Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Inglês inerente ao esportes

 

17/12/2010

Autor e Coautor(es)
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Relacionar variados termos em inglês relevantes aos esportes;

Compreender o significado de variados termos em inglês “internacionalizados” nos esportes;

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Caro Professor, com o desenvolvimento de muitas ferramentas de divulgação de notícias através das mídias atuais como internet; televisão a cabo; blogs; a própria mídia impressa; redes sociais e outras o esporte tornou-se um filão de marketing e propaganda. Assim sendo, muitos esportes que, anterior a essa evolução não eram conhecidos passaram a ter espaço e público e tornaram-se  internacionalmente conhecidos pelo público.

Um dos primeiros esportes "internacionalizados" pela mídia foi o basquete americano, em especial, através de um grupo de jogadores denominado  THE HARLEM GLOBE TROTER'S, que se tratava de um grupo de jogadores negros oriundos dos EUA que viajavam pelo mundo divulgando um dos principais esportes de seu país: o BASQUETEBOL, isso já se dava na década de 60.

A partir daí as televisões iniciaram a divulgação e a transmissão de jogos da mais importante Liga de Basquete do mundo a NBA (Nacional Basketball Association) e, muitos jovens passaram a dominar termos relacionados ao jogo que antes não eram tão conhecidos, tais como:

  • Rebound - rebote ofensivo ou defensivo;
  • Triple-Double (Dobro Triplo) : Relativamente uma realização rara onde um jogador acumula figuras duplas em três das seguintes categorias durante o mesmo partido: pontos, rebotes, assistências, bolas roubadas e bloqueios;
  • Assist (Assistência): O passe anterior de uma cesta;
  • Draft: O processo de cada ano que as equipes da NBA selecionam jogadores das universidades e outros lugares;
  • Free throw (Lance livre) : Um lançamento sem marcas desde 15 pés que vale um ponto. Um jogador que se lhe comete uma falta enquanto está no ato do lançamento recebe dois lançamentos livres;
  • Lane (Garrafão): A zona pintada do campo (próximo a cesta) entre a linha de fundo e a linha de lance livre. Também é chamada "chave" porque em épocas anteriores tinha forma de uma chave. Foi alargada duas vezes até chegar a forma retangular de agora;
  • Overtime (Prorrogação) : Um período extra de cinco minutos que é jogado quando a partida termina empatada depois dos quatro quartos. Se o jogo continua empatado depois da prorrogação, outro período será jogado até que a partida tenha um vencedor;
  • Point guard (Armador): Geralmente o melhor driblador da equipe e o homem que organiza o jogo ofensivo da equipe;
  •  Power forward (Ala ou Pivô) : Ele é o maior dianteiro da equipe, quem geralmente tem a responsabilidade de fazer rebotes e anotar.

Portanto, era comum, em especial, no início da década de 90 muitos jovens estarem íntimos de termos relacionados ao esporte que antes só aqueles que dominavam a língua inglesa poderiam reconhecer.

O objetivo principal desta aula é demonstrar que através dos esportes é possível reconhecer termos e aproximar-se da língua mais difundida mundo afora: a língua inglesa.

O esporte será a nossa ferramenta de aproximação de um possível bloqueio que muitos de nossos alunos apresentam no momento de aprenderem uma língua estrangeira.

Ao apontarmos para eles que muitos dos termos apresentados nos esportes, que eles próprios articulam são termos  INTERNACIONALIZADOS, ou seja, reconhecidos no meio esportivo e, mantendo o mesmo significado e que todos podem dominar. Para isso, é importante conscientizá-los que as tarefas realizadas nesta aula podem auxiliá-los na compreensão, ao menos, na forma de realizar algumas associações com a língua inglesa através dos esportes.

ATIVIDADE  I - APRESENTANDO VÍDEOS DOS ESPORTES E LEVANTANDO TERMOS DA LÍNGUA INGLESA

Professor, para apresentação desta aula será importante que haja uma sala de áudio visual ou, aparelhos para apresentação de vídeos, tais como: data show; laptop e uma caixa de som.

Divida a turma em 5 grupos com 5/6 integrantes e faça algumas observações importantes:

" Caros alunos, na aprendizagem de uma língua diferente é importante que a nossa atenção e a audição estejam alertas, ou seja, prestem atenção naquilo que estão lendo, mas, sobretudo, naquilo que estão escutando. Observem os vídeos que serão apresentados" ;

" Anotem todos os termos que conseguirem no papel do seu grupo e, ao lado de cada termo insira o significado deste em português";

" Dialoguem entre si ao final de cada vídeo e percebam que muitos termos que vocês conhecem estão citados nos vídeos. Façam a ligação dos termos com aquilo que se diz nos vídeos para interpretar o que se fala ";

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_3Wg4p85QJqk/S_XdaCY4A3I/AAAAAAAAA80/tZad0UtJlvU/s1600/357px-Basketball_court_dimensions.png%C2%A0 

Professor, apresente os seguintes vídeos aos seus alunos:

