Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


"President's Election"

 

19/10/2010

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender e expandir vocabulário relativo a  eleições.

Conhecer e entender algumas leis que envolvem este evento no Brasil.

Usar a Língua Inglesa para relacionar os termos aprendidos com vídeos e “discursos” de políticos.  

Duração das atividades
04 horas/aulas de 50 minutos,aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deverá apresentar e discutir com os alunos a história das eleições no Brasil. Para mais informações, acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%B5es_no_Brasil

Acesso em: 15/09/10

É importante que o aluno já conheça o Present Perfect, com uso do auxiliar HAVE/HAS e seus empregos apropriados.

Estratégias e recursos da aula

Para iniciar esta sequência apresente as seguintes fotos para os alunos:

Figura 1: Barack Obama - Presidente dos E.U.A

Fonte: http://presidenciais2008.files.wordpress.com/2008/02/barack-obama.jpg 

Acesso em: 15/09/10

Figura 2: Lula - Presidente do Brasil

Fonte: http://www.nosrevista.com.br/wp-content/uploads/2010/05/Luiz-In%C3%A1cio-Lula-da-Silva-Presidente-do-Brasil.jpg  

Acesso em: 15/09/10.

Sugestão: Se achar interessante, apresente fotos de outros presidentes, de outros países. Dessa forma, será possível verificar o conhecimento dos alunos a respeito do tema que será proposto durante a sequência.

Logo após, questione-os:

Who are they?

Os alunos deverão identificar os presidentes e, consequentemente, mencionar a nação de cada um deles.

Sugestão: Incentive os estudantes a darem informações extras de cada presidente apresentado.

Para saber mais sobre os presidentes mostrados nas figuras, visite:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Barack_Obama

http://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_In%C3%A1cio_Lula_da_Silva 

Sites acessados em: 15/09/10

Depois, continue questionando:

Who is running for the presidence this year in Brazil?

Who do you think will be the best for our country?

Deixe os alunos emitirem suas opiniões livremente. Corrija-os se cometerem algum equívoco em relação aos candidatos. Depois desse momento de discussão, peça aos alunos que façam o exercício mostrado a seguir:

Figura 3: Imagem do recurso.

Fonte: http://www.vexxo.com.br/moderna/10/pnld/set/Eleicoes2010ingles.pdf  

Acesso em: 15/09/10

Aula 1

Nesta parte da sequência, será necessário desenvolver a parte de speaking dos alunos. Inicie a aula fazendo um círculo para um debate sobre as características eleitorais do país:

1) Is voting important? On a scale of one to ten, with ten the highest, how would you rate the right to vote? Why/not?

2) Do you think voting is a right everyone should have? If no, who should be barred from voting? Please explain.

3) Have you ever voted in your country's national elections before? If yes, when? If no, why haven't you?

4) Have you ever voted in your country's local elections before? If yes, when? If no, why haven't you?

5) What adjectives come to mind when you hear the word "politician?" How about "politics?" Brainstorm some adjectives with a partner, then explain your reasons for selecting these words.

6) What is a professional politician? Is your image a positive or negative one?

7) What kind of person do you think is drawn into the political arena? Please explain.

8) What does "conservative" mean? With regards to politics, what issues would a conservative person support? Please explain.

9) What does "liberal" mean? With regards to politics, what issues would a liberal person support? Please explain.

10) Based on your definitions of "liberal" and "conservative," which one are you? Why?

11) What political parties are there in your home country? Which one do you support or think is best? Please explain your answer.

12) Would you ever want to run for office? Why/not?

13) Would you ever encourage a friend or family member to run for office? Why/not?

14) Is every adult in your country able to vote? If yes, that's great! If no, who is barred from voting in the elections?

15) How old must you be to vote in your country?

16) How about to run for and hold office?

17) What are elections generally like in your home country?

18) Who is the current leader of your country?

19) How would you describe him/her?

20) Who is the best remembered leader in your country's history? Why is he/she famous?

21) Who is the most infamous leader in your country's history? Why was he/she terrible?

22) How many people vote in your country's national elections? Has that number been increasing or decreasing in recent years?

Fonte: http://www.headsupenglish.com/index.php?option=com_content&task=view&id=370&Itemid=36    

Acesso em: 15/09/10

Determine que todos deverão participar da discussão. Esclareça que depois de cada pergunta feita, eles terão algum tempo para discutir a resposta com os colegas e logo após, será escolhida uma pessoa, dentro de todo o grupo, para responder a questão.

