Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Idéias para uma São Paulo melhor - UCA

 

15/10/2010

Autor e Coautor(es)
Mauricio Andrea Andrioli
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Analisar por meio de dados estatísticos e entrevistas com a comunidade do entorno os principais desafios encontrados na cidade de São Paulo

Analisar alternativas já divulgadas na mídia para melhoria das condições de vida na cidade de São Paulo

Organizar um guia com as melhores propostas eleitas ou sugeridas pela turma para melhoria das condições do município

Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

----------

Estratégias e recursos da aula

Esta aula tem como objetivo desenvolver o pensamento crítico e a busca por soluções a partir de pesquisas tanto por meio da Web como também pesquisa de opinião. Importante que os alunos percebam várias formas que temos de construir  e compartilhar conhecimentos utilizando o potencial das Tecnologias de  Informação e Comunicação.

Atividade 1 –  Apresentação da proposta

Apresente aos alunos o tema desta atividade  Idéias para uma São Paulo melhor, explicando que a proposta é pesquisar os principais desafios encontrados na cidade de São Paulo e propor alternativas.

A atividade pode ter início por meio da leitura do documento  “São  Paulo: indicadores e metas”, produzido pelo movimento “Nossa São Paulo”  e disponível no link:

http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/files/saopaulo_indicadores_metas.pdf 

Organize na turma 12 grupos, de modo que cada um pesquise a respeito de uma das áreas apresentadas no documento.

Após observarem as metas apresentadas, sugira que os alunos formem grupos com participantes de outras equipes e comparem os resultados, definindo quais são as áreas mais desafiadoras no município e também comparem a diferença entre as regiões.

Defina coletivamente, com os alunos da sala, 10 áreas que merecem maior atenção para prosseguir com os estudos que serão realizados na atividade seguinte.

Atividade  2 – Entrevistas com a comunidade

Lance aos alunos o desafio de propor perguntas para analisar a percepção das pessoas sobre um aspecto que seja desafiador na cidade de São Paulo. Por exemplo, cada dupla ou trio deverá escolher uma área (Educação, Saúde, Lazer, etc) e elaborar uma pesquisa de opinião utilizando o netbook.

Mostre aos alunos que a pesquisa deverá ter a seguinte estrutura:

As equipes poderão realizar mais de uma pergunta, se quiserem e em seguida deverão transformar as informações em gráficos.

Os nebooks possuem programas para edição de planilha eletrônica e você poderá dar esta dica aos alunos. porém lance o desafio de descobrir como utilizar o programa, aos próprios estudantes, permitindo também que eles se ajudem.

Nesta atividade, os alunos poderão circular livremente na escola e até mesmo caminhar pela comunidade, com orientação e supervisão de um professor e outros responsáveis para que possam entrevistar outras pessoas.

Outra sugestão, é que os alunos entrevistem seus familiares, caso possam levar os netbooks para casa, produzindo até mesmo vídeos . Caso não seja possível, poderão anotar os resultados das pesquisas no caderno e ao chegarem na escola podem tabular as inforamações utilizando o netbook.

Atividade 3 – Apresentação dos resultados 

Após concluírem suas pesquisas, tabularem e transformarem as informações em gráficos, os alunos deverão apresentá-la em pequenos grupos.

O professor deve circular em cada um dos grupos, orientando a turma no que for necessário.

Importante também que os alunos construam um pequeno texto, comentando a pesquisa.

Atividade 4 – Idéias para uma São Paulo melhor 

Após a discussão dos resultados das pesquisas apresentadas até o momento, os alunos poderão criar uma comunidade em alguma rede social para reunir idéias e compartilhar as pesquisas de outros estudantes. Há diversas comunidades que poderiam ser utilizadas:

Quanto mais for possível envolver outros educadores e alunos, mais rico ficará o trabalho. As redes sociais possuem também ferramentas para criação de enquetes, discussões e escrita de pequenos relatos.

Apresente também aos alunos o conceito de “Desenvolvimento Sustentável” para que pensem em propostas que considerem o desenvolvimento dessa forma. Uma sugestão é utilizar este material em áudio, disponível no Portal do professor.

O desenvolvimento sustentável 

 Atividade 5 – Construção do guia com as idéias para melhorar São Paulo 

Assim que perceber que os alunos estão conseguindo pensar em idéias mais concretas, inicie com eles a construção deste guia colaborativo, utilizando o Wikispaces.

O WikiSpaces é um site para hospedagem gratuita de wikis. Os usuários podem criar suas próprias wikis facilmente. Os wikis gratuitos são suportados através de discretos anúncios em texto.

Existem três modalidades para um wikispace:

  • Public (qualquer um pode editar)
  • Protected (Apenas membros registrados de determinado wikispace podem editar)
  • Fully private (Somente membros registrados do wikispace podem visualizá-lo; serviço pago).

Fonte: Wikipedia

O site para a criação de wiki no wikispaces é: http://www.wikispaces.com/. 

Neste link http://www.slideshare.net/marecas2.0/tutorial-wikispaces-2240042 você encontra um tutorial para saber como utilizar o Wikispaces com seus alunos.  

Não é necessário que todos os alunos acessem o wiki ao mesmo tempo. Por outro lado, se houver uma boa organização dos temas, mesmo que os alunos trabalhem ao mesmo tempo no wikispaces, estarão produzindo partes diferentes do documento.

O convite para participar do wiki poderá ser feito a alunos de outras escolas, participantes da comunidade do projeto também. Importante pensar em estratégias para que os próprios alunos ajudem a revisar as produções.   

Atividade 6 – Leitura final e socialização

Neste momento os alunos deverão acessar integralmente suas produções, analisando criticamente se conseguiram atingir seus objetivos e se esta produção poderia interessar outras pessoas ou mesmo ser encaminhada aos governantes da cidade.

O professor pode questioná-los a respeito das aprendizagens obtidas durante todo este processo e se houve preocupação com a qualidade dos textos escritos e das propostas.

Em seguida, será o momento dos alunos discutirem como será socializado o material por meio da Web e se valeria a pena ter uma versão impressa para a biblioteca da escola e apresentação a comunidade.

Um documento poderá ser gerado e compartilhado com os alunos, para que possam mostrar aos pais por meio do próprio netbook.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
O desenvolvimento sustentável Áudio
Recursos Complementares

Site com números e metas da cidade: http://sempla.prefeitura.sp.gov.br/infocidade/ 

Avaliação

Observe o envolvimento dos alunos durante as atividades, a relevância das contribuições e de que forma avaliam o próprio desempenho e do grupo. Procure avaliar em todos os momentos da atividade se os alunos conseguem demonstrar o que aprenderam em todo o processo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Renata Aquino, PUC-SP , São Paulo - disse:
    raquino@gmail.com

    22/10/2010

    Cinco estrelas

    Aula muito interessante, publicado também no blog UCA-SP http://ucasp.wordpress.com/2010/10/22/aula-com-o-uca-ideias-para-uma-sao-paulo-melhor/


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.