Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Estudando a narrativa através de um conto de fadas

 

07/10/2010

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Pontuação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Refletir sobre alguns aspectos da estrutura da narrativa: marcadores de tempo e lugar, sequência e articulação entre os acontecimentos;
  • Interpretar as informações centrais do texto;
  • Trabalhar algumas estratégias de leitura como: localização, reconstrução e inferência de informações;
  • Identificar personagens e assuntos;
  • Inferir e antecipar a continuidade da narrativa;
  • Recontar e reescrever um conto de fadas coletivamente.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno esteja no nível silábico alfabético da escrita. Tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, inicie a atividade dialogando com os alunos da turma sobre o que eles sabem a respeito de contos de fadas.

Indague:      

  * Quais contos de fadas conhecem;       

  * Tipos de personagens que costumam aparecer nessas histórias;       

  * Como geralmente começam e terminam essas histórias;       

  *  Realidade das histórias.   

Após esse levantamento informe aos alunos que os contos de fadas são histórias que surgiram há centenas de anos e que, ainda hoje, encantam crianças e adultos. Os contos podem contar ou não com a presença de fadas, o herói ou a heroína buscam a realização pessoal e que os obstáculos ou provas constituem-se verdadeiros rituais de iniciação para o herói ou a heroína.

Nos sítios http://www.educador.brasilescola.com/orientacoes/contos-fadas.htm   e http://www.filologia.org.br/viiicnlf/anais/caderno12-15.html você terá outras informações sobre contos de fadas.   

Posteriormente ao diálogo apresente para turma a imagem de capas de livros de contos de fadas.

Explore cada uma delas, incentive os alunos para que digam quais histórias eles conhecem, se lembram de seus personagens e a situação problema que eles tentaram resolver no desenrolar da história. Pergunte ainda, os nomes de outros contos que eles conhecem.

Professor, você poderá utilizar recurso multimídia, para isso, faça slides e através de data show ou DVD apresente à turma.

Você poderá utilizar as seguintes capas de livros:    

     

Imagem - acervo da autora

Selecione uma das histórias e conte para a turma. Você poderá utilizar o sítio http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/contosdefadas/contos.html (acesso 07/09/2010).

Escolhemos, através do sítio acima indicado, a história “Cinderela”.

Pergunte aos alunos se eles já ouviram esta história e se sabem por que ela recebeu esse nome. Em seguida leia a história para a turma.

        Cinderela 

              Adaptado do conto dos Irmãos Grimm  

 

  Era uma vez um homem cuja primeira esposa tinha morrido, e que tinha casado novamente com uma mulher muito arrogante. Ela tinha duas filhas que se pareciam em tudo com ela.

  O homem tinha uma filha de seu primeiro casamento. Era uma moça meiga e bondosa, muito parecida com a mãe.

  A nova esposa mandava a jovem fazer os serviços mais sujos da casa e dormir no sótão, enquanto as “irmãs” dormiam em quartos com chão encerado. Quando o serviço da casa estava terminado, a pobre moça sentava-se junto à lareira, e sua roupa ficava suja de cinzas. Por esse motivo, as malvadas irmãs zombavam dela.

  Embora Cinderela tivesse que vestir roupas velhas, era ainda cem vezes mais bonita que as irmãs, com seus vestidos esplêndidos.

  O rei mandou organizar um baile para que seu filho escolhesse uma jovem para se casar, e mandou convites para todas as pessoas importantes do reino.   

  As duas irmãs ficaram contentes e só pensavam na festa.

  Cinderela ajudava. Ela até lhes deu os melhores conselhos que podia e se ofereceu para arrumá-las para o evento. As irmãs zombavam de Cinderela, e diziam que ela nunca poderia ir ao baile.

  Finalmente o grande dia chegou.

