07/12/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Organizar a equipe utilizando termos esportivos em inglês;
Identificar os locais da quadra, posições, momentos do jogo utilizando-se de termos em línguas estrangeiras;
Participar do desporto selecionado utilizando-se de termos em línguas estrangeiras.
Participar do evento esportivo comunicando-se na língua escolhida pelo grupo;
Para esta é importante que os alunos reconheçam alguns termos básicos de Línguas Estrangeiras (INGLÊS/FRANCÊS OU ESPANHOL).
Fonte: http://72.41.201.18/images/2007_Logo_Low_Res.jpeg
Caro Professor, esta aula será a realização de um evento esportivo organizado pela turma, porém, todo ele deverá ser apresentado numa Língua Estrangeira escolhida pelos alunos.
Como esta aula está relacionada a uma outra disciplina, Língua Estrangeira, é importante que se realize uma interação com o (s) professor (es) desta área, afim de, organizar; planejar; coordenar e avaliar as tarefas que serão apresentadas no evento.
Sinalize para os seus alunos que a comunicação básica na língua estrangeira escolhida pela turma para o evento torn-se viável, desde que, seja simples e objetiva na sua concepção e apresentação.
Alguns alunos que não se sintam seguros para falar algum aoração numa língua diferente da sua nativa poderãoobservar que esse trabalhopossibilitaráuma boa comunicação sem muitos termos utilizados, porém,poderá servir como uma ferramenta de aproximação, criando um pouco de " intimidade" com aquele aluno que, porventura, se sinta alijado desse conhecimento.
ATIVIDADE I - PREPARANDO OS MATERIAIS E O LOCAL DO EVENTO:
OBS: Caro Professor, será necessário que a turma realize a escolha da Língua Estrangeira com antecedência para a apresentação do evento.
Professor, estimule os seus alunos a organizarem um convite para a comunidade da escola para a assistirem ao evento.
Fonte: http://www.yokwe.net/newcovers/mayday08.jpg
Peça que criem cartazes e, convites para os professores, diretores, funcionários e alunos.
DICA I - Professor, convide o professor de Artes Visuais para fazer parte da equipe que estará organizando o evento, afinal, os alunos deverão produzir muitas imagens, cartazes e convites e, inserindo esse profissional os alunos pereceberão a importãncia da relação netre outras disciplinas, tais como: educação física, artes visuais, língua estrangeira.
Os alunos devem sinalizar todo o local do evento com os nomes na língua estrangeira escolhida. Como ilustração sugiro alguns exemplos na línua inglesa e,o desporto escolhido pode ser o Basquetebol.
ATIVIDADE II - APRESENTANDO O EVENTO PARA A COMUNDADE ESCOLAR:
Professor, além de valorizar o envolvimeno dos alunos no evento estimule-os a escolherem alguns alunos para participarem da apresentação oficial do evento, ou seja, OS LOCUTORES OFICIAIS DO EVENTO.
DICA II - Professor, sugiro para essa tarefa possa ser utilizado caixas de som e microfone para a locução do evento.
Para isso, sugiro que o professor de línguas estrangeira, nesse caso o Professor de Inglês, seja consultado pelos alunos para auxiliar na execução dessa tarefa. Na verdade, seriam frases de apresentação simples, porém, comunicativas e que o público identificasse, tais como:
"Ladies and gentlemen, welcome!" - Senhoras e senhores, sejam bem vindos!
Fonte: http://www.eu-star.at/imag/welcome1.gif
"This is a great game". Esse é um grande jogo.
DICA III - Organize, juntamente com os alunos e o professor de língua estrangeira orações simples mas que sejam bem pronunciadas, para que todos possam entender.
Peça aos locutores do evento que façam a chamada dos jogadores e a escalação das equipes pelas posições do basquetebol (Inglês), como mostra a figura abaixo:
Fonte: http://www.stilettosetsports.com/wp-content/uploads/Basketball_Positions.png
ATIVIDADE III - JOGANDO O JOGO:
Professor, peça aos locutores que anunciem os limites (linhas)da quadra (inglês):
Fonte: http://www.produnkhoops.com/docs/court_diagrams/identify_s3.5.jpg
Professor, esse momento do evento é a prática do jogo onde será importante que os árbitros, técnicos e jogadores procurem se comunicar na língua estrangeira, termos como:
É relevante para a atividade que os alunos, com o auxílio dos professores, apresentem outros termos e orações que sejam importantes para a prática do jogo e, demonstrar ao público da simplicidade dos termos que podem promover uma comunicação numa língua estrangeira.
FINALIZANDO A AULA -
Professor, proponha que, ao final da atividade haja um tempo para que os alunos que organizaram o evento, juntamente com os professores que deram suporte aos alunos façam uma avaliação geral da apresentação da atividade e da participação da turma.
Convide pessoas do público (comunidade escolar) que assistiram o evento para avaliar se assimilaram o que foi apresentado pelos alunos.
Assista a um jogo de Basquetebol do ensino médio (EUA): http://www.youtube.com/watch?v=pDxxuL-n8iE
Baloncesto (Espanhol): http://www.youtube.com/watch?v=NqXUMOGummo
Professor, promova uma avaliação do evento onde a comunidade escolar que assistiu a apresentação (jogo) possa participar. Por isso, sugiro que prepare uma ficha e distribua as pessoas que estão assistindo e analisem alguns critérios, tais como:
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
16/01/2016
Quatro estrelasParabéns professora Cristiane. Adorei sua aula. Abraços.