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CAPOEIRA E INCLUSÃO: ESSAS LUTAS NÃO PODEM PARAR!

 

05/10/2010

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Identificar a capoeira como manifestação cultural.

2) Reconhecer as contribuições da capoeira na inclusão das pessoas.

3) Respeitar a diversidade humana, opondo-se a qualquer tipo de preconceito.

Duração das atividades
Quatro ou mais aulas de uma hora
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

COMENTÁRIOS INICIAIS DIRIGIDOS AO/A PROFESSOR/A  

Sabe-se que a capoeira, surgiu num cenário de escravidão como forma de defesa dos negros que eram profundamente desrespeitados pelos senhores proprietários das grandes fazendas. A história da capoeira foi marcada, ao longo do tempo, por momentos muito polêmicos, passando inclusive de uma luta marginal para uma possibilidade educativa, tanto no âmbito das escolas, quanto em outros contextos educacionais. Nesse sentido, esta aula tem como objetivo maior possibilitar às crianças que ampliem seus conhecimentos acerca da capoeira, trabalhando o tema nos conteúdos das diferentes áreas de conhecimento como Geografia, Língua Portuguesa, História, Artes, dentre outras. É fundamental que se enfoque a capoeira como manifestação cultural, destacando-se a representação artística da dança, o movimento, a musicalidade, o ritmo e as rimas, além de sua contribuição na inclusão social das pessoas.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1:  

1º Momento: Professor/a, inicialmente, para investigar o tema, sugere-se que se faça um levantamento dos conhecimentos dos/as alunos/as em torno do mesmo. Para isso, pergunte aos/as alunos/as dúvidas e curiosidades sobre a capoeira. Caso os/as alunos/as tenham dificuldade em elaborar questões, você poderá propor as perguntas iniciais:

1. O que é capoeira?

2. Capoeira é um jogo, uma luta ou uma dança?

3. Qual é a origem da capoeira?

4. Como é a defesa na capoeira?

5. Como é a música na capoeira?

6. Que instrumentos musicais são utilizados na capoeira?

Para responder a essas perguntas, divida a turma em sub-grupos para que os/as alunos/as façam pesquisas em textos, impressos ou eletrônicos, e registrem as principais informações para serem socializadas e refletidas conjuntamente na sala. Professor/a nos endereços abaixo você encontrará informações sobre o tema:   

1) História da capoeira e sua origem, disponível em:

http://www.copacabanarunners.net/historia-capoeira.html    

2) História da Capoeira, disponível em:

http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historia_da_capoeira.htm    

3) A origem da Capoeira, disponível em:

http://www.guiadicas.com/a-origem-da-capoeira/    

4) Capoeira e suas histórias, disponível em:

http://www.angelfire.com/ne/capoeira/Origem.html 

2º Momento: Cada sub-grupo deverá apresentar as principais informações contidas nos textos e materiais informativos. Professor/a, procure valorizar todas as informações trazidas pelos/as alunos/as, inclusive as contradições presentes nas fontes pesquisadas. Em decorrência de haver divergências quanto à origem da capoeira, algumas fontes irão apresentar que a mesma originou-se da África, sendo que outras fontes apontarão o Brasil como o responsável pela origem da capoeira.

3º Momento: Professor/a, leve para  a sala um Globo Terrestre para que os/as alunos/as localizem no mesmo a África e o Brasil e se situem melhor nesse espaço geográgico. É importante deixar livre para que eles/as manipulem o objeto e tentem localizar sozinhos. Após essa etapa , disponibilize um mapa a cada um dos/as alunos/as para que destaquem com lápis de cor tais regiões.      

Fotos ilustrativas do arquivo pessoal da autora

ATIVIDADE 2:   

1º Momento: Convidar os/as alunos/as para, em círculo, ouvirem a história: “O Menino Mestre e o Rei Zumbi”

Imagem disponível em: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/comum/pop_capagg.asp?791/5060791    

Sinopse:  O livro conta a história de um menino que veio para o Brasil para trabalhar como escravo. O autor descreve  a vinda dos negros para o Brasil como escravos, as danças e jogos utilizados para recordarem sua terra e a luta pela liberdade.    

Professor/a, o vídeo abaixo apresenta sugestão de como poderá ser contada a história: “O Menino Mestre e o Rei Zumbi” em sua aula

http://www.youtube.com/watch?v=5MfaIcuoIec   

   

Professor/a, você poderá ainda conhecer melhor sobre esse livro pela seguinte reportagem: Menino Mestre dá lições de capoeira, disponível em: http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/programinha/menino-mestre-da-lic-es-de-capoeira-1.10171  

2º momento: Explorar a história com os/as alunos/as: O que vocês acharam dessa história? Vocês sabiam que os negros vieram para o Brasil como escravos? Para você, é correto, justo e leal fazer isso com as pessoas? Se essa situação tivesse acontecido com vocês, como vocês agiriam? Na sua percepção, os negros utilizaram a capoeira para se defenderem?  E hoje, como é utilizada a capoeira? 