  A pobre Cinderela viu a madrasta e as irmãs saírem numa carruagem em direção ao palácio, em seguida sentou-se perto da lareira e começou a chorar. Apareceu diante dela uma fada, que disse ser sua fada madrinha, e ao ver Cinderela chorando, perguntou:

  ___Você gostaria de ir ao baile, não é?

  ___Sim, suspirou Cinderela.

  ___Bem, eu posso fazer com que você vá ao baile, disse a fada madrinha.

  Ela deu umas instruções esquisitas à moça:

  ___Vá ao jardim e traga-me uma abóbora.

  Cinderela trouxe e a fada madrinha esvaziou a abóbora até ficar só a casca. Tocou-a com a varinha mágica e a abóbora se transformou numa linda carruagem dourada! Em seguida a fada madrinha transformou seis camundongos em cavalos lindos, tocando-os com sua varinha mágica. Escolheu também um rato que tivesse o bigode mais fino para ser o cocheiro mais bonito do mundo. Então ela disse a Cinderela:

  ___Olhe atrás do regador. Você encontrará seis lagartos ali. Traga-os aqui. Cinderela nem bem acabou de trazê-los e a fada madrinha transformou-os em lacaios. Eles subiram atrás da carruagem, com seus uniformes de gala, e ficaram ali como se nunca tivessem feito outra coisa na vida.

 Quanto a Cinderela, bastou um toque da varinha mágica para transformar os farrapos que usava num vestido de ouro e prata, bordado com pedras preciosas. Finalmente, a fada madrinha lhe deu um par de sapatinhos de cristal.

  Toda arrumada, Cinderela entrou na carruagem. A fada madrinha avisou que deveria estar de volta à meia-noite, pois o encanto terminaria ao bater do último toque da meia-noite.

  O filho do rei pensou que Cinderela fosse uma princesa desconhecida e apressou-se a ir dar-lhe as boas vindas. Ajudou-a descer da carruagem e levou-a ao salão de baile. Todos pararam e ficaram admirando aquela moça que acabara de chegar. O príncipe estava encantado, e dançou todas as músicas com Cinderela.

  Ela estava tão absorvida com ele, que se esqueceu completamente do aviso da fada madrinha. Então, o relógio do palácio começou a bater doze horas. A moça se lembrou do aviso da fada e, num salto, pôs-se de pé e correu para o jardim.

  O príncipe foi atrás, mas não conseguiu alcançá-la. No entanto, na pressa ela deixou cair um dos seus elegantes sapatinhos de cristal.

  Cinderela chegou em casa exausta, sem carruagem ou os lacaios e vestindo sua roupa velha e rasgada. Nada tinha restado do seu esplendor, a não ser o outro sapatinho de Cristal. Cinderela chegou em casa exausta, sem carruagem ou os lacaios e vestindo sua roupa velha e rasgada. Nada tinha restado do seu esplendor, a não ser o outro sapatinho de Cristal.

  Mais tarde, quando as irmãs chegaram em casa, Cinderela perguntou-lhes se tinham se divertido. As irmãs, que não tinham percebido que a princesa desconhecida era Cinderela, contaram tudo sobre a festa, e como o príncipe pegara o sapatinho que tinha caído e passou o resto da noite olhando fixamente para ele, definitivamente apaixonado pela linda desconhecida.

  As irmãs tinham contado a verdade, pois alguns dias depois o filho do rei anunciou publicamente que se casaria com a moça em cujo pé o sapatinho servisse perfeitamente. Embora todas as princesas, duquesas e todo resto das damas da corte tivessem experimentado o sapatinho, ele não serviu em nenhuma delas.

  Um mensageiro chegou à casa de Cinderela trazendo o sapatinho. Ele deveria calçá-lo em todas as moças da casa. As duas tentaram de todas as formas calçá-lo, em vão.  Então, Cinderela sorriu e disse, “Eu gostaria de experimentar o sapatinho para ver se me serve”!

  As irmãs riram e caçoaram dela, mas o mensageiro tinha recebido ordens para deixar todas as moças do reino experimentar o sapatinho.

