Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Meios de comunicação de massa: rádio, revista, televisão, internet...

 

18/10/2010

Autor e Coautor(es)
Mirian Chaves Carneiro
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.

• Analisar criticamente o papel dos meios de comunicação de massa na dinâmica cultural brasileira, reconhecendo sua responsabilidade social.

• Interessar-se pelo debate de idéias e pela fundamentação de seus argumentos.

• Buscar informações em diferentes fontes, processá-las e analisá-las criticamente.

• Coletar e organizar dados e informações.

• Construir registros pessoais para comunicar informações coletadas.

• Construir tabelas simples, tabelas de dupla entrada, gráficos simples de barra, de linha e de setor.

• Expressar-se por escrito com eficiência e de forma adequada a diferentes situações comunicativas, interessando-se pela correção ortográfica e gramatical.

• Definir conceitos (explicá-los com as próprias palavras).

• Avaliar a adequação de definições e conceitos.

Duração das atividades
03 horas/ aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Dominar o processo da leitura.

- Conhecimentos básicos da escrita.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

  • aula interativa;
  • trabalho em grupos,
  • debate;
  • texto impresso;
  • produção de texto;
  • leitura de imagem;
  • pesquisa de opinião.

DESENVOLVIMENTO

1ª Atividade:

1-     Com o objetivo de fazer uma sondagem da vivência dos alunos quanto aos meios de comunicação de massa, o professor propõe que o quadro abaixo seja preenchido coletivamente, a partir da questão: quem tem costume de ver, ouvir e/ou usar os diferentes meios de comunicação de massa?    

OBS: É interessante que o quadro seja colocado em uma cartolina.

OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA EM NOSSA SALA

Sonoro: Telefone, rádio, Podcast*

Escrito: Jornais, diários, revistas

Audiovisual: televisão, cinema

Multimídia: diversos meios

Hipermídia: NTICs, CD-ROM, TV digital, internet

Número de Alunos

Número de Alunas

Professora

2-     A partir das informações colhidas com o quadro, o professor propõe uma análise do mesmo para que os alunos possam analisá-lo e  concluir sobre como está a interação deles com os diversos meios de comunicação de massa, ou seja,  se é variada, se todos os alunos estão interagindo com poucos meios de comunicação ou com vários, quais são os meios de comunicação de maior predominância na utilização pela turma, etc...    

3-     Em seguida, o professor apresenta a imagem abaixo, solicitando que os alunos façam a leitura da mesma, procurando identificar as informações explícitas e implícitas na mesma, com o objetivo de formular o conceito de comunicação de massa.

4-      A partir da leitura da imagem, o professor propõe que a turma elabore, coletivamente, um parágrafo definindo o que seja comunicação de massa.    

5-     Com o objetivo de enriquecer os conhecimentos dos alunos, o professor propõe a leitura do texto abaixo a partir das seguintes orientações:

1º grupo:   

a)      O grupo deverá ler a parte que define o que são meios de comunicação em massa.

b)      Em seguida, deverá reescrever o parágrafo elaborado na atividade anterior, acrescentando as informações novas trazidas pelo texto. Esse novo texto deverá ser colocado em um cartaz e ilustrado.    

2º grupo:                

a) O grupo deverá ler a parte que se refere ao jornal.             

b) Em seguida, deverá construir um cartaz com as informações mais importantes trazidas pelo texto.      

3º grupo:              

 a) O grupo deverá ler a parte que se refere ao rádio.             

b) Em seguida, deverá construir um cartaz com as informações mais importantes trazidas pelo texto.    

4º grupo:                

a) O grupo deverá ler a parte que se refere à televisão.            

b) Em seguida, deverá construir um cartaz com as informações mais importantes trazidas pelo texto.    

5º grupo:                

a) O grupo deverá ler a parte que se refere à internet.             

b) Em seguida, deverá construir um cartaz com as informações mais importantes trazidas pelo texto.    

OBS: É importante que todos os cartazes sejam ilustrados.

MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA

 1. Meios de comunicação de massa ou mídias são os meios ou canais de comunicação usados na transmissão de mensagens a um grande número de receptores. Nas relações sociais de comunicação (dia a dia ), os meios de comunicação de massa mais comum são os jornais/as revistas, o rádio, a televisão e, o mais recente, a Internet. As obras de Cinema, de Teatro e de outros tipos de Artes também se tornaram meios de comunicação de massas, mas artísticos.                   

