13/12/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Escolher um desporto e levantar o maior número de termos da língua estrangeira (inglês/francês/espanhol);
Organizar um mapa apontando todos os locais, posições e participantes através das línguas estrangeiras;
Relacionar o maior número de expressões esportivas que podem ser utilizadas num evento esportivo.
Não há necessidade de conhecimento prévio para esta aula.
Caro professor, esta aula nos propiciará a organizar um evento esportivo, portanto, pressupõe-se que o trabalho deve ser em grupo e, as escolhas da turma devam ser debatidas e argumentadas para valorizar e, possivelmente apresentar esse evento de forma prática em uma próxima aula.
Sugiro a participação do professor de inglês na discussão e elaboração das atividades, pois ambos poderão realizar uma troca de conhecimentos em benefício da turma.
ATIVIDADE I - ESCOLHA DO ESPORTE E DA LÍNGUA ESTRANGEIRA:
Iniciamos essa parte da aula estimulando em nossos alunos um debate onde o objetivo deva ser a escolha do desporto e, em que língua estrangeira ele será apresentado no evento (Inglês, Francês, Espanhol).
Fonte: http://www.correiolageano.com.br/galeria/08728.jpg
Como forma de enriquecer a discussão e a melhor escolha da turma sugiro que os alunos analisem alguns critérios:
DICA 1 - Professor, proponho que para a organização destas atividades haja um envolvimento dos professores de línguas estrangeiras da escola como forma de apoio acadêmico e suporte na elaboração das tarefas.
É necessário que a turma entenda que, para o sucesso do evento haverá a necessidade da participação de todos os alunos e, a escolha tanto do desporto quanto da língua estrangeira empregada no evento serão preponderantes para isso.
DICA 2 - Professor, proponha aos alunos que escolham um desporto que tenha possibilidade de recursos para apresentação, portanto, sugiro que seja um desporto coletivo: Futebol,Voleibol, Basquetebol ou Handebol.
ATIVIDADE II - DEFININDO FUNÇÕES E FORMATANDO O EVENTO:
Caro Professor, após a escolha do desporto e da língua estrangeira a serem trabalhadas na organização do evento devemos estipular algumas funções. Para isso, proponho que faça uma divisão da seguinte forma:
A - GRUPO PESQUISADOR - Realizará a pesquisa sobre os termos da língua estrangeira escolhida pela turma.
B - GRUPO DE SELEÇÃO DE MATERIAL - Em apoio ao Grupo Pesquisador deverá selecionar os materiais que utilizarão na organização do evento: jornais, revistas, sites ( imagnes, frases, etc)
C - GRUPO DE ESCOLHA DE PAPÉIS: TORCEDOR; JOGADOR; ÁRBITROS, ETC. - Este grupo deverá escolher os papéis que cada aluno realizará no evento. Lembre-os que TODOS os personagens deverão se comunicar na língua estrangeira escolhida pela turma (termos básicos)
D - GRUPO DE PREPARAÇÃO DO LOCAL DO EVENTO - Deverá escolher o local na escola para apresentação e prepará-lo com antecedência, realizando as marcações necessárias, indicando os locais onde cada personagem deverá atuar, etc.
E - GRUPO DE DIVULGAÇÃO DO EVENTO - Este grupo ficara responsavel por divulgar o evento na comunidade escolar com cartazes alusivos ao evento (na língua estrangeira escolhida pela turma); através de comunicação verbal convidando as pessoas a assistirem o evento.
DICA 3 - Lembro apenas que TODOS os alunos devem participar das atividades, porém, como forma de uma melhor organização os alunos escolhidos para esses grupos serão os responsáveis pelas respectivas tarefas.
Professor, vamos supor que a turma tenha escolhido o desporto Handebol na Língua Inglesa.Os grupos acima definidos deverão organizar todas as tarefas dentro das funções definidas, sobretudo, dos termos empregados pelo desporto tanto pelos jogadores, quanto árbitros e torcida.
