Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo o Nado Borboleta na Escola

 

13/10/2010

Autor e Coautor(es)
Camilo Araujo Máximo de Souza
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinicius Andrade de Pimentel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprimorar a flutuação e o deslocamento posicionando corretamente o corpo.

Coordenar braços e pernas durante o nado borboleta.

Aprender a movimentação dos braços durante o nado borboleta.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos precisam tero domínio da técnica de pernas do Nado Crawl.

Estratégias e recursos da aula

Figura 1 - Braçada do Nado Borboleta.

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.ci.grapevine.tx.us/Portals/0/dreamstimeweb_216865%2520lap%2520swimming%2520swimmer.jpg&imgrefurl=http://tudosobrenatacao.blogspot.com/2008/04/borboleta.html&usg=__0RCy9HiQdmbv2QUpnjsQv-kmUU0=&h=533&w=800&sz=433&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=sw8myi2OSQfwTM:&tbnh=126&tbnw=189&prev=/images%3Fq%3Dimagens%2Bnado%2BBorboleta%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26rlz%3D1W1ADFA_pt-BR%26biw%3D1259%26bih%3D587%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=123&vpy=86&dur=3198&hovh=183&hovw=275&tx=218&ty=121&ei=-jyNTP2pDoL78AadwPmPCg&oei=-jyNTP2pDoL78AadwPmPCg&esq=1&page=1&ndsp=17&ved=1t:429,r:0,s:0

Os alunos deverão estar dentro da piscina posicionados junto a borda, o professor deverá demonstrar o posicionamento correto do corpo durante este nado, para isso precisará entrar na água. Os alunos ao nadarem o estilo Borboleta deverão manter o corpo na horizontal e em decúbito ventral e realizarem movimentos simultâneos de braços e pernas. Durante o desenvolvimento deste nado é preciso realizar movimentos ondulatórios com o corpo, conhecido como movimento de enguia. O rosto voltado para água.  A respiração deve ser feita através de uma breve elevação da cabeça para fora da água.

 Atividade 1 – “Peixe Fora da Água”. Nesta atividade os alunos deverão realizar deslocamentos pela piscina, através de movimentos ondulatórios com o corpo (movimento de enguia). Nesta movimentação os braços permanecerão juntos ao corpo, e as pernas unidas realizando movimentos ascendentes e descendentes. Professor, distribua vinte arcos (bambolês) que flutuem pela piscina, os alunos terão que passar por baixo dos arcos, entrando dentro deles para poderem ficar na posição vertical com a cabeça para fora da água. O professor deverá cronometrar o tempo em que todos os alunos da turma conseguirão passar por todos os arcos. Essa não é uma atividade em que os alunos estejam competindo entre eles, nesta atividade todos tem o mesmo objetivo terminar a prova o mais rápido possível.

Dica: Professor, para facilitar a organização da atividade numere os arcos de um a vinte, e oriente os alunos a seguirem a sequência numérica dos arcos.

 Dica 2: Para os alunos que apresentarem maior dificuldade em realizar o deslocamento permita que eles realizem o deslocamento segurando uma prancha á frente de sua cabeça.

Momento da Respiração no nado Borboleta. 

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://static.hsw.com.br/gif/resumo-nado-borboleta-olimpiada-2.jpg&imgrefurl=http://esporte.hsw.uol.com.br/resumo-nado-borboleta-olimpiada.htm&usg=__XJs0n4hd8hl3nZ_lTdHDL8yyh2s=&h=200&w=280&sz=10&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=Gr2hJ8P-GcpgrM:&tbnh=145&tbnw=181&prev=/images%3Fq%3Dimagens%2Bnado%2BBorboleta%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26rlz%3D1W1ADFA_pt-BR%26biw%3D1259%26bih%3D587%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=336&vpy=98&dur=2355&hovh=160&hovw=224&tx=164&ty=47&ei=-jyNTP2pDoL78AadwPmPCg&oei=-jyNTP2pDoL78AadwPmPCg&esq=1&page=1&ndsp=17&ved=1t:429,r:1,s:0

