Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo com o Artesanato

 

19/06/2009

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Espaço e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas os alunos, bem como os professores, poderão aprender que o Artesanato pode ser uma importante alternativa para as aulas de Educação Artística e que esta pode ser bem divertida e produtiva! 

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; 2
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:


- Aula interativa;


- Desenvolvimento de uma atividade de Artesanato. Os materiais necessários para o desenvolvimento desta atividade encontram-se na Tabela 1.

Motivação:

O professor poderá iniciar a aula perguntando aos alunos o que eles entendem por Artesanato, e se em suas famílias há alguém que trabalha com Artesanato. Se a sala  for da modalidade “Educação de Jovens e Adultos”, provavelmente algum aluno poderá ser um artesão!
É importante que o professor dê oportunidade a todos que quiserem expressar seus conhecimentos sobre o Artesanato. Assim,  algumas questões norteadoras poderão ser feitas para direcionar a Motivação.

- Vocês sabem o que é Artesanato?
- Será que algum membro da família de vocês é um Artesão?
- Por exemplo, algum membro de suas famílias faz crochê ou tricô? Porque se faz, este membro é um artesão (Fig. 1)!
- E vocês sabem fazer algum trabalho manual?

Depois que os alunos apresentarem seus conhecimentos acerca dos questionamentos feitos, por meio das questões norteadoras apresentadas acima, é importante que o professor, juntamente com os alunos organizem um conceito do que é Artesanato.

Em seguida, o professor deverá dizer que, nestas aulas, eles aprenderão uma técnica de artesanato, muito conhecida na atualidade, chamada “Decoupage”.

Figura 1 – Imagem de um Artesão
Disponível em: http://www.escolamobile.com.br/projetos/esmeio/meio2cl/2004/imagens/em04-07.jpg  
Acesso em: 12. Jun. 2009.

Atividade 1

Antes de começar os trabalhos manuais, os alunos ouvirão o Recurso (que é um áudio).

Recurso:

Link do Recurso no site do Banco Internacional de Objetos Educacionais: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/items-by-subject?subject=Artesanato  

Este Recurso é um episódio do programa Escola Brasil, o qual enfoca a experiência da Escola Estadual Albatroz do Rio Grande do Sul que utiliza o artesanato nas aulas para promover a Inclusão Social.
Inclusão Social são ações realizadas com vistas a valorizar as atividades, e também o respeito para com as pessoas de classe social menos favorecida economicamente e socialmente, aquelas que possuam algum tipo de deficiência, pessoas idosas, de outras etnias etc.
No caso específico do Recurso, o Artesanato é trabalhado de maneira que os alunos da Educação de Jovens e Adultos, além de fazer produtos de arte, estes produtos podem ser vendidos e principalmente, apreciados por outras pessoas!

Observamos que será necessário que o professor faça um recorte no Recurso, para que apenas as partes que interessam para esta aula (Artesanato) sejam apresentadas aos alunos. Para tanto, a apresentação deverá ser feita do início até os 0’52 (cinquenta e dois segundos), e depois dos 11’00(onze minutos) até 14’00 (quatorze minutos).
Além disso, destacamos que este Recurso poderá ser salvo em CD e transmitido em CD Player!
Após as discussões sobre o que é Artesanato e sua importância, bem como da ap resentação do Recurso, os alunos poderão, por meio da próxima ativi dade realizar atividades m anuais de Artesanato.

Atividade 2

Neste mo mento as atividades de “Decoupage” poderão ser feitas. Para motivar os alunos, o professor poderá apresentar a figura da arte que irão preparar:

Figura 2 – Imagem de um trabalho feito com “Decoupage”.
Disponível em: http://www.armazemdamadeira.com.br/passoapasso/image002.jpg Acesso em: 05. Jun. 2009.

Para tanto, deverão seguir os passos da receita que se encontra no seguinte site:
http://www.armazemdamadeira.com.br/passoapasso.htm

Os materiais necessários são:

Materiais necessários para o desenvolvimento da atividade de Artesanato
1caixa de material derivado da madeira (internacionalmente conhecido como MDF)
1 pacote de guardanapo com 2 unidades
Tintas de PVA nas cores que combinem com a figura do guardanapo escolhido
Cola gel ou verniz acrílico
Rolo de espuma pequeno
Cola instantânea
Respingador
Caneta permanente preta
Pincéis nº 20, 18 e 14
1 folha de acetato (transparência)
Barbante de silicone
Tesoura
Lixa 150 

Observação: A maioria dos materiais elencados nesta tabela serve para apenas confeccionar uma caixa de MDF!  

Sugestões:

1) Sugerimos que o professor convide um familiar de aluno que saiba fazer alguma atividade de Artesanato, como, por exemplo, crochê, tricô ou mesmo “Decoupage” para que possa ajudá-los nestas aulas e também para ensiná-los a fazer estas artes (crochê, tricô etc). Desta forma, a aula ficará ainda mais rica e diversificada e os alunos poderão aprender que é importante valorizar cada profissão que existe (Fig.3) e que a de um artesão também deve ser!

Figura 3 – Imagem de uma Artesã que faz “Crochê”
Disponível em: http://finissimo.com.br/bff2008verao/wp-content/uploads/2007/09/artesa.jpg Acesso em: 12. Jun. 2009.

2) Sugerimos que os materiais confeccionados pelos alunos sejam expostos e até mesmo vendidos em uma feira que poderão organizar na escola ou em uma outra feira da cidade.

Recursos Complementares

Materiais elencados na tabela 1.

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos das aulas, não apenas no resultado do produto final do Artesanato, mas também, nos momentos de discussão sobre a importância e valorização que devem ser dadas aos profissionais do ramo do Artesanato, por exemplo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • géssica, escola municipal antonio cardoso dantas , Sergipe - disse:
    gessica.gos@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    achei a aula muito interesante, pois essa diversidade nos da novos horizontes, nos da novas idéias de aula. nunca pensei em dar uma aula como essa ,mas agora mudei o meu conceito, vejo que posso explorar bem o meu aluno no que ele sabe fazer.obrigada!


  • Jane POrto, E.E.José Pedro Pereira - , Minas Gerais - disse:
    janecristalino@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei visitar o site. è tudo o que eu queria ver e saber mais um pouco. Parabéns pela dedicação e pela informação precisa! Amei! Bjos! Jane Porto Ribeirão das Neves-MG


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.