 2. O jornal foi o primeiro meio de comunicação de massa criado pelo homem: originário dos documentos informativos dos navegadores do século XVI. Esse meio originalmente impresso tomou a forma que tem hoje em 1836, na França; o jornal, hoje, também tem a forma falada (imprensa falada), no rádio, e a forma televisiva (imprensa televisada). Veracidade, imparcialidade, objetividade e credibilidade são as qualidades que garantes o sucesso de um jornal. A base do jornalismo é a notícia, seu objeto e seu fim (o resto é secundário).  A função principal da linguagem nesse meio de comunicação é a referencial ou informativa. Para que o receptor tenha acesso à mensagem veiculada por esse meio, é preciso que ele saiba ler e escrever.       

3. O rádio ainda é o meio de comunicação mais popular que existe já que para ter excesso às mensagens que ele veicula o receptor não precisa ler e escrever: o rádio é um meio que se utiliza da linguagem verbal oral, a linguagem que todos os ouvintes sabem usar desde que aprenderam a falar. Praticamente quase toda a população de uma localidade possui um aparelho de rádio. Os primeiros inventos que possibilitaram a concretização do rádio como meio de comunicação de massa também datam do século XIX. As primeiras emissoras de rádio norte-americanas datam de 1920 e as do Brasil, entre 1922-25, tendo seu clímax nos anos 30. A “voz” do rádio, bem como seus musicais, programas de auditório , o radioteatro e até seus comerciais serão posteriormente absorvidos pela televisão.   

4. A televisão surgiu nos anos 40 nos Estados Unidos e, nos anos 50, no Brasil. É um “liquidificador cultural”, pois é capaz de diluir Cinema, Teatro, Música, Dança, Literatura, etc, num só espetáculo, além de ser um meio de entretenimento. Para Muniz Sodré, esse que é o meio de comunicação mais poderoso, aquele que mais influencia o receptor, portanto o meio mais persuasivo que existe, é responsável por uma relação social abstrata, passiva e modeladora dos acontecimentos: o receptor recebe a mensagem pronta através de imagens que consome imediatamente, sem que haja tempo de refletir sobre elas. Tais imagens atingem o inconsciente do receptor, que passa a ter suas idéias condicionadas àquelas recebidas através da TV. Em suma, como se diz popularmente, é um meio que “faz a cabeça” do receptor, de tal forma que ele nem perceba isso: ele obedece  e cumpre “suas ordens” sem se dar conta.  Além disso, é um veículo de comunicação que nada exige do receptor em termos de esforços e de conhecimentos: não é preciso saber ler e escrever, basta girar um botão (o que não requer prática nem habilidade) para se ter acesso à sua programação, que também não é da escolha do receptor, mas sim uma programação imposta a ele pelas emissoras. (...) Como tudo que a TV lança ou vende vira moda, e como o telespectador deseja estar sempre na moda, ele adere a essa moda sem pestanejar.      

5. A Internet tornou-se o mais novo e mais eficaz  meio de comunicação de massa. Por isso, ainda é o menos abrangente, já que para ter acesso a ele, é preciso ter um computador, uma placa de “fax modem”, uma linha telefônica e um provedor de acesso. (...)   

 http://portalrosabeloto.sites.uol.com.br/apostilas/meios_comunicacao_massa.htm  

6. O professor socializa as produções e faz os comentários necessários.     

2ª atividade:     

1-     Com o objetivo de sondar a relação que as pessoas tem com os meios de comunicação de   massa, o professor propõe que a turma, em grupos, faça um levantamento, na comunidade local sobre o assunto.  Para isso, entrega uma cópia do quadro abaixo.    

MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA

NOMES

PARA QUE BUSCO/ASSISTO/LEIO

Emissoras de TV mais assistidas

Programas de TV mais assistidos

Emissoras de rádio mais ouvidas

Programas de rádio mais ouvidos

Internet (redes sociais, sites de buscas, pesquisas, outros)

Telefones fixo e celular

Jornais mais lidos

Caderno mais lido do jornal

Revistas (e outros)

2-     O professor solicita que o grupo organize os dados coletados em um gráfico de barras e,  para isso,  distribui cada uma das categorias pesquisadas entre os alunos. Por exemplo: um grupo fica com as emissoras de TV mais assistidas, o outro se responsabiliza pelos programas de TV mais assistidos, etc...

