06/11/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Imagem disponível em: http://www.tg3.com.br/descobrimentodobrasil/
Atividade 1
Na sequência, para conferir as respostas, os alunos deverão ler o texto abaixo. Para isso, deverão ir para o laboratório de Informática.
No laboratório de informática, o professor deverá entregar-lhes cópia o roteiro abaixo para discussão em grupo de dois alunos.
Roteiro:
1- O que pode ser entendido por “crônicas de viagem”?
2- Por que a carta de Pero Vaz de Caminha a El-rei Dom Manuel” foi considerada a “certidão de nascimento do Brasil”?
3- Quais os temas tratados nessa carta? Que informação vocês destacam?
4- Explique: A carta de Caminha também marca o início de uma longa tradição nativista, ufanista, por ser a pioneira em exaltar as virtudes da nova terra e dos índios, pintando a colônia como um verdadeiro paraíso.
5- Examinem a carta que Pero Vaz de Caminha enviou ao Rei D. Manuel de Portugal por ocasião da descoberta do Brasil. Parafraseiem o texto para torná-lo atual.
"E neste dia, a hora de véspera, houvemos vista de terra, isto é principalmente d'um grande monte, mui alto e redondo, e d'outras serras mais baixas a sul dele de terra chã com grandes arvoredos, ao qual monte alto o capitão pôs nome o Monte Pascoal e à Terra de Vera Cruz . A feição deles é serem pardos, maneira d'avermelhados, de bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem nenhuma cobertura, nem estimam nenhuma cousa cobrir nem mostrar suas vergonhas. E estão acerca disso com tanta inocência como têm em mostrar o rosto. Os outros dois, que o capitão teve nas naus, a quem deu o que já dito é, nunca aqui mais apareceram, de que tiro ser gente bestial e de pouco saber e por isso assim esquivos. Eles, porém, com tudo, andam muito bem curados e muito limpos e naquilo me aprece ainda mais que são como aves ou alimárias monteses que lhes faz o ar melhor pena e melhor cabelo que às mansas, porque os corpos seus são tão limpos e tão gordos e tão formosos, que não pode mais ser. E isto me fez presumir que não têm casas em moradas em que se acolham. E o ar, a que se criam, os faz tais .
6- Durante o século XVI, a literatura portuguesa se espelhava nos clássicos: Virgílio, Homero; no Brasil, não havia sequer muitas pessoas que soubessem ler. A maioria das obras escritas no Brasil na época não foram feitas por brasileiros, mas sobre o Brasil, por visitantes. Elas são chamadas Literatura de Informação. Segundo o texto, quem foram os primeiros portugueses a escrever daqui do Brasil?
7- Entre os escritores portugueses e brasileiros do período quais se destacam?
Atividade 2
O professor deverá solicitar aos estudantes que acessem, em seguida, o site abaixo para saberem um pouco mais e completarem as informações pedidas neste segundo roteiro.
http://www.graudez.com.br/literatura/quinhentismo.html
1- Quais as referências históricas do Quinhentismo brasileiro?
2- Qual o objetivo da vinda dos jesuítas à Nova Terra? Vinham preocupados em expandir a fé católica e catequizar os índios.
Imagem disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/padre-jose-de-anchieta/padre-jose-de-anchieta.php
3- Que literatura os jesuítas produziram? Eles escreveram principalmente a outros missionários sobre os costumes indígenas, sua língua, as dificuldades de catequese etc. Esta literatura compõe-se de poesias de devoção, teatro de caráter pedagógico e religioso, baseado em textos bíblicos e cartas que informavam o andamento dos trabalhos na Colônia. Autores José de Anchieta Papel de destaque na fundação de São Paulo e na catequese dos índios. Iniciou o teatro no BR e foi pesquisador do folclore e da língua indígena. Produção diversificada, sendo autor de poesias líricas e épicas, teatro, cartas, sermões e uma gramática do tupi-guarani. De sua obra destacam-se: Do Santíssimo Sacramento, A Santa Inês (poesias) e Na festa de São Lourenço, Auto da Pregação Universal (autos). Usava em seus textos uma linguagem simples, revelando acentuadas características de tradição medieval portuguesa. Suas poesias estão impregnadas de idéias religiosas e conceitos morais e pedagógicos. As peças de teatro lembram a tradição medieval de Gil Vicente e foram feitas para tornar vivos os valores e ideais cristãos. Nas peças, ele está sempre preocupado em caracterizar os extremos como Bem e Mal, Anjo e Diabo, característica pré-barroca.
