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Jogo de queimada com cartas (Calabouço)

 

30/09/2010

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aprender as diferenças entre as regras e as formas de jogar do calabouço e da queimada.  

- Aprender a construir as cartas dos personagens/jogadores do calabouço (ex.: Rei, Anjo, Feiticeiro, Bobo da corte, etc).

- Aprender as diversas ações e planejamentos estratégicos que o calabouço possibilita.  

- Aprender a desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que se realizam os movimentos do jogo de calabouço.

Duração das atividades
Cada atividade terá duração de 25 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que as crianças conheçam as regras básicas do jogo de queimada.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Conhecendo os personagens

Duração: 25 minutos

Material: cartas de baralho

Local: sala de aula, pátio ou quadra             

Para dar início às atividades o(a) professor(a) poderá explicar as regras jogo do calabouço falando das funções de cada personagem. Também conhecido como queimada real, o jogo do calabouço tem uma dinâmica semelhante ao tradicional jogo da queimada. Primeiramente a turma deve ser dividida em duas equipes e cada integrante das equipes recebe uma carta do baralho. Sugere-se que as equipes tenham entre 8 a 15 integrantes cada. Cada carta determina a função do jogador em quadra (Figura 1). 

Funções dos personagens: O(a) rei(rainha), representado(a) pela carta K do baralho, não pode ser queimado(a) por um soldado(a) da outra equipe, pois caso isso ocorra, sua equipe perderá o jogo. O(a) anjo(a), representado(a) pela carta A, tem uma vida a mais no jogo e quando algum personagem da sua equipe é queimado ele(a) pode dar essa vida a(o) colega e evitar que ele(a) vá para o calabouço (ou cruza). Essa vida pode ser concedida inclusive para o(a) rei(rainha). O príncipe (princesa) também tem uma vida a mais, no entanto esta só pode ser usada em benefício próprio, ou seja, na primeira vez que é queimado(a) o príncipe (princesa) obrigatoriamente não vai para o calabouço. A(o) feiticeira(o), representado pela carta Q, tem o poder de libertar todos seus colegas que estiverem no calabouço no momento em que ela(e) for queimado(a). O(a) bobo(a) da corte, representado(a) pelo coringa, assim que for queimado(a), vai para o outro campo e fica atrapalhando seus adversários a jogar para beneficiar sua equipe. Os demais jogadores, representados pelos numerais, são os soldados cuja função é queimar o rei(rainha) adversário. Isso significa que caso outro personagem queime o(a) rei(rainha) o jogo irá continuar normalmente até que um(a) soldado(a) consiga queimar o(a) rei(rainha).

Regras gerais:

- A equipe que queimar primeiro o(a) rei (rainha) do time adversário vence a partida.

- Os integrantes de uma equipe não devem dizer para seus adversários quem são seus personagens.

- Durante a partida os jogadores não poderão trocar de personagem.

- Quando uma pessoa for queimada deverá dizer para os demais qual é seu personagem.    

- Quando o(a) rei (rainha) for queimado(a) a pessoa que queimou também deverá dizer qual é seu personagem, pois só irá valer se seu personagem for soldado(a).

Atividade 2 – Conhecendo o jogo

Duração: 25 minutos

Material: bola de vôlei e cartas de baralho

Local: quadra ou pátio             

Assim que o(a) professor(a) finalizar a explicação das funções dos personagens a turma poderá ir para quadra ou pátio para realizar a primeira partida de calabouço (Figura 2). Neste momento é importante que o(a) professor(a) pare o jogo quantas vezes forem necessárias para reiterar as regras e estratégias do jogo.

Atividade 3 – Construindo as cartas

Duração: 25 minutos

Material: cartolina, lápis de cor e tesoura

Local: sala de aula             

Logo em seguida, o(a) professor(a) poderá retornar com as crianças para sala de aula para realizar a segunda etapa da aula. Neste momento, as crianças poderão construir cartas personalizadas (Figura 3) para o calabouço onde cada personagem terá seu nome indicado e um desenho feito pelas próprias crianças. É importante que essas cartas sejam feitas depois que as crianças jogaram pelo menos uma partida do jogo para que elas possam associar a função de cada personagem ao desenho que irão criar. Exemplos:

Atividade 4 – Jogando com cartas próprias

Duração: 25 minutos

Material: cartas calabouço e bola de vôlei

Local: quadra ou pátio             

Para finalizar as atividades o(a) professor(a) poderá retornar para a quadra para realizar mais uma partida de calabouço utilizando as cartas construídas pelas próprias crianças. Nesse momento, o(a) professor(a) deverá incentivar as crianças a criarem estratégias mais elaboradas utilizando as funções dos personagens.

Sugestões de estratégias:

- Proteger o(a) rei(rainha) com o bobo(a) da corte.

- Deixar que o feiticeiro(a) seja queimado de propósito quando houveram muitas pessoas de seu time no calabouço.

- Priorizar o arremesso para os soldados logo após o time descobrir quem é o adversário com a função de rei(rainha).

Recursos Complementares

Como sugestão de atividade complementar o(a) professor(a) poderá passar para as crianças o longa metragem Com a bola toda, estrelado por Ben Stiller e Vince Vaughn, que fala sobre um competição de queimada. 

Avaliação

Ao final das atividades, o(a) professor(a) poderá fazer um debate com as crianças com os seguintes temas abordados em aula:

- quais as diferenças básicas entre a queimada e o calabouço?

- quais estratégias foram feitas por vocês durante as partidas?

- existe um personagem mais importante no jogo?            

Durante a discussão dos temas o(a) professor(a) irá registrar em um cartaz, intitulado “Calabouço”, os comentários feitos pelas crianças durante o debate. Este cartaz poderá ser exposto posteriormente em algum espaço comum da escola para fomentar a prática desse jogo nas demais crianças da escola.    

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • Lucas Brito, Recreação em festas , Minas Gerais - disse:
    brito.lucas@live.com

    26/02/2016

    Cinco estrelas

    Excelente brincadeira para se trabalhar com crianças


Sem classificação.
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