29/11/2010
Marcos Vinicius Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Executar a pernada de golfinho com as pernas estendidas, unidas e de maneira simultânea.
Coordenar braços e pernas durante o nado Borboleta.
Aprender a movimentação dos braços durante o nado Borboleta.
Esta aula não precisa de conhecimentos prévios.
Fase de Recuperação da Braçada.
Fase submersa do Nado Borboleta.
Atividade 1 – “Brincando de Cão e Gato na Piscina”.
Nesta atividade todos os alunos deverão estar dentro da piscina, o professor escolherá dois alunos para começarem a atividade como pegadores (cão). Os demais alunos serão os fugitivos (gato). Todos os alunos deverão estar de touca de látex na cabeça, menos os pegadores. No momento em que forem pegos os fugitivos deverão retirar suas toucas e continuarem na atividade como pegadores. A atividade termina quando todos os alunos forem pegos. O deslocamento na piscina deverá ser feito utilizando a pernada de golfinho, e com os dois braços estendidos na frente da cabeça.
Dica: Professor, permita que os seus alunos com maior dificuldade utilizem “nadadeiras” nos pés para facilitar o deslocamento.
Atividade 2 - “Pique-Bandeira na Piscina”
Nesta atividade a turma deverá ser dividida em dois grupos mistos, com o mesmo número de alunos. A piscina deve ser dividida em duas partes com o mesmo tamanho. Os grupos deverão estar posicionados cada um em uma metade da piscina. O professor deverá por em cima da borda de ambos os lados, um pedaço de isopor que servirá de bandeira. Estipule uma área próxima a bandeira para funcionar como área de segurança para os alunos que tentarão pegar a bandeira, nesta área eles não poderão ser pegos. O objetivo da atividade é conquistar a bandeira do grupo adversário. Para que isso aconteça um aluno deverá nadar até a borda da piscina do lado contrário de onde está posicionado o seu grupo, pegar a bandeira e voltar nadando para o seu “campo”. Os alunos quando ultrapassarem a metade da piscina entrarão no “campo” do adversário, por isso poderão ser pegos pelos colegas do outro grupo, se isto acontecer deverão permanecer no local aguardando que algum colega do seu grupo venha salvá-lo. Vence a disputa a equipe que conseguir buscar a bandeira primeiro. O deslocamento na piscina só poderá ser feito utilizando o nado Borboleta.
Dica: Professor, crie outras áreas de segurança na piscina, para aqueles alunos que tenham maior dificuldade em nadar em velocidade, possam participar da atividade sem que sejam pegos frequentemente.
Atividade 3 – “Corrida Maluca”.
Nesta atividade a turma deve ser dividida em quatro grupos mistos com o mesmo número de alunos em cada grupo. Os alunos deverão estar posicionados em fila fora da piscina, próximos a borda. Os grupos receberão uma corda, um flutuador (“macarrão”) e um elástico. O flutuador deverá ter as suas pontas unidas e amarradas com o elástico, ficando com um formato circular. Uma das pontas da corda deverá ser amarrada no flutuador. O primeiro aluno de cada grupo deverá entrar na água com o flutuador preso na cintura, ele deverá se deslocar até a outra borda da piscina realizando movimentos de braçada do nado Borboleta, ao chegar à borda do outro lado da piscina, deverá retirar o flutuador da cintura e segurá-lo com as duas mãos. Neste momento os colegas do seu grupo puxarão a corda de volta, fazendo com que o aluno volte para o ponto de saída. No momento em que o colega voltar à posição inicial, outro aluno do seu grupo entrará no flutuador e realizará a mesma movimentação. O grupo que terminar primeiro esta atividade vence a disputa.
Dica: Professor, permita que os alunos com maior dificuldade em flutuar, realizem a movimentação da pernada de golfinho no momento em que estiverem sendo puxados pelos colegas, isso facilitará a sua flutuação e o seu deslocamento.
http://www.youtube.com/watch?v=Ntf7xkWRj6E
http://www.youtube.com/watch?v=AbofuKpK1Cs
http://www.youtube.com/watch?v=0LqCW5D5qZg&feature=fvw
http://www.youtube.com/watch?v=eWiP6QRc87E&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=fJeENNNK5Iw&feature=related
Artigo para leitura:
http://www.cdof.com.br/natacao5.htm
Professor, peça aos alunos que busquem fotografias em revistas, jornais ou internet, relacionadas as fases do nado borboleta, para a próxima aula.
Na próxima aula, eles construirão um painel com as fotos, identificando e descrevendo as diferentes fases do nado.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!