corporais usamos com frequência, e quais as melhores maneiras de realizá-las?
  2. Grupo 2:  Será que nossa postura interfere em  nossa  concentração? Quais fatores internos e externos podem atrapalhar a postura?

Informar aos alunos dos dois grupos, que essas perguntas serão respondidas na próxima aula, no laboratório de informática (ou na biblioteca) da escola.

Aula 2

Reunir os alunos na sala de informática (ou biblioteca), e solicitar que os grupos, com a ajuda da internet (ou dos livros), respondam as perguntas dadas na aula anterior.

O primeiro grupo deverá descrever a postura correta para cada situação do cotidiano escolar e as possíveis posturas prejudiciais à saúde, e se possível, pesquisar fotos que ilustrem estas posturas.

O segundo grupo deverá pesquisar sobre a questão da relação postural com a concentração, e dar dicas para melhorar a postura corporal.

Sugestões de sites para realização da pesquisa:

CENTRO DE REABILITAÇÃO POSTURAL. Dicas posturais. Disponível em:  http://www.centroposture.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=71&Itemid=79 Acesso em 18 set. 2010. 

COLÉGIO SANTO AGOSTINHO. Cuidados posturais: qualidade de vida também depende de uma boa postura. São Paulo, SP. Disponível em: http://www.csa.osa.org.br/colegio/dicas_de_saude/2004_cuidados_posturais/2004_cuidados_posturais.php Acesso em 18 set. 2010. 

REABILITAR FISIOTERAPIA. Dicas de postura: pesquisadores alertam para a boa saúde da coluna. Angra dos Reis, RJ. Disponível em: http://reabilitarcoluna.site.med.br/index.asp?PageName=Dicas-20de-20Postura Acesso em 18 set. 2010. 

Programa de educação postural. Disponível em: http://www.programapostural.com.br/cuidardacoluna.html#em_p%C3%A9 Acesso em 18 set. 2010. 

TATI PERSONAL. Dicas posturais. Niterói, RJ. 09 jul. 2010. Disponível em: http://www.tatipersonal.com/2010/07/dicas-posturais.html Acesso em 18 set. 2010. 

http://catablogandosaberes.blogspot.com/2010/07/escola-e-educacao-postural.html Acesso em 18 set. 2010.   

Sugestões de sites para realização da pesquisa sobre postura corporal e concentração:

ESCOLA DE POSTURA BRASIL. Cuidado com a postura é essencial na hora de estudar. Rio de Janeiro, RJ. Disponível em: http://www.escoladepostura.com.br/main.asp?link=noticia&id=314 Acesso em 18 set. 2010. 

TRINDADE, A. Escolas. São Paulo, SP. Disponível em:  http://www.nucleodomovimento.com.br/escolas.html Acesso em 18 set. 2010.    

No laboratório ou biblioteca, dividir o quadro em duas metades e escrever cada pergunta numa destas metades.

Organizar os alunos numa disposição de um semicírculo, de frente para o quadro negro, e iniciar um debate sobre a postura corporal para o cotidiano escolar. Solicitar que cada grupo explicite o que descobriu com a pesquisa e que mostre fotos, dados e dicas sugeridas.

Peça que cada aluno avalie sua postura corporal na escola, comparando-a com os dados coletados na pesquisa, e verificando se ela está correta ou errada.

Proponha que a partir deste momento, faça-se um experimento: nas próximas aulas de educação física, todos terão que usar as posturas corporais que descobriram ser as certas para o cotidiano escolar, e quem por acaso não estiver com a postura correta, seja por habito ou por esquecimento, será corrigido pelos colegas.

Em seguida recolher as folhas, pois serão usadas posteriormente.

Informar aos alunos que na próxima aula, serão feitos cartazes a serem colocados na sala e na escola, com o objetivo de informar e conscientizar a todos, sobre a importância da postura corporal no cotidiano escolar, contendo também, dicas e imagens que indiquem uma boa postura corporal.

Solicitar que procurem em casa, na internet, revistas, jornais e outros, figuras sobre postura corporal para a confecção dos cartazes.

Disponível em: http://ensa.org.br/blog/wp-content/uploads/2010/04/postura.jpg Acesso em 15/10/2010. 

Aula 3:

Providenciar a quantidade de cartolina necessária para que cada grupo faça seus cartazes, e os demais materiais necessários, como canetinhas, lápis de cor, cola e tesoura.

Entregar as folhas e solicitar que os alunos, a partir dos dados que conseguiram com as pesquisas, construam os cartazes.

Solicitar que cada grupo, com seus cartazes prontos, analise quais os pontos estratégicos da escola poderão ser utilizados na colagem, para que se tenha uma maior visibilidade.

Aula 4:

Reunir os alunos em sala e organizar um círculo. Solicitar a cada aluno que fale sobre o que aprendeu sobre postura corporal e sua relação com a concentração na sala de aula.

Para essa atividade, sugerimos que utilize a estratégia de que na sua fala, o aluno responda as questões abaixo, explicitando os sentimentos e o que foi percebido de diferente entre as posturas que eles usavam anteriormente e as posturas usadas no nosso “experimento”:

  1. O que foi bom na vivência das aulas de educação física?
  2. O que deixou de ser bom ou, o que foi desnecessário?
  3. Quais são as sugestões ou idéias relacionadas com essa temática? 

Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_OCRVtQauR5I/TAW7F7pHcDI/AAAAAAAAAIk/q6s6oQ27Xqs/s1600/dort.jpg. Acesso em 15/09/2010. 

Recursos Complementares

Sites de artigos:

LIMA, D. F. de; BIAVA, J. M. S. Educação postural na escola: uma abordagem integradora do programa de desenvolvimento educacional – PDE. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2371-8.pdf?PHPSESSID=2010012708223041. Acesso em 15/10/2010.  

PASSOS, L. Alterações posturais. Disponível em: http://dralucianapassos.blogspot.com/2010_05_30_archive.html. Acesso em 15/10/2010.  

Sites de imagens:

Imagens de dicas de postura. Disponível em: http://www.gymnus.com.br/dicas_postura1.gif. Acesso em 15/10/2010. 

Avaliação

Observar se durante o processo vivenciado, o aluno conseguiu identificar posturas corporais mais adequadas e, sua relação com a concentração dentro do contexto escolar, além, das melhoras em sua postura corporal, durante as aulas de educação física.

Observar também, a participação do aluno e seu posicionamento frente às atividades e discussões.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.