17/12/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Relacionar variados termos em inglês relevantes aos esportes;
Compreender o significado de variados termos em inglês “internacionalizados” nos esportes;
Não há necessidade de conhecimentos prévios para esta aula.
Caro Professor, com o desenvolvimento de muitas ferramentas de divulgação de notícias através das mídias atuais como internet; televisão a cabo; blogs; a própria mídia impressa; redes sociais e outras o esporte tornou-se um filão de marketing e propaganda. Assim sendo, muitos esportes que, anterior a essa evolução não eram conhecidos passaram a ter espaço e público e tornaram-se internacionalmente conhecidos pelo público.
Um dos primeiros esportes "internacionalizados" pela mídia foi o basquete americano, em especial, através de um grupo de jogadores denominado THE HARLEM GLOBE TROTER'S, que se tratava de um grupo de jogadores negros oriundos dos EUA que viajavam pelo mundo divulgando um dos principais esportes de seu país: o BASQUETEBOL, isso já se dava na década de 60.
A partir daí as televisões iniciaram a divulgação e a transmissão de jogos da mais importante Liga de Basquete do mundo a NBA (Nacional Basketball Association) e, muitos jovens passaram a dominar termos relacionados ao jogo que antes não eram tão conhecidos, tais como:
Portanto, era comum, em especial, no início da década de 90 muitos jovens estarem íntimos de termos relacionados ao esporte que antes só aqueles que dominavam a língua inglesa poderiam reconhecer.
O objetivo principal desta aula é demonstrar que através dos esportes é possível reconhecer termos e aproximar-se da língua mais difundida mundo afora: a língua inglesa.
O esporte será a nossa ferramenta de aproximação de um possível bloqueio que muitos de nossos alunos apresentam no momento de aprenderem uma língua estrangeira.
Ao apontarmos para eles que muitos dos termos apresentados nos esportes, que eles próprios articulam são termos INTERNACIONALIZADOS, ou seja, reconhecidos no meio esportivo e, mantendo o mesmo significado e que todos podem dominar. Para isso, é importante conscientizá-los que as tarefas realizadas nesta aula podem auxiliá-los na compreensão, ao menos, na forma de realizar algumas associações com a língua inglesa através dos esportes.
ATIVIDADE I - APRESENTANDO VÍDEOS DOS ESPORTES E LEVANTANDO TERMOS DA LÍNGUA INGLESA
Professor, para apresentação desta aula será importante que haja uma sala de áudio visual ou, aparelhos para apresentação de vídeos, tais como: data show; laptop e uma caixa de som.
Divida a turma em 5 grupos com 5/6 integrantes e faça algumas observações importantes:
" Caros alunos, na aprendizagem de uma língua diferente é importante que a nossa atenção e a audição estejam alertas, ou seja, prestem atenção naquilo que estão lendo, mas, sobretudo, naquilo que estão escutando. Observem os vídeos que serão apresentados" ;
" Anotem todos os termos que conseguirem no papel do seu grupo e, ao lado de cada termo insira o significado deste em português";
" Dialoguem entre si ao final de cada vídeo e percebam que muitos termos que vocês conhecem estão citados nos vídeos. Façam a ligação dos termos com aquilo que se diz nos vídeos para interpretar o que se fala ";
Professor, apresente os seguintes vídeos aos seus alunos:
Aula de fundamentos do jogador Ray Allen: http://www.youtube.com/watch?v=npOv7j8usTI&p=796568CDB5D2E7A2&playnext=1&index=8
Aula de fundamentos com o jogador Michael Jordan: http://www.youtube.com/watch?v=MyCdwpfdTNc&feature=related
Jogo de voleibol entre USA e Rússia: http://www.youtube.com/watch?v=U2TdJG8g6ys&feature=related
Palestra do nadador Gustavo Borges : http://www.youtube.com/watch?v=gRC2O2t9KtY
Aula de Tênis: http://www.youtube.com/watch?v=4DpptgXq5j4
Fonte: http://rlv.zcache.com/boy_i_play_soccer_sticker-p217820682859996706qjcl_400.jpg
Fonte: http://marthaburns.com/photos/colorSwimLike.jpg
ATIVIDADE II - ORGANIZANDO FRASES EM INGLÊS ALUSIVAS AOS ESPORTES
Caro Professor, é relevante que uma aula ou um planejamento onde projeta-se um diálogo entre duas ou mais disciplinas, onde conceitos de aprendizagem se cruzem, muitas vezes inadvertidamente, outras, com intuito e organização, que os professores das disciplinas possam trocar idéias, impressões, sugestões e em muitos casos caminhem lado a lado nos seus planejamentos com o objetivo de fixar o saber, de propiciar que os alunos tenham facilidade no aprendizado e tomem gosto pelo conhecimento.
