Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CICLO DO AÇÚCAR

 

01/10/2010

Autor e Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Analisar imagens que retratam o ciclo da cana de açúcar para:

  • Entender as relações estabelecidas no trabalho escravo;
  • Compreender o modo de vida; o sistema escravo;  
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber o que é plantio, colheita e moagem; ter conhecimento sobre a relação entre colonizadores e povos colonizados.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 –  Fazer leituras dos quadros e organizar informações.

  1º momento – as crianças recebem três  quadros para fazer leitura um a um. Nesse momento, você deve orientar a leitura a partir de questões:

a)     Observe o quadro e diga:

  • Que período histórico é esse?
  • Quem são essas pessoas?
  • O que estão fazendo na primeira parte? Na segunda parte e na terceira parte do quadro?Descreva com palavras o que você percebe.
  • Que lugar é esse? O que acontece na primeira, na segunda e terceira parte?
  • Que instrumentos são esses? Pelo aspecto você pode dizer a função de cada um?

Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Jos%C3%A9_Mariano_da_Conceicao_Velloso_-_O_fazendeiro_do_Brazil_-_cultivador.jpg   

b)    Observe o quadro e diga:

  • Que local é esse?
  • Quem são essas pessoas que estão trabalhando?
  •  Elas estão fazendo o que?
  • Que período histórico é  esse?
  • Descreva o que você percebe.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Guilherme_Piso_engenho_1648.jpg 

 

c)   Observe o quadro e descreva o que você percebe.

  • Quem são essas pessoas?
  • O que está acontecendo?
  • Que período histórico é esse?
  •  Que lugar esse?
  •  Que impressão lhe desperta esse quadro?

Fonte: Jean-Baptiste Debret: castigo de escravo.   http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:024debret.jpg  

2º momento   - Professor,  possibilite que o seu aluno compare as informações extraídas dos quadros, ensine-os a descobrir o que há de comum entre os três quadros.  A base de comparação é fato histórico; sujeito histórico;  tempo histórico.  Você faz o seguinte encaminhamento, confronte as informações extraídas dos três quadros e destaque:   

  • as ações que indicam o trabalho escravo na exploração da cana de açúcar;
  • as ações que indicam que as pessoas são escravas;
  • o espaço geográfico e os instrumentos de trabalho que remontam a um tempo longínquo de escravidão. Pesquisar o contexto e o momento histórico da história do Brasil.  

3º momento -  Você propicia aos alunos a leitura do texto  “ciclo da cana-de-açúcar”, acessível em: http://www.infoescola.com/historia/ciclo-da-cana-de-acucar/  ou  de qualquer material que eles tenham disponível, inclusive o livro texto.  Os estudantes se organizam em duplas para fazer a leitura e destacar informações encontradas no  texto e você orienta para que eles destacarem as seguintes informações:

  • Período histórico e as relações estabelecidas entre Brasil e Portugal;
  • Tipo do ambiente propício ao plantio da cana-de-açúcar;
  • Fato histórico que marcou o início da exploração;
  •  Local onde havia o plantio, colheita e a transformação da cana de açúcar;
  • Listar os atores da história: senhores; feitores e escravos e a relação entre eles incluindo as punições sofridas pelos escravos. 

Atividade 2 – Comparar os dados resultantes do confronto obtidos e as informações extraídas do texto lido.

1º momento – Professor, para os alunos fazerem a comparação dos dados obtidos com no confronto dos quadros, necessário se faz, de uma base comparativa, que pode ser: tempo histórico; fato histórico; sujeito histórico. Desse modo, você ensina as crianças a encontrar o que há de comum entre os dados comuns das imagens e as informações do texto. Pode seguir o mesmos itens do 3º momento da atividade 1 e em seguida, verificar as informações fornecidas pelo texto, que não é possível perceber nas imagens.  

2º momento – professor,  ajude os seus alunos a organizar dados que eles conseguiram a partir das comparações. Possibilite que eles contem essa história com suas próprias palavras, atribuindo sentido aos fatos, dando voz aos sujeitos históricos e que delimite a história no tempo e no espaço.  Para isso, ajude os seus alunos a construir uma coletânea de textos, organizando as informações extraídas do quadro.   Você pode orientar a organização de textos referentes à:

  • Plantação e colheita da cana de açúcar pelos escravos;
  • A moagem da cana de açúcar;
  • A relação do escravo com o dono do engenho e os seus feitores.   .  

Para essa produção, os alunos podem se organizar em grupo de 4 componentes e cada grupo escolhe um tema, faz o planejamento, roteiro, personagens e ações e os fatos importantes

3º momento – Professor, propicie que os alunos façam a troca entre os textos, para relatar o que entenderam e o que ficou obscuro, façam sugestões e o retorno para  reformulação, se o grupo de origem aceitar, em seguida você analisa o texto de cada grupo e reorienta uma nova formulação. No final, os alunos compartilham os seus textos e ficam a disposição de todos na caixa de textos.

O professor deve criar uma caixa de texto na sala, para que todas as crianças tenham acesso aos textos uns dos outros. Pode ser uma caixa de camisa, coberta e identificada como: caixa de textos.

Observação –  Para compreender o que é fato histórico; sujeito histórico  e tempo histórico você procura no PCN de historia e geografia.   

 Referência   

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história, geografia / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.   

Versão eletrônica: disponível em:  http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro051.pdf  Acesso em 10 de set de 2010, p. 29 e 30. 

Recursos Complementares
Avaliação

Durante a leitura e análise das obras de artes, você observa e registra as dificudades dos alunos e cria novas estratégias para ajudá-los a fazer uma boa análise. Desse modo, verifique se os seus alunos aprenderam a descrever parte a parte da obra, se atribuem um juizo de valor sobre o que observa, qual o raciocinio que elabora ao analisar as  imagens que retratam o ciclo da cana de açúcar, se demontram um entendimento das relações estabelecidas no trabalho escravo; se demonstram compreender o modo de vida e o sistema escravo;  No final das aulas observe se eles aplicam o conhecimento aprendido, elaborando textos com consistência, estabelecendo um diálogo  com aspectos essenciais discutidos nas aulas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.