Sugestão: Se achar interessante, dependendo do nível linguístico da turma, produza as perguntas citadas anteriormente em cartolinas ou em qualquer forma visual. Isso ajudará na compreensão das questões feitas durante o debate.

OBSERVAÇÃO: CORRIJA ERROS DE PRONÚNCIA E QUALQUER OUTRO TIPO DE EQUÍVOCO COMETIDO PELOS ALUNOS. O PROPÓSITO DESTA SEQUÊNCIA, ALÉM DE EXPANDIR O VOCABULÁRIO DOS APRENDIZES SOBRE ELEIÇÕES, É CONSCIENTIZAR OS APRENDIZES DA IMPORTÂNCIA DESTE EVENTO NO BRASIL E NO MUNDO.

Peça aos alunos que, durante a discussão feita em sala de aula, tomem nota dos detalhes e das respostas dadas pelos colegas de classe. Com as informações anotadas, eles deverão redigir um texto com o título: "Why do you have to vote in Brazil?".

Esclareça que durante o processo de escrita do texto, os alunos deverão inserir no mesmo detalhes das respostas dadas às perguntas.

Para uma escrita satisfatória, observe os seguintes passos:

Pre-writing – os alunos coletam a informação e começam a organizá-la em uma unidade coesiva. Isso inclui leitura, anotações, brainstorming e categorização de informação. É uma maneira de organizar os pensamentos.

Writing – o aluno transfere a informação coletada e organizada para o formato tradicional. Esse estágio permite que eles estabeleçam o curso que o trabalho vai tomar.

Revising – ou editing. É o processo menos favorito para “escritores”, especialmente para iniciantes. A revisão implica em editar, apagar, reorganizar e substituir palavras, frases e até mesmo parágrafos inteiros para que a produção escrita represente mais precisamente suas idéias. É um processo contínuo, que progride junto com o texto.

Proofreading – é o momento de verificar os erros cometidos. Os próprios alunos revisam seu texto e an alisam gramática, pontuação e ortografia.  

Observação: Não use todo o tempo de uma aula para corrigir o texto pedido. Se usar 15 minutos de cada aula para concluir cada passo dado, será o suficiente para analisar e orientar as produções feitas pelos alunos.

Aula 2

Durante esta aula, os alunos deverão ampliar o vocabulário relativo à eleições. Para isso, oriente-os da seguinte maneira:

- Divida-os em grupos de 5 a 7 pessoas.

- Em sala, peça a eles que relatem todos os objetos e pessoas (participantes) envolvidos em um processo eleitoral. Anote todas as palavras/expressões no quadro. Os alunos deverão fazer o mesmo, porém, no caderno.

- Trabalhando em grupos, eles deverão pesquisar em livros, dicionários e sites, qual é a tradução para o inglês dos termos anotados.

- Esclareça que eles devem, com o intuito de ter material disponível para consulta, quando necessário, colocar todos os termos aprendidos em ordem alfabética. Dessa forma a consulta será otimizada.

- Corrija possíveis erros.

Observação: Caso tenha acesso a internet, permita que os alunos consultem o dicionário sugerido em Recursos Complementares.

Sugestão: Apresente aos alunos os termos estudados com a tradução feita por você para o Inglês. Dessa forma, eles poderão ter um parâmetro de comparação para visualizar erros e semelhanças entre o trabalho feito por eles e pelo professor.

Com o propósito de socializar o conhecimento adquirido nesta aula, peça que cada grupo formule UMA ATIVIDADE  para que o vocabulário estudado seja usado.

Dê exemplos de exercícios ( palavras-cruzadas, caça-palavras, quiz, entre outros).

Cada grupo, deve fazer um estilo de exercício diferente. Como todos terão a mesma fonte de consulta (a lista de palavras/expressões em ordem alfabética) será uma ótima maneira de expandir o conhecimento adquirido por cada grupo.

Observação: Não use todo o tempo de uma aula com esses exercícios. Você poderá determinar 20 minutos de cada aula para que dois ou mais grupos realizem a tarefa.

Aula 3

Utilizando os mesmos grupos montados na aula 2, apresente os seguintes handouts para os alunos:

Handout 1

Figura 4: Imagem do recurso.

http://www.learnenglishfeelgood.com/vocabulary/lefg1_vocabulary32.html  

Handout 2

Figura 5: Imagem do recurso.

http://www.learnenglishfeelgood.com/vocabulary/lefg1_vocabulary33.html  

Handout 3

Figura 6: Imagem do recurso.

http://www.learnenglishfeelgood.com/vocabulary/esl-politics-elections-voting3.html  

Sites acessados em: 15/09/10

Distribua os exercícios para os grupos e promova uma gincana com os mesmos. Eles deverão, utilizando dicionários bilíngues e a lista de termos feita na aula 2, resolver os exercícios o mais rápido possível. Contudo, esclareça que a brincadeira acontecerá como um jogo de bingo. Assim que terminarem os exercícios eles deverão dizer: "I finished". O professor verificará as respostas e dará o segundo handout se o primeiro estiver correto, devendo agir assim, até o último handout.

