03/12/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Identificar e compreender o significado dos COGNATOS na língua estrangeira;
Relacionar e compreender os COGNATOS em inglês, português e francês semelhantes e, aparentemente, semelhantes nos termos esportivos;
Relacionar o maior número de termos esportivos nas línguas estrangeiras.
Para esta aula é importante que os alunos reconheçam algumas palavras do vocabulário da língua inglesa.
Fonte: http://inglesparatodos.files.wordpress.com/2008/04/cropped-teste.jpg
Caro Professor, nesta aula trataremos de um tema que necessita de muita atenção tanto por parte do professor quanto por parte dos alunos. Afinal vamos abordar os COGNATOS na língua inglesa...COG...O QUÊ???
É isso mesmo, COGNATOS. Na língua estrangeira com a língua portuguesa é possível que existam palavras com o mesmo significado, porém, para que isso ocorra é necessário que preencham alguns critérios que iremos apresentar ao longo da nossa aula.
Assistimos muito na mídia, em especial, os programas de humor fazerem paródias com músicas em inglês onde procuram dar significados semelhantes as letras em inglês ao português, quando sabemos que isso, na prática, torna-se muito inviável. Na verdade, nesses casos não há como se fazer nenhum tipo de associação pertinente, é o perfeito " embromation". Por isso, temos que ter muito cuidado quando queremos traduzir "ao pé da letra" o significado de uma palavra do inglês para o português.
Portanto, nesse início de aula apresente o seguinte vídeo a sua turma e observe a reação deles. Ao final da apresentação debata com eles sobre a importância de uma boa compreensão de uma língua estrangeira e, de como isso pode ser importante para o seu: lazer; estudos; negócios; viagens, etc.
DICA I - Professor, esta aula poderá ser enriquecida com a participação do professor de inglês na discussão e elaboração das atividades. Sugiro, inclusive, que discuta com o professor de inglês a avaliação desta aula
FALSOS COGNATOS: http://www.youtube.com/watch?v=om8KhqyMLBk&feature=related
ATIVIDADE I - RECONHECENDO COGNATOS VERDADEIROS E FALSOS:
Muito bem, ao analisarmos o vídeo acima apresentado poderemos avaliar que nada tem sentido numa tradução totalmente fora dos critérios e sem nenhum resultado. Professor, apresente aos alunos a definição de cognatos:
COGNATOS são palavras que têm, etimologicamente, uma origem comum. Como um adjetivo, a palavra cognato não se limita a palavras, e significa, de uma forma geral, de mesma origem. Frequentemente, o termo é utilizado para destacar pares de palavras de duas línguas que têm origem comum, grafias idênticas ou semelhantes, mas que evoluíram de forma diferente, total ou parcialmente, quanto ao significado.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cognato
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_guY4fRNObQU/S1SIjfxxv4I/AAAAAAAAAfg/PvYjh0emOkQ/s320/cognatos.jpg
Na nossa 1ª atividade peça aos alunos que dividam-se em 5/6 grupos de 5 ou 6 alunos, porém, pergunte aos alunos quem é que tem alguma iniciação na língua inglesa, caso algum aluno diga que já tem uma iniciação vá colocando (de acordo com o número de alunos com iniciação na língua) em grupos diferentes, pois, eles podem auxiliá-lo durante as tarefas e, eles auxiliarão os colegas durante as atividades..
DICA II - Se não houver mais do que três alunos com iniciação vá fazendo um rodízio com esses alunos nos grupos, por exemplo, há 3 alunos já com alguma iniciação coloque-os no grupo 1,2 e 3 e, com o seguimento das atividades insira-os nos grupos 4,5 e 6.
RECONHECENDO OS COGNATOS TRANSPARENTES -
A - Levantamento de COGNATOS TRANPARENTES OU VERDADEIROS - Esta atividade requer que os grupos façam um levantamento das palavras que tenham o mesmo sentido em inglês e português, forneça alguns exemplos:
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_ua6mi7iMeWU/TOGt-OYnnxI/AAAAAAAAANI/C78e3cMyFT0/s400/Imagem11.jpg
Peça aos alunos que discutam nos grupos e tenetm fazer uma listagem do maior número possível de COGNATOS com o mesmo significado da língua inglesa e da língua portuguesa.
