14/10/2010
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Os alunos deverão conhecer um texto argumentativo, bem como a noção de gêneros textuais.
ATIVIDADE 01
Conhecendo o "santinho" político
http://www.mulheresnopoder.com.br/?m=201005 ("Santinho" real de Ruy Barbosa, candidato à presidência da republica, em 1919.)
Professor, inicie a presente atividade perguntando aos alunos se eles conhecem ou sabem o que é um "santinho" político. Nessa introdução, incite-os a dizer para que esse gênero textual é produzido.
Promova uma breve discussão, mediado pelos seguintes questionamentos:
Após tal discussão, todos deverão saber/recordar que:
ATIVIDADE 02
Analisando "santinhos"
Professor, nessa atividade você deverá utilizar alguns "santinhos" para análises. Para que sua aula não seja interpretada como uma atividade de politicagem, consiga textos de eleições anteriores. Há na internet vários modelos.
Selecionamos dois "santinhos" para essa atividade:
Distribua (ou reproduza em data show) os seguintes textos:
http://laugusto.wordpress.com/category/perola-eleitoral/
http://laugusto.wordpress.com/category/perola-eleitoral/
Ambos os textos são reais, de eleições passadas. É interessante que você não resuma essa atividade a somente esses dois textos.
Coletivamente, pergunte aos alunos:
Após essa atividade, distribua/reproduza "santinhos" das eleições presidenciais desse ano, com uma abordagem mais tradicional:
http://www.paulosouza.net.br/?p=1673
Acessado em: 17 de set.2010.
http://180graus.com/politica/wilsao-tambem-divulgou-cartaz-com-lula-e-dilma-igual-a-jvc-343294.html
Acessado em: 17 de set.2010.
Organize os alunos em grupos de 4 ou 5 alunos e instrua-os a uma discussão que aborde os seguintes questionamentos:
Disponilize cerca de 10 minutos para a discussão.
Após discutirem, organize-os de modo que cada grupo será responsável pela interpretação crítica de um dos "santinhos". Faça você a escolha de qual texto será apresentado por cada grupo.
Posteriormente, exiba por meio de um aparelho de data show, a vídeo-aula produzida pelo professor Rogério Prado, que faz uma reflexão sobre a importância do voto:
http://www.youtube.com/watch?v=4PCWpyaX3Io&feature=fvst Acessado em: 17 de set.2010.
ATIVIDADE 03
Produzindo um "santinho" político
A partir de todas as informações e características recorrentes a esse gênero textual, proponha a produção, em casa, de um "santinho" fictício.
Os alunos deverão:
Dê cerca de 3 dias para a produção do mesmo. Informe aos alunos que, na data da entrega, eles devem apresentar o candidato criado.
ATIVIDADE 04
Apresentando o "santinho"
Cada aluno terá um minuto para apresentar o seu texto, nos moldes dos programas políticos televisivos. Ele deverá expor o caráter retórico do seu candidato fictício.
O mesmo deverá distribuir, antes da apresentação, alguns "santinhos" para a turma.
Você deverá possuir um exemplar de cada texto, para fazer a sua avaliação.
ATIVIDADE 05
Mural dos "santinhos"
Utilizando folhas de papel pardo ou cartolinas, produza, juntamente com os alunos, um mural com todos os "santinhos" produzidos por eles. Afixe o mesmo nos corredores da escola ou em um local que os demais alunos possam visualizar.
O artigo "A arquitetura textual de 'santinhos políticos'", de Priscila Lopes Viana (UFMG) e Janice Helena Chaves Marinho (UFMG):
http://www.filologia.org.br/xiicnlf/textos_completos/A%20arquitetura%20textual%20de%20'santinhos%20políticos'%20-%20PRISCILA.pdf
Professor, você poderá demonstrar para os alunos que os "santinhos" também ganharam a sua versão virtual. Acesse sites de mais de um partido para que você não seja mal interpretado. Por exemplo:
Ao final das atividades propostas, os alunos deverão ser avaliados nos seguintes aspectos:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!