  Então, fez Cinderela sentar-se e, para surpresa de todos, o sapatinho serviu-lhe perfeitamente!

  As duas irmãs ficaram espantadas, mas ainda mais espantadas quando Cinderela tirou o outro sapatinho de cristal do bolso e calçou no outro pé. Nesse momento, surgiu a fada madrinha, que tocou a roupa de Cinderela com a varinha mágica. Imediatamente os farrapos se transformaram num vestido ainda mais bonito do que aquele que havia usado antes.  

  A madrasta e suas filhas reconheceram a linda “princesa” do baile, e caíram de joelhos implorando seu perdão, por todo sofrimento que lhe tinham causado. Cinderela abraçou-as e disse-lhes que perdoava de todo o coração.

  Em seguida, no seu vestido esplêndido, ela foi levada à presença do príncipe, que guardava ansioso sua amada.Alguns dias mais tarde, casaram-se e viveram felizes para sempre.

Ao final da leitura informe à turma alguns dados bibliográficos dos Irmãos Grimm.

Você poderá consultar os sítios:  http://pt.shvoong.com/humanities/1676755-irm%C3%A3os-grimm/ 

http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_2384.html  (acesso 07/09/2010).

Pergunte aos alunos se há alguma diferença entre a versão que conheciam e a versão que você leu. Peça que justifiquem sua/s resposta/s.

2ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos

Professor, entregue uma cópia impressa da história lida na atividade anterior para cada um dos alunos.

Peça a eles que façam a leitura silenciosamente e que sublinhem as palavras que não souberem o significado. Em seguida solicite que alguns leiam em voz alta. Para isso informe que seguindo a ordem da fila, cada um deverá ler um parágrafo.

Depois da leitura peça aos alunos, que copiem as palavras que sublinharam e consultem o dicionário para descobrirem seu significado.

Imagem- Fonte: CD Cliparts & Cia - Número 05 e 06    

Utilizando o caderno de Língua Portuguesa, faça as atividades propostas a seguir. Porém, é necessário que os alunos colem o texto da Cinderela antes de iniciá-las.

Interpretando o texto   

Consultando o texto Cinderela responda as questões abaixo.   

1- O que você entende pelas palavras:

 * vilã

 * herói

 * heroína

2-   Qual personagem você consideraria como vilã e quais definiria como herói e heroína?

 * vilã

 * herói

 * heroína

3- As irmãs de Cinderela eram suas amigas? Justifique sua resposta.

4- Na história, a Cinderela passa por um problema. Qual era?

5- De que maneira o problema foi resolvido?          

6- Nos contos de fadas, é comum existir um personagem que auxilia na resolução de problemas. Nessa história, quem ajudou Cinderela?          

7- Vamos reler o começo da história.

“Era uma vez um homem cuja primeira esposa tinha morrido, e que  tinha casado novamente  com  uma mulher muito arrogante. Ela tinha duas filhas que se pareciam em tudo com ela”.

O que esse trecho indica em relação à época em que a história ocorreu? Reescreva a opção que você acha correta.

A história ocorreu em uma época impossível de se saber exatamente quando.

A história ocorreu em uma época possível de se saber exatamente quando foi.

_________________________________________________________________________________________________

8- Onde se passou a história lida?        

9- Um conto de fadas é considerado um texto narrativo. Leia as opções abaixo e em seguida reescreva a que indica uma das características desse tipo de texto.

 

Informa sobre um assunto.

Conta fatos, acontecimentos.

3ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos

Professor, faça o seguinte registro no caderno de Língua Portuguesa.    

IMPORTANTE!

Uma narrativa pode ser considerada de acordo com as seguintes partes:

Situação inicial: trata-se do início da história, em que aparecem o lugar e a época dos acontecimentos e a apresentação dos personagens.

Desenvolvimento: vêm logo após a introdução. Nessa parte, aparece o problema da história, e os acontecimentos se desenvolvem.

Desfecho: é a parte final da narrativa em o problema é resolvido.

