Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Horóscopo: conhecendo e produzindo os gêneros discursivos do cotidiano

 

14/10/2010

Autor e Coautor(es)
THYAGO MADEIRA FRANCA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • o gênero horóscopo, bem como suas características estruturais;
  • as funções sociais, bem como os sentidos que emergem desse gênero;
  • o efeito ideológico que o horóscopo exerce na sociedade;
  • produção de um texto adequado às características do gênero em questão.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer o conceito de gênero textual.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01

Conhecendo as características de um horóscopo

http://adictumweb.com/2010/04/ Acessado em 17 set.2010.

O horóscopo é uma tradição que crê na relação entre os corpos celestes e a data de nascimento das pessoas. Assim, por meio do signo de cada um, associa-se os significados astrológicos ao contexto da situação apresentada em consulta.

Independente de acreditar-se ou não nessa possível relação, o fato é que o horóscopo, enquanto um gênero textual do cotidiano, faz-se presente em nossa cultura e pode exercer grande influência na vida de alguém.

Proponha que, divididos em grupos de 4 alunos.

No laboratório de informática, os alunos vão procurar por previsões astrológicas dos signos do zodíaco.

http://acriando.blogspot.com/2007/11/esse-vicio-chamado-horscopo.html Acessado em 17 set.2010.

Sites para a pesquisa de horóscopo diário:

http://horoscopovirtual.uol.com.br/ 

http://www.joaobidu.com.br/jb2/html/default.php 

http://www.estrelaguia.com.br/ 

Ao selecionarem um prospecto diário semelhante ao da ilustração acima, os alunos deverão observar as características desse gênero textual. Por exemplo:

  • presença de boas e más previsões, como agir na vida amorosa, no trabalho, com os amigos, cores e números da sorte;
  • verbos no imperativo expressando conselho (por exemplo: faça, decida, dedique-se);
  • presença de modalizadores (por exemplo: podem apresentar, podem acontecer);
  • uso de adjetivos (por exemplo: grandes conquistas, projetos ambiciosos, excelentes resultados).

Peça que os alunos façam anotações, uma vez que tais pontos discutidos deverão ser utilizados para a apresentação da atividade subsequente.

ATIVIDADE 02

Apresentando o horóscopo

Professor, como os grupos terão um texto parecido, selecione pontos específicos para cada um deles:

Por exemplo:

  • previsões para sagitário, capricórnio e aquário;
  • previsões para áries, touro e gêmeos;
  • previsões para câncer, leão e virgem;
  • previsões para libras e escorpião.

Munidos das anotações desenvolvidas na atividade anterior, cada grupo, por meio de um cartaz, falará das previsões de tais signos, demonstrando:

  • boas e más previsões;
  • como agir na vida amorosa, no trabalho, com os amigos;
  • cores e números da sorte.

http://www.sempretops.com/informacao/horoscopo-de-2009-previsoes-para-todos-os-signos/ Acessado em 17 set.2010.

Demonstre, durante as apresentações dos grupos, que os textos do horóscopo podem incentivar determinadas ações por parte de quem crê neles. Por exemplo:

"Sagitário, utilize o que refletiu nas últimas semanas para aprimorar-se em relação ao trabalho e à saúde." - o crente se dedicará mais ao seu trabalho e cuidará de sua saúde;

"Que momento interessante para deixar para trás um velho estilo de vida, aquariano." - o crente, caso queira 'mudar de vida', sentirá estímulos para tomar tal decisão";

"Áries, você está com o poder de efetuar mudanças que colocam você na direção do que veio realmente fazer na Terra." - o crente, caso anseie mudanças em sua vida, terá motivação para tal".

Dessa forma, a cada apresentação, incite os grupos com perguntas como, por exemplo, "essa previsão incentiva que tipo de ação por parte de quem acredita?"

Tal questionamento fará com que os alunos percebam a natureza cultural/social/ideológica de desse gênero textual. Por exemplo, pessoas que seguem constantemente as dicas de um horóscopo podem tomar atitudes impensadas.

Posteriormente, faça os seguintes questionamentos para a turma:

  • Por que os signos do zodíaco são representados por animais?
  • Por que esses animais? (Touro, Gêmeos, Leão, Virgem, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário, Peixes e Áries)
  • Qual sua relação com um determinado período do ano?

Incite um debate sobre tais questões. Caso, entre os alunos, as respostas não sejam suficientes, explique o conteúdo do seguinte texto:

"O círculo dos animais", de José Roberto Costa: http://www.zenite.nu/  Acessado em: 17 de set.2010. 

Estude o presente texto para que você não tenha que expô-lo para os alunos.

ATIVIDADE 03

Produzindo um horóscopo fictício

Divida a turma em 12 grupos (um grupo por mês do ano).

A presente atividade objetiva a produção de horóscopos inventados. Os grupos deverão criar:

  • 12 símbolos para o seu horóscopo (estimule a criatividade e o humor, poderá ser com frutas ou personagens famosos);
  • previsões positivas e negativas para cada um desses signos.

Os alunos deverão construir o horóscopo em uma ou duas cartolinas.

ATIVIDADE 04

Apresentando os horóscopos.

Cada grupo terá cerca de 10 minutos para apresentar. Todas as previsões e elementos criados pelos alunos deverão ser abordados em sua apresentação.

Conclua as apresentações, retomando o conceito de gênero textual e sua influência/existência/presença no dia a dia das pessoas.

Afixe os cartazes produzidos na sala de aula ou nos corredores da escola, possibilitando que os demais possam vê-los.

Recursos Complementares

Vídeo que aborda a diferença entre astrologia, astronomia e sua relação com a cultura asteca:

http://www.youtube.com/watch?v=pNVGktv4Vhs 

Avaliação

Ao final das atividades, os alunos devem ser avaliados nos seguintes aspectos:

  • reconhecer o gênero horóscopo, suas características estruturais e suas funções sociais
  • compreender o efeito ideológico que o horóscopo pode exercer na sociedade;
  • produzir e apresentar um horóscopo fictício.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria de Lurdes da Silva, EE. Rosa Francisca Mano , São Paulo - disse:
    lu_arsol@hotmail.com

    22/02/2015

    Cinco estrelas

    Excelente sequência didática, que poderá ser adaptada para trabalhar com personagens de obras que estejam sendo lidas pela turma. O professor precisar criar situações para que o aluno escreva mais e de forma contextualizada . Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.