Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brasília - a capital federal

 

21/10/2010

Autor e Coautor(es)
Mauricio Andrea Andrioli
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Compreender a  relevância da construção de Brasília para o desenvolvimento da região central do país.

 ·         Conhecer a arquitetura de Brasília, suas peculiaridades e a forma como foi construída

·         Compreender a relevância da Capital Federal para os brasileiros

Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

------------

Estratégias e recursos da aula

Durante as atividades a seguir, procure levantar os conhecimentos prévios dos alunos e observar se percebem algumas características específicas de Brasília e se há alguém na turma que nasceu ou possui parentes nesta localidade. Caso encontre algum aluno nesta situação na turma, procure valorizar sua vivência, propondo questões e situações de intercâmbio com os outros alunos.

Atividade 1 – Pesquisa inicial

Mostre um mapa aos alunos e peça que identifiquem onde fica a capital do Brasil. Pergunte em seguida, se sabem: - Porque Brasília foi escolhida para ser a capital do Brasil? Sempre foi assim? - Quais as características desta cidade? - Como foi construída? Lance o desafio a turma, para que pesquisem a respeito na Web e reúnam-se em grupos para apresentar as descobertas. Uma sugestão é que os alunos naveguem no site oficial de Brasília e busquem maiores informações sobre as questões apresentadas:

http://www.brasilia.df.gov.br/ 

 Peça que os alunos registrem suas descobertas para que sejam comparadas depois.

Atividade  2 – Pesquisa de imagens

 Acesse com os alunos o Google Images e proponha que pesquisem imagens sobre Brasília.

Peça a cada dupla de alunos que escolha uma imagem ou atribua uma  a cada dupla. Peça que pesquisem maiores informações a respeito da imagem. Aproveite para explorar na discussão, informações a respeito da arquitetura das construções em Brasília. Provavelmente os alunos irão querer saber quem foi o responsável pela arquitetura das construções. Fale sobre o arquiteto Oscar Niemeyer. Aproveite também para explorar alguns mapas de Brasília, disponíveis na Internet. Para isso será só os alunos digitarem no Google Imagens  mapa +  Brasília.

Aparecerão imagens semelhantes a estas:

Provoque os alunos para observar se eles percebem o formato de um avião nos mapas apresentados.  Verifique se eles identificam este diferencial de outras cidades e estados brasileiros e se percebem que Brasília foi uma cidade planejada.

Atividade 3 – Vídeo sobre Brasília

Mostre aos alunos, os seguintes vídeos sobre Brasília:

Brasília (DF) 

Brasília 

Discuta as descobertas dos alunos, após assistirem ao vídeo, a partir das seguintes questões:

  • Qual a relevância da construção de Brasília para a região central do país?
  • O que os alunos observaram com relação a arquitetura de Brasília?
  • Como foi o processo de construção de Brasília?

Atividade 4 – Compartilhando aprendizagens

Acesse com os alunos o site www.slideshare.net  e discuta com a turma a possibilidade de criar uma apresentação e compartilhá-la com outras pessoas neste site. Peça para que explorem algumas apresentações e observem: - estrutura de organização dos slides - uso de imagens - clareza na escrita - qualidade do conteúdo. Em seguida, cada grupo deverá elaborar uma apresentação com as descobertas a respeito de Brasília, contendo as questões iniciais propostas pelo professor. O programa a ser utilizado poderá ser qualquer editor de apresentações como o Power Point, Kpresenter ou outros. 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Brasília (DF) Vídeo
Brasília Vídeo
Recursos Complementares

--------------------------------

Avaliação

Na produção da apresentação a ser compartilhada, procure observar se os alunos contemplaram os aspectos mais importantes discutidos na aula e se houve preocupação com o design e layout da apresentação. Discuta também os resultados finais, as aprendizagens e desafios encontrados na realização das atividades propostas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.