13/12/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Identificar termos, matérias e aparelhos esportivos utilizados na quadra de esportes em línguas estrangeiras;
Identificar os aparelhos e locais na quadra de esportes em línguas estrangeiras;
Identificar posições de jogos; movimentação; participantes de eventos esportivos em línguas estrangeiras.
Não há necessidade de conhecimentos prévios para esta aula.
Fonte: http://www.drpbody.com/images/sports_ex.gif
Caro Professor, atualmente com a quantidade de eventos esportivos transmitidos nas mais diversas mídias (TV,TV à cabo, internet, etc) os esportes tem sido uma boa ferramenta de inclusão nas línguas estrangeiras, afinal, muitos termos esportivos são INTERNACIONALIZADOS e podem auxiliar no processo de ensino aprendizagem dos nossos alunos.
Para otimizar a nossa aula e, possibilitar uma interação entre outras áreas do conhecimento proponho que convide para organizar e apresentar essa aula professores de línguas estrangeiras de sua escola - Inglês/Francês/Espanhol - pois, os alunos, certamente, compreenderão a relevância da associação de conteúdos na construção do saber.
ATIVIDADE I - PESQUISANDO TERMOS ESPORTIVOS EM INGLÊS, FRANCÊS E ESPANHOL.
Professor, para esta atividade proponho que faça, com antecedência um levantamento juntamente com os alunos de jornais, sites e blogs esportivos em Português; Inglês; Francês e Espanhol para que se faça uma pesquisa variada de termos esportivos reconhecidos nessas linguagens.
Portanto, sugiro os seguintes sites sobre esportes:
Professor, existem algumas possibilidades para esta tarefa, sugiro algumas delas, porém, dentro de um formato de organização dos alunos permanente, ou seja, divida a turma em 5 grupos de 5 ou 6 alunos e faça as suas orientações de acordo com os materiais que for possível utilizar, por exemplo:
JORNAIS - Peça aos alunos que peçam nas bancas de jornais números antigos de jornais esportivos em inglês, francês, espanhol e português;
SITES - Os alunos podem ser orientados a pesquisarem (com antecedência a esta aula) sobre esportes em geral; imprimirem matérias que julguem pertinentes para serem trabalhados na aula;
INTERNET NA ESCOLA - Professor, caso seja possível a utilização de computadores com acesso a internet em sua escola seria ainda melhor, pois poderíamos organizar essa aula na sala de computação ou sala de mídia
Divididos em seus respectivos grupos os alunos deverão levantar o maior número de termos esportivos e frases que que consigam compreender, por exemplo:
"Pessoal, identifiquem em que língua estão as manchetes destes jornais e levantem tudo aquilo que puderem compreender em português":
Fonte: http://globoesporte.globo.com/Esportes/foto/0,,21051868-EX,00.jpg
Fonte: http://mediamemo.allthingsd.com/files/2010/05/si-cover.jpg
Fonte: http://memoriavirtual.net/wp-content/uploads/lequipe1.jpg
Portanto, os alunos deverão se organizar em grupos de 5/6 alunos e identificar tudo aquilo que conseguirem associar a língua estrangeira e, o seu significado em português. Assim que discutirem o significado dos termos e, de algumas frases eles devem recortar e colar numa cartolina, onde ao lado de cada termo ou frase deverão escrever o seu significado em português.
DICA I- Professor, caso seja realizado com jornais impressos utilize o mesmo sistema, onde os grupos devem, além de levantar os termos na língua estrangeira, traduzí-los para o português.
ATIVIDADE II - IDENTIFICANDO LOCAIS, MATERIAIS, POSIÇÕES E PARTICIPANTES DE JOGO NAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS ( ESPANHOL, INGLÊS E FRANCÊS)
Professor, nesta parte da aula proponha aos alunos que organizem nos seus grupos uma pesquisa sobre muitos elementos existentes numa prática esportiva.
Inicialmente, podem fazer a pesquisa na própria INTERNET (caso haja possibilidade) nos endereços das confederações ( EUA, França e Espanha) dos mais variados desportos, tais como:
Após esse levantamento proponha aos alunos que construam frases simples direcionadas aos esportes e aos elementos que os alunos conseguiram encontrar.
Com esses elementos os grupos deverão organizar uma apresentação com os termos esportivos e, algumas frases que estarão organizadas em algumas cartolinas. Ao final desta etapa da aula todos os grupos devem ter internalizado os termos e seus significados.
Apresente esse vídeo de espanhol para iniciantes relacionados ao esporte: http://www.youtube.com/watch?v=eYPptalgfh4
DICA II - Professor, os alunos podem fazer uma pesquisa preliminar com seus professores de línguas (Inglês/Espanhol/Francês); trazer para a aula essa pesquisa e socializá-la como contribuição para a realização desta tarefa.
ATIVIDADE III -CONSTRUINDO DIÁLOGOS COM ELEMENTOS ESPORTIVOS:
Professor, nesta parte da aula utilizaremos de muitos termos que os alunos pesquisaram e vamos organizar um jogo no quadro ou lousa.
Disponibilize algumas palavras recortadas em cartolinas e que podem ser fixadas no quadro por fitas adesivas. Os alunos deverão construir pequenas frases com aquilo que o professor colocar no quadro. Por exemplo:
INGLÊS:
ESPANHOL:
FRANCÊS:
DICA III - Professor, esta é uma fase para iniciantes, portanto, aproveite para que os alunos identifiquem o tempo verbal (presente, passado, são os mais fáceis, inicialmente); em que pessoa está (1ª pessoa do singular - I, 2ª pessoa do singular -You, etc).
CONSTRUINDO DIÁLOGOS
Professor, vamos desafiar os nossos alunos, portanto, proponha que eles organizem nos seus grupos pequenos diálogos para serem apresentados, por exemplo:
INGLÊS -
A - " Hello, my name is Paulo, I like basketball".
B- " My name is Julia, I play tennis".
ESPANHOL -
A - "Yo soy árbitro de baloncesto".
B - " Ser árbitro es muy difícil".
FRANCÊS -
A - "J'aime le sport".
B - " Le jeu est de 2 x 2"
DICA IV - Professor, estimule os alunos a organizarem vários diálogos simples com várias combinações, podendo ser de grupos diferentes, isso enriquecerá a aula.
Aula de Inglês Básico: http://www.youtube.com/watch?v=QXTLG1-dDuY
Espanhol Básico: http://www.youtube.com/watch?v=dyfSxjVLWb8&feature=fvw
Francês Básico (corpo humano): http://www.youtube.com/watch?v=n6Eb-1_5oqc&feature=related
A avaliação desta aula dar-se-á pelos diálogos apresentados pelos grupos e, formalizados através da escrita e entregues ao professor.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!