16/11/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:
Essa sequência didática é indicada para as crianças que dominam o sistema alfabético. Esse aprendizado ocorre quando o aluno compreende que cada letra (grafema), geralmente, é representada por um som (fonema) e, por isso, já é capaz de ler e de escrever de forma mai autônoma.
Atividade 1:Para que servem os gráficos e as tabelas?
Objetivos: Conhecer suportes cotidianos que usam gráficos ou tabelas para apresentar informações.
Comparar e analisar diferentes tipos de gráficos.
Nesta atividade, os aprendizes deverão conhecer alguns suportes textuais que usam gráficos e tabelas para organizar e apresentar informações. Para isso, sugerimos duas intervenções:
1.1 Explorando suportes do nosso cotidiano que usam gráficos e tabelas. Selecione e reproduza para os alunos portadores textuais que apresentem tabelas e/ ou gráficos para organizar informações. Como exemplo, sugerimos o gráfico referente ao crescimento da criança contido no cartão do SUS, que acompanha o seu desenvolvimento, e o histórico de consumo da conta de luz. Recomendamos que você providencie um cartão e uma conta de luz original. Você pode pedir a autorização de um familiar para reproduzir o cartão de um aluno.
(Retirado do site http://almabionica.blogspot.com/2008/07/um-susto-com-conta-de-luz.html
a) Tabela do histórico de energia consumida. Para explorar esse suporte você pode perguntar:
Ao final, explique aos alunos sobre o gênero textual “tabela”. Sérgio Costa (2008) o define como “texto cuja função é apresentar informações de maneira clara e de rápida leitura. Deve ser visualmente atraente e conter informações exatas e concisas”. Dicionário de gêneros textuais. Sérgio Costa 2008. Ed. Autêntica.
b) Gráfico de acompanhamento do peso da criança. Em outra aula, distribua à turma o cartão de acompanhamento da criança do Posto de Saúde, contendo o gráfico de seu crescimento.
(retirado do site http://www.acessa.com/saude/arquivo/noticias/2008/06/24-prorrogado/
Explore esse suporte por meio das seguintes perguntas:
Após o estudo do cartão, proponha às crianças uma exploração mais detida do gráfico que ele traz. Como exemplo, reproduzimos um gráfico que acompanha o ganho de peso de sete crianças, indicadas pela nomenclatura P (paciente) e a numeração correspondente.
(Esse gráfico foi retirado do site: http://www.observatoriodainfancia.com.br/article.php3?id_article=754 .)
O gráfico pode ser explorado por meio das seguintes perguntas:
Ao final, explique aos estudantes um pouco mais sobre esse tipo de texto. Ele organiza os dados de forma a fornecer ao leitor informações rápidas e objetivas sobre algum assunto ( Texto adaptado do site: http://www.infoescola.com/estatistica/graficos/)
1.2 Entendendo outros tipos de gráficos
Nesta atividade, os aprendizes deverão entender o modo como são estruturados os gráficos de barras e de setor. Para isso, sugerimos três intervenções:
a) Análise coletiva do gráfico de setor. Sugerimos que o primeiro gráfico seja analisado coletivamente pela turma, por meio das perguntas aqui indicadas:
Essa pesquisa foi realizada em 2006 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e teve como objetivo conhecer como é a população brasileira. Para isso, este instituto selecionou famílias de vários estados do Brasil para entrevistar.
(Retirado do site http://oieumeamo.wordpress.com/2009/08/31/divisao-por-raca-ibge-2006/)
Questões para orientar a exploração do gráfico:
DIVISÃO POR RAÇA
BRANCA |
|
NEGRA |
|
PARDA |
|
ÍNDIO |
|
AMARELA |
|
Explore as características do gênero textual “tabela” (seu título, as informações da primeira e da segunda coluna etc.) e explique às crianças que esse é outro modo de organizar as informações coletadas na pesquisa.
3.Qual o instituto que fez a pesquisa? Qual o objetivo desta pesquisa?
