01/10/2010
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Analisar imagens que retratam o ciclo da cana de açúcar para:
Saber o que é plantio, colheita e moagem; ter conhecimento sobre a relação entre colonizadores e povos colonizados.
1º momento – as crianças recebem três quadros para fazer leitura um a um. Nesse momento, você deve orientar a leitura a partir de questões:
a) Observe o quadro e diga:
b) Observe o quadro e diga:
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Guilherme_Piso_engenho_1648.jpg
c) Observe o quadro e descreva o que você percebe.
Fonte: Jean-Baptiste Debret: castigo de escravo. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:024debret.jpg
2º momento - Professor, possibilite que o seu aluno compare as informações extraídas dos quadros, ensine-os a descobrir o que há de comum entre os três quadros. A base de comparação é fato histórico; sujeito histórico; tempo histórico. Você faz o seguinte encaminhamento, confronte as informações extraídas dos três quadros e destaque:
3º momento - Você propicia aos alunos a leitura do texto “ciclo da cana-de-açúcar”, acessível em: http://www.infoescola.com/historia/ciclo-da-cana-de-acucar/ ou de qualquer material que eles tenham disponível, inclusive o livro texto. Os estudantes se organizam em duplas para fazer a leitura e destacar informações encontradas no texto e você orienta para que eles destacarem as seguintes informações:
1º momento – Professor, para os alunos fazerem a comparação dos dados obtidos com no confronto dos quadros, necessário se faz, de uma base comparativa, que pode ser: tempo histórico; fato histórico; sujeito histórico. Desse modo, você ensina as crianças a encontrar o que há de comum entre os dados comuns das imagens e as informações do texto. Pode seguir o mesmos itens do 3º momento da atividade 1 e em seguida, verificar as informações fornecidas pelo texto, que não é possível perceber nas imagens.
2º momento – professor, ajude os seus alunos a organizar dados que eles conseguiram a partir das comparações. Possibilite que eles contem essa história com suas próprias palavras, atribuindo sentido aos fatos, dando voz aos sujeitos históricos e que delimite a história no tempo e no espaço. Para isso, ajude os seus alunos a construir uma coletânea de textos, organizando as informações extraídas do quadro. Você pode orientar a organização de textos referentes à:
Para essa produção, os alunos podem se organizar em grupo de 4 componentes e cada grupo escolhe um tema, faz o planejamento, roteiro, personagens e ações e os fatos importantes
3º momento – Professor, propicie que os alunos façam a troca entre os textos, para relatar o que entenderam e o que ficou obscuro, façam sugestões e o retorno para reformulação, se o grupo de origem aceitar, em seguida você analisa o texto de cada grupo e reorienta uma nova formulação. No final, os alunos compartilham os seus textos e ficam a disposição de todos na caixa de textos.
O professor deve criar uma caixa de texto na sala, para que todas as crianças tenham acesso aos textos uns dos outros. Pode ser uma caixa de camisa, coberta e identificada como: caixa de textos.
Observação – Para compreender o que é fato histórico; sujeito histórico e tempo histórico você procura no PCN de historia e geografia.
Referência
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história, geografia / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.
Versão eletrônica: disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro051.pdf Acesso em 10 de set de 2010, p. 29 e 30.
Leitura para professores.
http://www.hjobrasil.com/ordem.asp?secao=44&categoria=314&subcategoria=570&id=3437
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_da_cana-de-a%C3%A7%C3%BAcar
Durante a leitura e análise das obras de artes, você observa e registra as dificudades dos alunos e cria novas estratégias para ajudá-los a fazer uma boa análise. Desse modo, verifique se os seus alunos aprenderam a descrever parte a parte da obra, se atribuem um juizo de valor sobre o que observa, qual o raciocinio que elabora ao analisar as imagens que retratam o ciclo da cana de açúcar, se demontram um entendimento das relações estabelecidas no trabalho escravo; se demonstram compreender o modo de vida e o sistema escravo; No final das aulas observe se eles aplicam o conhecimento aprendido, elaborando textos com consistência, estabelecendo um diálogo com aspectos essenciais discutidos nas aulas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!