Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


"Drugs"

 

08/12/2010

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender e expandir vocabulário necessário para discutir sobre drogas.

Utilizar a Língua Inglesa para relacionar os riscos que as mesmas provocam na saúde.

Analisar uma entrevista com um especialista sobre o tema proposto na aula.

Duração das atividades
04 horas/aulas de 50 minutos, aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ter conhecimento sobre estratégias de leitura. Essas estratégias devem ser apresentadas aos alunos para que eles possam ter mais habilidades para ler um texto em Língua Inglesa. Acesse:

http://www.edu.gov.on.ca/eng/studentsuccess/thinkliteracy/files/Reading.pdf  (inglês)

http://www.vemconcursos.com/opiniao/index.phtml?page_id=1161 (português) 

Acesso: 13/08/10

Estratégias e recursos da aula

Motivação

Mostre aos alunos a seguinte figura:

Figura 1: Imagem do recurso.

Fonte: http://www.bendib.com/newones/2006/december/small/12-4-War-on-Drugs.jpg  -   Acesso:13/09/10

Questione aos alunos:

What can you see in this picture?

What is the difference between 18th century and 21st century?

Is it possible to relate the picture with drugs? How?

Observação: Mostre a figura em um equipamento áudio-visual (data show ou retroprojetor). Caso não possua acesso a esses equipamentos, faça uma cópia ampliada da figura e cole-a em cartolina para fazer a exposição.

Faça as perguntas oralmente para os alunos. Se necessário, ajude-os nas respostas, esclarecendo possíveis dúvidas de vocabulário. Se achar necessário a motivação também poderá ser feita em Português.

Deixe que os alunos respondam às perguntas. Se achar necessário, introduza mais perguntas. Dessa forma, o conhecimento prévio que o aluno tem sobre o tema proposto será ativado com eficácia.

Observação: Perceba que a figura possui um cunho social e histórico. Bem explorada, a charge ajudará no desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos. Por isso, faça uma relação entre os tempos históricos mostrados na figura, observando como é/era a sociedade de cada época e qual/quais é/eram o/os problema(s) enfrentado(s) por ela.

 Aula 1

Inicie esta sequência, dividindo a sala em pequenos grupos. Os grupos deverão ter números pares de participantes. Alguns alunos serão STUDENT'S A e os outros serão STUDENT'S B.

Apresente aos alunos o seguinte handout:

Figura 2 - Imagem do recurso.

Fonte: http://www.esldiscussions.com/d/drugs.html   

Acesso: 13/09/10.

Cada parte deste exercício (student's A e student's B) é formada por 10 perguntas. Oriente os alunos a subdividirem-se em duas partes. Cada uma das partes tomará notas sobre a resposta dada às perguntas feitas. Encoraje-os a darem detalhes, pois, logo depois da discussão em grupos, os aprendizes reportarão tudo ao restante da sala.

Determine um tempo de 20 minutos para a discussão em grupo e anotações. Traga, se possível, dicionários para a sala e autorize o uso desses recursos. Caso possua acesso a internet, verifique o dicionário bilíngue oferecido em Recursos Complementares.

Esclareça que eles deverão usar a língua inglesa durante a discussão e ao reportar as respostas para o resto da turma. Ajude-os quanto a pronúncia e vocabulário.

Observação: Caso tenha salas numerosas, aumente o número de participantes em cada grupo. Dessa forma, será possível otimizar o tempo da atividade.

Aula 2

Inicie esta aula passando o seguinte áudio aos aprendizes: http://www.listenaminute.com/d/drugs.html 

Acesso:13/09/10.

Este áudio é uma descrição de aproximadamente 1 minuto sobre como as drogas atingem a sociedade. Veja o script do respectivo áudio:

Figura 3: Drogas

Fonte: http://static.technorati.com/10/02/06/4305/drugs-abuse.jpg  

Acesso: 13/09/10

Drugs are becoming a big problem in many societies. When I was growing up, you rarely heard about drugs. Now, they’re everywhere. Children in schools are smoking marijuana and taking harder drugs. There were many kids at my school who smoked. Nicotine was the most serious drug they used. Today’s kids seem to have access to all kinds of drugs. I don’t know what the government should do about it. Some countries have legalized drugs like marijuana, but others have made it a crime to possess even the smallest amount. You can even go to prison for having a tiny, tiny bit. Governments need to do something before society ends up in a real mess. I’m not sure what the solution is.

Peça aos alunos que identifiquem palavras-chave para a compreensão oral do texto. Logo depois, faça o seguinte exercício com eles. Para isso, repita o áudio três vezes:

Drugs are becoming ______________________ in many societies. When I was growing up, you ______________________ about drugs. Now, they’re everywhere. Children in schools are smoking marijuana ______________________ harder drugs. There were many kids at my school who smoked. Nicotine was the most serious drug ______________________ . Today’s kids ______________________ access to all kinds of drugs. I don’t know what the government should ______________________ . Some countries have legalized drugs like marijuana, but others ______________________ a ______________________ even the smallest amount. You can even go to prison for ______________________ , tiny bit. Governments need to do something before society ______________________ a real mess. I’m not sure what the solution is.