Veja a imagem abaixo e escreva a que parte da narrativa ela pertence. Justifique sua resposta. (Professor, a imagem deverá ser reproduzida para que todos os alunos tenham uma. Ao final da atividade incentive-os a colorirem).

http://www.clipartsegifs.com.br/clip_cinderela.php   (acesso 07/09/2010)

4ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos  

 PRODUZINDO UM CONTO DE FADAS   

Professor, agora que os alunos já leram e estudaram um conto de fadas, incentive-os a criarem uma narrativa como essa.

Antes de começarem a produzir a história, é importante que eles façam um planejamento de como ela será. Para isso providencie um cartaz para ser colado na lousa com algumas orientações de como escrever uma narrativa – contos de fadas. Diga aos alunos que eles deverão fazer uso das informações listadas no cartaz que você confeccionou.

Faça uma leitura do cartaz ressaltando os pontos nele registrado.

Veja nosso cartaz.

PLANEJAMENTO PARA PRODUZIR A SITUAÇÃO INICIAL       

 *  Pense no tema de sua história, ou seja, sobre o que vai escrever;       

 *  Crie os personagens que farão parte da sua história (heróis, heroínas; vilãs e vilões);       

 *  Pense nas qualidades e defeitos de cada personagem;       

 *  Invente os nomes de seus personagens;       

 *  Imagine em que lugar a história ocorrerá.

PLANEJAMENTO PARA PRODUZIR O DESENVOLVIMENTO       

 *  Pense no problema ou na dificuldade que o herói ou a heroína terá que enfrentar;       

 *  Invente o elemento mágico ou um personagem que auxiliará na resolução do problema ou da dificuldade.   

PLANEJAMENTO PARA PRODUZIR O DESFECHO       

 *  Pense na maneira como os personagens conseguirão solucionar o problema ou vencer as dificuldades;       

 *  Reflita como terminará a história.

                                    NÃO SE ESQUEÇAM: Os contos de fadas geralmente apresentam final feliz.    

 Professor, solicite aos alunos que:  

 *  Escrevam a história em um rascunho;

 *  Comecem a escrevê-la usando a expressão: Era uma vez...;

 *  Quando terminarem, deem um título para a história.

Ressalte ainda, a importância da utilização da pontuação. Os sinais de pontuação: dois pontos e travessão são muito utilizados nessa tarefa. Assim, retome os sinais de pontuação antes do início da produção.

É necessário que façam uma revisão do texto antes de passarem a limpo. Sugerimos que sejam observados os seguintes pontos:

REVISANDO O TEXTO PRODUZIDO

 Releiam o texto produzido e verifiquem se:       

 * A história apresenta situação inicial, desenvolvimento e desfecho;       

 * Há a indicação do lugar em que os fatos aconteceram;       

 * Há a presença de personagens próprios dos contos de fadas;       

 * Há um problema;       

 * O problema foi solucionado;       

 * Há um objeto mágico ou um personagem que auxiliou na resolução do problema;       

 * O título está apropriado à história;       

 * A pontuação está adequada.   

Depois de feito a revisão do texto, é só passar a limpo e fazer a ilustração.   

VARIAÇÕES

Professor, a produção do texto poderá ser feita de forma coletiva. Os alunos vão expressando suas ideias, você vai registrando na lousa e no final faz as adequações necessárias para que em seguida todos os alunos copiem.

Caso as produções tenham sido realizadas individualmente, você poderá sugerir a montagem de um livro com os contos da turma. 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ser feita durante a realização de cada atividade proposta, porém deverá ser analisado o desenvolvimento dos alunos quanto ao entendimento das partes que compõem um conto de fadas. Professor verifique se os alunos são capazes de: interpretar as informações centrais de um texto; identificar personagens e assuntos; reconhecer aspectos da estrutura narrativa: marcadores de tempo e lugar, sequência e articulação entre os acontecimentos. Observe ainda se conseguem produzir texto a partir de um planejamento prévio.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 1/5 - 20%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.