Para isso, sugiro que ainda que não haja um planejamento em conjunto com os professores de inglês de sua escola que, ao menos, apresente essa aula ao seu colega de línguas e troquem algumas observações, com isso, certamente, poderá alcançar resultados até melhor do que esperava com a sua turma e, propiciar que os seus alunos sintam-se desafiados a progredirem nas disciplinas.
A 2ª atividade desta aula será dada continuidade aos grupos anteriormente organizados e, será pedido a eles:
" Pessoal, observamos na atividade anterior alguns vídeos relacionados aos esportes na língua inglesa, pois bem, agora peço que os grupos organizem o maior número de frases possíveis em que estejam presentes os esportes e, evidentemente, que as frases sejam em inglês..."
Dica 1 - Estimule os seus alunos que busquem organizar frases simples, contendo o que se pede, por exemplo:
Dica 2 - Sugira aos alunos que organizem o maior número de frases possíveis e, que coloquem ao lado da frase o seu significado em português.
Fonte: http://www.saltandpegram.com/uploads/I%20Love%20My%20Bike.jpg
ATIVIDADE III - APRESENTANDO SUAS FRASES E SEUS SIGNIFICADOS
Nesta atividade da aula os alunos deverão apresentar para a turma as frases organizadas onde os esportes estejam apresentados na língua inglesa.
Professor, peça aos alunos que leiam com calma o trabalho organizado por cada grupo e, o professor designará um ou mais alunos que farão uma anotação dos termos apresentados pelos grupos com o objetivo de organizar um glossário com os termos apresentados e seus respectivos significados em português:
Por exemplo:
http://3.bp.blogspot.com/_Oqoi5oroRGM/SaRoxDRUJwI/AAAAAAAAADw/yGEwi69htYY/s400/i_love_this_game.jpg
I LOVE THIS GAME = EU AMO ESTE JOGO
Outro exemplo:
Fonte: http://jaredmontz.files.wordpress.com/2010/02/jms-player-of-the-month.jpg
JMZ PLAYER OF THE MONTH = JMZ JOGADOR DO MÊS
FINALIZANDO A AULA - Professor, esta é uma aula que necessita muito da interação entre professor/aluno.É compreensível que alguns alunos não conheçam alguns termos esportivos em inglês, porém, iniciando de uma forma mais fácil eles perceberão que é possível compreender e organizar algumas frases em inglês como os apresentados nesta aula de hoje.
Agradeça a turma e convide-os para a próxima aula:
" Class, thanks for participating until the next meeting = Turma, obrigado pela participação e até o nosso próximo encontro".
Caro Professor, com algum auxílio e supervisão os alunos podem produzir muitos trabalhos interessantes, veja:
O esporte na Austrália - http://www.youtube.com/watch?v=v6kfqcJXlDs
Trabalho de Inglês e Educaçao Física - http://www.youtube.com/watch?v=IQ3cDZF6aTM
Site : http://www.englishexperts.com.br/forum/cavar-penalti-em-ingles-t7641.html
A avaliação desta aula será organizada a partir dos trabalhos realizados pelos grupos durante a aula. Recolha as anotações que os grupos realizaram sobre os termos esportivos em inglês e, após a correção entregue-as aos grupos para que haja uma socialização dos resultados.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!