B - Agora peça aos alunos que organizem uma lista de COGNATOS FALSOS ou: " Falsos cognatos ou falsos amigos, são pares de palavras que, apesar de semelhantes em duas línguas, possuem origens e significados diferentes".
Apresente alguns exemplos, tais como:
Palavra em inglês |
Falso cognato em português |
Significado real |
Anthem |
Antena |
Hino |
Ingenious |
Ingênuo |
Engenhoso |
Spectacles |
Espetáculos |
Óculos |
Referee |
Referir |
Árbitro |
Apresente o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=TaVCAW9sbQA&feature=related
ATIVIDADE II - DESCREVER COGNATOS NA LÍNGUA PORTUGUESA E FRANCESA -
Professor, neste momento vamos fazer uma associação com mais uma língua estrangeira, o FRANCÊS. Na verdade, esta atividade servirá para que os alunos percebam que muitas palavras nessas línguas tem a origem e a estrutura morfológica semelhantes e, em muitos casos tem o mesmo significado sendo, portanto, considerados GOGNATOS VERDADEIROS entre si.
Porém, há de se ter cuidado, pois, há muita confusão e grandes distorções entre as palavras e os termos, o que pode significar que os COGNATOS SÃO FALSOS, como já vimos anteriormente.
Apresente o vídeo a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=bCwoAU57C88
Peça aos grupos que discutam e levantem alguns termos que considerem que sejam cognatos em português e francês.
Por exemplo, apresente algumas do meio esportivo:
Fonte: http://globoesporte.globo.com/ESP/Home/foto/0,,11981537-EX,00.jpg
Portanto, no meio dos esportes existem muitas palavras cognatas com o mesmo siginificado.
DICA III - Professor, nesta fase da aula peça, por exemplo, aos integrantes dos grupos 1,2 e 3 que levantem cognatos transparentes ou verdadeiros da língua francesa e os grupos 4 e 5 que levantem cognatos falsos . Para auxiliá-los sugira que além dos termos esportivos eles possam utilizar dos termos da culinária; do vestuário; da história; da música, etc.
ATIVIDADE III - APRESENTAÇÃO DO TRABALHO DA TURMA SOBRE O TEMA COGNATOS;
Caro Professor, a Língua Estrangeira pode ser apresentada de várias formas. Nesta aula procuramos aproximar alguns termos que, muitas vezes passam desapercebidos e, que podem servir como ferramentas de inclusão para o aprendizado e o entendimento de uma língua estrangeira.
Portanto, esta 3ª atividade os grupos deverão organizar uma apresentação daquilo que compreenderam sobre o tema da aula e organizarem uma exposição na escola, por exemplo: nos murais da escola; nos corredores, etc.
Professsor, distribua cartolinas, tesouras, colas, revistas, jornais (todo esse material já deve estar preparado com antecedência para esta parte da aula) e os alunos deverão realizar uma pesquisa e, com aquilo que aprenderam deverão organizar a apresentação com os seguintes temas:
Definição de COGNATOS: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cognato
Leia o texto: COGNATOS: SISTEMATIZAÇÃO E IMPLICAÇÕES - http://www.bn.com.br/~gcintra/textos/cog_sist.pdf
Assita ao vídeo: FALSOS COGNATOS: http://www.youtube.com/watch?v=om8KhqyMLBk&feature=related
A avaliação desta aula será realizada através da apresentação dos trabalhos sobre o tema COGNATOS.
Sugiro que avalie:
O formato da apresentação;
Os termos apresentados;
A participação dos alunos em cada grupo;
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
30/04/2013
Quatro estrelasGostei muito da aula, a variedade de atividades, todas as dicas são pertinentes.
19/02/2013
Cinco estrelaslegalllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll rsrssrsrs
20/11/2012
Quatro estrelasMuito bem elaborada esta aula! Fazer com que o aluno levante seu proprio vocabulario de ingles implica em uma assimilacao do conhecimento da lingua e seu mecanismo!