3-     O professor socializa os gráficos produzidos e faz os comentários necessários.   

 4-     Com as informações da última coluna (PARA QUE BUSCO/ASSISTO/LEIO), o professor propõe: Imaginem que somos jornalistas e vamos escrever uma notícia para ser publicada no jornal da comunidade relatando os motivos pelos quais a população busca informações nos meios de comunicação em massa.

3ª atividade:    

1-     O professor organiza a turma em grupos e orienta-os para o trabalho a seguir:    

Grupo 1:   O grupo deverá criar um cartaz utilizando gravuras e escritas para representar as vantagens e as desvantagens  dos meios de comunicação em massa sonoros: telefone, rádio, Podcast.      

Grupo 2:   O grupo deverá criar um cartaz utilizando gravuras e escritas para representar as vantagens e as desvantagens  dos meios de comunicação em massa escritos: jornais, diários e revistas.    

Grupo 3:   O grupo deverá criar um cartaz utilizando gravuras e escritas para representar as vantagens e as desvantagens  dos meios de comunicação em massa audiovisuais: televisão, cinema.      

Grupo 4:   O grupo deverá criar um cartaz utilizando gravuras e escritas para representar as vantagens e as desvantagens  dos meios de comunicação em massa multimídias: diversos meios simultaneamente, como escrita e audiovisual.    

Grupo 5:   O grupo deverá criar um cartaz utilizando gravuras e escritas para representar as vantagens e as desvantagens dos meios de comunicação em massa hipermídia:  NTICs, CD-ROM, TV digital e internet.

2-     O professor socializa as produções e faz os comentários necessários.

3-     Para sistematizar o conteúdo trabalhado, o professor propõe que produzam, coletivamente um pequeno texto cujo título poderia ser mais ou menos assim: Os cuidados que devemos ter com os meios de comunicação de massa.    

OBS: Espera-se que a turma compreenda que apesar de necessários, os meios de comunicação em massa exigem cuidados por parte de quem os utiliza. Com o objetivo de estimular a intensificação das relações e comunicações entre eles, o    professor propõe a elaboração de uma lista de e-mails da turma, explicando, inclusive para que serve esse texto. A relação dos endereços eletrônicos do grupo poderá ser digitada e entregue uma cópia para cada um dos alunos.  

Recursos Complementares

http://www.ipv.pt/forumedia/3/3_fi3.htm      

http://portalrosabeloto.sites.uol.com.br/apostilas/meios_comunicacao_massa.htm  

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/com_l.php?t=001   

Informação para o professor:

  • O termo "meio de comunicação" refere-se ao instrumento ou à forma de conteúdo utilizados para a realização do processo comunicacional. Quando referido a comunicação de massa, pode ser considerado sinônimo de mídia. Entretanto, outros meios de comunicação, como o telefone, não são massivos e sim individuais (ou interpessoais).
  • Sonoro: telefone, rádio, Podcast*.
  • Escrita: jornais, diários e revistas.
  • Audiovisual: televisão, cinema.
  • Multimídia: diversos meios simultaneamente.
  • Hipermídia: NTICs, CD-ROM, TV digital e internet, que aplica a multimédia (diversos meios simultaneamente, como escrita e audiovisual) em conjunto com a hipertextualidade (caminhos não-lineares de leitura do texto).

* Podcast é o nome dado ao arquivo de áudio digital, geralmente em formato MP3 ou AAC (este último pode conter imagens estáticas e links), publicado através de podcasting na internet e atualizado via RSS. Também pode se referir a série de episódios de algum programa quanto à forma em que este é distribuído. A palavra é uma junção de iPod ou de "Personal On Demand" (numa tradução literal, algo pessoal e sob demanda) e broadcast (transmissão de rádio ou televisão). O podcast em vídeo chama-se "videocast", geralmente em arquivo formato MP4. http://pt.wikipedia.org/wiki/Meios_de_comunica%C3%A7%C3%A3o    

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de dar as opiniões, de preencher os quadros, o debate dos grupos, a discussão das questões apresentadas pelo educador, a produção dos textos,  somadas às  intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.