06/12/2010
Marcos Vinicius Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Executar corretamente a movimentação corporal na saída do nado de Costas.
Coordenar a movimentação de braços e pernas durante o nado de Costas
Aprender a respiração do nado de Costas mantendo a cabeça na linha da superfície da água.
Esta aula não necessita de conhecimentos prévios.
Atividade 1 – “Conhecendo o Espaço”.
Organize os alunos em dois grandes grupos mistos, com o mesmo número de alunos em cada grupo. Os alunos deverão formar duplas dentro dos seus grupos, os dois alunos realizarão a atividade juntos. Peça, que uma dupla de cada grupo entre na piscina, um aluno da dupla assumirá a posição horizontal em decúbito dorsal (deitado com as costas na água), o seu companheiro deverá estar em pé ao seu lado com as duas mãos por baixo do seu corpo na altura das suas costas, ajudando na flutuação. O aluno que está deitado deverá realizar lentamente a movimentação da pernada de costas, que possibilitará o deslocamento na piscina. Professor, após a demonstração da atividade pelos alunos, peça que todas as outras duplas entrem na piscina e realizem a mesma atividade. Controle o tempo de atividade para que os dois alunos da dupla possam realizar a movimentação em decúbito dorsal.
Dica: Professor, oriente seus alunos a formarem duplas entre alunos que já estejam adaptados ao meio líquido e outros que ainda apresentam dificuldades, dessa forma os colegas mais experientes poderão ajudar os seus colegas de duplas com orientações durante a atividade.
Figura 1 - Imagem sub-aquática do nado de costas.
Atividade 2 – “Coordenação no Nado de Costas”
Nesta atividade os alunos aprenderão a coordenar as braçadas e pernadas no Nado de Costas. Os alunos realizarão esta atividade com o auxilio de uma prancha. A atividade começara com os alunos realizando um deslocamento pela piscina em decúbito dorsal, desenvolvendo a pernada do nado de costas. A prancha deverá estar posicionada junto ao peito, os braços deverão estar cruzados sobre a prancha. A prancha auxiliará na flutuação permitindo que os alunos tenham maior desenvoltura na atividade. No momento seguinte, oriente os alunos ainda em decúbito dorsal a realizarem a pernada do nado de costas, com a prancha atrás da cabeça (travesseiro), e as mãos posicionadas na parte lateral da prancha. Professor, em seguida peça aos seus alunos que em decúbito dorsal realizem o deslocamento utilizando a pernada do nado de costas.
A prancha deverá ser posicionada a frente do corpo na altura do quadril, os braços deverão estar estendidos e as mãos posicionadas no meio da prancha. Nesta mesma posição, os alunos deverão realizar o movimento da braçada do nado de costas alternadamente (direita e esquerda), oriente os alunos a só movimentar um braço após a chegada da mão do braço oposto na prancha.
Dica: Professor, peça aos alunos com maior dificuldade que realizem a braçada do nado de costas, somente com um braço de cada vez. Por exemplo, o aluno atravessará a piscina movimentando apenas o braço direito, o braço esquerdo permanecerá parado. Realizar a movimentação com apenas um braço permitirá que o aluno tenha maior consciência sobre o movimento e possa perceber com maior facilidade as suas dificuldades.
Figura 2 - Braçada no nado de costas.
Atividade 3 – “Deslizando na água”.
Nesta atividade os alunos aprenderão a movimentação básica da saída de costas. Os alunos deverão estar dentro da piscina de frente para a borda, os oriente a segurarem a borda com as duas mãos e a apoiarem os pés na parede da piscina com as pernas flexionadas, nesta posição a cabeça deve estar “encaixada” entre os braços. Ao sinal do professor, os alunos deverão impulsionar os pés contra a parede e lançarem o corpo para trás com os braços estendidos, assim que entrarem na água deverão deslizar o mais longe que conseguirem. Os alunos deverão repetir esta atividade até que estejam conseguindo deslizar pelo menos cinco metros por baixo da água.
No segundo momento os alunos realizarão a saída de costas com deslize e em seguida iniciarão a pernada de golfinho percorrendo a maior distância possível por baixo da água. Professor, peça aos seus alunos que realizem a saída de costas com deslize, a pernada de golfinho por baixo da água e quando voltarem à superfície que realizem a movimentação completa (braçada, pernada e respiração) do nado de Costas até o outro lado da piscina.
Dica: Os alunos que não conseguirem realizar o deslocamento na piscina em decúbito dorsal submersos poderão após realizarem a saída de costas, voltarem rapidamente para a superfície e realizarem as demais movimentações com o rosto fora da água.
Figura 3 - Saída do nado de costas.
Figura 4 - Nado de Costas: Saída do bloco.
http://www.youtube.com/watch?v=sSKlVHjKt-w
http://www.youtube.com/watch?v=05A-Sf7kw9Y&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=R14ufxPyhe0&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=qmOw_3p93tQ&feature=related
Artigos para leitura:
Professor, peça aos alunos que formem duplas.
A avaliação será realizada pelos próprios alunos, um aluno de cada vez realizará um deslocamento na piscina utilizando o estilo Costas, o colega de dupla ficará fora da piscina próximo a borda e analisará o desempenho do aluno que está nadando.
Peça, para os alunos para avaliarem as seguintes situações;
As maiores dificuldades encontradas pelo colega na realização da movimentação corporal correta do nado de Costas.
O nível da capacidade de flutuação do colega.
A velocidade atingida pelo colega durante o deslocamento.
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