Aula de fundamentos do jogador Ray Allen: http://www.youtube.com/watch?v=npOv7j8usTI&p=796568CDB5D2E7A2&playnext=1&index=8 

Aula de fundamentos com o jogador Michael Jordan: http://www.youtube.com/watch?v=MyCdwpfdTNc&feature=related 

Jogo de voleibol entre USA e Rússia: http://www.youtube.com/watch?v=U2TdJG8g6ys&feature=related 

Palestra do nadador Gustavo Borges : http://www.youtube.com/watch?v=gRC2O2t9KtY 

Aula de Tênis: http://www.youtube.com/watch?v=4DpptgXq5j4 

 Fonte:  http://rlv.zcache.com/boy_i_play_soccer_sticker-p217820682859996706qjcl_400.jpg

 Fonte: http://marthaburns.com/photos/colorSwimLike.jpg 

ATIVIDADE II - ORGANIZANDO FRASES EM INGLÊS ALUSIVAS AOS ESPORTES

Caro Professor, é relevante que uma aula ou um planejamento onde projeta-se um diálogo entre duas ou mais disciplinas, onde conceitos de aprendizagem se cruzem, muitas vezes inadvertidamente, outras, com intuito e organização, que os professores das disciplinas possam trocar idéias, impressões, sugestões e em muitos casos caminhem lado a lado nos seus planejamentos com o objetivo de fixar o saber, de propiciar que os alunos tenham facilidade no aprendizado e tomem gosto pelo conhecimento.

Para isso, sugiro que ainda que não haja um planejamento em conjunto com os professores de inglês de sua escola que, ao menos, apresente essa aula ao seu colega de línguas e troquem algumas observações, com isso, certamente, poderá alcançar resultados até melhor do que esperava com a sua turma e, propiciar que os seus alunos sintam-se desafiados a progredirem nas disciplinas.

A 2ª atividade desta aula será dada continuidade aos grupos anteriormente organizados e, será pedido a eles:

" Pessoal, observamos na atividade anterior alguns vídeos relacionados aos esportes na língua inglesa, pois bem, agora peço que os grupos organizem o maior número de frases possíveis em que estejam presentes os esportes e, evidentemente, que as frases sejam em inglês..."

Dica 1 - Estimule os seus alunos que busquem organizar frases simples, contendo o que se pede, por exemplo:

  • I play soccer - eu jogo futebol, ou;
  • I like swimming - eu gosto de nadar, ou;
  • Federer is very strong - Federer (jogador de tênis) é muito forte, etc.

Dica 2 - Sugira aos alunos que organizem o maior número de frases possíveis e, que coloquem ao lado da frase o seu significado em português.

Fonte: http://www.saltandpegram.com/uploads/I%20Love%20My%20Bike.jpg 


ATIVIDADE III - APRESENTANDO SUAS FRASES E SEUS SIGNIFICADOS

Nesta atividade da aula os alunos deverão apresentar para a turma as frases organizadas onde os esportes estejam apresentados na língua inglesa.

Professor, peça aos alunos que leiam com calma o trabalho organizado por cada grupo e, o professor designará um ou mais alunos que farão uma anotação dos termos apresentados pelos grupos com o objetivo de organizar um glossário com os termos apresentados e seus respectivos significados em português:

Por exemplo:

http://3.bp.blogspot.com/_Oqoi5oroRGM/SaRoxDRUJwI/AAAAAAAAADw/yGEwi69htYY/s400/i_love_this_game.jpg   

I LOVE THIS GAME = EU AMO ESTE JOGO 

Outro exemplo:

Fonte: http://jaredmontz.files.wordpress.com/2010/02/jms-player-of-the-month.jpg 

JMZ PLAYER OF THE MONTH = JMZ JOGADOR DO MÊS

FINALIZANDO A AULA - Professor, esta é uma aula que necessita muito da interação entre professor/aluno.É compreensível que alguns alunos não conheçam alguns termos esportivos em inglês, porém, iniciando de uma forma mais fácil eles perceberão que é possível compreender e organizar algumas frases em inglês como os apresentados nesta aula de hoje.

Agradeça a turma e convide-os para a próxima aula:

" Class, thanks for participating until the next meeting = Turma, obrigado pela participação e até o nosso próximo encontro".

Recursos Complementares

Caro Professor, com algum auxílio e supervisão os alunos podem produzir muitos trabalhos interessantes, veja:


O esporte na Austrália - http://www.youtube.com/watch?v=v6kfqcJXlDs 

Trabalho de Inglês e Educaçao Física - http://www.youtube.com/watch?v=IQ3cDZF6aTM 

Site : http://www.englishexperts.com.br/forum/cavar-penalti-em-ingles-t7641.html 

Avaliação

A avaliação desta aula será organizada a partir dos trabalhos realizados pelos grupos durante a aula. Recolha as anotações que os grupos realizaram sobre os termos esportivos em inglês e, após a correção entregue-as aos grupos para que haja uma socialização dos resultados.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.