4. Como se chama esse gráfico? Por que?
5 Qual a porcentagem de pessoas não brancas? E brancas? O que esses dados nos mostra sobre nossa população?
b) Análise em pequenos grupos do gráfico de barras. Em outa ocasião, divida a sala em grupos. Cada um analisará os gráficos a partir das perguntas aqui apresentadas. Nesse momento, você deverá estar à disposição para as possíveis dúvidas das crianças. Em seguida, os grupos irão socializar e comparar suas respostas.
Gráfico retirado do site: http://www.ibope.com.br/calandraWeb/servlet/CalandraRedirect?temp=6&proj=PortalIBOPE&pub=T&nome=impressao&db=caldb&docid=0CEA28C6DA4B8D7D83256EA20061B147
Questões para os grupos responderem por escrito:
Após o trabalho em pequenos grupos, um representante de cada grupo deverá responder a primeira questão, de modo que a turma possa comparar as diferentes respostas e eleger a mais adequada. Repita o procedimento com as outras questões.
Atividade 2: Os gráficos em textos informativos – O caso da alimentação
Objetivos: Conhecer e analisar a estrutura dos gráficos e refletir a respeito da sua função social.
Caro professor, sugerimos que esta atividade tenha a colaboração de outra turma do mesmo ciclo de seus alunos. Para o seu desenvolvimento, propomos as seguintes instruções:
2.1 Exploração do texto. Este procedimento deverá ser feito somente por sua turma. Distribua o texto abaixo às crianças e faça a sua leitura coletiva.
O que as crianças comem no lanche escolar
Em janeiro de 2010, foi realizada uma pesquisa em uma escola da cidade de São Paulo para saber como é o lanche que as crianças consomem. Durante três dias, foi observado como era a merenda de 159 estudantes. Verificou-se que as crianças consomem mais sucos e o menos refrigerantes. A média de consumo apresentada pelos pré-escolares foi de biscoitos e doces, conforme o gráfico mostra. Uma das conclusões a que a pesquisa chegou foi a de que os estudantes precisam consumir mais frutas.
(Adaptado do site http://www.racine.com.br/portal-racine/alimentacao-e-nutricao/educacao-nutricional/composicao-do-lanche-escolar-de-pre-escolares-em-instituicao-de-ensino-privado)
Explore o texto por meio das seguintes questões:
2.2 Elaboração de questões sobre o texto para outra turma responder. Esse procedimento também deverá ser feito somente por sua turma. Proponha às crianças a elaboração de questões sobre o texto para que outra turma possa responder. Em seguida, elas deverão corrigir o exercício feito pelos colegas da sala vizinha. Você pode orientá-las a elaborar perguntas que envolvam a habilidade de identificar informações e a de avaliá-las, a partir dos conhecimentos de mundo. Abaixo algumas sugestões:
Os estudantes deverão elaborar as questões em uma folha separada. Logo após, recolha as atividades e entregue para a outra turma responder as perguntas elaboradas. Peça à professora que responda as questões com toda a turma.
2.3 Correção das questões. Divida a sala em duplas e entregue para cada aluno a atividade respondida pelos colegas da outra turma. As crianças deverão corrigi-las, consultando o texto trabalhado para verificar se as respostas estão corretas. Após essa etapa, faça a correção coletiva da atividade com os estudantes. Caso alguma resposta esteja incorreta, eles deverão escrever, ao lado, a correta.
A professora da outra turma também deverá corrigir a atividade com os alunos, a partir da correção feita pelos alunos de sua sala.
Atividade 3: E nós, o que consumimos?
Objetivos: Realizar uma pesquisa sobre um tema, organizando os dados coletados em uma tabela.
Elaborar um texto para divulgar a pesquisa realizada, utilizando-se do gráfico para representar as informações coletadas
Proponha às crianças a elaboração de uma pesquisa para fazer um levantamento sobre o que elas consomem no lanche escolar. Enfatize que, após a sua realização, os estudantes deverão produzir um texto e organizar as informações coletadas em um gráfico para ser apresentado aos familiares em uma reunião. Para isso, sugerimos os seguintes procedimentos:
3.1 Elaboração da tabela de alimentos. Nesta etapa, os aprendizes produzirão a tabela com os possíveis alimentos consumidos por eles na merenda escolar. Instigue às crianças a pensarem sobre a função da tabela para a produção das respostas às questões. Esse tipo de texto auxilia na organização objetiva das informações.