4- Em História da Província Santa Cruz, Pero de Magalhães Gândavo descreve a flora brasileira. Melhorem a descrição que ele faz da fruta banana.
2- A partir dos textos escritos durante o Quinhentismo, muitos poetas modernos escreveram. Observem a paráfrase escrita por Oswald de Andrade de trecho da carta escrita por Caminha.Façam uma crítica.
"(...) Ali andavam entre eles três ou quatro moças bem novinhas e gentis, com cabelo mui pretos e compridos pelas costas e suas vergonhas tão altas e tão saradinhas e tão limpas das cabeleiras que de as nós muito bem olharmos não tínhamos nenhuma vergonha."
As Meninas da Gare (gare: estação de trem)
Oswald de Andrade
Eram três ou quatro moças bem moças e bem gentis
Com cabelos mui pretos pelas espáduas
E suas vergonhas tão altas e tão saradinhas
Que de nós as muito bem olharmos
Não tínhamos nenhuma vergonha
Texto disponível em:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/oswald-de-andrade/as-meninas-da-gare.php
Atividade 3
Professor, a seguir, proponha exercícios sobre o assunto, retirado de questões de vestibulares. O objetivo é mostrar aos alunos os tipos de questões que são exigidas nesses processos seletivos. O professor deverá chamar a atenção dos estudantes sobre esses tipos de questões que mostram a necessidade de o professor e os alunos terem noções históricas importantes para o entendimento do assunto.
http://www.mundovestibular.com.br/articles/236/1/QUINHENTISMO-/Paacutegina1.html
1- (UNISA) A “literatura Jesuítica” nos primórdios de nossa história:
a) tem grande valor informativo;
b) marca nossa maturação clássica;
c) visa à catequese do índio, à instrução do colono e sua assistência religiosa e moral;
d) está a serviço do poder real;
e) tem fortes doses nacionalistas
Resposta correta C
2- (CESMAZON) O culto a natureza, característica da literatura brasileira, tem sua origem nos textos da literatura de informação. Assinale o fragmento da carta de Caminha que já revela a mencionada característica.
a) “Viu um deles umas contas rosário, brancas; acenou que lhes dessem, folgou muito com elas, e lançou-as ao pescoço.”
b) “Assim, quando o batel chegou a foz do rio, estavam ali dezoito ou vinte homens pardos todos nus sem nenhuma roupa que lhes cobrisse suas vergonhas.”
c) Mas a terra em si é muito boa de ares, tão frios e temperados como os de Entre-Douro e Minho, porque, neste tempo de agora, assim os achávamos como os de lá. Águas são muitas e indefinidas. De tal maneira é graciosa e querendo aproveitá-las, dar-se-á nelas tudo por bem das águas que tem.”
d) “Porém o melhor fruto, que dela se pode tirar, me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar.”
e) “Mostra-lhes um papagaio pardo que o Capitão traz consigo, tornaram-no logo na mão e acenaram para a terra, como quem diz que os estavam ali.”
Resposta correta C
3) (Universidade Federal de Santa Maria)- Sobre a literatura produzida no primeiro século da vida colonial brasileira, é correto afirmar que:
a) é formada principalmente de poemas narrativos e textos dramáticos que visavam à catequese.
b) Inicia com Prosopopéia, de Bento Teixeira.
c) É constituída por documentos que informam acerca da terra brasileira e pela literatura jesuítica
d) Os textos que a constituem apresentam evidentemente preocupação artística e pedagógica.
e) Descreve com fidelidade e sem idealizações a terra e o homem, ao relatar as condições encontradas no Novo Mundo.
Resposta correta C
Professor, faça correção de todas as atividades. Não deixe dúvidas. Peça ajuda ao professor de História na exploração dos fatos históricos do período. |
A avaliação deverá ser feita de forma processual, isto é, em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões propostas e individualmente por meio da realização das diferentes atividades escritas. O professor, ao corrigir as questões, deverá observar se o aluno respondeu corretamente e se houve interesse em respondê-las a contento.
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/04/2015
Cinco estrelasparabens pela aula sobre o Quinjentismo-em especia o livro as Origem.
20/05/2013
Cinco estrelasExcelente aula!
01/03/2013
Cinco estrelasAmei!!!! Eu encontrei poucos relatos de viagem e as crônicas não tão interessantes.
26/07/2012
Quatro estrelasÓtima atividade.
08/08/2011
Cinco estrelasé muito importante que as atividades venham com gabaritos assim ganhamos tempo. obrigada