3º Momento: Propor aos/as alunos/as que se dividam em grupos de cinco ou seis alunos para confeccionarem bonecos capoeiristas. Para essa atividade serão necessários: papel pardo, tinta, pincel, lápis de escrever, borracha, tesoura.

Foto ilustrativa do arquivo pessoal da autora

4º Momento: Afixar os bonecos na sala para que sejam posteriormente utilizados na apresentação final na escola.

ATIVIDADE 3:

1º Momento: Professor, convide os/as alunos/as para se sentarem e ouvirem a música "Berimbau" do compositor Vinícius de Moraes, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=gKJB80vjsdo 

2º Momento: Professor/a, após os/as alunos/as ouvirem a canção, proponha a seguinte atividade aos/as mesmos/as:

1) O texto abaixo é a letra de uma música do compositor Vinícius de Moraes que fala sobre o tema Capoeira que vocês acabaram de ouvir. Faça a leitura da mesma e procure entender qual o significado da letra.  

Berimbau (Vinícius de Moraes)   

Quem é homem de bem não trai

O amor que lhe quer seu bem

Quem diz muito que vai, não vai

Assim como não vai, não vem

Quem de dentro de si não sai

Vai morrer sem amar ninguém

O dinheiro de quem não dá

É o trabalho de quem não tem

Capoeira que é bom não cai

Mas se um dia ele cai, cai bem

Capoeira me mandou dizer que já chegou

Chegou para lutar.

Berimbau me confirmou vai ter briga de amor

Tristeza, camará.

Se não tivesse o amor (Se não tivesse o amor)

Se não tivesse essa dor (Se não tivesse essa dor)

E se não tivesse sofrer (E se não tivesse sofrer)

E se não tivesse chorar (E se não tivesse chorar)

Melhor era tudo se acabar (Melhor era tudo se acabar)

Eu amei, amei demais o que eu sofri por causa de amor ninguém sofreu

Eu chorei, perdi a paz mas o que eu sei é que ninguém nunca teve mais, mais do que eu

Capoeira me mandou dizer que já chegou Chegou para lutar

Berimbau me confirmou vai ter briga de amor

Tristeza, camará.    

3º Momento: Professor/a, após a audição da música, convide os/as alunos/as a se sentarem no chão para uma reflexão baseada nas seguintes questões: Do que fala a canção? Na sua percepção, por que a canção chama-se Berimbau? Em geral, quais os temas mais comuns escolhidos pelos capoeiristas? Por quê?          

4º Momento: Após essa discussão inicial, convide os/as alunos/as para assistirem ao vídeo: "Maré Capoeira", disponível em:

http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?cod=4683&Exib=1 

Sinopse: Maré é o apelido de João, um menino de dez anos que sonha ser mestre de capoeira como seu pai, dando continuidade a uma tradição familiar que atravessa várias gerações. Um filme de amor e guerra..

5º Momento:  Dividir a turma em sub-grupos para que reflitam sobre algumas questões e respondam: 1) O que o vídeo retrata? 2) Vocês sabiam o quanto a cultura brasileira é influenciada pela cultura africana? Por quais razões? 3) De que forma o vídeo mostra essa influência? 4) Na sua percepção, a capoeira é uma manifestação cultural? 5)Escreva um parágrafo contendo um comentário sobre o que mais lhe marcou no vídeo. Após a realização dessas questões, socializar as mesmas e ampliar as discussões em torno do tema.

6º Momento: Fazer contato com capoeiristas, convidando-os para uma apresentação na escola. No momento da apresentação, oriente os/as alunos/as a observarem a dança, os passos, o ritmo, a música, os instrumentos. No final, abra um espaço para que os/as alunos/as possam entrevistar os capoeiristas a fim de sanar dúvidas e curiosidades relacionadas ao tema, sobretudo para confirmar/refutar algumas das idéias previamente discutidas, inclusive sobre as temáticas mais correntes nas músicas de capoeira.

7º Momento: Professor/a, após a apresentação da capoeira na escola, oriente os/as alunos/as a escreverem uma carta de agradecimento aos capoeiristas. Após a produção das cartas, promova uma votação no grupo para a escolha da carta a ser enviada. Por fim, trabalhe a confecção do envelope com a participação de todo o grupo e envie a carta aos responsáveis. As demais cartas poderão ser afixadas na sala como forma de divulgação do trabalho realizado.

Foto ilustrativa do arquivo pessoal da autora

ATIVIDADE 4:

1º Momento: Professor/a é importante sensibilizar os/as alunos/as para as contribuições da capoeira na inclusão social das pessoas. Para isso, convide-os para assistirem o seguinte vídeo:

disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=gLKcOq4XqH8 

2º Momento: Explorar o vídeo: O que o vídeo retrata? Você conhece algum Projeto Social que trabalha com crianças de rua ou jovens por meio da capoeira? Você acredita que a capoeira auxilia as pessoas? De que forma?

3º Momento: Solicitar aos alunos que produzam um texto iniciado pela seguinte questão: De acordo com o depoimento das pessoas do vídeo, o que  a capoeira é capaz de promover às pessoas?

