14/10/2010
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Os alunos deverão conhecer o conceito de gênero textual.
ATIVIDADE 01
Conhecendo as características de um horóscopo
http://adictumweb.com/2010/04/ Acessado em 17 set.2010.
O horóscopo é uma tradição que crê na relação entre os corpos celestes e a data de nascimento das pessoas. Assim, por meio do signo de cada um, associa-se os significados astrológicos ao contexto da situação apresentada em consulta.
Independente de acreditar-se ou não nessa possível relação, o fato é que o horóscopo, enquanto um gênero textual do cotidiano, faz-se presente em nossa cultura e pode exercer grande influência na vida de alguém.
Proponha que, divididos em grupos de 4 alunos.
No laboratório de informática, os alunos vão procurar por previsões astrológicas dos signos do zodíaco.
http://acriando.blogspot.com/2007/11/esse-vicio-chamado-horscopo.html Acessado em 17 set.2010.
Sites para a pesquisa de horóscopo diário:
http://horoscopovirtual.uol.com.br/
http://www.joaobidu.com.br/jb2/html/default.php
http://www.estrelaguia.com.br/
Ao selecionarem um prospecto diário semelhante ao da ilustração acima, os alunos deverão observar as características desse gênero textual. Por exemplo:
Peça que os alunos façam anotações, uma vez que tais pontos discutidos deverão ser utilizados para a apresentação da atividade subsequente.
ATIVIDADE 02
Apresentando o horóscopo
Professor, como os grupos terão um texto parecido, selecione pontos específicos para cada um deles:
Por exemplo:
Munidos das anotações desenvolvidas na atividade anterior, cada grupo, por meio de um cartaz, falará das previsões de tais signos, demonstrando:
http://www.sempretops.com/informacao/horoscopo-de-2009-previsoes-para-todos-os-signos/ Acessado em 17 set.2010.
Demonstre, durante as apresentações dos grupos, que os textos do horóscopo podem incentivar determinadas ações por parte de quem crê neles. Por exemplo:
"Sagitário, utilize o que refletiu nas últimas semanas para aprimorar-se em relação ao trabalho e à saúde." - o crente se dedicará mais ao seu trabalho e cuidará de sua saúde;
"Que momento interessante para deixar para trás um velho estilo de vida, aquariano." - o crente, caso queira 'mudar de vida', sentirá estímulos para tomar tal decisão";
"Áries, você está com o poder de efetuar mudanças que colocam você na direção do que veio realmente fazer na Terra." - o crente, caso anseie mudanças em sua vida, terá motivação para tal".
Dessa forma, a cada apresentação, incite os grupos com perguntas como, por exemplo, "essa previsão incentiva que tipo de ação por parte de quem acredita?"
Tal questionamento fará com que os alunos percebam a natureza cultural/social/ideológica de desse gênero textual. Por exemplo, pessoas que seguem constantemente as dicas de um horóscopo podem tomar atitudes impensadas.
Posteriormente, faça os seguintes questionamentos para a turma:
Incite um debate sobre tais questões. Caso, entre os alunos, as respostas não sejam suficientes, explique o conteúdo do seguinte texto:
"O círculo dos animais", de José Roberto Costa: http://www.zenite.nu/ Acessado em: 17 de set.2010.
Estude o presente texto para que você não tenha que expô-lo para os alunos.
ATIVIDADE 03
Produzindo um horóscopo fictício
Divida a turma em 12 grupos (um grupo por mês do ano).
A presente atividade objetiva a produção de horóscopos inventados. Os grupos deverão criar:
Os alunos deverão construir o horóscopo em uma ou duas cartolinas.
ATIVIDADE 04
Apresentando os horóscopos.
Cada grupo terá cerca de 10 minutos para apresentar. Todas as previsões e elementos criados pelos alunos deverão ser abordados em sua apresentação.
Conclua as apresentações, retomando o conceito de gênero textual e sua influência/existência/presença no dia a dia das pessoas.
Afixe os cartazes produzidos na sala de aula ou nos corredores da escola, possibilitando que os demais possam vê-los.
Vídeo que aborda a diferença entre astrologia, astronomia e sua relação com a cultura asteca:
Ao final das atividades, os alunos devem ser avaliados nos seguintes aspectos:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/02/2015
Cinco estrelasExcelente sequência didática, que poderá ser adaptada para trabalhar com personagens de obras que estejam sendo lidas pela turma. O professor precisar criar situações para que o aluno escreva mais e de forma contextualizada . Parabéns!