Peça aos alunos que incrementem a lista de termos feita por eles na aula 2 com sentenças significativas usando os vocábulos. Eles deverão também refazer a lista acrescentando a ela todas as palavras/ expressões novas aprendidas com os exercícios da aula 3.

Aula 4

Apresente aos alunos artigos da seguinte:

Fonte: http://www.aacsp.com.br/danca/BrasaoBR.jpg  

Acesso em: 15/09/10

Lei 4.737 de 15 de Julho de 1965.

DE REGISTRO DOS CANDIDATOS        

Art. 87. Somente podem concorrer às eleições candidatos registrados por partidos.        Parágrafo único. Nenhum registro será admitido fora do período de 6 (seis) meses antes da eleição.        

Art. 88. Não é permitido registro de candidato embora para cargos diferentes, por mais de uma circunscrição ou para mais de um cargo na mesma circunscrição.        Parágrafo único. Nas eleições realizadas pelo sistema proporcional o candidato deverá ser filiado ao partido, na circunscrição em que concorrer, pelo tempo que fôr fixado nos respectivos estatutos.

Art. 103. O sigilo do voto é assegurado mediante as seguintes providências:        

I - uso de cédulas oficiais em todas as eleições, de acôrdo com modêlo aprovado pelo Tribunal Superior;        

II - isolamento do eleitor em cabine indevassável para o só efeito de assinalar na cédula o candidato de sua escolha e, em seguida, fechá-la;        

III - verificação da autenticidade da cédula oficial à vista das rubricas;        

IV - emprego de urna que assegure a inviolabilidade do sufrágio e seja suficientemente ampla para que não se acumulem as cédulas na ordem que forem introduzidas.

Fonte: 
 http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L4737.htm
 Acesso em 15/09/10

Peça aos aprendizes que tentem reconhecer os vocábulos estudados durante toda a sequência. Eles deverão, em grupos, estudar a lei sugerida e, com o auxílio da lista feita na aula 2 e dicionários bilíngues, traduzir toda a lei.

Faça uma exposição bilíngue com a lei. Incentive os alunos a usarem figuras ilustrativas e todo tipo de adereço para tornar a exposição interessante.

Logo após, apresente o seguinte vídeo para os alunos: http://www.youtube.com/watch?v=LQzVjDp5WA8  

Figura 7: Imagem do recurso.

Questione aos alunos:

According to his speech, do you think you would vote for him if he could run for the presidence again? Why/Why not?

Os alunos deverão discutir a resposta para essa pergunta. Peça-os que  reflitam sobre o tema  e a maneira como o mesmo é abordado no vídeo pelo presidente. Caso os alunos respondam negativamente, insista para que eles demonstrem o porquê e como seria o discurso perfeito para o tema abordado.

Trabalho INTERDISCIPLINAR:

Trabalhe com o professor de História e Português de sua instituição. O primeiro poderá ajudar os alunos a entenderem como se dá o processo eleitoral em vários países e o segundo ajudára os alunos a compreenderem as características dos discursos políticos.

Recursos Complementares

Para saber mais sobre a história das eleições no país, acesse:

http://www.tse.gov.br/internet/ingles/historia_eleicoes/eleicoes_brasil.htm 

Para mais informações sobre vocabulários usados em eleições, visite:

http://www.englisch-hilfen.de/en/words/elections_usa.htm 

Para usar um dicionário bilíngue, visite:

www.dictionary.com 

Sites acessados em 15/09/10.

Avaliação

Faça um debate na sala. Use os materiais distribuídos pelos candidatos à Presidência da República, como folhetos, vídeos, etc. Divida a sala em grupos em números iguais ao número de candidatos concorrentes. Cada grupo ficará responsável por defender as propostas de seus candidatos. Faça perguntas e incentive a platéia (outros professores, alunos,etc) a questionar também. No final do debate, os alunos providenciarão uma simulação de eleição para saber quem será o eleito.

Avalie o desempenho linguístico dos alunos durante o debate. Premie (dentro de suas possibilidades / de maneira criativa) o grupo/candidato que for eleito na eleição simulada.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.