Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O gênero “santinho” usado nas campanhas políticas: leitura e produção

 

14/10/2010

Autor e Coautor(es)
THYAGO MADEIRA FRANCA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • reconhecer as características estruturais do gênero santinho;
  • reconhecer a função social, bem como os sentidos que emergem desse tipo de texto;
  • produzir um texto do gênero “santinho”;
  • organizar e participar de uma apresentação do gênero santinho;
  • produzir um mural com os "santinhos" da classe.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer um texto argumentativo, bem como a noção de gêneros textuais.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01

Conhecendo o "santinho" político

http://www.mulheresnopoder.com.br/?m=201005 ("Santinho" real de Ruy Barbosa, candidato à presidência da republica, em 1919.)

Professor, inicie a presente atividade perguntando aos alunos se eles conhecem ou sabem o que é um "santinho" político. Nessa introdução, incite-os a dizer para que esse gênero textual é produzido.

Promova uma breve discussão, mediado pelos seguintes questionamentos:

  • em que época esse gênero aparece na sociedade?
  • qual a sua função social?
  • que informações estão presentes no "santinho" político?
  • por que esse gênero tem o nome de "santinho" político?

Após tal discussão, todos deverão saber/recordar que:

  • é uma propaganda impressa com informações do candidato a um cargo político;
  • tem o objetivo de convencer o eleitor a votar em um dado candidato;
  • é distribuído para o eleitor em época de eleições;
  • possui informações como o nome, a fotografia, o número de votação, o partido e o slogan do candidato.

ATIVIDADE 02

Analisando "santinhos"

Professor, nessa atividade você deverá utilizar alguns "santinhos" para análises. Para que sua aula não seja interpretada como uma atividade de politicagem, consiga textos de eleições anteriores. Há na internet vários modelos.

Selecionamos dois "santinhos" para essa atividade:

Distribua (ou reproduza em data show) os seguintes textos:

http://laugusto.wordpress.com/category/perola-eleitoral/

http://laugusto.wordpress.com/category/perola-eleitoral/

Ambos os textos são reais, de eleições passadas. É interessante que você não resuma essa atividade a somente esses dois textos.

Coletivamente, pergunte aos alunos:

  • quais são os nomes desses candidatos? ("Palhaço" e "Palhaço Pirilampo")
  • quais são os números de votação deles? (15678 e 65123)
  • quais são os seus partidos ? (PMDB e PCdoB)
  • quais são os cargos pretendidos? (vereador)
  • qual, provavelmente, é a profissão de ambos? (palhaço)
  • quais são os seus slogans ? ("O mais sério dos candidatos" e "Para fazer política séria")
  • por que  utilizaram tais slogans?
  • que crítica podemos depreender dos mesmos?

Após essa atividade, distribua/reproduza "santinhos" das eleições presidenciais desse ano, com uma abordagem mais tradicional:

 

http://www.paulosouza.net.br/?p=1673 

Acessado em: 17 de set.2010.

http://180graus.com/politica/wilsao-tambem-divulgou-cartaz-com-lula-e-dilma-igual-a-jvc-343294.html 

Acessado em: 17 de set.2010.

Organize os alunos em grupos de 4 ou 5 alunos e instrua-os a uma discussão que aborde os seguintes questionamentos:

  • qual a função sociopolítica desse tipo de texto?
  • que tipo de eleitores o "santinho" busca atingir?
  • quem são os candidatos à presidência supracitados? (Serra, Dilma, Marina)
  • quais são os partidos desses três candidatos? (PT, PSDB, PV)
  • o que significa as siglas desses partidos? (Partido dos Trabalhadores, Partido da Social Democracia Brasileira, Partido Verde);
  • o que podemos interpretar a partir do nome dos partidos?
  • que diferenças políticas há entre esses candidatos?
  • por que há candidatos a outros cargos ao lado dos presidenciáveis?

Disponilize cerca de 10 minutos para a discussão.

Após discutirem, organize-os de modo que cada grupo será responsável pela interpretação crítica de um dos "santinhos". Faça você a escolha de qual texto será apresentado por cada grupo.

Posteriormente, exiba por meio de um aparelho de data show, a vídeo-aula produzida pelo professor Rogério Prado, que faz uma reflexão sobre a importância do voto:

http://www.youtube.com/watch?v=4PCWpyaX3Io&feature=fvst  Acessado em: 17 de set.2010. 

ATIVIDADE 03

Produzindo um "santinho" político

A partir de todas as informações e características recorrentes a esse gênero textual, proponha a produção, em casa, de um "santinho" fictício.

Os alunos deverão:

  • criar um candidato que lute por uma causa específica (por exemplo: contra as drogas, a favor dos direitos da mulher, contra o preconceito racial etc);
  • respeitar as informações comuns a esse gênero: nome, partido, número, slogan, fotografia, cargo pretendido;
  • reproduzir alguns exemplares para serem distribuídos na classe (professor, mural, colegas etc).

Dê cerca de 3 dias para a produção do mesmo. Informe aos alunos que, na data da entrega, eles devem apresentar o candidato criado.

ATIVIDADE 04

Apresentando o "santinho"

Cada aluno terá um minuto para apresentar o seu texto, nos moldes dos programas políticos televisivos. Ele deverá expor o caráter retórico do seu candidato fictício.

O mesmo deverá distribuir, antes da apresentação, alguns "santinhos" para a turma.

Você deverá possuir um exemplar de cada texto, para fazer a sua avaliação.

ATIVIDADE 05

Mural dos "santinhos"

Utilizando folhas de papel pardo ou cartolinas, produza, juntamente com os alunos, um mural com todos os "santinhos" produzidos por eles. Afixe o mesmo nos corredores da escola ou em um local que os demais alunos possam visualizar.

Recursos Complementares

O artigo "A arquitetura textual de 'santinhos políticos'", de Priscila Lopes Viana (UFMG) e Janice Helena Chaves Marinho (UFMG):

http://www.filologia.org.br/xiicnlf/textos_completos/A%20arquitetura%20textual%20de%20'santinhos%20políticos'%20-%20PRISCILA.pdf 

Professor, você poderá demonstrar para os alunos que os "santinhos" também ganharam a sua versão virtual. Acesse sites de mais de um partido para que você não seja mal interpretado. Por exemplo:

http://www.dilma13.com.br/conteudo/main/ 

http://www.movmarina.com.br/ 

http://www.aecioneves2010.com.br/ 

Avaliação

Ao final das atividades propostas, os alunos deverão ser avaliados nos seguintes aspectos:

  • identificação das características estruturais do gênero santinho;
  • interpretação de "santinhos";
  • reconhecimento da função social e dos sentidos que emergem dele;
  • produção e apresentação de um texto do gênero “santinho”;
  • organização de um mural com os "santinhos" da classe.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.