Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogando e utilizando os termos de línguas estrangeiras.

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Organizar a equipe utilizando termos esportivos em inglês;

Identificar os locais da quadra, posições, momentos do jogo utilizando-se de termos em línguas estrangeiras;

Participar do desporto selecionado utilizando-se de termos em línguas estrangeiras.

Participar do evento esportivo comunicando-se na língua escolhida pelo grupo;

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta é importante que os alunos reconheçam  alguns termos básicos de Línguas Estrangeiras (INGLÊS/FRANCÊS OU ESPANHOL).

Estratégias e recursos da aula

Fonte: http://72.41.201.18/images/2007_Logo_Low_Res.jpeg 

Caro Professor, esta aula será a realização de um evento esportivo organizado pela turma, porém, todo ele deverá ser apresentado numa Língua Estrangeira escolhida pelos alunos.

Como esta aula está relacionada a uma outra disciplina, Língua Estrangeira, é importante que se realize uma interação com o (s) professor (es) desta área, afim de, organizar; planejar; coordenar e avaliar as tarefas que serão apresentadas no evento.

Sinalize para os seus alunos que a comunicação básica na língua estrangeira escolhida pela turma para o evento torn-se viável, desde que, seja simples e objetiva na sua concepção e apresentação.

Alguns alunos que não se sintam seguros para falar algum aoração numa língua diferente da sua nativa poderãoobservar que esse trabalhopossibilitaráuma boa comunicação sem muitos termos utilizados, porém,poderá servir como uma ferramenta de aproximação, criando um pouco de " intimidade" com aquele aluno que, porventura, se sinta alijado desse conhecimento.

ATIVIDADE I - PREPARANDO OS MATERIAIS E O LOCAL DO EVENTO:

OBS: Caro Professor, será necessário que a turma realize a escolha da Língua Estrangeira com antecedência para a apresentação do evento.

Professor, estimule os seus alunos a organizarem um convite para a comunidade da escola para a assistirem ao evento.

Fonte: http://www.yokwe.net/newcovers/mayday08.jpg 

Peça que criem cartazes e, convites para os professores, diretores, funcionários e alunos.

DICA I - Professor, convide o professor de Artes Visuais para fazer parte da equipe que estará organizando o evento, afinal, os alunos deverão produzir muitas imagens, cartazes e convites e, inserindo esse profissional os alunos pereceberão a importãncia da relação netre outras disciplinas, tais como: educação física, artes visuais, língua estrangeira.

Os alunos devem sinalizar todo o local do evento com os nomes na língua estrangeira escolhida. Como ilustração sugiro alguns exemplos na línua inglesa e,o desporto escolhido pode ser o Basquetebol.

  • GYM - Ginásio ou quadra de esportes;

  • COACH - Treinador

  • TEAM - Equipe

  • BASKETBALL FANS - Torcida de basquetebol

  • BALL BASKETBALL - Bola de Basquetebol

  • WE WILL WIN! - Vamos vencer!

  • ETC.

ATIVIDADE II - APRESENTANDO O EVENTO PARA A COMUNDADE ESCOLAR:

Professor, além de valorizar o envolvimeno dos alunos no evento estimule-os a escolherem alguns alunos para participarem da apresentação oficial do evento, ou seja, OS LOCUTORES OFICIAIS DO EVENTO.

DICA II - Professor, sugiro para essa tarefa possa ser utilizado caixas de som e microfone para a locução do evento.

Para isso, sugiro que o professor de línguas estrangeira, nesse caso o Professor de Inglês, seja consultado pelos alunos para auxiliar na execução dessa tarefa. Na verdade, seriam frases de apresentação simples, porém, comunicativas e que o público identificasse, tais como:

"Ladies and gentlemen, welcome!" - Senhoras e senhores, sejam bem vindos!


Fonte: http://www.eu-star.at/imag/welcome1.gif 

"This is a great game". Esse é um grande jogo.

DICA III - Organize, juntamente com os alunos e o professor de língua estrangeira orações simples mas que sejam bem pronunciadas, para que todos possam entender.

Peça aos locutores do evento que façam a chamada dos jogadores e a escalação das equipes pelas posições do basquetebol (Inglês), como mostra a figura abaixo:

Fonte: http://www.stilettosetsports.com/wp-content/uploads/Basketball_Positions.png 

ATIVIDADE III - JOGANDO O JOGO:

Fonte: http://images.maxpreps.com/Gallery/3qv9kljW_ESsW7BvsghTMg/1EBczPbArE-Q_DttHLpC_g/torrey_pines_rancho_bernardo_gerald_kemp_san_diego_connor_little_san_diego_trevor_newquist_san_diego_boys_basketball_image.jpg 

Professor, peça aos locutores que anunciem os limites (linhas)da quadra (inglês):

Fonte: http://www.produnkhoops.com/docs/court_diagrams/identify_s3.5.jpg 

Professor, esse momento do evento é a prática do jogo onde será importante que os árbitros, técnicos e jogadores procurem se comunicar na língua estrangeira, termos como:

  • Pass the ball - Passe a bola.

  • Grand slam - Grande jogada

  • Foul! - Falta!

É relevante para a atividade que os alunos, com o auxílio dos professores, apresentem outros termos e orações que sejam importantes para a prática do jogo e, demonstrar ao público da simplicidade dos termos que podem promover uma comunicação numa língua estrangeira.

FINALIZANDO A AULA -

Professor, proponha que, ao final da atividade haja um tempo para que os alunos que organizaram o evento, juntamente com os professores que deram suporte aos alunos façam uma avaliação geral da apresentação da atividade e da participação da turma.

Convide pessoas do público (comunidade escolar) que assistiram o evento para avaliar se assimilaram o que foi apresentado pelos alunos.

 

Recursos Complementares

Assista a um jogo de Basquetebol do ensino médio (EUA): http://www.youtube.com/watch?v=pDxxuL-n8iE 

Baloncesto (Espanhol): http://www.youtube.com/watch?v=NqXUMOGummo 

Avaliação

Professor, promova uma avaliação do evento onde a comunidade escolar que assistiu a apresentação (jogo) possa participar. Por isso, sugiro que prepare uma ficha e distribua as pessoas que estão assistindo e analisem alguns critérios, tais como:

  • Qual a Língua Estrangeira que os alunos estão apresentando o evento?

  • A divulgação do evento está simples e clara?

  • Foi possível compreender os termos utilizados pelos alunos na apresentação e no jogo?

  • Como avaliam a participação da turma na realização deste evento em Língua Estrangeira?
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.