Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Região Sudeste e seu povo

 

07/10/2010

Autor e Coautor(es)
Mauricio Andrea Andrioli
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender os principais fatores que contribuíram para que a região sudeste fosse a mais urbanizada e populosa.

Analisar dados específicos a respeito das características das pessoas que vivem na região sudeste.

Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Pergunte aos alunos se eles sabem quais as regiões mais populosas do Brasil e se identificam a região sudeste nesse contexto.

Estratégias e recursos da aula

Pergunte aos alunos se eles sabem quais as regiões mais populosas do Brasil e se identificam a região sudeste nesse contexto.

 Estratégias e recursos da aula

Nesta sequência de aulas, buscaremos partir dos conhecimentos que os alunos já trazem a respeito da região sudeste, para que compreendam as origens das pessoas que moram nesta área geográfica.

 Importante valorizar os conhecimentos dos alunos trazidos da própria casa ou convivência com parentes, considerando a possibilidade dos alunos possuírem parentes ou mesmo morarem na região.    

Atividade 1 –  Localizando a região sudeste

 Inicie a aula com um jogo para verificar se os alunos conseguem identificar as regiões do Brasil. Há um jogo interessante no site do IBGE, disponível no link:

http://www.ibge.gov.br/7a12/brincadeiras/quebra_cabeca_mapas/default.htm 

Mostre também aos alunos, o Jogo dos mapas, disponível no Portal do Professor e verifique se conhecem a localização dos estados brasileiros e se sabem nomeá-los. Como o foco desta aula é a região sudeste, importante verificar se compreendem onde estão localizados os estados correspondentes a esta área geográfica.

Jogo dos Mapas 

Enquanto os alunos exploram os jogos, aproveite para circular entre as mesas e perguntar o que sabem sobre esta região, se todos nasceram nesta área, se possuem parentes que vieram de outros estados e nestes casos, por qual razão decidiram vir morar na região sudeste.

Atividade 2 – população na região sudeste

Peça aos alunos que acessem o mapa, disponível neste link, do site do IBGE e antes que consigam olhar a legenda, pergunte se conseguem perceber quais são as  áreas mais populosas que conseguem perceber e qual o critério de classificação de cores:

http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_densidade_demografica.pdf 

Peça aos alunos que localizem no mapa a região sudeste e pergunte:

Há alguma área amarela ou laranja nesta região? Por que será?

Procure registrar as hipóteses levantadas pelos alunos.

Atividade 3 – razões para mudança de estado, município ou país

Discuta com os alunos, a seguinte informação, disponível no site do IBGE.

Deslocamento

Algumas pessoas se deslocam de seu município de residência para trabalhar ou estudar. O Censo também contou esses casos e hoje sabemos que 111.178.989 pessoas trabalhavam e/ou estudavam em 2000. Desse total, mais de 7 milhões de indivíduos (6,7%) se deslocavam diariamente para trabalhar ou estudar fora de seu município de residência.

Será que este trecho tem alguma relação com o fato de termos uma grande concentração de pessoas em algumas regiões do Brasil? Quais seriam então os atrativos da região sudeste?

O professor pode solicitar que os alunos investiguem com a comunidade escolar, as seguintes questões:

Onde nasceram e onde moram atualmente?

 No caso de terem nascido em alguma outra região, qual seria  a razão da mudança para a região sudeste?

Conforme os alunos forem trazendo as respostas, o professor poderá organizar um quadro geral com as informações trazidas pelos alunos.

Nome e grau de parentesco

Onde morava/ano

Para onde mudou-se/ano

Motivo da mudança

Com o quadro organizado, discuta com os alunos as informações obtidas e as perspectivas percebidas pelas pessoas ao mudarem-se de seu local de origem (nascimento).

Atividade  4 – Características das pessoas que vivem na região sudeste

Peça que os alunos  realizem uma pesquisa para conhecer melhor as características das pessoas que vivem hoje na região sudeste. Para facilitar  e  ajudar os alunos a terem foco no tema, organize uma ficha com um roteiro de questões a serem investigadas     

Atrativos da região sudeste

  • Número de escolas e universidades
  • Número de empregos com relação a outras regiões do Brasil
  • Esta região é ou foi considerada um local com maiores perspectivas para estudo e trabalho? Por quê?
  • Pessoas que vieram de outras localidades e mudaram-se para a região sudeste, motivos apresentados e como vivem estas pessoas (complementar dados a partir do quadro organizado na sala) Fontes de pesquisa (indicar livros, sites utilizados, revistas ou matérias de jornais)

Discuta as informações obtidas na pesquisa realizada com os alunos.  Peça que elaborem um infográfico apresentando as informações pesquisadas. O infográfico poderá ser elaborado em um editor de apresentações como o Kpresenter ou o Power Point, ou ainda em um editor de desenhos.

Infografia ou infográficos são representações visuais de informação. Esses gráficos são usados onde a informação precisa ser explicada de forma mais dinâmica, como em mapas, jornalismo e manuais técnicos, educativos ou científicos

 Maiores informações em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Infográfico 

Para que os alunos entendam melhor o que é infográfico, mostre a eles revistas  como a  revista Super Interessante, que possui infográficos bem interessantes.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Jogo dos Mapas Animação/simulação
Recursos Complementares

Acesse alguns infográficos com os alunos, como os que estão disponíveis em http://static.publico.clix.pt/homepage/infografia/ 

Avaliação

Observe o envolvimento dos alunos durante as atividades, a relevância das contribuições e de que forma avaliam o próprio desempenho e do grupo.  No infográfico construído, procure avaliar se conseguiram ilustrar as razões pelas quais há uma maior concentração de pessoas na região sudeste.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.