 Atividade 2 - “Fugindo do Jacaré e do Tubarão”. Nesta atividade a turma deverá ser dividida em dois grupos com o mesmo número de alunos em cada grupo. Um grupo será denominado de jacaré e o outro de Tubarão. Um grupo deverá estar posicionado de frente para o outro a uma distância de cinco metros entre eles, próximo ao centro da piscina. O professor, deverá iniciar a atividade contando uma história sobre um passeio que realizou e os animais que ele encontrou neste passeio. Quando o professor mencionar que encontrou um tubarão, todos os alunos do grupo do tubarão deverão nadar na direção do grupo oposto (jacarés) e tentar pegar os colegas antes que eles alcancem a borda da piscina. Quando o professor mencionar que encontrou um jacaré, os alunos do grupo do tubarão deverão fugir na direção da borda da piscina. O deslocamento pela piscina deverá ser feito utilizando a técnica de braçada no nado borboleta e pernada do nado de golfinho.

Dica: Professor, para os alunos que apresentarem maior dificuldade nesta atividade, permita que eles realizem esta atividade utilizando a pernada do nado Crawl, o que facilitará o seu deslocamento por ser um movimento mais fácil de ser executado.

 Pernada no Nado Borboleta

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www2.pictures.gi.zimbio.com/Olympic%2BTeam%2BTrials%2BSwimming%2BDay%2B6%2BH-mit282mN8l.jpg&imgrefurl=http://tudosobrenatacao.blogspot.com/2010/06/nada-borboleta-mas-nao-treina-borboleta.html&usg=__iKqW-fdKJx0pIFPRxD6u9lhedzs=&h=404&w=594&sz=106&hl=pt-BR&start=35&zoom=1&tbnid=tSZI938_Sr7JUM:&tbnh=139&tbnw=173&prev=/images%3Fq%3Dimagens%2Bnado%2BBorboleta%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26rlz%3D1W1ADFA_pt-BR%26biw%3D1259%26bih%3D587%26tbs%3Disch:10%2C945&um=1&itbs=1&ei=1ECNTJKOB8b_lgersbRg&iact=hc&vpx=999&vpy=349&dur=31&hovh=159&hovw=234&tx=167&ty=179&oei=-jyNTP2pDoL78AadwPmPCg&esq=6&page=3&ndsp=19&ved=1t:429,r:18,s:35&biw=1259&bih=587

Atividade 3 – “Revezamento no Nado Borboleta” Professor divida a turma em quatro grupos mistos com o mesmo número de alunos em cada grupo. Posicione os grupos em fila fora da piscina a uma distância de quatro metros da borda. Nesta atividade os alunos deverão correr até a borda da piscina, saltar na água em pé ou de cabeça, e nadar até a outra borda e em seguida voltar, no momento em que tocar na borda, outro colega deverá correr e mergulhar na piscina e assim sucessivamente até que todos os alunos tenham participado da atividade. Vence a disputa o grupo que conseguir realizar a atividade mais rápido. Os alunos deverão realizar esta atividade utilizando o nado de Borboleta.

Dica: Professor verifique se o espaço entre a borda da piscina e a posição de partida dos alunos não está escorregadia, evitando possíveis acidentes.

Dica: Permita que os alunos com maior dificuldade em realizar o nado Borboleta, que ele nade uma distância menor, por exemplo, dois terços da piscina ao invés de nadar a piscina toda. Provavelmente, sua turma terá alunos com um nível de habilidade motora diferenciada, esse tipo de adaptação busca nivelar os alunos durante a disputa, permitindo que todos possam contribuir efetivamente para os seus grupos.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, promova um debate com os seus alunos abordando os seguintes tópicos:

1)Na sua opinião o nado Borboleta exige mais dos membros inferiores, dos membros superiores, ou dos dois?

2) Quais as maiores dificuldades encontradas na realização dos movimentos de pernada e de braçada no Nado Borboleta?

3) Você optaria pelo nado Borboleta se tivesse que nadar uma grande distância? Sim ou Não? Porquê?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.