Fonte: Script e exercício retirados da mesma fonte do áudio.

Depois de completarem o exercício, faça uma reflexão com a turma sobre como é a presença das drogas na sociedade em que vivem.

Eles deverão, após a reflexão, fazer um texto explicitando as idéias e fatos expostos na discussão anterior. Para uma escrita satisfatória, utilize os seguintes passos:

Pre-writing – os alunos coletam a informação e começam a organizá-la em uma unidade coesiva. Isso inclui leitura, anotações, brainstorming e categorização de informação. É uma maneira de organizar os pensamentos.

Writing – o aluno transfere a informação coletada e organizada para o formato tradicional. Esse estágio permite que eles estabeleçam o curso que o trabalho vai tomar.

Revising – ou editing. É o processo menos favorito para “escritores”, especialmente para iniciantes. A revisão implica em editar, apagar, reorganizar e substituir palavras, frases e até mesmo parágrafos inteiros para que a produção escrita represente mais precisamente suas idéias. É um processo contínuo, que progride junto com o texto.

Proofreading – é o momento de verificar os erros cometidos. Os próprios alunos revisam seu texto e analisam gramática, pontuação e ortografia.  

Corrija as produções dos alunos. Siga os passos descritos para uma correção eficiente.

Aula 3

Nesta aula, os alunos deverão pesquisar sobre as diferentes drogas, ilegais, que existem na sociedade. Se for interessante restrinja essa pesquisa às drogas mais comuns: maconha, cocaína, crack, heroína, etc.

Eles deverão coletar as informações mais importantes sobre cada droga. Para isso, divida primeiramente, a sala em grupos. Esclareça que todos os grupos deverão pesquisar sobre todas as drogas previamente descritas. Peça-os para se organizarem e estudarem as informações coletadas, pois, terão pela frente uma 'sessão de entrevistas'.

Possíveis fontes de pesquisa:

Livros, revistas e jornais.

Sites:

http://www.a1b2c3.com/drugs/law01.htm 

http://en.wikipedia.org/wiki/Illegal_drug_trade 

http://www.addictionca.com/illegal-drugs.htm 

Sites acessados em: 13/09/10

Sugestão: Promova o "THE DAY AGAINST THE DRUGS" na escola em que trabalha. Os alunos poderão aproveitar as informações coletadas durante a pesquisa e transformá-las em uma interessante exposição. Incentive-os a usarem a criatividade. Determine um dia para que a exposição aconteça.

Aula 4

Nesta aula, introduza o conceito do gênero textual 'entrevista'. Primeiro questione:

What is common in an interview?

How can we call the person who makes the questions? And how can we call the person who answer them?

Depois que os alunos responderem às questões, repasse a eles as seguintes informações sobre o que é uma entrevista:

http://en.wikipedia.org/wiki/Interview 

Acesso: 13/09/10

Logo após discutirem sobre o que é uma entrevista, proponha a seguinte atividade para a classe:

- Divida a sala em grupos. O número de grupos deve ser igual ao número de drogas pesquisadas na aula 3.

- O professor deve ser o entrevistador. As entrevistas devem acontecer usando a Língua Inglesa.

- Os grupos serão entrevistados como sendo especialistas na droga referente à pesquisa feita na aula 3.

-  Incentive os outros grupos a fazerem perguntas ao grupo entrevistado no momento.

- Grave a entrevista e depois faça sua exibição na exposição sugerida na aula 3.

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

Figura 4: Mensagem sobre drogas.

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_3mcCMH6cV24/THRZPnV3zdI/AAAAAAAAAGw/fCu2OmFv7b4/s320/images+DROGAS.jpeg

Trabalhe com o profissional de Ciências Biológicas da sua instituição. Ele vai ajudar os alunos a compreenderem os efeitos e consequências das drogas no corpo humano.

Recursos Complementares

Para saber mais sobre o que são drogas, acesse:

http://en.wikipedia.org/wiki/Drug 

Para ter informações específicas sobre diferentes drogas, visite:

http://www.justice.gov/dea/concern/concern.htm 

Para uma charge em Português sobre o tema proposto, acesse:

http://ubermenschbydebord.files.wordpress.com/2009/05/drugs.png 

Sites acessados em: 13/09/10

Avaliação

Peça aos alunos que entrevistem médicos,especialistas sobre drogas e até mesmo professores de Biologia . Eles deverão em grupos, formular as perguntas e fazer as entrevistas.

Esclareça que eles devem traduzir depois para a Língua Inglesa.

Eles deverão expor essas entrevistas na exposição sugerida na aula 3. Avalie o aprofundamento das perguntas, a qualidade das traduções e o empenho dos alunos durante todo o trabalho.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.