Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Desafios da região Sudeste (UCA)

 

06/10/2010

Autor e Coautor(es)
Mauricio Andrea Andrioli
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer alguns dos principais desafios presentes na região sudeste

Analisar dados estatísticos sobre as condições de vida das pessoas que vivem na região sudeste

 Analisar algumas alternativas para a superação dos desafios

Duração das atividades
5 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Verifique se os alunos conseguem listar alguns dos desafios característicos de regiões mais desenvolvidas e populosas na região sudeste, principalmente nas grandes metrópoles. Procure listar as primeiras observações dos alunos e guarde-as para que possam ser comparadas depois.

Estratégias e recursos da aula

Uma das grandes vantagens dos netbooks em sala de aula é poder explorar o potencial da mobilidade, sem contar a possibilidade dos alunos poderem acessar a informação em tempo real, durante as aulas.

Por outro lado, é preciso garantir que ao trabalharem em grupos, os alunos realmente estejam comprometidos com as atividades para que não sobrecarreguem um membro do grupo e ao mesmo tempo todos possam aprender.

Grande parte das estratégias citadas nesta aula envolverá pesquisa e colaboração entre os grupos, explorando também o potencial da mobilidade na própria sala de aula e fora dela.

Alguns dos desafios encontrados em grandes metrópoles, predominantemente na região sudeste, já são certamente de conhecimento dos alunos, porém certamente falta-lhes ainda uma reflexão a respeito de suas causas, conseqüências e maior fundamentação para compreensão de tais desafios. Por esta razão, nesta aula, partir dos conhecimentos dos alunos, em busca de novas fontes de pesquisa e a discussão constante a respeito das informações levantadas, contribuirá para que não apenas compreendam o tema, com também consigam estabelecer  novas relações e também consigam pensar em possíveis alternativas.

Atividade 1 –  Imagens para iniciar a discussão

Organize os alunos em equipes com até 4 integrantes. Cada grupo deverá  ser responsável por um estado da região sudeste (Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo) e deverão  buscar uma imagem e também uma explicação a respeito de  um desafio presente naquele estado da região sudeste, utilizando o netbook.

Dentre os temas que poderão ser atribuídos a cada grupo, o professor poderá aproveitar os que foram citados pelos alunos na etapa de levantamento de conhecimentos prévios. De qualquer modo, não poderão ficar de fora, os seguintes temas: trânsito, moradia, desigualdade social , transporte público, superpopulação. Os alunos deverão procurar as imagens, prioritariamente em matérias de jornais, ou portais de notícias. Buscando observar: tipo de desafio, causas, conseqüências e se a matéria indica alguma alternativa.

Algumas sugestões de links:

Rio de Janeiro – jornal O Globo - http://www.oglobo.com.br  

São Paulo –  Jornal Folha de São Paulo- http://www1.folha.uol.com.br/fsp/  

Espírito Santo – Jornal A Gazeta  - http://gazetaonline.globo.com/index.php?id=/noticias/a_gazeta/index.php  

Minas Gerais –  Jornal Estado de Minas -  http://www.em.com.br/  

Jornais de todo o Brasil - http://www.guiademidia.com.br/jornais.htm  

Após a realização da pesquisa de imagens, os alunos deverão apresentar suas pesquisas inicialmente aos membros do próprio grupo. Esta socialização deverá ocorrer por meio dos laptops, assim, enquanto um colega apresenta sua produção em seu laptop os outros colegas prestam atenção e comentam, em seguida o outro colega apresenta e no final o grupo deve debater e comparar os resultados.

O professor deve circular entre os grupos, olhar as produções nos netbooks e acompanhar o processo, para verificar quais grupos precisam de maior ajuda na organização e entendimento das atividades.

 Após a realização da pesquisa de imagens, os alunos deverão apresentar suas pesquisas inicialmente aos membros do próprio grupo. Esta socialização deverá ocorrer por meio dos laptops, assim, enquanto um colega apresenta sua produção em seu laptop os outros colegas prestam atenção e comentam, em seguida o outro colega apresenta e no final o grupo deve debater e comparar os resultados.

Atividade  2 – Organização da pesquisa

As equipes deverão trocar de grupos, buscando envolver membros que pesquisaram estados diferentes.

Cada membro deverá apresentar os resultados de suas pesquisas e comparar as informações com as dos colegas.

