Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


São Paulo: cidade da diversidade

 

19/06/2009

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão aprender com estas aulas algumas informações sobre a cidade de São Paulo e o que ela representa para o Brasil. Estas são aulas que poderão ser trabalhadas com alunos que possuam alguma deficiência e/ou Necessidade Educacional Especial, uma vez que as atividades foram preparadas com vistas a contemplar a diversidade existente nas salas de aula.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; 2 (Duas)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:


- Aula interativa;


- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação:

Estando os alunos em sala de aula, o professor deverá iniciar estas aulas apresentando a música aos alunos e, em seguida, perguntar se eles já a conheciam e se sabem do que ela está falando. É importante que, além de ouvir a música, eles possam também ver a letra da mesma (Fig. 1)!

Sampa
Caetano Veloso
Composição: Caetano Veloso
Alguma coisa acontece no meu coração
Que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João
É que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi
Da dura poesia concreta de tuas esquinas
Da deselegância discreta de tuas meninas

Ainda não havia para mim Rita Lee
A tua mais completa tradução
Alguma coisa acontece no meu coração
Que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João

Quando eu te encarei frente a frente não vi o meu rosto
Chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto, mau gosto
É que Narciso acha feio o que não é espelho
E à mente apavora o que ainda não é mesmo velho
Nada do que não era antes quando não somos mutantes

E foste um difícil começo
Afasto o que não conheço
E quem vende outro sonho feliz de cidade
Aprende depressa a chamar-te de realidade
Porque és o avesso do avesso do avesso do avesso

Do povo oprimido nas filas, nas vilas, favelas
Da força da grana que ergue e destrói coisas belas
Da feia fumaça que sobe, apagando as estrelas
Eu vejo surgir teus poetas de campos, espaços
Tuas oficinas de florestas, teus deuses da chuva

Pan-Américas de Áfricas utópicas, túmulo do samba
Mais possível novo quilombo de Zumbi
E os novos baianos passeiam na tua garoa
E novos baianos te podem curtir numa boa
Disponível em:
Letra: http://letras.terra.com.br/caetano-veloso/41670/  Acesso em: 05. Jun. 2009.

Figura 1 – Imagem das placas que indicam o cruzamento de suas importantes avenidas da cidade de São Paulo, citada na primeira estrofe da música
Disponível em: http://blog.brenosiviero.com.br/wp-content/uploads/2009/04/ipiranga-sao-joao.jpg Acesso em: 11. Jun. 2009.

É importante que o professor dê a oportunidade à todos aqueles que quiserem expressar suas opiniões sobre a música o façam, valorizando assim os conhecimentos prévios dos alunos



Atividade 1


Neste momento o professor deverá trabalhar com os alunos sobre o conteúdo da música, o que ela aborda etc. Assim, sugerimos que, primeiramente o professor apresente aos alunos as figuras abaixo (Figs. 2 e 3) e peça para que eles relacionem a letra da música com as figuras.

Figura 2 – Imagem da avenida Paulista – cidade de São Paulo
Disponível em: http://fergolina.files.wordpress.com/20 09/01/avenidapaulista.jpg Acesso em: 05. Jun. 2009.

Figura 3 – Imagem da cidade de São Paulo.
Disponível em: http: //bl oglog.globo.com/FCKed itor/UserFiles/Image/sao_paulo_cidade.jpg Acesso em: 05. Jun. 2009.

Estas aulas poderão e deverão ser trabalhadas com alunos de diversas regiões do país, por isso é provável que não reconheçam no primeiro momento que a foto é da cidade de São Paulo, mas no decorrer das aulas poderão entender como é a cidade...

Sugerimos que o professor discuta com os alunos a letra da música, o que cada estrofe significa. Assim, poderá trabalhar com os alunos a importância que a música tem em relação a cultura de um país, à sua história. O período histórico e político da época em que a música foi escrita deverão ser trabalhados também!


Professor: O site abaixo é indicado para você, para que você possa estudar alguns aspectos da letra da música que será apresentada na aula. Sugerimos que você acesse este site antes da efetuação das aulas!


http://www.midiamax.com/pontodevista/?pon_id=432  



Atividade 2


No laboratório de Informática:

Com esta atividade os alunos poderão conhecer (para aqueles que não são desta cidade e mesmo para aqueles que são, mas não a conhecem de forma superficial) como atualmente está a cidade de São Paulo, e, principalmente, o que ela representa para o país.

Para isso, algumas imagens atuais da cidade poderão ser mostradas aos alunos, bem como algumas reportagens que falam sobre ela. Os alunos deverão estar divididos em duplas ou trios no Laboratório de Informática para que conheçam estas fotos e reportagens, aprofundando assim o conhecimento sobre a cidade de São Paulo e o que ela significa para o Brasil e para o mundo, por meio dos sites abaixo.

Sugerimos que cada grupo faça a pesquisa em dois sites previamente indicados pelo professor.


http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Paulo_(cidade)  
http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/  
http://www.spmetropole.com/  
http://www.spmetropole.com/spsaopaulo/arquivos/html/historia-de-sao-paulo.htm  
http://www.sampaonline.com.br/postais/index.htm  
http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/agentesdeviagem  
http://www.sampaonline.com.br/noticiasereportagens.php  
http://e-educador.com/index.php/projetos-de-ensino-mainmenu-124/77-projetos-de-ensino/4033-cidade-caleidoscopio  
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Paulo  
http://www.saopaulominhacidade.com.br/  
http://brunochagas.com.br/wp-content/uploads/2008/01/sampa.jpg  
http://rafafao.files.wordpress.com/2008/02/4 73px-liberdade_sao_paulo.jpg  
http://www.webluxo.com.br/menu/lazer/jockey_clu b_sao_paulo_2.jpg  

Figura 4- Imagem do site "spmetropole"

Atividade 3


Com o objetivo de conhecer melhor a cidade, e sua diversidade, os alunos, neste momento, farão uma “viagem” à cidade de São Paulo, por meio de uma visita a um Centro Cultural da cidade. ao acessar o site, deverão escolher a opção "Centro Cultural" para iniciar a visita!

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=2

Este Centro Cultural oferece espetáculos de teatro, dança e música, mostras de artes visuais, projeção de cinema e vídeo, oficinas, debates e cursos, além de manter sob sua guarda acervos da cidade de São Paulo, inclusive a coleção da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade!

Sugestões:

1)Esta página poderá ser mostrada aos alunos, pois nela há, além da letra da música "Sampa”, uma imagem antiga (Fig.5) da cidade de São Paulo.

Figura 5 - Tela do site com a imagem antiga da cidade de São Paulo


Link do site: http://www.mulhervirtual.com.br/roma1/sampa.htm

2)Sugerimos que no final da aula, os alunos vejam este vídeo em que Caetano Veloso interpreta a música “Sampa”.

Vídeo da música: http://www.youtube.com/watch?v=i0KRUGGajto

3) Sugerimos também que o professor trabalhe com os alunos os textos de Mário de Andrade, apresentados no site. Para que assim, ocorra um maior aprofundamento do tema!

Recursos Complementares

Internet.

Avaliação

A avaliação poderá ser feita em todos os momentos das aulas, porém o professor deve ficar atento no momento das pesquisas sobre a cidade de São Paulo, pois neste momento eles (alunos) estarão construindo seus conhecimentos acerca do tema da aula – cidade de São Paulo e sua importância no cenário Brasileiro e mundial.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.