Durante a elaboração da tabela, discuta com os aprendizes sobre a estrutura desse gênero textual. Você pode perguntar:
Abaixo, uma sugestão:
ALIMENTOS CONSUMIDOS NA MERENDA POR NOSSA TURMA
Alimentos |
Quantidade de alunos |
Total |
Refrigerante |
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Suco |
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Biscoito |
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Ships |
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Frutas |
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Pães |
` |
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Merenda da escola |
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Guloseimas |
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|
Peça aos estudantes que façam a tabela no caderno.
3.2 Preenchimento da tabela. Em seguida, cada aluno irá à frente da sala e dirá quais alimentos consomem durante a merenda. Todos deverão preencher a tabela, colocando um risquinho para os alimentos apontados. Ao final, peça às crianças que contem a “pontuação” de cada alimento e a anote na terceira coluna.
3.3 Elaboração do gráfico e da legenda. Proponha às crianças a elaboração de um gráfico a partir dos dados da tabela. Explique que a organização dos dados em um gráfico permitirá aos leitores a sua rápida visualização. Durante a elaboração, chame atenção para os aspectos constituintes desse gênero textual. Você pode pedir às crianças que utilizem o texto da atividade 2 como modelo para produção do gráfico e da legenda.
Além disso, sugerimos que sejam feitas aos aprendizes as seguintes questões:
3.4 Produção do texto. Após o gráfico pronto, convide os aprendizes a elaborarem um texto coletivo texto sobre a pesquisa feita em relação à alimentação da turma. A produção do texto pode ser feita por meio de quatro etapas:
a) Planejamento: Leia o texto estudado na atividade 2 para as crianças. A partir desse modelo, elas deverão levantar ideias em relação ao texto que produzirão para divulgar a pesquisa que fizeram. Registre suas ideias, em forma de tópicos, em um canto do quadro.
b) Elaboração: Sugerimos que o texto seja elaborado de forma coletiva (não se esqueça do título). Você deverá registrar o texto produzido oralmente pelos estudantes. Incentive-os a consultarem o esquema produzido durante o planejamento. Nesse momento, eles não deverão escrever o texto na folha.
c) Revisão: Um aluno deverá ler o texto para a turma verificar se ele está completo. Caso necessário, peça às crianças sugestões para a sua reformulação.
d) Novo registro: A turma deverá registrar em uma folha a versão final do texto e o gráfico elaborado no item 3.3. Chame atenção dos estudantes para a necessidade do espaçamento entre as palavras, o uso de letras maiúsculas e da pontuação correta.
4. Apresentação pesquisa
Objetivo: Planejar a fala para usá-la em situações formais.
4.1 Preparação da apresentação. Eleja alguns alunos para apresentar o trabalho aos familiares. Eles deverão relatar como a pesquisa foi feita, seus resultados e a avaliação que fizeram deles. Para a apresentação, você pode desenhar o gráfico no quadro ou projetá-lo em um tamanho grande. Os demais aprendizes deverão avaliar a atuação dos colegas, pontuando sobre a clareza das informações e o tom de voz adequado.
4.2 Apresentação e avaliação. Após a apresentação, os pais poderão fazer perguntas aos alunos e você poderá incentivá-los a construírem diretrizes ou encaminhamentos para a melhoria da alimentação dos filhos.
Caro professor, sugerimos a leitura do artigo O TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS "UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DOS GRÁFICOS E TABELAS" , localizado no site http://www.scribd.com/doc/18671766/O-TRATAMENTO-DA-INFORMACAO-NAS-SERIES-INICIAIS-UMA-PROPOSTA-DE-FORMACAO-DE-PROFESSORES-PARA-O-ENSINO-DOS-GRAFICOS-E-TABELAS
Para verificar se os estudantes avançaram na compreensão da estrutura do gráfico e da tabela e de sua função social, sugerimos a aplicação de uma atividade de interpretação de um gráfico e de uma tabela em um texto informativo. Dessa forma, você poderá perceber quais os aspectos que os alunos já avançaram e aqueles que ainda necessitam ser trabalhados.
Quatro estrelas 1 classificações
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06/10/2012
Quatro estrelasAchei a sua aula muito interessante. Vou usar algumas coisas na minha aula.