O professor deverá lançar a seguinte questão:

“Quais as semelhanças e diferenças entre os desafios pesquisados por vocês?”

Um membro do grupo deverá listar as observações e compartilhar com a turma, quando solicitado pelo professor(a).

Atividade 3 – Buscando informações no site do IBGE

Ainda em grupos, os alunos deverão acessar o site do IBGE, direto neste link:

http://www.ibge.gov.br/estadosat/ 

Cada membro do grupo, deverá pesquisar as informações relacionadas ao estado que ficou encarregado de pesquisar na primeira atividade. Os da região sudeste estão todos marcados em azul. Para localizar os dados relacionados aos desafios da região a ser pesquisada, deverão clicar em “Síntese de Indicadores Sociais 2010 - Uma Análise das Condições de Vida da População Brasileira”  e também o “Mapa de Pobreza e Desigualdade - Municípios Brasileiros 2003”

Peça que os alunos comparem as informações estatísticas encontradas nos diferentes estados e discutam os dados obtidos.

Inicialmente circule entre os grupos para verificar de que forma estão interpretando as informações.

 Ao término desta etapa, procure organizar uma síntese coletiva, com as observações dos grupos.

Atividade 4 – Pesquisa de opinião na comunidade escolar

Peça aos grupos que organizem uma pesquisa para coletar dados com membros da comunidade.  

A pesquisa deverá ser relacionada a um dos temas identificados como desafios da região sudeste e deverá conter alguns dos itens:

Nome do entrevistado, idade, cidade onde mora

Cidade de origem (onde nasceu) e motivo da mudança de cidade (caso não seja da cidade pesquisada)

Cite um desafio que encontra por morar na região sudeste e quais as possíveis razões Consegue pensar em alguma alternativa?

Qual seria?

Os alunos poderão gravar a entrevista no laptop por meio de vídeo ou  áudio ou poderão registrá-la no formato texto.

Atividade 5 – Compartilhando os resultados das entrevistas

Os alunos deverão compartilhar em grupos e em seguida organizar um sumário com todos os itens que aprenderam durante as atividades e preparar uma forma de socialização das aprendizagens.

A socialização poderá ser feita por meio de apresentação de slides, utilizando o Kpresenter, disponível no netbook do UCA.

Provavelmente não será necessário explicar aos alunos como mexer no programa. Você poderá contar com alunos monitores,  ou mesmo lançar aos alunos os seguintes desafios:   

  • Descubra como localizar o editor de apresentações Kpresenter no laptop;
  • O que é possível realizar com este programa?
  • Quem consegue descobrir como inserir textos e imagens? É possível modificar cores e tamanhos dos textos?

 Em seguida, o professor deverá circular entre os grupos, conferindo os sumários de cada equipe  e organizando os grupos de modo que todos colaborem. Uma sugestão de divisão de tarefas, pode ser a seguinte:

1.Líder – responsável por controlar o tempo e verificar se o grupo realmente está focado na tarefa. O líder também deverá colaborar com idéias e acompanhar a produção da síntese.

2.Organizador – deve recolher todas as produções do grupo em um único arquivo para inseri-las no trabalho. Também deve contribuir com opiniões e novas idéias.

3. Editor – deve organizar as produções nos slides para apresentação. Deve consultar o grupo todo com o intuito de elaborar uma síntese que atenda  todos os itens elencados pelo grupo.

4. Pesquisador – deve buscar imagens ou novas informações para complementar a pesquisa realizada. Também deve contribuir com todas as etapas da pesquisa.

Após a conclusãodas apresentações, as equipes deverão compartilhá-las com toda a turma, apresentando suas descobertas.

Recursos Complementares

Revistas disponíveis na escola, livros e materiais de apoio disponíveis.

Avaliação

Observe o envolvimento dos alunos durante as atividades, a relevância das contribuições e de que forma avaliam o próprio desempenho e do grupo. A avaliação deve ocorrer durante o processo e ao final peça que registrem o que mais aprenderam, o próprio desempenho e o que poderiam fazer melhor em próximas oportunidades.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Renata Aquino, PUC-SP , São Paulo - disse:
    raquino@gmail.com

    22/10/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante! Publicamos essa aula também no blog do UCA http://ucasp.wordpress.com/2010/10/22/aula-com-o-uca-desafios-da-regiao-sudeste/


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.