Outros vídeos relacionados:

Capoeira é usada como inclusão social em ITU, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=YOW0ugu5BSM&feature=related 

Capoeira afasta jovens do recife da Criminalidade, disponível em:

 http://www.youtube.com/watch?v=617bWiJRDEI&feature=related

ATIVIDADE 5: 

1º Momento: Professor/a, como a capoeira tem um ritmo forte e envolvente, você perceberá que os/as alunos/as manifestarão desejo de ensaiar alguns passos da dança para apresentar na escola. Assim sugere-se que você utilize a melodia da música "Quem te ensinou a nadar" - domínio público, substituindo pela letra  “Quem te ensinou a dançar, quem te ensinou a dançar, foi, foi capoeira, foram os peixinhos do mar”.   

QUEM TE ENSINOU A NADAR- cantiga popular  

"Quem te ensinou a nadar, quem te ensinou a nadar, foi, foi marinheiro, foi os peixinhos do mar; foi, foi marinheiro, foi os peixinhos do mar. Quem te ensinou a nadar, quem te ensinou a nadar, foi, foi marinheiro, foi os peixinhos do mar, foi, foi marinheiro foi os peixinhos do mar. Você matou meu sabiá,  moça bonita eu vou pra ribeira sambar."   

Professor/a, você poderá utilizar a versão do Grupo Emcantar, disponível em:  

http://www.letras.com.br/projeto-emcantar/peixinhos 

Peixinhos (Projeto Emcantar) Composição: Domínio Público

Quem me ensinou a nadar

Quem me ensinou a nadar

Foi, foi marinheiro

Foi os peixinhos do mar

Foi, foi marinheiro

Foi os peixinhos do mar

Ei nós, que viemos

De outra terra

De outro mar

Temos pólvora, chumbo e bala

Nós queremos é guerrear

Paranauê, paranauê-paraná

Paranauê, paranauê-paraná   

2º Momento: Para o dia da apresentação, professor/a com o objetivo de despertar no público curiosidades sobre o tema Capoeira, sugere-se que seja construido com os/as alunos/as um Jogo de Curiosidades

Confecção de Jogo de Curiosidades: A partir das questões iniciais levantadas na aula e respondidas por meio das leituras, vídeos e entrevista com capoeiristas, construir um Jogo de Curiosidades. Recortar 20 fichas em formato retangular de papel cartão: 10 fichas serão destinadas para "Cartão Curiosidade" e 10 fichas serão destinadas para "Cartão resposta". Os/as alunos/as deverão ilustrar um dos lados com o tema Capoeira. Do outro lado estarão perguntas e respostas. No momento da apresentação distribuir 10 "Cartões Curiosidade" e 10 "Cartões Resposta" para o público que estiver assistindo. Antes da apresentação da capoeira convidar as pessoas que estiverem com Cartão Curiosidade para dirigir sua pergunta aos/as alunos/as . Caso os/as alunos/as não saibam responder à pergunta, aquele que estiver com o cartão resposta responderá a mesma.

3º Momento: Professor/a, para fechamento da proposta, promova uma bonita apresentação, convide os pais dos/as alunos/as e toda a comunidade escolar para apreciar o trabalho realizado com os/as alunos/as no decorrer das aulas.  

Fotos ilustrativas do arquivo pessoal da autora

Recursos Complementares

Professor/a, você poderá acessar o Portal Capoeira para buscar informações para auxiliar sua aula:

http://portalcapoeira.com/Search/newest-first?searchphrase=any&searchword=temas&submit=Search 

Além disso, sugere-se as seguintes leituras complementares:

ALMEIDA, Raimundo C. A. de. Bimba: perfil do mestre. Salvador: Centro Editorial e Didático da UFBA,1982.  

CAMPOS, Hélio José B. Carneiro. Capoeira na escola. Salvador: Presscolor, 1990.

FALCAO, Jose Luiz Cirqueira. A escolarização da capoeira. Brasília: ASEFE – Royal Court, 1996.

Texto eletrônico: Capoeira, sua origem e sua inserção no contexto escolar, disponível em:

http://www.efdeportes.com/efd114/capoeira-sua-origem-e-sua-insercao-no-contexto-escolar.htm 

Avaliação

Professor/a, procure identificar se as dúvidas e curiosidades iniciais apresentadas pelos/as alunos/as foram sanadas por meio das pesquisas e discussões em aula. A partir da observação do envolvimento dos/das alunos/as nas atividades em aula, identifique se eles/as conseguiram perceber a importância de se valorizar a capoeira enquanto uma rica manifestação cultural e se houve respeito pelos capoeiristas, eliminando posturas preconceituosas. Pergunte aos/as alunos se eles compreenderam as contribuições da capoeira na inclusão social das pessoas e solicite que cada aluno/a relate uma dessas contribuições. Por fim, avalie a apresentação realizada à comunidade escolar e reforce a importância da valorização da cultura afro-brasileira no cotidiano da escola.     

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