Fonte: http://www.ditc.us/news-events/articles/photos/tmbPhoto-20080317124646.jpg
Serão necessárias algumas pesquisas que podem ser realizadas na sala de computação; quanto utilizar algum material impresso trazido pelos alunos e/ou pelo professor.
Sugestão de sites ( Inglês) -
Sugiro que tenha um grupo que fique responsável pela TRANSMISSÃO do evento e, que utilizando os termos esportivos em inglês (como foi o exemplo que sugeri acima) e, esse mesmo grupo faria a apresentação do evento. Para isso, é fundamental que haja alguma interação com o professor de Inglês da turma, onde, efetivamente, ocorra uma integração entre os saberes desenvolvidos nesta aula.
Por exemplo:
ALUNOS TRANSMITINDO O EVENTO (CHAMADA):
Portanto, Professor, são frases simples, curtas, de fácil compreensão, possibilitando uma interação/comunicação entre os organizadores do evento (alunos) e o público que o assistirá.
ATIVIDADE III - SIMULANDO A APRESENTAÇÃO DO EVENTO ESPORTIVO NA QUADRA DE ESPORTES -
Caro professor, encaminhe-se com a sua turma para a quadra de esportes e proponha que simulem a organização do evento, para isso é importante que a turma nomeie o seu evento, por exemplo:
Fonte: http://news.bbcimg.co.uk/media/images/48726000/gif/_48726003_44926526.gif
Os alunos deverão estar munidos de cartolinas e canetas pilots para sinalizarem os locais do evento, como: quadra de esportes; local da torcida; árbitros; banco de reservas com o treinador; limites das linhas da quadra de jogo; anunciando o evento; cânticos da torcida, etc.
ETAPAS DA APRESENTAÇÃO DO EVENTO:
DICA 4 - Professor, estimule os alunos a trocarem informações sempre na língua estrangeira que escolheram para organizar o evento. Lembre-os que o local de apresentação do evento deve estar bem sinalizado, com informações sobre o evento utilizando termos básicos da língua escolhida pela turma.
DICA 5 - Professor, reitero a importância da interação com o professor de língua estrangeira na organização e avaliação desta atividade. Ele pode fornecer informações e dicas a turma; aos grupos com tarefas definidas o que tornará o evento mais atrativo para o público; mais estimulante para os alunos que estarão envolvidos na organização e, mais interessante para alcançar os objetivos propostos pela aula, em especial, a apresentação de um evento esportivo utilizando uma língua estrangeira.
DICA 6 - Professor, peça aos alunos que se esforcem para comunicarem-se, o quanto for possível, na língua estrangeira que escolheram para a realização do evento, frases simples, do tipo:
Professor, organize uma partida de Handebol de poucos minutos para que os alunos sintam como poderá ser o evento. Peça aos jogadores que se comuniquem em inglês, que todos tentem se comunicar na língua escolhida para realizar o evento.
Assista a um jogo de Handebol em Inglês: http://www.youtube.com/watch?v=lUqJBp1xROs
Club Manchester de Handebol: http://www.youtube.com/watch?v=Ym85m8skU4Q
Artigo - ORGANIZANDO EVENTOS ESPORTIVOS: http://www.portoseguro.cefetba.br/doc_professores/educacao_fisica_ricardo/2%C2%BA%20Ano/Apostila%20-%20Eventos%20Esportivos%20-%202o.%20ano.pdf
A avaliação desta aula será realizada através da participação dos grupos nas atividades propostas. Proponho que seja organizado uma ficha de critérios que poderiam ser analisados pelo professor, tais como:
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
18/01/2016
Cinco estrelasGostei muito da proposta. Estou fazendo as adequações para refletir com meus alunos da Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu - UFGD, com o objetivo de que eles realizem um evento esportivo nas suas aldeias, usando a língua guarani.
28/05/2011
Cinco estrelasCreio que todos os professores deveriam planejar suas aulas dessa forma. Assim fica fácil atingir os objetivos e conquistar a atençao dos alunos. O importante é a divisão do tempo da aula e não deixar que eles fiquem sem fazer nada.